Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filme x Filme


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

Boa noite, Dan...!

 

 

 

Se em 3 dias não responderem a sua pergunta, eu assumo a criança e respondo! 03.gif , procuro assistir o filme antes, é claro, para responder a sua pergunta, porque esse tópico é de extrema importância para avaliar o conhecimento técnico e subjetivo do gosto de cada um em relação a um filme, é um dos tópicos mais importantes do fórum, ele permite a opinião, a analise e a proposta, isso é muito importante!

 

 

 

T+ e tenha uma boa noite! 03.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

porque esse tópico é de extrema importância para avaliar o conhecimento

técnico e subjetivo do gosto de cada um em relação a um filme' date=' é um dos

tópicos mais importantes do fórum, ele permite a opinião, a analise e a

proposta, isso é muito importante!

[/quote']

Obrigado pelos elogios ao tópico. Fico imensamente honrado ...

 

E para facilitar a vida do próximo usuários ... A pergunta da vez é:

 

A Doce Vida x Amarcord (não vi nenhum)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu, Engraxador!, formularei então uma "questão alternativa" para dar seqüência ao tópico. E, à respeito da importância do mesmo, citada por (Ô.ô), era exatamente essa minha preocupação: acredito ser este o tópico mais interessante do site, e percebi que a questão estava travando-o. Por isso o desejo de modificá-la. De qualquer forma, deixo aqui uma segunda questão, mais acessível, e não menos interessante:

Toy Story X Toy Story 2

 

Abraços!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Toy Story

 

 

 

Precisaria rever ambos os filmes para dar uma resposta mais precisa,

mas ainda acho que o primeiro é um clássico insuperável e representou um maior desafio na época. Além de ser o segundo filme inteiramente computadorizado (o

primeiro foi o brasileiro Cassiopéia), havia toda a dificuldade de apresentar os personagens ali presentes, enqüanto o segundo apenas manda bala na ação. Ambos são bons, mas o primeiro vence, inclusive pelo original roteiro.

 

Próximo:

 

Alone in the Dark - O Despertar do Mal x House of the Dead

 

Lembrando que você pode optar por responder a seguinte pergunta:

 

Amarcord x A Doce Vida

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Doce Vida

 

Por quê? Porque Amarcord é uma bosta. Um monte de situações desconexas sem o menor interesse em despertar alguma coisa, ou causar alguma identificação. Se a intenção era de fazer um lirismo com a infância, que pelo menos apresentasse a história, e não mostrasse como se devêssemos ser íntimos dela logo de cara. É totalmente nonsense, realmente como se o Fellini estivesse chapado e filmado a infância dele, escolhendo os acontecimentos sem a menor preocupação com qualquer coisa e pior, eu ter que agüentar pseudointelectuais dizendo que vc não entendeu o filme. Além disso, A Doce Vida é um filme assistível, muito rico, mesmo que em seus excessos fellinianos, tem simbolismos interessantes (como o Vaticano no início da projeção, as mulheres que cruzam a vida dele, a cena do castelo e o significado do filme: uma viagem sentimental sob os holofotes de Roma). Os dois são chatérrimos de assistir, mas um pelo menos tem conteúdo.

 

eu passo a pergunta do Graxa:

 

House of the Dead  X  Alone in the Dark
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aff, nenhum. Mas acho que tenho que escolher um então fico com Alone in the dark, pelo simples fato que é baseado em um jogo, em um ótimo jogo. A direção do Uwe Boll é muito horrível e mecanica, mas nesse filme acho que os atores estão menos pior do que nos outros filmes, e o roteiro também, apesar de achar que ficou muito inverossímel aquilo, sei que é "baseado" no jogo, mas as situações ali apresentadas é cheia de furos, mas menos do que o pavoroso House of the dead.

Adorável Julia x O segredo de Vera Drake
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Segredo de Vera Drake.

 

Vejo que a força de Adorável Júlia está no show da dupla Benning-Irons, principalmente a primeira. É um filme que se mostra interessante por ter uma intrigante protagonista, que sempre exige uma certa atenção. Porém, nessa disputa proposta, o adversário é um filme mais do que essencial: O Segredo de Vera Drake, de Mike Leigh. É um filme simples, ou melhor, discreto, do jeito que filmes desse tipo devem ser, extremamente bem montado e prima por uma composição de cenas incríveis. E ainda por cima conta com uma Imelda Stauntun perfeita. Não sei o porquê, mas poucas pessoas comentam sobre o filme.

