Jump to content
Forum Cinema em Cena

Perdidos no Espaço


Nacka
 Share

Recommended Posts

Seguindo o exemplo do Sopa e do Silva, que os demais postem aqui suas preferências do que querem ganhar... mais tarde sai o resultado, só uma coisa, teve gente que achou que não ia ganhar nada e se enganou redondamente... e quem for atento, saberá quem foi o vencedor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Disputa! 16

 

Mesmo assim, acho que o Foras e o Silva é que vão se dar melhor...

 

Se eu ganhar, quem sabe:

- Blade Runner... 06

- Donnie Darko (se existir em wide, senão tá fora)

- Contatos Imediatos de 3º Grau

- De Volta Para o Futuro (1 ou o 2, o Box quem sabe 06)

- Alien (1979)

- 2001

- Stalker

- Metropolis

- Brazil

- Solaris

- Fahrenheit 451

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Donnie Darko existe em wide, mas letterbox... Acho que é uma fria... O mesmo vale para Contatos Imediatos que, segundo alguns users, está disponível em duas edições na surdina: uma widescreen anamórfico com DTS (que é o que eu tenho) e outra wide letterbox só Dolby Digital... Se eu estivesse competindo, pediria sem dúvidas qualquer um abaixo:

 

- Stalker

- Solaris

- Fahrenheit 451
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Opa, desde o início eu achei que não iria ganhar. Isso significa que fui o escolhido pelo Júri? Hehe

 

Qualquer filme da minha própria lista me deixaria bem feliz (inclusive das menções honrosas e dos cinco filmes que ainda não vi), especialmente Contatos Imediatos do Terceiro Grau ou algum do Tarkovsky ou do Kubrick. Sei que é pedir muito, mas quem não chora não mama, ué!  

 

Mas o melhor de tudo foi ler as listas e os comentários. Infelizmente teve pouca discussão sobre o que é sci-fi e sobre a importância do gênero para a história cinematográfica. Como o tópico não acaba com o prêmio, pois este serve apenas como estímulo, tenho esperança que as trocas de idéias prossigam.

 

Tem um outro filme típico das Sessões da Tarde, que eu até tinha separado umas fotos para colocar aqui quando fosse listado, o que não aconteceu. Conta a estória de três crianças e a vontade de ultrapassar barreiras impostas pela gravidade e, por extensão, pelas convenções sociais. Um desafio para os veteranos da casa, Silva, Deadman e Nacka: Que filme é esse? Vi ainda pequeno, mas me divertia muito até o terceiro ato, quando ele se perdia um pouco. Ainda assim, uma pequena gema sci-fi.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Seguindo o exemplo do Sopa e do Silva, que os demais postem aqui suas preferências do que querem ganhar... mais tarde sai o resultado, só uma coisa, teve gente que achou que não ia ganhar nada e se enganou redondamente... e quem for atento, saberá quem foi o vencedor. [/quote']

 

O que achou das minhas notas? Dá pra tornar a coisa mais competitiva? 05

 

As avaliações que fizemos serão publicadas aqui depois?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Disputa! http://www.cinemaemcena.com.br/cinemacena/forum/smileys/16.gif" height="33" width="33" align="absmiddle" alt="16" />

 

 

 

Mesmo assim' date=' acho que o Foras e o Silva é que vão se dar melhor...

 

 

 

Se eu ganhar, quem sabe:

 

- Blade Runner... [img']http://www.cinemaemcena.com.br/cinemacena/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />

 

- Donnie Darko (se existir em wide, senão tá fora)

 

- Contatos Imediatos de 3º Grau

 

- De Volta Para o Futuro (1 ou o 2, o Box quem sabe http://www.cinemaemcena.com.br/cinemacena/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />)

 

- Alien (1979)

 

- 2001

 

- Stalker

 

- Metropolis

 

- Brazil

 

- Solaris

 

- Fahrenheit 451

 

 

 

 

 

Acho que você tãm boas chances, Ruby...E o Alexei também...

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá, vou publicar as notas que foram dadas pelo júri convidado e vou fazer isso no modo conta gotas (tá podem me xingar), mas até o final da tarde já teremos conhecido os vencedores (como foi informado, o Jailcante dará um dvd também ao 2º colocado) a primeira lista é do The Deadman, reparem a nota que o bardo de Minas deu para a lista do Forasteiro:

 

The Deadman<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Silva

 

Lista Nota: 2. Motivo: Não gostei da citação de algumas obras, além de não figurar nada surpreendente.

Crítica Nota: 3. Motivo: Silva, como sempre, fez uma boa crítica, mas um tanto quanto superficial e excessivamente “descritiva”. Senti falta de mais comentários a respeito das suas impressões pessoais acerca do filme.

