Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Mau Gosto Geral


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Replies 152
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

Eu mesmo já alugo os filmes pensando no mau gosto (tá' date='sei que isso é subjetivo,mas vcs entendem o que eu quero dizer) das pessoas com quem vou ver os filmes,para que não aconteça reações do tipo "mas que filme chato esse,avança pra parte da ação"...

 

Voces já se viram nesta situação? De ter que assistir bombas e mais bombas só para acompanhar o mau gosto das pessoas com quem convive?

 

Porque a grande maioria das pessoas tem esse mesmo gosto para cinema?

 
[/quote']

 

Felizmente, na minha casa tem só meu pai e minha mãe. Eles não são muito interessados por filmes, e curtem uma sessão cinematográfica "light" - porém de qualidade, como Bonequinha de Luxo, O Sol É Para Todos ou Casablanca - de vez em quando, mas não fazem pouco de filmes mais "sérios" e com propostas mais "profundas".

 

Em compensação, meus colegas de estudo só pensam em entretenimento ralo, populacho. Os citados Anjos da Noite 1 e 2 são relíquias sagradas para eles - mas não para as garotas, que por sua vez só gostam de comediazinhas românticas ou animações, e não suportam filmes "pesados".

 

Agora, tentar entender ou explicar esse suposto "mau gosto" é outra história, já cada um tem direito de ver o que lhe convém e corre-se o risco da cair na arrogância ao tachar a predileção dos demais. Mas penso que algumas pessoas se sentem de certo modo intimidadas ante a filmes mais relevantes, pois infelizmente - ao menos na minha percepção - a maior parte do povão ainda pensa que cinema não passa de uma diversão escapista, descartável e indigna de ser levada a sério, ao lado dos jogos de futebol, Big Brothers e Malhação da vida. Esta é a minha opinião acerca deste assunto. 03

 

Gustavo²2006-10-13 18:05:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É nessas horas que eu agradeço por ter um pai que adora Kubrick e Hitcock e ter um gosto bem amplo.

 

Assim, não tenho problema com a família em relação aos filmes nem com os amigos, já que meu gosto tb inclui os filmes pipocões, além dos filmes de arte.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora, tentar entender ou explicar esse suposto "mau gosto" é outra história, pois cada um tem direito de ver o que lhe convém e corre-se o risco da cair na arrogância ao tachar a predileção dos demais. Mas penso que algumas pessoas se sentem de certo modo intimidadas ante a filmes mais relevantes, pois infelizmente - ao menos na minha percepção - a maior parte do povão ainda pensa que cinema não passa de uma diversão escapista, descartável e indigna de ser levada a sério, ao lado dos jogos de futebol, Big Brothers e Malhação da vida. Esta é a minha opinião acerca deste assunto. 03[/quote']

elas se sentem intimidadas com a idéia de botar o cérebro pra funcionar. essas pessoas nao aguentam histórias mais complexas do q malhação, pq elas acham q é impossível pensar e se divertir ao mesmo tempo. pra elas, diversão é sinônimo de desligar o cérebro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

e eu estou totalmente disposta a aprender a apreciar obras-primas como armageddon, e odiar bombas como ...e o vento levou.

agora falando sério.

há certas coisas q nao se pode dizer, pq tem sempre alguém q faz questão de interpretar errado. por exemplo: uma pessoa q nao tem cara de modelo nao pode criticar o culto à beleza, pq algum espertinho com certeza dirá q essa pessoa está com inveja por nao ser linda. o mesmo acontece com esse tópico: se criticamos aqueles q consideram armageddon um grande filme, sempre aparece alguém pra dizer q somos arrogantes e preconceituosos. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qto à pergunta do tópico pq "a maioria das pessoas tem esse mau gosto para cinema", creio que a resposta seja a mesma para o porquê do povo em geral ter um mau gosto pra música, pra programas de Tv, artes, livros (povão gosta de ler? só se for Quem, Caras...)...Não estou generalizando mas boa porcentagem da população é assim.

 

O povo em geral não gosta de pensar, tem preguiça de exercitar os neurônios , qqer coisa que implique em reflexão ou mínimo de esforço de análise lhe é perfeitamente dispensável...Qdo lhe apresentamos uma obra-prima a pessoa assim acha maçante, horrível, chato! Prefere filminho de carro explodindo (às vezes nem entende o enredo mas só ver explosão, tiro, já valeu pelo filme), comedinha com piadas prontas e com alusão ao sexo...

