Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filme x Filme


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pulp Fiction

 

Simplesmente porque Pulp Fiction foi o filme que me fez despertar o interesse pelo cinema e é ao lado de Psicose meu filme preferido. O maior trunfo do filme, é que as histórias se entrelaçam de maneira perfeita, graças à montagem excepcional e direção inigualável de Quentin Tarantino. Pulp Fiction é único por ter levado uma injeção de originalidade a Hollywood, e demonstrado que o baixo custo não é um empecilho para que filmes contenham qualidade. Além disso o filme é referência para muitos cineastas e possui uma legião de fãs pelo mundo. Sem contar que o filme é recheado de cenas clássicas, trilha sonora marcante e elenco excelente.

 

O próximo combate é entre:

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado X Um Convidado Bem Trapalhão

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou dizer pela última vez: Quanto mais' date=' melhor !!! 1106

O jogo estava indo em uma velocidade incrível, mas o Thico travou deixando os dois embates com filmes que ninguém viu. 06 Por isso, vou acrescentar mais um desafio, mas sintam-se para responder os outros se quiserem.

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo
Pulp Fiction X Matrix

[/quote']

 

Bem, eu continuo achando confuso e tenho preguiça de postar quando tem mais de um...mas se vocês acham que isso imprime uma "velocidade incrível", tudo bem...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em Busca do Cálice Sagrado

Na verdade, a pergunta é dificílima, e minha escolha se dá em pequenos detalhes. Acho a filmografia de Edwards deliciosa, a ponto de considerar-me quase um fã do diretor (em especial, de Bonequinha de Luxo e Um Tiro no Escuro, dois dos melhores exemplares de comédia "sessentista"), mas nesta sua primeira aventura, o grupo de humor inglês Monty Phyton, do qual fazem parte grandes nomes como John Cleese e Terry Gilliam, estrapola todo e qualquer limite de criatividade. Non-sense desde seu incrivelmente avacalhado início, o filme é todo formado através de soluções inteligentíssimas para seu baixo orçamento, utilizando gráficos mal-feitos, montagens, maquetes, e todos os artifícios possíveis para sua concepção. É uma das comédias mais anárquicas já feitas, utilizando-se do melhor sentido da palavra. Mesmo que, em Um Convidado Bem Trapalhão, Peter Sellers e Blake Edwards provem com louvor, mais uma vez, o porque são considerados dois mestres da comédia (o filme é deliciosamente engraçado; uma piada leva a outra, e esta, por sua vez, a mais outra, e assim vai...), vence o embate sem nenhuma dúvida.

 

Continuam: Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago; Sindrome de Caim X Dublê de Corpo; e, ainda, Amor, Sublime Amor X A Noviça Rebelde
Dan...2006-11-30 00:22:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Noviça Rebelde

 

De novo terei que falar das qualidades do filme de Robert Wise? (Dei uma resposta há algumas páginas) Então só para constar, mesmo quem não está a fim de encarar as três horas de duração, ouçam "The Sound of Music" e "Do-Re-Mi". Encantam.

 

Amor, Sublime Amor é um bom filme; mas assás atrás de uma obra-prima do gênero, simplesmente por causa dos clichês shakespearianos mal aproveitados pela dupla de atores principais e a falta de uma música central mais marcante. Nem por isso deixa de constar com uma bela história, elenco coadjuvante excelente, boa trilha sonora e a dupla direção muito boa. Só acho que o campo ideal para musicais tem que ser mais nostálgico e menos poluído, assim fascinando mais (caso de A Noviça Rebelde).

 

Próximo embate (e deixem o Pato responder, pois ele enche a caixa de MP's com propagandas, mas responder que é bom.. Nada!)

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo
2001: Uma Odisséia no Espaço X Sinais
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinais.