 

Dan

 

Lista Nota: 3. Motivo: Boa lista, mas ainda não gostei da menção de certas obras que não considero nada marcantes e/ou referenciais.

Crítica Nota: 3. Motivo: muito resumido, sintético demais. Um filme tão complexo merecia uma análise mais acurada mesmo que caísse em redundância ou repetição de adjetivos. Entretanto, fez comentários precisos acerca do preciosismo de Kubrick.

 

“Sopa de Letras”

 

Lista Nota: 3,5. Motivo: normal, mas ganhou pontos pelos “briefs” feitos (ainda aparecem obras que não gosto).

Crítica Nota: 3,5. Motivo: mesclou subjetividade e objetividade “quase” na medida certa. Resenha interessante, mas de estrutura irregular (não percebi uma concatenação muito legal entre as idéias levantadas). Além disso, não a considero a obra analisada como ficção científica.   

 

Alexei

 

Lista Nota: 4,5. Motivo: Quase “perfeita”, mas “pecou” pela inserção de “A.I” e “Minority Report”...

Crítica Nota: 4,5. Motivo: Direto, texto bem estruturado e excelente harmonia entre os parâmetros mencionados e conseqüentes análises. Destaque para as ótimas e pertinentes observações pessoais acerca das “entrelinhas” da obra.

 

Cavalca

 

Lista Nota: 3,5. Motivo: gostei pela ousadia de incluir certas obras e os comentários curtos, mas espirituosos.

Crítica Nota: 1,5. Motivo: precisa falar?

 

Julicf

 

Lista Nota: 2. Motivo: Não gostei da um monte de citações.

Crítica Nota: 3. Motivo: boa crítica sobre um excelente filme. Tá aí o problema e o porquê a nota não ser maior...

 

Rubysun

 

Lista Nota: 4,5. Motivo: quase perfeita, só não ganhou a nota máxima por ter mencionado “Fuga de Nova York” (que apesar de ser ótimo, não considero como ficção científica). Isso sem contar os comentários espirituosos e precisos sobre cada obra citada.

Crítica Nota: 4,0. Motivo: Exato. Pontual. Equilibrado. Texto bem estruturado, mas acho que poderia ter se estendido “um pouquinho mais” sobre as questões filosóficas/metafísicas do filme e a na abordagem (nem ao menos mencionada) da versão “director’s cut”.      

 

Forasteiro

 

Lista Nota: 2. Motivo: Não gostei da lista do Forasta. Achei uma das mais fraquinhas...

Crítica Nota: 4,5. Motivo: existe um consenso quase absoluto de que “Laranja Mecânica” é ficção científica. Entretanto, discordo veementemente disso. Sinceramente, não acho que só por uma história se passar num “futuro imaginário” automaticamente possa ser considerada ficção “científica.” Divagações mirabolantes, criativas, tenebrosas whatever acerca das alterações das dinâmicas sociais e comportamentais nas sociedades imaginadas nessas épocas, usualmente, não mostram nada de “ciência” que as justifiquem. Portanto, não são ficção “científica” para mim... Por conta disso, apesar de ser a melhor crítica que li nos últimos tempos (em todos os sentidos), ele “quase” tirou a nota máxima.

Link to comment
Share on other sites

Continuando com as notas, a próxima lista é a do :

 

Mr. Scofield

 

Lista do Silva<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Nota Geral: 4,4/5

Lista : 4/5

A princípio, para dar nota, avaliei os comentários sucintos a fim de procurar algo que me indicasse porque aquele filme deveria estar na lista (isso vale para todos os candidatos), independente de minhas opiniões ou gostos pessoais. Portanto, não importa se você põe Star Wars ou não na lista, mas “o que” faz você colocá- lo se assim o fizer.

A lista do Silva possui alguns comentários excepcionais (especialmente o de 2001 e de Cidade das Sombras, que mostram claramente que não são necessárias muitas palavras para expressar o quanto um filme pode vir a ser admirável) e outros mais fracos, que não me convenceram muito (como o de Robocop por exemplo). Ele avalia e mescla fatores técnicos, filosóficos e pessoais de forma muito interessante destacando os aspectos principais que compõem a estrutura dos filmes escolhidos.