 

Não faço parte da elite pensante (estou querendo chegar lá). No meu tempo de escola havia um incentivo para leitura de bons livros, bons filmes (foi no colégio que assisti "Laranja Mecanica" para aula de filosofia). Minha professora de sociologia insistia para que não tenhamos tudo mastigado, tudo pronto, temos que fazer uso da crítica, questionamentos, não aceitar de pronto tudo o que a sociedade nos impõe como parâmetro daquilo que é o correto...E guardei isso em mim!

 

Enfim, educação é tudo!!!
Lu Melo2006-10-14 13:36:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por "mau gosto"' date=' entenda-se "nosso modo preconceituoso de classificar o gosto dos que não vêem cinema da mesma forma como nós". [/quote']

Às vezes, é isso mesmo.

 

pois é... as vezes. nem sempre.
tem gente q é metida mesmo, q elogia os filmes menos comerciais só pra se sentir importante, mas nem todo mundo é assim. nao se pode encarar essa situação de forma tão simplista.

 

 

O povo em geral não gosta de pensar' date=' tem preguiça de exercitar os neurônios , qqer coisa que implique em reflexão ou mínimo de esforço de análise lhe é perfeitamente dispensável... Qdo lhe apresentamos uma obra-prima a pessoa assim acha maçante, horrível, chato! Prefere filminho de carro explodindo (às vezes nem entende o enredo mas só ver explosão, tiro, já valeu pelo filme), comedinha com piadas prontas e com alusão ao sexo...[/quote']

 

esse é o grande problema.

 

uma coisa q eu gosto é qnd algum sentimento ou idéia aparece de forma sutil numa história, e nós temos o privilégio de interpretar e entender o q se passa na mente do personagem. isso pra mim é um grande divertimento, mas pra maioria pessoa é um martírio. ou elas nao conseguem interpretar nada, ou até conseguem, mas acham q o filme é chato por trazer esse tipo de coisa.

 

já vi muita gente dizendo: nao assisto "filme de arte" pq eu quero é me divertir. como se esse tipo de filme nao pudesse ser divertido.
isso é triste. 07

 

mas cuidado com as suas idéias, lu, senão vão dizer q é preconceito. 07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amanhã colocarei os parentes à prova com Taxi Driver e Era uma Vez no Oeste.

 

Bah, bom saber que tu estas "enculturando" teus parentes com obras-primas tão maravilhosas quanto essas. Tomara que eles saibam apreciar o "bom cinema", já que o filme do Leone, por exemplo, não é fácil pro público casual...

 

By the way, são dois dos meus filmes preferidos...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como já disseram aqui, cada um é cada um, ninguem tem nada com isso. Gosto de filmes q só sirva de distração, assim como as vezes preciso de filmes q me façam pensar na vida, dar aquela pausa. Nesses momentos vou sozinho no cinema ou alugo um filme e dou uma isolada do mundo. Só acho chato quando quero discutir um filme q me fez refletir muito sobre um assunto e não encontro entre os meus amigos alguem para conversar, ou quando quero ver um filme como Brokeback e recebo olhares do tipo "q isso cara, ta afinando?"

Preconceito - algo sempre ruim...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu avô foi hilário. Ele já trabalhou em um cinema uma vez. Na verdade, ele trabalhou em tudo quanto é coisa, foi até gaiteiro de zona.06 O caso é que no começo do Era uma Vez no Oeste ele diz "ah, esse aí é aquele que o Charles Bronson vai matando um por um até encontrar o cara que matou o irmão dele".11111106 A gente queria matar o véio.06 Aí, uns 10 ou 15 minutos depois ele diz "não, não é aquele filme. Achei que fosse, mas esse é diferente". Já no fim do filme "ah, olha só, era aquele mesmo".06 Já a minha mãe se indignou ao ver que 40 minutos já tinham se passado e nada tinha acontecido, nas palavras dela. Ah, também chiava toda vez que a gaitinha tocava "de novo essa musiquinha chata?!"06. Mas gostaram do filme pelos méritos errados. Gostaram pelo clichê da vingança e do duelo no final. Imprimi a crítica do Rubysun pra eles lerem. Já Taxi Driver eles não gostaram mesmo. Minha mãe táva cheia de coisas pra fazer e não pôde assistir. Assistiram eu, meu avô e meus tios. Vi pelas caras deles que não tinham curtido e muito menos entendido o filme. Pedi "e aí, gostaram?" e recebi aquele auto-explicativo "é". Agora estão com o pé atrás comigo.06