 

O Excêntricos Tennenbauns x A Vida Marinha Com Steve Zissou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sou muito fã de filmes baseados em quadrinho. Mas visualmente falando eu gostei mais do Batman - O Filme de Tim Burton. Aquele clima  de gótico futurista com sua fotografia escura, quase claustrofóbica. Achei o primeiro filme da série mais de acordo com o Batman que eu gardava da minha infância. Muito mágico e lúdigo...  O Batman de Nolan ficou muito "real" demais e perdeu o encanto. Pareceu-me como os inúmeros filmes de efeitos numa cidade como Nova York atual com seus prédios quadrados e uniformes. Muito sol e brilho.

 

Posso estar errado, mas prefiro Batman - O filme por ter mantido a magia e o encanto dos quadrinhos.

 

Os Excêntricos Tennenbauns x A Vida Marinha com Steve Zissou

 OU

 

AMADEUS X MINHA AMADA IMORTAL
Moviolavideo2006-10-10 16:51:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Boa tarde, Moviolavideo!

 

 

 

Dos quatro eu consegui ver apenas Minha Amada Imortal (Beloved Immortal), de tudo eu destaco a bela história do filme, o como é forte uma amizade, que mesmo depois de uma parte morta, os desejos são sempre levados como uma promessa, talvez a moral do filme, tenha sido a persistência, até onde uma amizade poder ir!

 

 

 

A hora do Pesadelo x Sexta-feira 13 ?

 

 

 

ou

 

 

 

Golpe baixo x O paizão ?

 

 

 

T+ pessoal!

 

 

 

----------Errei-----------!

 

Pessoal, eu cometi um erro ao assistir apenas um filme e compará-lo a um que eu não tinha visto, não fiz de maldade, apenas quis dar agilidade ao tópico, eu errei e não quero ser usado de exemplo para os demais analistas deste tópico, espero que todos entendam, me comprometo a assistir os outros e se necessário mudo a minha opinião. Repito, comente só se vc assistiu aos filmes, se não assistiu, recomendo que vc assista e depois comente, não cometa o erro de comentar sem ter assistido as opções. Obrigado!

 

----------Errei------------!(Õ.ô)2006-10-12 00:21:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa tarde, (Õ.ô)!

 

Sempre respeitando todas as opiniões, e nesse caso em especial a sua, devo dizer que teria sido mais coerente caso você tivesse assistido Amadeus. Não sou o criador do tópico, mas creio que apenas quem assistiu aos dois filmes em disputa está autorizado a responder.

 

Isso entra, logicamente, no campo da subjetividade, mas devo dizer que, mesmo respeitando a sua boa vontade, só é possível indicar um confronto. Em alguns casos aparecem dois simplesmente porque algum veio travando o andamento do tópico.

 

Bem, é isso aí, um abraço a todos, e em especial para o nosso amigo (Õ.ô), que teve a bondade de continuar o nosso joguinho!

 

(02)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amadeus

 

Com todo o respeito à "Minha Amada Imortal", bom filme que, inclusive, deve grande porcentagem de sua existencia à "Amadeus", mas o filme de Milos Forman é uma obra-prima inigualável, irretocável e imprescindível. Suas mais de 2h30 são, para mim, algumas das mais proveitosas de toda a história da sétima arte. É um filme praticamente sem falhas, capaz de prender a atenção até mesmo de quem jamais se interessou por música clássica. Por sinal, visto que o filme em questão trata da vida de um dos maiores e mais eternos músicos de todos os tempos, podemos curtir uma das trilhas-sonoras mais agradáveis que se possa utilizar em uma obra cinematográfica, sem exageros. As cenas que mostram o gênio em ação, ora compondo, ora regendo óperas, são brilhantes e, por si só, já valeriam o preço da compra/locação. Não bastando tudo isso, a brilhante direção de arte, os excepcionais cenários da cidade de Praga, a direção de extremo bom gosto de Forman (para mim, inclusive, este é seu melhor filme, mesmo sendo um extremo admirador de "Hair"), e a exuberante fotografia, apenas com iluminação natural (idéia aprimorada de um excelente drama de época dirigido por Kubrick, "Barry Lyndon"), fazem deste um dos filmes mais visualmente mais belos do cinema. Um dos grandes filmes dos anos 80, e a melhor cinebiografia já feita. Precisa mais elogios?

