Jump to content
Forum Cinema em Cena
Amfíbio

Batman: Era Burton

Recommended Posts

Mas o Batman de Burton é um heroi amoral o filme todo. Ele não hesita em matar caso isso se faça necessario. Por isso' date=' acho q ele nunca teve duvidas em matar o Coringa, não existe conflito quanto a isso.[/quote']

Ele só mata o Coringa no primeiro filme (e um capanga dele antes).

E o personagem pode até não ter o conflito, pode até ser amoral o filme todo. Mas é no expectador que a coisa mexe, uma vez que o protagonista não se assume vigilante, se assume como alguém que combate o crime, com nobreza e moral ilibadas. Ao agir de forma diversa ao que discursa (sem perceber), o Batman se transforma numa figura controversa aos olhos do expectador. Essa relação eu achei extremamente fantástica, muito superior ao herói incorruptível que Nolan estabelece em Begins.

Quem ia ser Robin nos filmes de Tim Burton era Marlon Wayans. Robin nos filmes de Burton originalmente iria aparecer em Batman o Retorno mas foi eliminado da história pois Tim Burton achou que a história tinha personagens demais. Em Batman Eternamente Joel Schumacher dispensou Marlon Wayans e escalou Chris O'Donnel para ser Robin.

Vou dar meu pítaco:

Não gosto de qualquer versão onde o Batman descobre quem é o assassino de seus pais' date=' seja ele o Coringa ou aquele meliante de Batman Begins.

Acho que uma das grandes motivações do Batman sempre foi a idéia de que, por não saber quem matou seus pais, qualquer bandido que ele enfrente e detenha pode ser o assassino e assim, mesmo que de modo nada convencional, estaria sendo feita a justiça.
[/quote']

Baseando na sua linha de raciocínio,onde a cada bandido que ele enfrente possa ser o assassino dos pais dele porque ele desconhece o autor...o que impediria ele de matar,então?Pela sua exposição o Batman teria fazer a cada bandido que enfrente a mesma dor que eles causaram e fatalmente a pena capital seria a mais coerente...não é essa linha que o Batman segue.

O evento que mata os pais de Bruce é estopim de uma saga ,de uma maldição na verdade porém não há na verdade uma "cura" e ele não é doença,e sim sua obsessão e senso de justiça é que culminam pra enfrentar o dia seguinte uma nova ameaça.

A "cura" seria se algum roteirista louco quisesse fazer um "elsewhere" em que Batman já existisse quando os Wayner fossem assassinados ,ai sim colocar o Cavaleiro das Trevas pra evitar o cenário que na verdade o criou. Pensando bem...seria legal essa ídeia...vouu registrar isso...rsrsrsrs

Mas o fato de não conhecer o verdadeiro assassino criaria a perpectiva que a Justiça do Batman seria um conceito meramente egoista pra sua busca individual por quem seja o assassino,o conceito de Justiça do Batman é maior que isso.Por que enfrentaria um deliquente juvenil que nasceu bem depois da morte dos pais dele(portanto não seria o assassino),no conceito de  justiça individualizada  não teria porquê enfrentar...mas no conceito de osessão por Justiça e combater a criminalidade como um todo sim.

O que o Burton fez foi apenas fechar um arco ,uma compensação mesmo entre o Coringa e Batman pra fazer o expectador se convencer mais da necessidade do confronto.Afinal não só leitores de Hq são interessantes pra pagarem os ingressos,é mais fácil essa explicação pra quem nunca leu uma história do personagem...

Eu pessoalmente não gosto nem do primeiro, e menos ainda da sequencia. Tim Burton sempre caiu errado comigo. Acho que tem nostalgia adoçando memória de muita gente sobre esse filme se é pra ser sincero...

Eu gosto Muito do Batman Returns.

Pra mim é a versão definitiva do personagem no cinema. Seu universo, o Natal, a fotografia.

O que mais conseguiu pegar elementos do personagens, das hqs e dele e levou pra telinha.

Gosto bastante. Algumas coisas me incomodam, mas acho o filme muito legal.

