Jump to content
Forum Cinema em Cena

Wes Craven


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Wes Craven?  

23 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Wes Craven?

    • A Hora do Pesadelo
      12
    • A Maldição dos Mortos Vivos
      0
    • A Maldição de Samantha
      2
    • Hill Have Eyes
      1
    • Pânico
      10
    • Pânico 2
      0
    • Pânico 3
      0
    • Shocker - 100.000 Volts de Terror
      1
    • Vôo Noturno
      1
    • Outro. Qual?
      0


Recommended Posts

  • Members

 Com certeza quando um filme funciona, pequenos defeitos são detalhes.

 

 Como você disse "A ação" no filme do Aja faz com que o público "se identifique" muito mais facilmente com a vingança do pai de família.

 

 Mas como no filme do Craven, ele tenta dar alguma unidade familiar aos mutantes da montanha, ao invés de transforma-los simplesmente em monstros sanguinários da montanha como o Aja fez, sinto que a sensação de que "O vingador se rebaixou ao nivel dos que se vingava" (E esse é ao meu ver todo o significado do plano final do filme do Craven) foi perdida, saca?

 

 Em um caso raro, eu não consigo decidir qual das duas versões de THE HILL HAVE EYES eu acho melhor, pelos fatores que citei acima.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

1150345_10201240940199912_1694248827_n.j

 

O Monstro do Pântano (Swamp Thing, 1982) - 3/5

Wes Craven no auge da vagabundice cinematográfica, do trash, do camp... E mesmo assim divertidíssimo. Quem acha Sexta-Feira 13 o cúmulo do mal gosto cinematográfico, PRECISA conferir isto aqui. Por falar na infame série, a trilha é do ótimo e subestimado Harry Manfredini, que compôs para todos os filmes do azarado assassino da máscara de hóckey, o que significa que o climão está aqui, só que bem mais podreira, com destaque para o vilão vivido pelo respeitável Louis Jordan, que ao final se transforma em algo digno de filme da Xuxa... Ou pior, se é que é possível. Dá pra levar numa boa se o viewer entrar de cabeça na proposta. Do contrário, passe BEM longe.

(visto em netflix)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 Visto BENÇÃO MORTAL

 

 3037d8e980abd2f93ec5631ab169654b_jpg_290

 

 

 

   Na trama, Martha Schmidt (Maren Jensen) é uma jovem viúva, que perdeu o marido recentemente em um incidente com um trator. Vivendo sozinha na fazenda que herdou do marido, e tendo como vizinhos uma solitária mãe e sua filha, e uma seita de rígidos princípios religiosos comandada por um fanático, Martha recebe a visita de duas amigas, Lana (Sharon Stone) e Vicky (Susan Buckner) que vieram lhe ajudar com o luto. Mas uma série de incidentes e mortes misteriosas pode colocar a vida de Martha e suas amigas em risco. 

 

  O grande problema de BENÇÃO MORTAL é seu grande problema de identidade. O filme não parece saber realmente o que quer ser. Se em alguns momentos, ele surge como um "whodunit", em outros tenta ser um thriller sobrenatural, e em alguns momentos ainda tenta ser um thriller religioso. Mas o roteiro escrito a seis mãos parece não conseguir decidir que historia quer realmente contar, e infelizmente sente-se isso no filme.

 

 E os problemas do roteiro não estão apenas em sua falta de identidade, mas falhas graves de estrutura. Alguns dos crimes cometidos na historia simplesmente não se justificam, mesmo depois da (fraca) reviravolta final. E não se entende por que o filme insiste em dar destaque a personagem de Sharon Stone (que tem aqui seu primeiro trabalho no cinema) e seus pesadelos, se no final das contas, isso nem constrói a personagem e nem tem importância nenhuma para a trama. Soou mais como uma tentativa patética de enganar o publico.

 

  Mas apesar dos defeitos no roteiro, Craven consegue dar ao filme alguns bons momentos através da direção. A cena que ilustra o cartaz do filme, em que Lana tem uma espécie de extase sexual enquanto um par de mãos apertam sua cabeça, e uma aranha desce lentamente do teto em direção a boca da moça tem um horror onírico bem interessante (só podia, é uma sequência de pesadelo). Outra cena que merece destaque é aquela em que a protagonista tem uma cobra colocada na banheira em que esta tomando banho, sequência esta que ganharia um eco ainda melhor executado dois anos depois no clássico A HORA DO PESADELO.

 

 No geral, ninguém perde nada por não ver este BENÇÃO MORTAL. Da fase "pré pesadelo" é o pior que assisti.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 Visto VERÃO DO MEDO

 

 7b3b3997bc6b8a8b4a0d402c08cded6a_jpg_290

 

 

  Na trama, Rachel Bryan (Linda Blair) é uma adolescente que vê a sua vida ser virada de cabeça pra baixo depois que sua prima Julia (Lee Purcell) muda-se para a sua casa após o acidente que vitimou os pais da garota e mais a empregada. Julia consegue conquistar todos os membros da família, e inclusive rouba o namorado de Rachel. Mas o que era ciumes e raiva começa a se transformar em medo, quando Rachel começa a encontrar pistas que apontam que Julia pode ser uma praticante de feitiçaria.

 

  Adaptação do romance de Lois Duncan (cuja bibliografia também deu origem a EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO), este VERÃO DO MEDO tenta ser um suspense psicológico, que acompanharia a paranoia de Rachel em relação a suposta natureza sobrenatural da prima até o explosivo final. Infelizmente, o roteiro escrito por Glenn. M. Bennett (que voltaria a colaborar com o diretor em seu filme seguinte, BENÇÃO MORTAL) não consegue realmente passar essa sensação, já que em 80% do filme, Julia não tem nenhuma atitude realmente dúbia ou suspeita, e quando começa a ter, não deixa margem de dúvida para o público.

 

  Cinco anos após assombrar o mundo no clássico O EXORCISTA, Linda Blair até consegue transmitir bastante simpatia como Rachel, mas não o medo e a paranoia que supostamente devia estar sentindo. Afinal, se uma pessoa passa a desconfiar que uma garota que está morando dentro da sua casa é uma feiticeira, a pessoa devia demonstrar um pouco mais de preocupação. A atriz que interpreta Julia também não ajuda muito. Ela devia ser extremamente carismática, e ao mesmo tempo gerar desconfiança, pois supostamente deveríamos compartilhar das emoções de Rachel ou de sua família. Mas a atriz gera apenas apatia no público, o que é um erro fatal para a proposta do filme.

 

 Wes Craven não compromete, mas também não ajuda muito. Só consigo reconhecer o diretor no ótimo climax, que resulta em uma divertida perseguição de carro, mas ai já é tarde demais pra salvar o filme. Uma pena, pois VERÃO DO MEDO tinha potencial para ser um excelente suspense psicológico.

 

 Retiro o que eu disse no post anterior. Da fase "Pré Pesadelo", este daqui é o pior que eu assisti. BENÇÃO MORTAL podia até ser seus buracos de roteiro, mas tinha alguns momentos de tensão inspirados, o que falta aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Craven bem animadinho depois de Aniversário Macabro. Aliás, acho Quadrilha um Aniversário mais "light", mas há altas doses daquele tom doentio do filme de 1972, misturado um pouco com O Massacre da Serra Elétrica. Achei muito bom, tem clima, tensão, horror, tudo na medida certa, mas não vi esse clássico todo que muitos falam. 4/5 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...