Jump to content
Forum Cinema em Cena

valdirsjr

Members
  • Content count

    93
  • Joined

  • Last visited

  1. O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    (Ao sul da fronteira, Oliver Stone, 2009) Uma crítica possível a esse filme é que ele ouve apenas um dos lados. De fato, é isso que ele faz. Stone em nenhum momento relativiza o discurso de seus entrevistados: Hugo Chavez, protagonista absoluto do documentário, Evo Moralez, Rafael Correa, Raul Castro, o casal Kirchner e Lula. No entanto, também é verdade que esse mesmo lado que o diretor de Platoon recupera é exatamente o lado que é demonizado e achincalhado diariamente não apenas pela imprensa norte-americana, alvo de Stone, mas também pelas imprensas nacionais na América Latina, em geral, pró-EUA. Goste-se ou não de seus protagonistas, Ao sul da fronteira é um filme importante, pois serve como um ótimo contraponto ao "pensamento único" que busca assegurar sua hegemonia diariamente, em grande medida, apoiado pelos grandes meios de comunicação. No mais, é obrigatório para os leitores assíduos da Veja.
  2. Top 2010

    1. Mother - A Busca Pela Verdade**** 2. A Fita Branca**** 3. O Segredo dos seus Olhos**** 4. Um Homem Sério**** 5. Os Famosos e os Duendes da Morte**** 6. Invictus**** 7. Ilha do Medo*** 8. Mary and Max - Uma Amizade Diferente*** 9. Amor sem Escalas*** 10. Educação*** 11. Tudo Pode Dar Certo*** 12. O Lobisomem*** 13. Onde Vivem os Monstros*** 14. Zumbilândia*** 15. O Mensageiro*** 16. Vício Frenético*** 17. Sede de Sangue** 18. Chéri** 19. Alice no País da Maravilhas** 20. Sherlock Holmes** 21. Coração Louco** 22. Simplesmente Complicado** 23. Lula - O Filho do Brasil** 24. Preciosa** 25. Um Olhar do Paraíso* 26. Um Sonho Possível*
  3. Oscar 2011: Indicados e Previsões

  4. Oscar 2011: Indicados e Previsões

    Duas questões: Sall, sei que vc é inteligente e entendeu o que eu quis dizer. Não generalizei. Esse ano assisti a dois filmes brasileiros verdadeiramente interessantes, "É proibido fumar" e "Se nada mais der certo", que, mesmo não sendo espetaculares apontam para um caminho legal que o nosso cinema poderia seguir. Mas infelizmente é pouco. O primeiro ainda consegui ver no cinema, mas o segundo seguiu caminho parecido que a maioria da produção "alternativa" que temos no Brasil segue: poucas salas concentradas em pontos especificos (no caso de SP, no entorno da Paulista) e horários ingratos. Assim fica difícil. Segundo ponto: acho que essas premiações (como qualquer premiação) são sintomas sim do momento cinematográfico que a gente vive e são indicadores do que vem por aí sim. É a manutenção e a ratificação de um status quo de um cinema brasileiro de massa fortemente atrelado a televisão. E isso não significa que coisas boas não virão. Mas elas vão continuar relegadas a um preocupante segundo plano.
  5. Oscar 2011: Indicados e Previsões

    Lamentável essa lista de indicados do "Grande" Prêmio do Cinema Brasileira. E além de lamentável é sintomático do que a gente vai ter por aí de cinema nacional nos próximos anos: comédias com linguagem e elenco de novela da Globo. "Se nada mais der certo" e Caroline Abras ignorados, Leandra Leal, uma boa atriz indicada apenas pelo nome, assim como "É proibido fumar" lembrado (tenho certeza) apenas por ter Glória Pires e Paulo Miklos e não por suas próprias qualidades, Xuxa e por aí vai. É o caminho que estamos escolhendo. Um cinema "comercial" e "global", no que de pior estas palavras podem significar. Dá até inveja olhar para o lado e ver um cinema com nomes como um Campanella, uma Martel, um Burman, um Trapero, enquanto nosso cinema se contenta em ser apêndice da TV Globo. Triste.
  6. Brian de Palma

    Mesmo sendo muito bom, "Scarface" é a obra mais fraca do De Palma nos anos 80 e é inferior a boa parte da filmografia dele. Por isso, acho que é uma obra menor.
  7. Brian de Palma

    Essa lista é um pouco sintoma do alcance ou não dos filme do De Palma, obviamente muito mais gente viu filmes menores do cara como "Scarface" ou "Missão Impossível", do que obras-primas como "Femme Fatale", "Dublê de Corpo" e o maior de todos "Um tiro na noite".
  8. Ilha do Medo, de Martin Scorsese

    Achei o desenvolvimento desse filme maravilhoso, obra-prima, mas confesso que fiquei decepcionado com o final, não por ser previsível, pois pra mim tudo que estava acontecendo me levava a matar a charada. Ou seja, não acho que o "mistério" seja a chave do filme. O que me incomodou foi o didatismo com que o Scorsese quis esclarecer as coisas. Com a excessão do flashback no lago que é lindo, aquele final me pareceu bem esquemático e "fácil". valdirsjr2010-03-20 11:20:13
  9. Bolão do Oscar 2010

    Primeiro ano de participação, PRATAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Devo essa prata ao Campanella! That's a Bingo!
  10. Oscar 2010 : Comentando a Festa do Oscar

    Soto, acho que vc tem razão. Mas, eu diria que o filme fala desses dois momentos. Aquela penúltima cena do filme, muito metafórica na minha opinião, me disse muito sobre a Argentina do pós-ditadura militar.
  11. Oscar 2010 : Comentando a Festa do Oscar

    Fiquei muito feliz com o Oscar para "Segredo de Seus Olhos", é um belo filme, muito bem dirigido pelo Campanella e que, sendo um filme de "gênero", fala muito sobre o "estado de espírito" da Argentina do pós-ditadura militar. Muito Bom. A Fita Branca é mais filme, mas acho que o Haneke não precisa de Oscar.
  12. Oscar 2010 : Comentando a Festa do Oscar

    Acabou o BBB, Aleluia!
  13. Oscar 2010 : Comentando a Festa do Oscar

    Precious ganhou roteiro... Grande surpresa até aqui... Nossa, agora o fórum vem abaixo!
×