Jump to content
Forum Cinema em Cena

SergioBenatti

Members
  • Content count

    1,728
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

Everything posted by SergioBenatti

  1. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Existem filmes de arte e existem filmes "de resposta", aqueles últimos cujo resultado é esperado. Megatubarão é um filme de resposta, todo trabalhado no clichê, do tipo que podemos antecipar qual o coadjuvante da vez que irá morrer. Em todo caso, diverte, vale a pipoca, principalmente pelos seus eletrizantes 20 minutos finais. No final - não é spoiler - tremula a bandeira da China. É a última coisa, o último signo, que vemos. Mas na real é só a continuação de tudo que vimos antes, desde o início. O dinheiro chinês que financiou o filme bancando o imaginário social, 1/3 do elenco, 1/3 da língua. Para quem ainda não se atentou que o futuro é asiático, os blockbusters já se deram conta disso.
  2. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Mostra-se bem isso no documentário.
  3. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Qual o maior artista sul-americano vivo? Artista, no geral, englobando todas as artes? Para mim, não há a menor dúvida: Alejandro Jodorowsky (Vargas Llosa e Caetano Veloso em seguida). Poderá ser lembrado pelas obras-primas "El Topo", "A Montanha Sagrada", "A Dança da Realidade", ou "Poesia sem Fim". Mas certamente todo mundo lamentará a não filmagem de seu projeto mais ambicioso: "Duna". Concebam um filme com a magnitude do livro, mais a magnitude espiritual desse senhor, juntamente a Salvador Dalí e Orson Welles como atores? O excelente documentário de Frank Pavich conta a história desse fracasso artístico, interrompido na hora "h" pela burrice de Hollywood, que no final das contas redundará em sucessos imaginativos como "Alien", "Star Wars", e outros... Na espera pela recriação de Villeneuve.
  4. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Depois de um incesto, um estupro, muita violência mental, duas baratas despedaçadas e dois gatos mortos, o filme entra numa rota menos perturbadora. No geral, um riff de guitarra em cima de "O Enigma de Kaspar Hauser", nesse controverso filme australiano de 1993, que quase tirou o Leão de Ouro de " A Liberdade é Azul" e "Short Cuts: Cenas da Vida" (pois houve empate). O roteiro não é apenas o que relatei acima, é também esperto o bastante para encaixar as poucas falas que o personagem aprisionado por 35 anos ouviu ao longo da sua triste vida nas mais diversas ocasiões. De pouco a pouco, torna-se um clássico. Atuação espetacular de Nicholas Hope.
  5. SergioBenatti

    Qual Livro Você Está Lendo?

    Sempre adiei a leitura, pois sei que será pesado. A obra-prima de Primo Levi: seus meses de prisioneiro em Auschwitz.
  6. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Weekend Results1. The Meg – $44.5 million2. Mission: Impossible – Fallout – $20 million3. Christopher Robin – $12.43 million4. Slender Man – $11.32 million5. BlackkKlansman – $10.8 million (!!!)
  7. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Terminando uma semana não planejada de filmes noir, com o de melhor trama: "Pacto de Sangue". É um filme eterno. Prendendo o espectador até o fim sem respirar há 74 anos. Indicado a 7 Oscars, não ganhou nenhum. Surrupiado pelo esquecível "O Bom Pastor".
  8. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Se interessar, leia o artigo da Susan Sontag sobre o filme. Está no livro "A Vontade Radical". Ela aborda o filme sobre o ângulo do emudecimento nas artes.
  9. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Quem está escrevendo melhor sobre essas decisões alucinadas da Academia é o Nathaniel Rogers. Nos últimos dois dias, só colunas-bomba. (Desde quando filme popular não ganha Oscar? Titanic? E o vento Levou?, A Noviça Rebelde?, Rain Man?, O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei? pergunta ele.)
  10. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Nos primeiros dez minutos, é William Friedkin falando sobre a obra-prima absoluta "O Exorcista", ou seja, é puro joy cinematográfico. Depois são quase 30 minutos de uma sessão contínua de exorcismo real. Prefiro a ficção.
  11. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    E essa aqui? Que desrespeito! É nivelar muito por baixo, só por que o grande público não sabe o que é Edição de Som, por exemplo.
  12. SergioBenatti

    Qual Livro Você Está Lendo?

