Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filme x Filme


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

 

Este tópico vai funcionar um pouquinho diferente do outro. Aqui, além de escolher um dos dois filmes sugeridos, você ainda terá que argumentar e convencer o leitor dos motivos que o fazem preferir o tal filme. Desta forma, o tópico poderá render algumas discussões ao contrário do outro.

 

Para quem for novo ou não for muito inteligente, aqui vai um exemplo:

 

Usuário 1: Laranja Mecânica x Alone in the Dark

 

Usuário 2: Alone in the Dark

Motivo: Porque não gosto da direção "certinha" de Kubrick e o modo infantil como ele aborda a violência neste filme. Mal dirigido, com péssimas atuações e trilha sonora, ao contrário do filme de Boll que prova aqui ser um exímio diretor, com seus planos ousados, sua abordagem inteligente dos assuntos que nos perturbam atualmente.

 

Entenderam? Pois bem, eu inicio então o jogo, com a primeira pergunta ...

 

Homem-Aranha ou Homem-Aranha 2?

Engraxador!2006-11-18 18:24:06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tah, assim o tópico fica bem mais interessante mesmo.

 

Homem Aranha 2

 

Por que ao contrário da maioria das continuações, essa aqui evoluiu em tudo em relação ao primeiro. Os ideias do vilão são muito melhor elaborado do que o primeiro, fazendo assim que ele não se transforme em uma caricatura dos vilões convencionais, os efeitos estão muito melhores e bem trabalhados e a história de Peter Parker é bem mais interessante que antes, já que a indentificação com o personagem é imediata devido aos problemas do dia a dia que ele tem, assim como qualquer adolescente, ele se preocuoa com a faculdade, trabalho, relações amorosas e etc...

 

Drácula de Bran Stoker (Coppola) X O Bebê de Rosemary (Polanski)?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até que este pato não é tão inútil 06

 

Drácula de Bran Stoker

 

Adoro a filmografia de Polanski e tudo mais e este filme também é muito bom. Seu terror psicológico funciona muito bem.

 

Todavia, prefiro Drácula pela sua reconstituição de época, sua trilha sonora e o desempenho brilhante de Gary Oldman (Príncipe Vlad Drácula). Sem contar que este filme tem uma áurea mística muito grande e uma fotografia genial.

 

 

HOMEM QUE COPIAVA X MEU TIO MATOU UM CARA
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho o 'Homem que Copiava' formidável, com edição boa e um roteiro ótimo.'Meu Tio Matou um Cara' é uma aventura , gênero que não gosto, mas que funcionou muito bem nesse caso, com inteligência e humor. Fico em grande dúvida, são filmes de estilos parecidos, mas fico com Meu Tio Matou um Cara, sem denegrir o outro, mas pelos diálogos e confusões pelo roteiro afora.

'Jogos Mortais' ou 'Jogos Mortais 2' (Minha opção: Jogos Mortais)(podiamos fazer isso também)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Jogos Mortais.

Dois filmes que embora sejam da mesma série, são completamente diferentes. Enqüanto o primeiro ganha aplausos pela excelente direção de James Wan, pela ótima mensagem passada ao espectador, pelo fato de além disso conseguir ser um bom filme de terror em si e pelo "fator novidade", por ser algo totalmente novo, o segundo transforma-se em um "filme de terror adolescente" muito mal-dirigido e comum. Fico até bravo em pensar nisso ... Como disse Tensor ali acima, Homem-Aranha 2 é uma das poucas continuações que evolui em relação ao primeiro. Não quero nem saber o que farão com o terceiro filme desta série de terror.

 

Aliás, concordo com o Lunatic, vamos colocar nossa opinião ao lado da proposta. caso não tenham visto um dos filmes ou nenhum proposto, façam como eu a seguir ...

 

O Rei Leão x Fantasia (Só vi O Rei Leão)

Engraxador!2006-09-29 16:15:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz estes dois são fodas!!

 

Mas fico com Fantasia pela originalidade em sincronizar, com perfeição, os movimentos dos desenhos com a trilha sonora.  

 

Por falar nisso, a trilha sonora desta obra-prima é um personagem de igual ou maior importância que os traços marcantes do velho Disney. Aliás, este desenho também é possível de só ouvi-lo!. Com igual prazer, diga-se de passagem.

 

 

LAVOURA ARCAICA X CASA DE AREIA

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lavoura Arcaica

 

Porque o livro de Raduam Nassar é complexo, de leitura difícil, de digestão difícil...e ainda assim Luis Fernando Carvalho conseguiu fazer o filme ainda mais complicado para o espectador (no bom sentido).

Porque além de toda a complexidade do texto de Nassar, respeitado corretamente pelo diretor, as imagens criadas para o filme são um complemento à obra, criando assim uma quase impar relação entre adaptação literária para o cinema, onde o filme não só eleva o livro mais o completa em partes que ele não poderia alcançar naturalmente.