 

Não quero comparar o que cada um representa pra história do cinema, ou muito menos a filosofia presente em cada um deles. Mas não é segredo pra ninguém que eu sou fã do Shyamalan e de todos os seus filmes, e mais, recentemente, Sinais vêm sendo o meu preferido da filmografia do Indiano, passando até A Vila, filme que eu sou fãzóide. Adoro a maneira que Shyamalan conduz esse filme, diferente de Guerra dos Mundos, ao qual nós vemos a invasão de perto e todo o estrago que ela causou, aqui o medo é mais sugestivo do que qualquer outra coisa, psicológico (claro, até eles de fato aparecerem). Ao invés de vivenciarmos o massacre, acompanhamos eles pela visão a qual pessoas humildes que moram no campo provavelmente teriam, televisão, rádio, e etc... O que nos deixa completamente impotentes, já que não sabemos a dimensão real do perigo. A cena no porão e até mesmo as nos campos, á noite, quando vemos apenas meio corpo do alienígena, é tensão pura, filmada exuberantemente pelo Shyamalan. Bom, é isso, adoro ambos, mas no momento prefiro Sinais.

 

O Segredo do Abismo X Um Drink no Inferno (tudo a ver)

 

Eu prefiro o segundo.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segredo do Abismo X Um drink no inferno

 

O Segredo do Abismo é muito bom, tanto que entrou na minha lista no "Perdidos no Espaço", mas "Um Drink no Inferno" é excelente, é simplesmente  impossível tirar os olhos da tela durante o filme, com roteiro de Tarantino (do qual sou fã)  e os atores atuando bem a vontade, George Clooney então,parece que o personagem foi feito sob medida pra ele. A reviravolta no meio do filme  é uma das mais impactantes do cinema e ao fim fica aquele gostinho de quero mais...  

 

 

Próximo:

 

Um Sonho de Liberdade x Advogado do Diabo
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Antes do amanhecer

 

Pois nesse filme conhecemos o casal mais cativante do cinema, e também um dos filmes com os melhores diálogos sobre relacionamentos e a vida em si, um roteiro incrível e um filme maravilhoso, sua continuação também é ótima, porém prefiro o primeiro.

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Um estranho no ninho X Taxi Driver
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Taxi Driver

 

Para mim, são duas obras incomparáveis. Não apenas pela diferença de estilo, mas sim por crer que a obra-prima de Martin Scorsese está anos luz à frente, em matéria de qualidade, do também excelente trabalho de Forman. Taxi Driver é o mais brilhante estudo de personagem já feito no cinema. A complexa dualidade de Travis Bickle (seria Travis um sábio rebelde, inconformado com a situação do mundo, ou apenas um louco, sem a menor sanidade para analisar suas atitudes?), provinda do maravilhoso roteiro de Paul Schrader, concede ao filme uma visão extremamente rica da sociedade moderna, levantando, ainda, questionamentos bastante incisivos acerca de suas motivações. Ainda por cima, o filme consegue concilhar a esta complexidade moral os elementos necessários para torná-lo, além de um estudo interessantíssimo da vida na sociedade moderna, uma obra de entretenimento das mais relevantes. A narrativa é perfeita, com fluência e inteligência de sobra, a direção de Scorsese é primorosa, a música de Bernard Herrmann fica na cabeça por anos, as atuações, em especial de Robert De Niro, são brilhantes, e o filme é um dos mais perfeitos já lançados. Ponto.

 

Novo embate: Tempos Modernos X Um Grande Ditador
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse é difícil...

O Grande Ditador.

Esses são os únicos filmes do Chaplin que eu vi e adoro os dois. Fico com O Grande Ditador, pois nele está uma das mais belas e poéticas cenas de todos os tempo: a do Hitler brincando com o globo. O discurso final também é belíssimo e emocionante. Além disso, o filme tem momentos muito engraçados, com destaque para a parte em que o judeu é confundido com Hitler.

Na minha opinião é um dos melhores filmes já feitos.

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Três Homens em Conflito X Era Uma Vez No Oeste

(só vi o primeiro e achei excelente.)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hmmm... não tinha visto que já tinha.... posso colocar outro se quiser.... (coloco neste mesmo post....)

