Jump to content
Forum Cinema em Cena

SergioBenatti

Members
  • Content count

    1,798
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

SergioBenatti last won the day on July 27

SergioBenatti had the most liked content!

3 Followers

About SergioBenatti

  • Rank
    Compositor

Recent Profile Visitors

3,615 profile views
  1. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Curta de documentário essencial do cinema brasileiro, "A Entrevista", de 1966, é uma forte crítica social às mulheres da classe média. Poder-se-ia dizer que é meramente um "retrato" das mulheres de classe média de então. Mas não. Os dois últimos minutos dessa produção de 20 minutos fazem uma ponte com a política de uma maneira inesperada. Acabam-se a doçura e a perfumaria da fala daquelas mulheres entrevistadas, e o que se deixa no lugar são: apatia, cegueira, coparticipação, pelo menos indireta, nos rumos da Ditadura brasileira. Montagem: Rogério Sganzerla. Helena Solberg, que sempre fez ótimos trabalhos, foi recentemente convidada a integrar a Academia de Cinema de Hollywood.
  2. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Só tomei conhecimento dessa gema da contracultura americana no ano passado, a partir do registro de preservação do Nacional Film Preservation Board. Foi escrito, dirigido e protagonizado por Barbara Loden, uma atriz de filmes de Elia Kazan. "Wanda" tem muito da estética de Cassavetes, mas o que tem de original, a meu sentir, é o roteiro, um mergulho na alma de uma mulher solitária. Há umas frases de total abulia ("Sou e sempre serei um nada"; "Eu não presto. Apenas não presto") que me me chamaram muita a atenção. A fonte de inspiração para Barbara Loden teria sido uma mulher que ao ser condenada a 20 anos de prisão por um juiz o agradeceu por tirar-lhe a liberdade. A liberdade aqui, em plenos anos 1970, é um ferimento, só traz dor e nunca a proclamada felicidade hippie. Foi muito corajoso da parte dela ter esse tipo de visão não colorida da vida. Doloroso, um tanto estranho, de inegável valor. Deveria ser mais visto.
  3. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    "Green Book", ao vencer o Prêmio da Audiência em Toronto, sobe de patamar, mas quem sobe mais é Viggo Mortensen. Por quê? Aprendemos recentemente com nossos amigos à esquerda que um filme de racismo dirigido por um branco não pode, vide "Detroit". Para atuações, o limite não se impõe.
  4. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Em Toronto (documentário): Matt Neglia‏ @NextBestPicture 2 h2 horas atrás Mais People’s Choice Documentary Award - Free Solo RUNNERS UP This Changes Everything The Biggest Little Farm
  5. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Em Toronto: Matt Neglia‏ @NextBestPicture SeguirSeguir @NextBestPicture Mais People’s Choice Award - Green Book RUNNERS UP If Beale Street Could Talk Roma
  6. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Weekend Results1. The Predator – $24 million2. The Nun – $18.2 million3. A Simple Favor – $16.05 million4. White Boy Rick – $8.8 million5. Crazy Rich Asians – $8.7 million
  7. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Tá escrito que o gênero é comédia. Mas fazer rir, fazer rir que é bom, não faz. É mais uma dramedia a respeito dos limites cada vez mais superáveis da monogamia. Só vi pela enorme saudade que eu estava da Debra Winger.
  8. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    "A Taberna das Ilusões Perdidas" é a história muitas vezes contada de gente do interior tentando se dar bem em Nova York, enfrentando, desse modo, as adversidades da metrópole. É trivial, mas o show de Tony Curtis e Debbie Reynolds não. Eles estão excelentes, defendendo seus personagens com muito talento e humanidade. A direção é de Robert Mulligan, que se nunca chamou a atenção pelos aspectos técnicos, sabia colocar tudo em seus devidos lugares.
  9. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Estava há uns 18 anos sem ver esse sucessão dos anos 1990. O cinema de Sydney Pollack basicamente quer contar uma história. Às vezes, como neste caso, se alongando desnecessariamente. Holly Hunter estava tão no auge em 1994, que foi indicada a Coadjuvante por "A Firma" e Atriz por "O Piano", aqui, apenas correta, normal. Uma pletora de grandes atores juntos: Ed Harris, Gene Hackman, David Strathairn, Hal Holbrook, Gary Busey, até Margo Martindale fazendo uma ponta... Tom Cruise correndo muito desde aquela época. Eu tô num xodó com ele esse ano, como nunca estive antes... É que o "Efeito Fallout" me pegou de jeito.
  10. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    A despeito da excelente bilheteria, é fraco, fraquíssimo. Não reinventa nem muito menos quebra os códigos formulaicos do terror, só os repete. O Roteiro é um despautério, vivendo de pregar pequenos sustos. Querem um filme aterrorizante com freira? Assistam à "Novitiate", com a soberba atuação da Melissa Leo.
  11. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    "Jane" levou muitos prêmios na temporada passada, por todos, o NBR; mas para a surpresa geral não conseguiu ficar entre os 5 indicados da quase sempre fortíssima categoria. Basicamente, são imagens de arquivos recém descobertas. É um doc de sala de montagem. Como venho dizendo há mais de dez anos, eu prefiro documentários que se fazem "ao vivo", no ato. Nem por isso, "Jane" deixa de ser Importante, lindo, e altamente recomendável: Uma vida extraordinária, de uma mulher extraordinária. Mérito adicional: trilha do Philip Glass. O diretor, Brett Morgen, fez antes aquele longo doc, com animações, sobre o Kurt Cobain.
  12. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Um dos melhores filmes que vi neste ano. Depois dos ótimos "Sol Secreto", e "Poesia", o coreano Chang-Dong Lee vem com essa maravilha aqui, exibida em Cannes, onde recebeu muito apreço, levando inclusive o Prêmio da Crítica. Dá pra ver nitidamente a mão do escritor Haruki Murakami: seus personagens jovens asiáticos-ocidentalizados, que ouvem jazz (quando não Bossa Nova), que leem escritores americanos, e se sentem solitários e perdidos. Ecos claros de "O Grande Gatsby" em seu tripé emocional. No pano de fundo, o gigantesco desemprego na Coreia entre os jovens, mesmo quando muito capacitados. Espetacularmente bem fotografado, é , como os demais filmes do diretor, lento e suave, mas tem mais história, mais enredo. Amei!
  13. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    "O Grande Circo Místico", do imortal Cacá Diegues, é o representante do Brasil no Oscar. Ai, ai...Que bosta!!!
  14. SergioBenatti

    Qual Livro Você Está Lendo?

    Até que enfim um livro dos hermanos sul-americanos, Sérgio! Publicado em 2000, o peruano Mario Vargas Llosa, premiado com o Nobel, torna ficção o que é mais ficção ainda: a República Dominicana durante o período inacreditável do ditador Rafael Trujillo.
×