UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena

SergioBenatti

Members
  • Content count

    2,354
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    19

SergioBenatti last won the day on March 23

SergioBenatti had the most liked content!

3 Followers

About SergioBenatti

  • Rank
    Editor de Som

Recent Profile Visitors

4,245 profile views
  1. SergioBenatti

    Qual Livro Você Está Lendo?

    A hora e a vez do maior de todos. Vou ler esse clássico do conto brasileiro, na edição adquirida por meu pai, em abril de 1965, e está toda anotada. É sempre uma delícia adicional perceber o que os outros, em suas leituras, admiraram. Uma das anotações: "Eu, em certa época...". É incrível perceber como nossos pais já foram outras pessoas completamente estranhas a nós, como se surgidos do nada, caídos do espaço. As ilustrações, outro charme, são do grande desenhista, muralista, ceramista, curitibano, Poty.
  2. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Não via há uns 10 anos. E continua exuberante e tecnicamente formidável. Possivelmente o melhor filme brasileiro; curiosamente, de um dos nosso diretores com menos estofo.
  3. SergioBenatti

    Tokyo2020: Previsões de Medalhas brasileiras

    Final de semana olímpico de pouca relevância pro Brasil, e, em geral, de poucas competições importantes. O maior destaque do Brasil foi da italiana, brasileira naturalizada, Natalhie Moelhaulssen, que conquistou o Bronze na Etapa da China da Copa do Mundo de Esgrima, perdendo apenas pra italiana vice-campeã olímpica. Natalhie ficou em sexto na Olimpíada do Rio, na espada feminina, assim como Guilherme Toldo no florete, melhores resultados históricos do Brasil. Estão mais uma vez ambos na mesma situação: num bom dia, quem sabe, um bronze? Não os tenho, contudo, em minhas previsões. Faltam-lhes mais consistência, todavia. Por consitência, digo: Lutar bem, mais vezes. Pois garra não lhes falta, o que os dois fizeram no Rio foi incrível. A arena 3 não parava de gritar o nome deles. Foi de arrepiar.
  4. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Terminei a leitura desse livro magistral, e tive de correr pra ver o filme. Só o achei em inglês. Que filme é esse?! Maravilhoso é pouco! Era um dos favoritos em Cannes 1994, até ser exibido "Pulp Fiction", mas, mesmo assim, levou Melhor Ator e o Prêmio do Júri. Foi vetado na China por um certo tempo, e talvez, por causa disso, por lá, vez ou outra, ganha em enquetes como melhor filme do Zhang Yimou. Em pleno 2019, o novo filme do diretor - "One Second" - foi excluído do Festival de Berlim, e cobre o mesmo período histórico. É bom que se diga, é bastante - não é pouco, é bastante - diferente do livro. O filme é mais alegre. No livro, o sofrimento é até o osso. Pudera, o livro é muito trágico, mormente durante o período da Grande Fome, que, no filme, não foi mostrado. Mesmo assim, os desatinos econômicos da política do Grande Salto Pra Frente, e os desvarios ideológicos da Revolução Cultural estão presentes (Só os idiotas latino-americanos pra acreditarem em Comunismo, Reforma Agrária, nacional-desenvolvimentismo... Socorro! Se tiverem algum amigo esquerdista, deem esse livro de presente, pra mostrar que nem os pardais sobreviveram na China maoísta, onde simples panelas eram bem coletivo, e portanto recolhidas). Direção de Arte, Figurino, Trilha, e Atores: soberbos! Sempre é tempo de viver.
  5. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    "O Encouraçado Potemkin" está no panteão do cinema. De 1925 até hoje, mantém-se vivo e intenso. Embora seja uma encomenda oficial comunista, é a prova de que, quando um artista se concentra na técnica e na estrutura, sua obra tende a permanecer acima das ideologias. Sua montagem me encanta pelo frenesi, em alternar planos gerais e detalhes, planos gerais e detalhes. Tudo no estilete e na cola. Que trabalhão! Engraçado, a ideia de "personagem" parecer um supérfluo do teatro. O que importa - parece dizer - é o coletivo, o barco. O que falar da trilha de Shostakovich? Mais maravilhosa impossível. (E o cartaz russo...É um tesão!) Preciso ver mais Eisenstein.
  6. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Candidato de Israel a uma das vagas de Filme Estrangeiro no Oscar, o filme teve uma carreira de muitos prêmios e elogios, mas, sinceramente, não é melhor do que os outros 5 que ficaram com as vagas. Dito isso: Que filme lindo!! Quanto bom gosto!! Falar de amor está tão complicado ultimamente, que muitos artistas estão se valendo da "tangente", de questões sociais, para não chegar ao coração. Este filme fez o contrário, vai no coração,e atinge questõe sociais. A contenção das performances é sedutora. Mas o confeiteiro, Tim Kalkhof, de fato, arrebata. Que atuação!
  7. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Lembro de ler a notícia no jornal em 2006, e ter ficado impactado. Depois vieram o cd, a repercussão internacional, e recentemente o filme. Yoñlu era mesmo um garoto especial, dono de múltiplos talentos. Dá uma pena pensar no que poderia estar criando...Sensação meio parecida com "Into The Wild". O filme é bom. Escolheu um caminho experimental, bem videoclilpado, desenhado... A parte da Deep Web é legal pra cacete. Mas por trás da estética há muito respeito, e uso consciente das obras do biografado. Uma semana depois de Suzano, é um filme que dialoga forte com o momento brasileiro.
  8. SergioBenatti