 

Edit:

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Era Uma Vez No Oeste x Era Uma Vez Na América

Mudei denovo.... agora tem haver com o outro que eu coloquei...
The Fox2006-12-06 18:42:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa noite. Engraxador! 05.gif

 

 

 

Eu tive a inoportuna chance de ver o confronto Síndrome de Caim X Dublê de Corpo, então eu poço relatar a minha preferência, sinceramente eu não gostei de nem um dos dois.

 

 

 

Mas fico com Dublê de Corpo, que mesmo tendo um roteiro simples e sem criatividade, um roteiro que me pareceu um roteiro do Filme; Meus Vizinhos são um Terror, se um não fosse de 84 e outro de 89 eu suspeitaria disso. Um tema batido, mas sempre um tema interessante, de um personagem desiludido que vê em um ministério a oportunidade de fugir dos problemas. Bem dirigido por Brian De Palma o roteiro rendeu mais do que podia.

 

 

 

E eu vou continuar com as propostas:

 

 

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

 

Era Uma Vez No Oeste x Era Uma Vez Na América

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Era Uma Vez no Oeste

 

ADORO Era Uma Vez na América, um dos melhores filmes de todos os tempos, um dos que mais me emocionaram. É irretocável: tem a reconstituição técnica excelente, atores e direção idem; 4 horas de filme nada cansativas. Sou apaixonado pelo gênero de gângsteres, e esse é um dos melhores. Leone constrói e desconstrói os personagens com uma facilidade tremenda. Mas Era Uma Vez no Oeste é simplesmente... Era Uma Vez no Oeste.

Quem tiver tempo, leia o que eu escrevi sobre esse filme a um tempo:

 

Os embates:

 

A Lista de Schindler x O Pianista

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

O Homem Que Não Estava Lá x Fargo
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Homem Que Não Estava Lá

 

Para mim, sem qualquer dúvida, este é o grande filme dos irmãos Coen. Embora muitos dêem este posto a Fargo, que, inegavelmente, é um ótimo exemplar do humor negro habitual da dupla, o clima e a nostalgia proporcionados pela irretocável recriação das obras noir dos anos 40/50 fazem deste um filme maravilhoso de ser assistido. Mas, obviamente, não apenas por isso: além do grande elenco e do roteiro mais bem estruturado da dupla, o trabalho de fotografia de Roger Deakins é um dos mais significantes dos últimos anos, resgatando o primor do preto-e-branco através de um detalhismo genial (é incrível a definição de claro/escuro obtida nesta obra). Ademais, o grande elenco e o trabalho de direção sutil e seguro de Joel Coen, que emprega ao filme uma narrativa fluente e, ao mesmo tempo, lenta e bastante contemplativa, é impressionante, comparado às outras experiências suas na direção. Para mim, este é um dos 10 melhores filmes deste novo século, um primor de cinema do início ao fim.

 

Novo embate: Matar ou Morrer X Onde Começa o Inferno, além de Schindler X Pianista e Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago
Link to comment
Share on other sites

Os dois maiores queridinhos do Fórum competindo e ninguém se habilita a defender um deles? Qual seria o motivo' date=' medo? Enfim, vamos prosseguir com esta jossa ...

A Lista de Schindler x O Pianista

Era Uma Vez No Oeste x Era Uma Vez Na América

[/quote']

 

Pau a pau os 4. Impossível para mim dizer qual o melhor, estão todos no mesmo nível.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Pianista

 

A distância é até considerável, mas considero tanto este quanto A Lista de Schindler superestimados; não que isso seja defeito, mas ambos apenas oferecem uma visão sobre o Holocausto sem nada demais. Gosto mais da abordagem dada por O Pianista, por ser muito mais pessoal: como já foi dito, é um filme quase que auto-biográfico do Polanski, uma história simples de fuga (vivida na tela com energia por Adrien Brody). O filme conseguiu ser muito mais sincero, uma visão mais subjetiva do conflito, e retratar todos os horrores da WWII sem precisar de trilha melodramática e cena apoteótica no final, que não me pegou folks.

