Jump to content
Forum Cinema em Cena

cHem!caL B®o

Members
  • Posts

    50
  • Joined

  • Last visited

cHem!caL B®o's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Obrigado, Connie. Peguei isso em um outro fórum que participo, onde um dos usuários também concorreu ao Ídolos 2. Eu já não gostava muito desses programas de humilhação pública. Agora sabendo disso, não gosto mais ainda. Isso precisa ser mais divulgado!
  2. Gente, já viram essas matérias? http://www.portaldatv.com/noticias/headline.php?n_id=7624&u=1\ http://www.portaldatv.com/noticias/headline.php?n_id=7831&u=1\ Chocante...
  3. Mas é isso mesmo: nossa orientação sexual (seja ela hétero, homo ou bi) é determinada geneticamente. O que não se sabe exatamente é se há outros fatores (psicológicos ou sociais) que influenciam nessa determinação. É claro que, se eu sou homossexual, não quer dizer que meus pais sejam homo ou bissexuais. Isso é limitar demais a complexa genética. Lembrando que isso não é uma "opinião pessoal", mas sim a dos especialistas mais contemporâneos, embasados em estudos e pesquisas em diversas áreas.
  4. Gente, vocês lembram desse programa? Hahahahahahaha! ADORAVA o Topa-Tudo! E sempre depois dele passava o filme da Super Girl, que era fantástico (pra época). Aliás, onde o SBT enfiou aquele filme que eu NUNCA mais vi na televisão???
  5. Como você próprio respondeu (de certa forma) as perguntas que fez a mim, e eu concordo com as suas respostas, acho desnecessário escrever mais. E quanto a esta última pergunta, o "carinha de 'hã'" (Õ.ô) já a respondeu perfeitamente (obrigado! ). ------------ Sobre o vídeo do Saddam, são cenas fortes? Passa ele agonizando? É que eu estou com pavor de ver... Uma vez um professor de biologia trouxe um vídeo sobre mortes reais em guerras chamado "Execução 2", e eu não agüentei e tive que sair da sala pouco tempo depois do vídeo ter começado. Além disso, de enforcamento já me bastam as fotos dos homossexuais sendo enforcados em praça pública...
  6. Naturalmente que sim. E completamente compreensível se observarmos que, além de você ser (presumo) heterossexual, foi criado sob uma sociedade heterocentrada, machista, católica e com péssima distribuição de renda, ingredientes básicos para uma boa homofobia. Mas eu acho que você tem o direito de continuar sendo homofóbico, desde que guarde seu preconceito para si mesmo. No entanto, sair e deixar em casa a sua persona racista, homofóbica, teísta etc, me parece ser uma tarefa praticamente impossível para qualquer um, o que o levará, cedo ou tarde, a rever seus conceitos e idéias para com esta questão.
  7. Sobre a questão do Orgulho Negro e do Orgulho Gay... Negros foram muito discriminados no passado simplesmente por serem negros, e até hoje o são em menor grau devido aos resquícios do passado. A mesma coisa acontece com os GLBTs (gays, lésbicas, bissexuais e travestis/transgêneros), sendo que, hoje em dia, o preconceito para com esse grupo ainda é muito forte e (de certa forma) institucionalizado (porque não usufruímos dos mesmos direitos que os héteros, independente de serem negros ou brancos). Quando uma característica é preconceituosamente mal-vista, e logo em seguida estigmatizada pela sociedade, o grupo que possui tal característica sente a necessidade de ressaltá-la como forma de reverter a imagem negativa que paira sobre ela, assim criando um movimento de afirmação política visando igualdade social (conquistas de direitos). É por isso que dizem que vestir uma blusa "100% Branco" ou então fazer uma "Parada do Orgulho Hétero" são coisas sem sentido, porque essas características (ser hétero e/ou branco) jamais foram estigmatizadas socialmente, e tão pouco pertencem a uma minoria. Mas é óbvio que é preciso ter este conscentimento sobre a questão. Sse existem pessoas que fazem isso por outros motivos, aí já são outros quinhentos...cHem!caL B®o2007-01-02 16:18:56
  8. Agora que você falou que eu percebi isso... Mas não acho que chega a ser fobia, não, porque a fobia geralmente paralisa a pessoa, e isso não acontece comigo.
  9. Eu percebi que tocaram em uma série de assuntos aqui. Mas me focando nos posts do Chiquinho, gostaria de comentar um pouco sobre a questão jurídica que ele entrou. Bem, até onde eu saiba, existe uma diferença entre ofender e colocar uma opinião. Ex. de opinião: "deus não existe". Ex. de ofensa: "teístas são estúpidos". Ainda que alguém (por questões filosóficas) se sinta ofendido com aquela opinião, isto não geraria responsabilidade civil/criminal. E é somente a ofensa à pessoa média (ou seja, aquela pessoa que não é nem muito sensível nem muito tolerante, que está nos padrões médios de comportamento esperado pelas pessoas em geral, na sociedade) que deve gerar tal responsabilidade. Ou seja, não rola processo se você for chamado de "bobo". Existe também o princípio da proporcionalidade: no conflito entre dois direitos fundamentais, deve ser aplicado este princípio, cuja proporcionalidade em sentido estrito determina que prevaleça o direito mais relevante (cf. o caso concreto) e sacrifique-se (o menos possível) o outro direito. Exemplificando, o direito a liberdade de crença, expressão e pensamento, utilizados com o intuito de ofender e/ou pregar o ódio a outrem, conflita com os princípios da igualdade, da não-discriminação, da promoção do bem estar de todos, da liberdade de consciência, do Estado Laico etc, direitos estes mais relevantes que os primeiros (na verdade, sequer há conflito de direitos aqui, porque os primeiros citados não dão o direito a pregação de ódio). Em resumo: se você quer que nossa Constituição siga o modelo da Constituição americana, você precisa nos provar que há inconstitucionalidade na punição do racismo, assim como também do preconceito de gênero e (em breve) da homofobia.
  10. Em todo o caso, se você medir os prós e os contras e concluir que essa amizade não vale a pena, não veria sua atitude como preconceito contra homossexuais. Afinal, não é a homossexualidade da pessoa em si que estaria colocando a amizade em check, mas sim o jeito da pessoa. Ademais, aceitar é opção, respeitar é obrigação. Eu sei. A maioria dos homossexuais (tanto homens quanto mulheres) estão atualmente em relacionamentos com pessoas do sexo oposto, o que eu acho uma grande sacanagem (porque é até possível conseguir manter uma relação conjugal com uma pessoa que não te desperte desejo sexual, e que ainda assim você consiga ter uma relação sexual vez ou outra com ela, mas esse parceiro jamais irá te completar totalmente, além de que você estaria mentindo para ele). Quanto aos amigos, eu não os perdi, não. Contei para a maioria deles e, até o momento, não percebi nenhum tipo de discriminação. Eu acho que quando um homossexual se assume, os héteros em geral passam a respeitar mais essa pessoa, pois o ato de "se assumir" geralmente requer o enfrentamento de uma série de conflitos internos e preconceitos, o que o torna uma atitude corajosa.
×
×
  • Create New...