Crítica: 5/5

Adoro críticas que me envolvem com riqueza em interpretações e informações que me permitem apreciar um filme ainda mais. Metropolis é um filme complexo e difícil de ser analisado por sua variedade de possibilidades interpretativas e quantidade de símbolos e metáforas que são abordadas por Fritz Lang. A estrutura da crítica do Silva é muito interessante. Primeiro, ele nos introduz no contexto histórico em que o filme está inserido, constrói uma sinopse, antes de mergulhar finalmente no mundo delicioso de simbologias, destacando as cenas que mais lhe impressionaram e convidando-nos a adentrar algumas das possibilidades interpretativas seja das cenas individuais, seja do conjunto da obra. Por fim, ele fecha a discussão mostrando a importância histórica da obra. Impossível esgotar o filme em um comentário curto, mas fica a sensação inevitável de encantamento que o filme de Lang é capaz de proporcionar. Excepcional.

Lista do Dan...

Nota Geral: 4/5

Lista 4/5

Outra lista bastante impressionante, com comentários simples, mas muito bem construídos, enumerando características que conferem aos filmes indicados um status que fazem com que seja absolutamente justa a presença deles na lista. A única ressalva pra mim é, em alguns comentários, o excesso de adjetivações como “elenco maravilhoso”, “filmagem excepcional”, etc. que muitas vezes, embora sejam extremamente significativas “individualmente”, não transmitem ao “leitor” o mesmo impacto que citações explícitas de características particulares ao mundo do filme. Note que tais adjetivações parecem exigir um complemento ou explicação enquanto por exemplo, por outro lado, quando Dan cita a “fotografia em tons gélidos e opressivos” no comentário de Minority Report parece algo particular e simplesmente completo. Não é de fato qualquer filme que pode transmitir uma sensação como esta, e isso torna o filme realmente especial, produzindo mais impacto em quem lê.

Crítica (Peso 5): 4/5

Visão muito interessante do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Dan destaca vários aspectos que podem interferir na visão do espectador e a princípio descreve uma situação de advertência para os que esperam um filme fácil e simpático. Acredito que tal colocação seja razoável mas também pode causar um certo temor ao leitor, supondo que ele deve possuir uma certa carga cinematográfica ou muita paciência para aprecia-lo. Isso não é verdade. Acredito que a paciência no acompanhamento depende da forma de envolvimento de cada um com o contexto e compreensão individual da estória. Alguns avaliam a lentidão do filme como um belo espetáculo que representa o ritmo evolutivo ou as viagens espaciais; outros acham tudo simplesmente uma exposição de efeitos especiais. O seguimento do comentário incita a curiosidade do leitor e tenta demonstrar porque o filme é tão importante para a história e Dan o faz com maestria. Senti falta, entretanto, de uma discussão mais aprofundada sobre referências interpretativas da estória porque acho que a maior riqueza do filme se encontra em tais possibilidades. Enumerar algumas poderia enriquecer ainda mais o texto e provocar mais ainda a mente do leitor. No entanto, excelente.

Lista do lthrpsm

Nota Geral:  3,6/5

Lista: 4/5

Perfeita a estrutura criada pelo Lt na construção dos motivos para os filmes entrarem na lista. Ele utiliza afirmativas curtas, explícitas e claras, através da subdivisão entre motivos e uma descrição que permite inferir porque caracteriza o filme como ficção. A proposta dele, acredito eu, foi ser sintético, mas ao mesmo tempo criativo. Acrescento que além de tudo conseguiu fazer comentários descontraídos, divertidíssimos, extremamente pessoais e superinteressantes. Simplesmente delicioso de ler e prova que não é necessário fazer comentários extremamente intelectuais ou sérios para transmitir emoções e impressões ao assistir um filme. Por outro lado, é claro que a escolha dessa estruturação não permite, mas gostaríamos de ver algumas justificativas de impressões pessoais abordadas de forma mais livre.

Crítica:  Nota 3,5/5

Boa crítica, mas acredito que poderia ser mais profunda. Há muitos aspectos interessantes que poderiam receber uma exposição mais apurada, analisando os motivos pelas quais estão presentes no roteiro, os objetivos de tais detalhes e sua contribuição para o conjunto da obra. Farenheit 451 é um filme que, aparentemente, é simples, mas possui uma linda atmosfera complexa a ser explorada (você consegue facilmente perceber isso pela própria crítica, mas fica faltando algo no comentário para interligar as diversas idéias e aguçar a curiosidade...um gostinho de “queria mais”). 

Lista do Alexei:

Nota Geral: 4,9/5

Lista: Nota  4,5/5

Resumir em parágrafos que representam uma viagem pelo mundo da ficção científica uma lista dos preferidos, após uma justificativa breve de porque os classifica assim? Simplesmente brilhante. Como o contexto se desenvolve a medida em que você vai lendo as informações parecem se complementar e envolve-lo em uma mistura interessantíssima de estilos, detalhes, técnica e impressões, é impossível não apreciar ou admirar, mesmo que os comentários sejam curtos, como deviam ser inicialmente. Destacando fatores que identificam “a raiz” que faz com que os filmes sejam tão apreciados por ele com muita descontração e elementos que lhes conferem um dinamismo excelente ao texto, talvez seja a forma mais inteligente até agora de exposição de idéias.