    Tokyo2020: Previsões de Medalhas brasileiras

    *Farejei certo: hoje de manhã, anunciaram a nova dupla Alison/Álvaro Filho. *Diego Hypolito está praticamente fora das Olimpíadas, com seus fracos desempenhos no solo, em etapas de Copa do Mundo. Elas eram seu único caminho para conseguir a vaga, pois, hoje em dia, todos os atletas da seleção têm melhores notas do que ele nos outros aparelhos, então, Diego não tem nota suficiente para fazer parte da equipe (4 atletas). Pessolmente, fico muito contente. Ostenta uma postura terrível e antiquada, de constante reclamação, tentando forçar a velha postura de que atleta é herói. Nenhum outrro atleta da equipe de ginástica do Brasil tem esse pensamento. * Florent Manaudou, campeão olímpico em Londres nos 50m livre, prata no Rio2016, está de volta à natação, depois de tentar carreira no Handball. É uma péssima notícia para Bruno Fratus.
  9. SergioBenatti

    Qual Livro Você Está Lendo?

    Andava em falta com a literatura chinesa. Pra compensar, um sucesso de crítica dos anos 1990, que virou filme do Zhang Yimou em 1994. O filho pródigo que tenta refazer a vida depois da ruína econômica. Aprender a viver.
  10. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Minha vez de assistir, e que surpresa boa: o filme é uma delícia. Muita gente advogou pra que Mark Coulier tivesse o trabalho indicado ao Oscar de Maquiagem, mas devem ter pesado, de alguma forma, as duas estatuetas recentes que ganhou, em um ano demasiado forte na categoria. Os atores...fantásticos, soberbos! Um roubando a cena do outro! Não é só uma biografia, é sobre o fim de uma era do cinema, e, também, sobre amizade...Não te como não gostar!
  11. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Opa, comentei e dei like.
  12. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Primeiro filme da pessoa, e, de quebra, ela já ganha o Festival de Berlim (1988). É Zhang Yimou, desde o início e desde sempre, portanto, tudo é belíssimo: Fotografia, Design de Produção, Trilha Sonora, nessa adaptação do livro do futuro vencedor do Nobel, Mo Yan. "Sorgo Vermelho", visto em retrospecto, além de tudo, é uma história bem feminista, que se enquadra bem no momento atual. Zhang Yimou está, certamente, entre os meus 10 diretores favoritos da atualidade., embora reconheça que vem errando a mão nos últimos anos. Só que o perdoo, porque além de ter feito "Lanternas Vermelhas", que é a perfeição em forma de filme, ele ainda dirigiu o espetáculo mais bonito da história da humanidade: a Cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim.
  13. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    É que você é muito muquirana, GUST84!
  14. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Igual ao @Jorge Soto, também gostei muito. As pessoas têm reclamado da falta de ação, mas isso foi o que eu mais gostei. O roteiro do Boal, como sempre, se concentra no "procedimento" de algo, não é a ação que importa, mas acompanhar as tomadas de decisão. É o estilo conhecido dele, que o premiou com um Oscar, e outra indicação. Elenco ótimo, e direção competente. Sério que esse era o filme cujo projeto atormentou os políticos brasileiros, que achavam que ia manchar a imagem nacional? Aliás, o ponto mais estranho do filme, pra todo mundo que gosta de geografia, é que essa fronteira do Brasil é muito maluca, por que os Andes estão logo na esquina, há uma superfavela colada à floresta que fala espanhol, e também é perto dos Estados Unidos. E fizeram muito bem em conceber a maluquice, assim nenhum país se ofende.
  15. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    É o chamado "popular com qualidade". "Ben is Back" conseguiu transitar muito bem entre o edificante e o sombrio, e quando flerta com o sombrio, o filme torna-se ótimo. Julia Roberts e Lucas Hedges estão igualmente ótimos. Aliás, o filme é dirigido pelo papai do Lucas Hedges, Peter Hedges. Gostei bastante.
×