Porque Raul Cortez tem uma das cenas mais fantásticas do cinema; porque o filme começa com um Selton Melo parecendo um vulcão em erupção; porque Simone Spoladore rodopia o vestido com esplendor único; porque as imagens são únicas; porque é uma poesia visual; porque é um dos melhores (senão o melhor) filme da história do Brasil!

 

O Poderoso Chefão Parte 1 X O Poderoso Chefão Parte 2
Thico2006-09-29 20:08:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Poha' date=' porquê trancaram meu tópico e criaram um igual... Só podia ser trambicagem do Graxa. 06

 

Vou começar a cobrar direitos autorais desse jeito.

 

Outro caso é o "KW - Tópico Oficial". Depois do sucesso desse tópico, td mundo inaugurava um tópico seguido de "Tópico Oficial" hehe... 06
[/quote']

 

Nada contra você, Barth. Acontece que o seu tópico tinha um problema fundamental: Não estimulava o usuário a ter que argumentar sobre sua escolha. Ao fazê-lo, o diálogo se estabelece e o tópico fica mais atrativo e melhora consideravelmente a qualidade do tópico.

 

Mas sabemos que foi você o criador do tópico e o Graxa não vai se negar a dar-lhe a co-autoria 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Poderoso Chefão - Parte II

 

Porque passa suas 3h20 minutos com duas histórias totalmente fodas, num minuto você se delicia com o Al Pacino, no outro, com o Robert DeNiro. Onde mais encontramos uma das melhores (se não a) melhores performances desses dois atores? Fora o trabalho técnico que permanece perfeito, a direção de Coppola e os coadjuvantes: Robert Duvall, Talia Shire, Diane Keaton, John Cazale... Sem desmerecer o primeiro (com sua cena do batizado, clássica), mas este deixou mais adrenalina, entusiasmo e amor pela trilogia. Aliás, o segundo "marcou a marca" d'O Poderoso Chefão.

 

Minha pergunta:

 

Forrest Gump (Zemeckis) X Jurassic Park (Spielberg): qual o melhor?. Justifique.

 

(Meu voto iria para o primeiro).
ltrhpsm2006-09-30 18:11:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Forrest Gump.

 

Jurassic Park é sim uma obra-prima do gênero e prova que Spielberg é um gênio da aventura. Muito bem dirigido e com efeitos especiais que impressionam até hoje, enfim, um filme histórico que revolucionou o cinema. Já o filme de Zemeckis, é um dos meus preferidos. Se eu fosse montar um Top 20, provavelmente Forrest Gump estaria presente. A interpretação de Hanks e de Sinise, o roteiro, a direção ... Tudo ali é emocionante e marcante ... Um dos filmes que regou meu amor por cinema.

 

Shrek x Os Incríveis

 

(Não sei para quem daria meu voto. Duas obras-primas da animação)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Incríveis.

 

Nunca fiquei fazendo listas ou tops sobre os filmes de animação, mas certamente Os incríveis estaria entre os primeiros. É uma das coisas mais divertidas feitas nos últimos anos, mesmo partindo de um argumento meio batido, que eu sinceramente não esperava muita coisa. Desde os primeiros minutos você percebe que Brad Bird teve boas sacadas, como as entrevistas iniciais e todo o "documentário" em p&b do início. Logo depois o filme deslancha de vez, é diversão interrupta com direito a momentos brilhantes, como a cena das portas e as lutas na floresta.

 

Quem Tem Medo de Virgínia Wolf? x Closer.

 

Espero ansiosamente pela resposta. Adoro esse duelo de Nichols.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Closer

 

Duelo de Nichols é complicado... Virginia Wolf, um filme excelente, com ótimos atores (Taylor é demais... "What a dump!"... hehe) e uma trama que me capturou com sua inteligência e estudo de personagens. Mas antes dele, na minha lista de Mike, ainda vem A primeira noite de um homem. Já Closer ser o meu favorito pode ser um pouco causado pela contemporaniedade, e pela sensação de ter sido um filme injustiçado na maior festa do cinema (embora lembrado em muitas outras, que têm seus valores importantes também). Em Closer, não basta o estudo das personagens, mas também a interdependência do rumo de um com o do outro. O amor dos tempos modernos em sua dificuldade! E como Wolf, este filme também tem ótimas atuações, destacando-se mais Natalie Portman!