 

Matar ou Morrer x Onde Começa o Inferno

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

Um Tiro na Noite x Vestida para Matar
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um Tiro na Noite

 

Poxa pessoal, vamos seguir em frente com esse tópico! Quase 10 dias se passaram desde a última resposta, e ninguém ousou respondê-lo. Eu, particularmente, acho o tópico interessantíssimo (aliás, fora ele a razão para logar-me no fórum), e creio que deva ter um andamento melhor. Mas, indignações à parte, meu voto irá para Um Tiro na Noite, a maior obra-prima de Brian De Palma. Vestida Para Matar é excelente, sim. Inteligente e bastante tenso, e, ainda por cima, apresenta uma interessante e nova roupagem ao tema do clássico Psicose, de Hitchcock. Porém, nada, nos últimos anos (com exceção de Veludo Azul), se compara a Um Tiro na Noite, em matéria de suspense. É incrível a inteligência e a criatividade da direção de De Palma. Cada tomada é dotada de um perfeccionismo técnico tão esbasbacante, que assistí-lo torna-se praticamente uma experiência orgásmica. Além disso, ainda é um primor de tensão e suspense político. Obra-prima mesmo.

 

Embates: Matar ou Morrer x Onde Começa o Inferno, Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças x Adaptação.

 

É isso aí... Votem!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

 

Pois foi nesse filme que Kaufman realmente se firmou como o melhor roteirista vivo, mesmo adorando Adaptação e achando seus roteiro maravilhoso, Brilho eterno é completo em tudo: Roteiro, atuações (Kate está divina), direção, trilha sonora...

 

Matar ou Morrer x Onde Começa o Inferno

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

Ben Hur - Titanic

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Eu vou pegar o desafio de “Ben Hur x Titanic”. Não é lá um desafio, a escolha é infinitamente fácil, entre Ben Hur x Titanic eu fico com Ben Hur, entre Ben Hur e Titanic Nível 2, fico Ben Hur, entre Ben Hur x Titanic Nível 3, fico com Ben Hur...

 

 

 

 

 

É inegável notar na fantástica obra prima de William Wyler em 1959 (o primeiro Ben Hur de Fred Niblo foi lançando em 1925), a beleza dos detalhes (figurino, cenário...) se formos considerar que na época não tínhamos os grandes recursos que temos hoje, a criatividade, o roteiro de Karl Tunberg (sim, uma adaptação do livro de Lew Wallace, mas a dificuldade na época com certeza foi muito grande) com uma história fictícia misturada com a história de cristo.

 

 

 

E eu vou continuar com as propostas:

 

 

 

Matar ou Morrer x Onde Começa o Inferno

 

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

A proposta desses continua, então:

 

 

Matar ou Morrer x Onde Começa o Inferno

 

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

 

Mas, como não vi nenhum desses e o Graxa tava chorando no MSN pq esse tópico tá parado, proponho o seguinte embate entre os filmes de Sam Mendes:

 

Estrada para Perdição x Soldado Anônimo

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Estrada para perdição

 

Não por este ser ótimo, mas Soldado Anônimo é ridículo. Se compararmos, teremos uma direção mais eficaz, já q mesmo q Mendes esteja inferior quanto ao seu melhor trabalho (Beleza Americana), em Soldado Anônimo, Mendes simplesmente se limita a ver o tédio dos soldados e o desejo destes em matar alguém. Nas atuações nem se fala: Tom Hanks está soberbo seus olhares demonstram realmente cada sentimento diferente, tristeza, ódio, ferocidade, etc. Jude Law por sua vez embora inferior a maioria de seus trabalhos, não deixa o filme na mão compondo um personagem intrigante. E Paul Newman como sempre dá o seu show habitual com seu personagem.

 

 

 

Pra ser mais fácil, proponho o embate entre estes desenhos já clássicos:

 

 

 

Bambi X A bela e a fera

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...