Crítica: 5/5

Excelente, não necessita comentários. Destaque para as impressões seguidas por exemplificações detalhadas (mesmo que curtas) e a proposição poética da obra de Spielberg (belíssima).

Lista do Cavalca

Nota Geral: 2,3/5

Lista: Nota 2/5

A lista do Cavs foi mais uma exposição dos filmes preferidos dele sem maiores pretensões. Muito agradável de se ler e retrata o jeito irônico agradabilíssimo típico dele. Enfim, a cara do próprio Cavalca.

Crítica: Nota 2/5

Cavalca não consegue esconder seu amor pelas séries de tv (a inclusão do filme original de Battlestar Galactica na lista é um indicativo claro). E logicamente não podia deixar de expressar sua indignação (mesmo que em um comentário curto) pela fraca série Serenity, através do longa metragem na oportunidade que teve. Mas atenção: não fiquem intrigados com o comentário sucinto dele, basta uma rápida olhada no blog dele pra ver que ele não entrou na competição pelo dvd só porque não tinha intenção.

Lista do Juliocf

Nota Geral: 3,4/5

Lista: Nota: 3/5

Comentários curtos não precisam necessariamente conter uma única frase, e uma tentativa de faze-lo pode ser tarefa das mais difíceis. A lista do Júlio parece mais ter um cunho descritivo “simples”, para que conheçamos seus filmes preferidos de ficção científica sem delimitar bem as características que os fazem “especiais”.

Crítica: Nota 3,5/5

Também gostei muito da crítica do Júlio. Basicamente ela envolve dois aspectos de destaque do filme nas quais Júlio analisa de forma mais descritiva: as excelentes interpretações e personagens da estória (com os quais identifica com um possível sonho do espectador de forma muito interessante) e os efeitos especiais impecáveis da produção. Acredito que há mais a se extrair da obra, razão pela qual não recebe uma nota mais elevada. Gostaria que ele tivesse desenvolvido em especial a idéia do último parágrafo, demonstrando quais os motivos pelas quais o porquê de viajar no tempo parece tão sedutor e a relação desta idéia com a discussão sugerida pelo filme.

Lista do Rubysun

Nota Geral: 4,1/5

Lista: Nota 4,5/5

Mais uma ótima lista, divertida e, ao mesmo tempo, que se comunica de modo fantástico com o leitor, identificando fatores de destaque de cada filme de modo a fazê-los ganharem vida diante de uma descrição que utiliza simplicidade na linguagem (especialmente na expressão de sentimentos do próprio Ruby quando assistira tais filmes) e valores técnicos e interpretativos na dosagem certa. E ainda não deixa de fazer críticas aos “detratores”. Ótimo.

Crítica: 4/5

Muito boa a crítica de Blade Runner. Parece que o Ruby quis nos convidar para uma análise técnica do filme a princípio. Ali são feitos comentários sobre vários fatores (naturalmente entremeados por algumas interpretações pessoais que enfatizam os efeitos técnicos, conferindo-lhes sentido na “engrenagem” que compõe o “funcionamento” do filme). Depois, explora as significâncias de alguns aspectos. Mais uma vez seria bastante interessante uma discussão um pouco mais aprofundada das impressões gerais da trama e objetivos da estória, entretanto, na minha opinião.

Lista do Forasteiro

Nota: 5/5

Lista: 5/5

Explicações perfeitas. Mistura de conhecimento, técnica, clareza nas exposições, emoção, impressões pessoais, interpretações, de forma instigante, tocante e em textos curtos (mas não tão curtos) e elucidativos sobre o porquê dos filmes na lista.

Crítica: 5/5

Algumas pessoas parecem nascer com um dom especial de se comunicar. Comentar a qualidade e a sensibilidade dos textos do Foras é algo dificílimo. A base deles é simplesmente cativante demais, mexe com a gente de forma impressionante e transmite na íntegra mais do que as impressões dele do filme. Os textos dele convidam você a se permitir participar da experiência relatada e riquíssima em detalhes, ultrapassando as barreiras da tela, adentrando um universo de fantasias onde a subjetividade, um gigantesco misto de sentimentos e principalmente a paixão pelo cinema se misturam e se harmonizam.

Tudo isso sem contar os relatos “vivos” das cenas, a cuidadosa reprodução dos detalhes, da exemplificação (e comparações interessantíssimas), da percepção das significâncias e das perfeitas construções (por vezes quase poéticas) das frases. 5 com louvor.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...