 

Agora, um duelo documental:

Tiros em Columbine X Fahrenheit 9/11 

* com a opção de resposta à pergunta feita pelo Gago, ainda não respondida (vi apenas "...Tenembaus", por isso não posso opinar).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tiros em Columbine.

 

Pois foi a grande revelação (para mim, que aocmpanho poucos documentários) de Michael Moore e seu gênero; conseguiu passar sentimentalismo da forma menos inimaginável e as entrevistas dele são fodas (em ambos, mas a com o Charlton Heston marcou mais). Além disso, acho que quando assisti a "Fahrenheit 9/11", o assunto já estava desgatado na minha cabeça...

 

Pergunta:

 

BIG FISH X ED WOOD

 

Ou:

 

Os Excêntricos Tennenbauns x A Vida Marinha com Steve Zissou
Link to comment
Share on other sites

  • Members

         Pelo abordagem do filme. Um tema fraco e um roteiro não muito original, mas com um desenvolvimento das personagens sem igual. Atuação linda de Murray, diálogos ótimos e um clima mágico e irreal difícil de encontrar. Eu passei o filme todo com essa idéia, de que tudo era muito irreal.

         Os Excentricos Tenenbauns é também muito bom, uma das melhores comédias que já vi (odeio comédias bestas). Ótimo uso de ironias por todo o filme e belíssima apresentação dos personagens.

         Agora, comparando os dois,voto em 'A Vida Marinha com Steve Zissou' pelo estilo único.

 

Matrix X V de Vingança (Meu voto: V)

 

Ou:

 

BIG FISH X ED WOOD (Sem voto, não vi o segundo)

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

V de Vingança

A comparação é completamente injusta, e um pouco de V tem Matrix, se pararmos pra pensar um pouco (isso sem dizer que os produtores de V são os criadores de Matrix)... A história de V é muito mais madura e completa do que Matrix... Os personagens são melhor construídos, a história fecha-se dentra dela mesma (em Matrix ficam pontas soltas, interessantes, mas soltas)... O tom crítico é ótimo, bem mais elaborado e rico que o de Matrix...

 

Equilibrium X Matrix (Meu voto vai para Equilibrium)..

 

ou

 

BIG FISH X ED WOOD (Sem voto, não vi o segundo)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ed Wood

 

"Peixe Grande", mesmo contando com alguns problemas, é um filme mágico, com uma direção de arte impecável e uma história interessantíssima, muito bem conduzida por Burton. Porém, "Ed Wood" é, para mim, um dos três melhores trabalhos do diretor (sendo os outros dois "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" e "Edward Mãos de Tesoura"). Um filme indispensável para os amantes do cinema, onde Burton apresenta a história de Ed Wood, conhecido como o "pior diretor de todos os tempos". A tragetória de Wood ao "estrelato", contando, por exemplo, com a ajuda do saudoso Bela Lugosi (o verdadeiro Conde Drácula do cinema), é narrada com admirável bom humor (negro, já que se trata de uma obra de Burton) em um roteiro muito bem escrito, e levado à tela com uma ótima parte técnica (fotografia em preto-e-branco, reconstituição de época belíssima, direção inspirada, ótima trilha sonora), e grandes atuações, em especial de Johnny Depp, que faria neste o segundo trabalho com Burton. Além de um excelente filme, é uma boa oportunidade para conhecer (mesmo que de forma ficcionada) os métodos de trabalho desse rei do cinema trash.

 

Próximo embate:

A Lista de Schindler X O Pianista  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Lista de Schindler.