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Sou do tipo de pessoa que, assim como quero ter minhas opiniões acerca de qualquer assunto respeitadas, assim respeito as opiniões contrárias. Mas, céus, quando li isso em outro fórum sobre Os Infiltrados:

"Nota zero. Este filme não explica nem soluciona nada de forma inteligente, não surpreende em nenhum momento alias surpreende sim quando consegue exibir um final tão patético que justifica o fato de em plena sexta a noite só estarem no cinema eu e mais cinco pessoas para assistir está “obra prima”.
Quando termina deixa muitas perguntas sem resposta. Fiquei indignada!
Mesmo assim valeu a pena ter ido para ser agraciado com um show de interpretação de Leonardo de Caprio e Mark wahlberg, ambos fazem o filme valer a pena. Esses sim merecem um Oscar.
Jack Nicholson me fez lembrar o paranóico de melhor é Impossível, nada de novo, esperava mais.
Em fim, uma decepção."

Tive vontade de estrangulá-la, dar-lhe uns sopapos, como pode uma pessoa emitir um comentário desses? Imbecil é muito pouco...07 O que ela considera então como obra prima?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu avô foi hilário. Ele já trabalhou em um cinema uma vez. Na verdade' date=' ele trabalhou em tudo quanto é coisa, foi até gaiteiro de zona.06 O caso é que no começo do Era uma Vez no Oeste ele diz "ah, esse aí é aquele que o Charles Bronson vai matando um por um até encontrar o cara que matou o irmão dele".11111106 A gente queria matar o véio.06 Aí, uns 10 ou 15 minutos depois ele diz "não, não é aquele filme. Achei que fosse, mas esse é diferente". Já no fim do filme "ah, olha só, era aquele mesmo".06 Já a minha mãe se indignou ao ver que 40 minutos já tinham se passado e nada tinha acontecido, nas palavras dela. Ah, também chiava toda vez que a gaitinha tocava "de novo essa musiquinha chata?!"06. Mas gostaram do filme pelos méritos errados. Gostaram pelo clichê da vingança e do duelo no final. Imprimi a crítica do Rubysun pra eles lerem. Já Taxi Driver eles não gostaram mesmo. Minha mãe táva cheia de coisas pra fazer e não pôde assistir. Assistiram eu, meu avô e meus tios. Vi pelas caras deles que não tinham curtido e muito menos entendido o filme. Pedi "e aí, gostaram?" e recebi aquele auto-explicativo "é". Agora estão com o pé atrás comigo.06

[/quote']

 

"É..." 06

 

Não tem nada mais broxante que ouvir um "é..." após um filmaço...1106
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já passei por momentos hilários com familiares debatendo sobre filmes.

O caso que melhor me recordo é o de meu pai terminar de assistir CLICK(o filme com Adam Sandler) e dizer que foi um dos melhores filmes que ele já viu.....isso 2 dias depois de ele ter criticado ferozmente minha decisão de comprar o dvd de Casablanca, alegando que era um filme lento e velho..."pra alugar e ver uma vez só!!".06

Graças a Deus, hoje em dia eu saio e compro meus dvd´s sem ouvir conselhos...já deixei de levar muito filme bom por meus familiares acharem que era um desperdício de dinheiro...exemplos: Persona(Bergman), Scarface....sabe quais eles compraram na época? A partilha(da peça do Falabella), Escorpião Rei.....09

 

MAD TIGER
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já passei por momentos hilários com familiares debatendo sobre filmes.

O caso que melhor me recordo é o de meu pai terminar de assistir CLICK(o filme com Adam Sandler) e dizer que foi um dos melhores filmes que ele já viu.....isso 2 dias depois de ele ter criticado ferozmente minha decisão de comprar o dvd de Casablanca' date=' alegando que era um filme lento e velho..."pra alugar e ver uma vez só!!".06

Graças a Deus, hoje em dia eu saio e compro meus dvd´s sem ouvir conselhos...já deixei de levar muito filme bom por meus familiares acharem que era um desperdício de dinheiro...exemplos: Persona(Bergman), Scarface....sabe quais eles compraram na época? A partilha(da peça do Falabella), Escorpião Rei.....09

 

MAD TIGER
[/quote']

 

eu acho casablanca uma coisinha sem graça, mas chamá-lo de velho, como se filme antigo fosse inferior e sem serventia, nao tem nada a ver... e as pessoas tbm se aborrecem qnd um filme nao é colorido. essa é outra bobagem, pq a fotografia em preto e branco tbm tem sua beleza.

 
Lucy in the Sky2006-11-21 17:41:55
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...