    Cumprindo a promessa de ler mais HQs, vou agora com essa "Pílulas Azuis", do suiço Frederik Peeters. Uma história autobiográfica, cujo foco é seu relacionamento amoroso com uma portadora do HIV.
  13. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Outro Noir via Netflix. Por sinal, tido por muitos como o melhor. A sequência inicial é um escândalo de virtuose técnica do Welles, assim como há outros diversos planos belíssimos no filme. Contudo a história de "A Marca da Maldade", na real, é um pouco "truncada". É lindo, é incrível, é importante, mas...pessoalmente, não gosto tanto. Chega a ser divertido pescar quantas participações especiais de atores importantes há nesse filme, algumas nem creditadas: de Mercedes McCambridge a Zsa Zsa Gabor a Marlene Dietrich.
  14. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    "Mamma Mia!", de 2008, é das piores coisas que já vi na vida. Mas o diretor e roteirista Ol Parker, de "O Exótico Hotel Marigold", conseguiu fazer uma continuação decente/agradável. Muito, mas muito melhor do que o primeiro. Conseguiu dar sentido para a história; conseguiu enxertar as canções na trama; conseguiu atender os pedidos dos fãs; conseguiu fazer um ABBA filme: puerilidade, alegria, cafonice. Todo o elenco está bem, principalmente Christine Baranski, Julie Walters, e Lily James. Em compensação, a participação da Cher é bem reduzida. Meryl Streep... é a melhor atriz do mundo. Faz uma cena e bota todo mundo no bolso.
  15. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Até que enfim a Netflix resolveu presentear as pessoas com bombons mais finos! Adorei esse noir do Orson Welles, também um de seus filmes mais populares. O preto-e-branco e o uso das sombras são igualmente lindos. Indicado ao Oscar de Roteiro em 1947. Não só aborda o nazismo como faz questão de mostrar imagens reais de campos de concentração. Aumenta a densidade.
  16. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Ramin Setoodeh‏Conta verificada @RaminSetoodeh SeguirSeguir @RaminSetoodeh Mais Here are the top-grossing movies of 2018 so far: (1) #BlackPanther $700.0 million (2) #AvengersInfinityWar $678.1 million (3) #Incredibles2 $583.1 million (4) #JurassicWorldFallenKingdom $405.6 million (5) #Deadpool2 $318.0 million
  17. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    Weekend Results1. Mission: Impossible – Fallout – $35 million2. Christopher Robin – $25 million3. The Spy Who Dumped Me – $12.35 million4. Mamma Mia! Here We Go Again – $9.1 million5. The Equalizer 2 – $8.83 million6. Hotel Transylvania 3: Summer Vacation – $8.2 million7. Ant-Man and the Wasp – $6.19 million8. The Darkest Minds – $5.8 million
  18. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Nas dores do parto do Cinema Noir, encontra-se esse "O Falcão Maltês/ Relíquia Macabra" de John Huston - sua estreia na direção. Penso eu que é mais correto falar em estilo Noir e não gênero, mas, em todo caso, todas as características estão aqui: tom policialesco, iluminação por zonas e sombras, preto-e-branco em alto contraste, mulheres-fatais... Revendo-o ontem à noite, fiquei pensando quão incrivel foi para a época um roteiro (indicado ao Oscar - naquela bizarra fase de três categorias para tal) tão carregado de palavras, tão veloz, tão cheio de reviravoltas, formado completamente por personagens eticamente duvidosos - feitos de chumbo - "the stuff that dreams are made of."
  19. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Nos primeiros 40 minutos, é comédia de exagero, italianadas do sul da Bota. A hora final é a força do ser humano, seus truques para viver, sua força para se levantar da miséria do pós-guerra - uma grande "banana" às convenções morais e sexuais. Indicado a dois Oscars em anos diferentes: Filme Estrangeiro em 1966; e Atriz, em 1965, pela divina atuação da Sophia Loren, em sua segunda e última indicação. Outro grande acerto é a montagem, pois o público acompanha 20 anos da relação, em boa parte do tempo, de forma fragmentada. Mas tudo flui. Quem leu a extraordinária série de Literatura de Elena Ferrante ( A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e de quem Fica, História da Menina Perdida) irá se encantar com a Nápoles dos anos 1940, e identificar vários elementos bem próximos dos livros com o filme. Vittorio de Sica, dono da alma italiana.
  20. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

  21. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Ruim, a ponto de ser indefensável. Muito, muito infantil, para menores de 7 anos.
  22. SergioBenatti

    Oscar 2019 - Previsões

    É bom que comecem a falar muito seriamente da primeira indicação ao Oscar do montador Eddie Hamilton por "Mission: Impossible - Fallout". Um trabalho magnífico. Nesse sentido, o filme me lembrou da situação de "Baby Driver" no ano passado. Muitos não acreditaram, e o filme acabou sendo lembrado em três categorias. Pode acontecer.
  23. SergioBenatti

    O Que Você Anda Vendo e Comentando?

    Es-pe-ta-cu-lar! Estou boquiaberto! Até então o "Missão: Impossível 3", com aquele show absoluto do Philip Seymour Hoffman, era meu preferido na cinessérie. Mas...Que que isso?! Esse 6 o superou. É tanto plot-twist um melhor do que o outro (uma lembrança de "Os Suspeitos" que deu o Oscar de Roteiro ao Christopher McQuarrie?) - tantas sequencias de ação impressionantes, nítidas, "lógicas" até quando são absurdas - pois o público pode entender desde por quê chutar um banquinho para alguém em apuros, até por quê não atirar em determinada hora. É bom que comecem a falar muito seriamente da primeira indicação ao Oscar do montador Eddie Hamilton. Questão de justiça. Tom Cruise, aos 56 anos!, deu um show de vitalidade e energia. Aplaudo-o de pé. Filmaço.
  24. SergioBenatti

    Qual Livro Você Está Lendo?

    "Como foi possível um casal de judias, homossexuais e já em idade avançada, sobreviver aos nazistas na França ocupada?" Biografia e jornalismo investigativo a respeito do relacionamento de 40 anos de Gertrude Stein e Alice B. Toklas. Essa história pede um filme.
×