 

É praticamente impossível dizer qual dos dois é melhor, mas fico com o de Spielberg, por questões extramamente pessoais. Adoro a direção de Polánski, a história do pianista em si é fabulosa; mas "A Lista" me tocou mais. Enquanto em "O Pianista" eu ficava dmirado com as qualidades do filme, em "A Lista de Schindler", entrei na história, mesmo; quase chorando ao final. No mais, ambos são fodas: direção de Spielberg, a fotografia em preto-e-branco a trilha sonora de John Williams levaram-me a uma sensação angustiante, considero-o um dos filmes mais tristes que já vi. Por outro lado, Adrien Brody era (por incrível que pareça) meu ator favorito no Oscar 2003 e a direçaõ de arte me surpeende a cada tomada reassistida de "O Pianista" (tenho o DVD). Enfim, pode não ser uma reposta concreta, mas não tenho capacidade de dizer precisamente a superioridade de um a outro, apenas contar com meu coração na hora de decidir qual a resposta a dar.

 

Pergunta:

 

O Rei Leão X Pinóquio

 

Ou:

 

Equilibirum X Matrix
ltrhpsm2006-10-12 21:43:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Lista é um filme magnífico, grande. Isso é verdade, não há o que negar. Apesar do ritmo não ser acelerado, a atenção não se perde e a abordagem do tema é feita do modo certo.

O Pianista, um dos poucos que já vi do diretor, é diferente, por tratar da história pessoal do personagem, não deixando a guerra de lado, mas usando um estilo mais sensível. Prefiro este, pois não gosto de filmes sobre guerra. A Lista é excessão, mas acho O Pianista superior.

 

O Sétimo Selo x Gritos e Sussurros (Minha escolha: Sétimo Selo)

 

ou

 

Equilibrium X Matrix (não vi o segundo)..

 

oops, e agora?
Lunatic2006-10-12 21:45:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rei Leão...

 

Rei Leão é um que podemos chamar de clássico não intencional... O desenvolvimento do filme de Mufasa e Simba ficou com o que podemos considerar uma "equipe B" de desenhistas da Disney... A primeira equipe de desenhistas ficou responsável por Pocahontas (excelente desenho também, mas não chega a ter a carga de Rei Leão)... O elemento principal de Rei Leão diz respeito a sua carga dramática... Contando uma história onde o filho é acusado de matar o próprio pai e se impõem o auto-exílio (sem imaginar que na verdade o responsável pela morte do antigo rei tinha sido o irmão, seu tio)... Mesmo com o alívio cômico de Timão e Pumba, o filme não consegue ficar tão leve assim, uma vez que os próprios alívios cômicos são vítimas de preconceito por parte de seus semelhantes e encontram-se na base da cadeia alimentar... Para mim, Rei Leão é o melhor que a Disney já produziu, unindo uma arte esplendorosa (onde a chamada "equipe B" deu um show), um roteiro muito bem montado e estupendo, uma trilha sonora magnífica e exata, e com dublagens mais do que inspiradas...

 

O Sétimo Selo x Gritos e Sussurros

Equilibrium X Matrix

Demolidor X O Justiceiro

 

The Spartan
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Justiceiro

 

Infelizmente, esta é a única pergunta que eu poderei responder, já que não vi todos os filmes das outras. Responderei pois, torno a repetir, adoro este tópico e quero muito que o jogo continue. Na verdade, não gosto de nenhum dos dois filmes. Não sou fã de adaptações de quadrinhos, até porque não tenho familiaridade alguma com eles. Algumas rendem ótimos filmes, jamais contestarei isso, mas em sua grande maioria são, para mim, filmes de péssima qualidade. "O Justiceiro" e "O Demolidor" não são dos piores, é verdade, e escolho o primeiro por considerar que este funciona um pouco melhor àqueles que não conhecem as Graphic Novel's. É um mediano filme de ação, bem filmado e que, em grande parte do tempo, diverte de maneira satisfatória. "O Demolidor", por sua vez, deu cria a um dos filmes de aventura mais repugnantes dos últimos anos (sim, estou falando de "Elektra"), o que, automaticamente, me fez detestá-lo ainda mais.

 

As duas perguntas colocadas acima continuam (embora eu ache que precisamos encontrar um meio de voltar à formula antiga, com apenas um embate), e adiciono a minha: Kill Bill Vol. 1 X Kill Bill Vol. 2

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...