O primeiro gosto bastante também, mas gosto mais do coringa e do Batman, do que do filme. E se analisar friamente, no arco do coringa muito do roteiro do Dark knight foi sugado desse filme. (ele conversar com os capangas, ele isar a TV pra ameaçar todos, fazer todo mundo se matar por dinheiro, invadir uma festa/restaurante.

Pra mim Michael Keaton é o batman definitivo (sem zoeira) principalmente na sua versão de Batman mesmo. Ele como bruce wayne, seja para o público, seja quando recluso, não vejo nada demais. Mas ele como o morcegão, monossilábico, quieto e estrategista, achei que ficou fera.

Eu ainda tenho quer ver um Batman definitivo nos cinemas. Keaton e seus sucessores não me agradam, acho que não trouxeram nada pro personagem, Bale foi legal na proposta do Nolan, mas bastante limitado. Esperanças pro Affleck.

Pra mim o mais próximo de um definitivo é o Kevin Conroy na série Batman The Animated Series, obviamente inspirada pelo Batman do Burton, mas aperfeiçoada pela visão do Bruce Timm em uma mídia não limitada pelos sets de filmagem, um diretor pretensioso e onde o estilo gótico/noir quasi-cartunesco pôde, de fato, ser apreciado sem me tirar da experiencia.

Simplesmente não suporto aquela Catwoman Madame de S&M e Pinguim literal. Acho que tudo isso veio da visão diferenciada do Burton, que nunca fui capaz de apreciar, e raramente no filme reconheço isso como Batman. Superman do Donner me fez acreditar que homem podia voar. Batman do Burton me fez acreditar no set de filmagem...

Eu prefiro os filmes do Nolan e sua abordagem mais seria mas gosto dos filmes do Burton tambem. Na epoca do TDK muita gente, nesse forum mesmo, passou a detonar os filmes do Burton para glorificar ainda mais os filmes do Nolan. Mas quando TDK saiu muitas sequencias do filme lembravam os filmes do Burton (como o Gust comentou acima). O Coringa no meio da rua desafiando o Batman a atirar nele, Coringa tomando o controle do crime organizado, o lance das ameaças pela televisão.   

O problema dos filmes do Burton são piadinhas/infantilidades que são utilizadas em momentos inadequados. Ate hoje eu não consigo gostar do "exercito de pinguins" no Returns ou mesmo certos momentos da gangue do circo que deveriam ser ameaçadores mas acabam sendo o contrario. Por outro lado o Pinguim deformado/rejeitado pelos pais ficou bem interessante. A Mulher Gato S&M tambem ficou bacana visualmente e a interpretação da Michelle Pfeiffer é otima, bem sensual e ao mesmo tempo ameaçadora.

passou a detonar os filmes do Burton para glorificar ainda mais os filmes do Nolan. Mas quando TDK saiu muitas sequencias do filme lembravam os filmes do Burton (...). O Coringa no meio da rua desafiando o Batman a atirar nele, Coringa tomando o controle do crime organizado, o lance das ameaças pela televisão

Bruno, se bem que isso é bem relativo. Na maior parte dos casos, a preferência do espectador por este ou aquele diretor tem muito mais relação com o modo como uma cena é feita do que com o conteúdo. Há várias formas de filmar um mesmo objeto e, bem... com base nisso, a pessoa pode odiar um filme do José e amar o filme do João, ambos com base no mesmo roteiro.

Batman | Willem Dafoe quase interpretou o Coringa no filme de Tim Burton

Ator diz que roteirista pensava nele como o vilão

- Reprodução/Homem-Aranha/Sony

Willem Dafoe foi considerado para o papel do Coringa no primeiro Batman dirigido por Tim Burton. O ator revelou que o roteirista Sam Hamm imaginava ele no papel, que acabou ficando com Jack Nicholson (Via Cinema Blend).

“Hamm disse alguma coisa sobre como eu fisicamente seria perfeito para o papel, mas nunca me chegou nenhuma proposta”, afirmou.

Eventualmente, o ator acabou interpretando outro grande vilão dos quadrinhos: o Duende Verde na trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi.

Robin Williams era primera opção,  Williem Dafoe também seria uma boa escolha e daria um bom palhaço do crime, mas adoro o Jack Nicholson e gosto muito do Coringa dele, não tenho do que reclamar