 

EDITADO: Me empolguei com minha justificativa e me esqueci do próximo embate...:

 

Nascido para matar X Platoon

 

(prefiro o primeiro, esquecido por ter vindo depois do segundo...)
throdo2006-09-30 21:30:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Editado: o throdo já colocou a pergunta. 01

Infelizmente, vi apenas um dos dois filmes: Platoon - bom, mas superestimado. 12

 

Engraxador!, não era para levá-lo em conta, foi apenas uma observação que adicionei ao post (que já enviara anteriormente, avisando o throdo que ele não tinha colocado a pergunta). 03
ltrhpsm2006-09-30 22:14:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem sombra de dúvidas que "Nascido para Matar". Oliver Stone fez a coisa mais redondinha, contando com uma sutileza (coisa rara na filmografia dele) a transformação de recém recrutado em um cara mais crítico por assim dizer. Mas o filme do Kubrick é mil vezes mais ousado. Só o primeiro ato já diz mais que "Platoon" inteiro; o hilário Sgt. Hartman ("escroto!" 06), e aquele gordinho de dar medo. Quando eles estão no Vietnã, tem algumas das coisas mais tragicômicas que eu já vi (como a cena em que eles estão de pé em círculo em torno de um cadáver e a câmera vai girando de soldado para soldado - recurso da câmera reutilizado e popularizado pelo seriado That 70s Show), além de uma cena de tiroteio que impressiona pela simplicidade que ele usa para fazer com que vc vá para a ponta da poltrona (Kub dando um show de planos inspiradíssimos); além de tudo aquele final aflituante... Além de um dos momentos mais assustadores que eu já vi em um filme, quando o gordinho está no banheiro... E Stones no final pra sair quebrando tudo como os soldados, "I see a red door and I want to paint it black". 16

 

Nascido em 4 de Julho  X  Assassinos por Natureza
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assassinos Por Natureza

Não sou um grande admirador do cinema de Oliver Stone. Concordo com tua argumentação à respeito de "Platoon", filme que acredito ser bastante superestimado, apesar de ser bom filme. No tocante ao embate atual, minha preferência por "Assassinos Por Natureza", que acredito, à exemplo de "Nascido em Quatro de Julho", ser dos melhores de sua filmografia (também admiro muito o filme de 1989), deve-se, principalmente, ao excelente estudo sobre o poder de manipulação da mídia e sua repugnante forma de valorização aos criminosos, elevando-os ao status de "super-heróis". Isso, somado ao excelente trabalho técnico de Stone, que, embora às vezes um pouco exagerado em suas mudanças bruscas de lentes de filmagens e sua montagem ultra-acelerada, adiciona um apelo visual bastante significante à obra, faz deste um filme um pouco superior ao seu "adversário". E mais: a seqüência em que conhecemos a forma com que o casal de protagonistas se apaixona é, ao meu ver, uma das mais sarcásticas e inteligentes de toda a filmografia de Oliver Stone, sem exagero algum. Uma pérola da ironia. Mesmo assim, "Nascido em 4 de Julho" é um ótimo drama sobre as conseqüências da guerra do Vietnã, embora, às vezes, perca pontos por causa do excessivo patriotismo do diretor (ver a bandeira dos EUA tremulando, ao som de uma emocionante trilha-sonora, 14.589 vezes em um mesmo filme chega a ser irritante...). Dois bons filmes, com leve vantagem ao primeiro, pela ousadia temática e narrativa do diretor.

Para o próximo duelo, uma batalha Hitchcockiana:

Janela Indiscreta X Um Corpo Que Cai
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um Corpo Que Cai.

 

Uma pergunta difícil, duelo de titãs. Eu acho que se fosse decidir apenas pela direção, ficaria com Janela Indiscreta, onde Hitchcock dá um verdadeiro show. É atordoante demais você ficar na pele do protagonista - como se também estivesse com a perna engessada - e ficar apenas observando (e convenhamos, que elegância tem Hitchcock!) as ações e os acontecimentos. Uau, às vezes você se pega se contorcendo na poltrona, é uma experiência e tanto.

 

Entretanto, meu voto vai mesmo para Um Corpo Que Cai, a projeção das ambições do velho mestre, um dos seus filmes mais pessoais (não O mais, vale lembrar), que conta uma história bem elaborada, com um desenrolar magnífico, chegando ao ponto de partir o coração. Em certo momento você sente uma certa angústia. E pra quem viu, sabe: Hitch não perdoa; o final é impactante. Um dos melhores filmes de todos os tempos.

 

Então vamos de...

 

A General x Luzes da Cidade.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pôxa, nem sei se o meu vai valer porque serei bastante breve, mas acho que é a única coisa que eu posso dizer, então...

Com todo respeito à genialidade de Buster Keaton e sem querer entrar no mérito da rixa Chaplin X Keaton, escolho LUZES DA CIDADE.

E o meu argumento é simples:

O filme de Chaplin é, talvez, o mais belo da história. Veja aquele final e tente imaginar como pôde viver sem aquela cena até então.

 

Bem, sinto se não pude falar mais, só que quando algo é basicamente perfeito, as palavras estragam! 05

 

Caso tenha valido:

Curtindo a Vida Adoidado X Clube dos Cinco
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Curtindo a Vida Adoidado...

 

O clima de CVA é simplesmente maravilhoso... Natural e instintivo, mais parece um filme recheado de improvisos... Tudo bem que minha avaliação pode tar um tanto carregada de saudosismo e fanzóidice, mas... Putz!!!! A cena da Ferrari caindo da casa..... KCT... Demais da conta...

 

Collateral X Fogo Contra Fogo
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...