Jump to content
Forum Cinema em Cena

Relacionamento com "Não-Cinéfilos"


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

Só complementar o meu post anterior: quando eu disse de 'pagar de freak' não é ser o chatão que se põe num pedestal e tal, e sim de esquisito mesmo, da imagem que se constrói quando as pessoas sabem que vc passa tardes vendo filmes e nada mais.

Mas geralmente os meus amigos tem bom gosto até. É cool gostar de Laranja Mecânica, Poderoso Chefão, Pulp Fiction. Mas isso é bom, pq sempre tem algum que resolve pedir recomendação, e eu fico bem feliz com isso e atendo. Se a pessoa não gosta de Laranja Mecânica e Pulp Fiction pq 'é violento' e depois vai assistir um filme de terror, ou um Michael Bay de primeiríssima qualidade, eu fico quieto, e pago de freak mesmo, que não fala.

 

Mas o tipo mais chato é o atendente de locadora. Os filmes são geralmente organizados em gêneros, e quando me vêem em alguma estante eles presumem que vc é fã do gênero, e tagarelam 32424 recomendações dos lançamentos mais caros, e não param. Os únicos que eu gostava de conversar (provavelmente o que eu faria se trabalhasse na locadora) aparecem de uma vez em vinte, provavelmente demitidos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uma coisa q me aborrece qnd eu entro em locadoras, é q muitas vezes a primeira coisa q o atendente diz é onde estão os lançamentos, e quais são os lançamentos. e se ele me vê olhado outros filmes, provavelmente presume q eu estou procurando os lançamentos e nao consigo encontrar, e então me diz mais um vez onde eles estão.

acho q isso acontece pq a maioria das pessoas sente uma atração enorme por filmes mais recentes, e chega à locadora procurando por eles. ou então é pq esses filmes são os mais caros, e por isso o atentente fica desesperado pra q todo mundo os alugue.

tbm me irrita qnd eles recomendam filmes como eu sei o que vocês fizeram no verão passado e se referem a eles como se fossem grandes maravilhas do cinema. 

 

nesses dois casos eu respondo com um certo ou aham, usando a expressão facial mais simpática q eu consigo encontrar numa hora dessas, e ignoro as recomendações.
Lucy in the Sky2006-11-21 17:08:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E acontece também algumas surpresas. Uma vez me perguntaram de filmes de terror, e se surpreenderam quando eu falei que adoro O Exorcista e A Hora do Pesadelo, ou outros tipos, como De Volta pro Futuro, Star Wars e Indiana Jones. Essas denominações chatas é que dão problema, 'cinéfilos' e 'não-cinéfilos', como se isso classificasse e catalogasse o gosto das pessoas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

nao é inacreditável q um cinéfilo goste de filmes pipoca (principalmente qnd se trata de cinema pipoca de qualidade, como indiana jones, por exemplo), pq ele sabe apreciar os filmes como uma forma de arte, e nao apenas como entretenimento passageiro. ao contário da maioria das pessoas, q só quer saber de filmes pop e diz q o resto é "chato". embora essas pessoas possam ocasionalmente conseguir gostar de algum "filme de arte".

nao vejo problema nenhum em usar as definições cinéfilo e não-cinéfilo. pq existe uma diferença óbvia entre esses dois grupos, e mesmo q algumas vezes essa diferença fique menor (como no caso q eu citei acima), ela nao deixa de existir. é mais ou menos como classificar os filmes por gênero: mesmo q muitas vezes os gêneros se misturem, nem por isso essa classificação está errada e deveria acabar.

as palavras cinéfilo e não-cinéfilo podem parecer politicamente incorretas para algumas pessoas, mas elas são úteis pq ajudam a tratar desse tipo de assunto. sem elas seria bem difícil (talvez impossível) manter discussões como a desse tópico.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo que as denominações tem um 'bom' intuito, são úteis, mas o que eu disse é que geralmente a coisa é interpretada como se fosse indicador do gosto das pessoas.

 

E não gostar de filmes pop é uma posição tomada por muitos cinéfilos auto-intitulados, que representam a parcela arrogante da classe, que acabou ficando com a imagem na cabeça das pessoas, generalizando mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a maioria dos filmes comerciais é ruim mesmo. esse é o caso de eu sei o que vocês fizeram no verão passado. eu nao esperava q questões psicológicas, filosóficas, e sociais complexas fossem abordadas nesse filme. tudo q eu queria era me divertir levando alguns sustos, e isso nao aconteceu.

já o chamado me fez dormir com a luz acesa por dois dias, tudo por causa das imagens daquele vídeo, q nao saiam da minha cabeça. onze homens e um segredo, a mexicana, shrek e jogos mortais tbm são exemplos de filmes pop de boa qualidade. mas é difícil achar um bom filme comercial no meio de tanta porcaria smiley24. muitos cinéfilos nem se dão ao trabalho de procurar, e isso eu tbm acho errado.

 

-------------------------------------------------------------

 

outra besteira q eu acabei de lembrar: a idéia de q animação é necessariamente coisa de criança.

uma atentende de locadora uma vez me disse q fantasia é pra crianças pequenas. pra ela, esse filme e os vídeos xuxa só para baixinhos são a mesma coisa. 11

e qnd eu estava na escola, estudava com um livro de biologia q traz o rei leão como um exemplo usado pra explicar um assunto. o professor falou sobre isso na sala, e todos os alunos (menos eu) fizeram questão de rir, pra mostrar q eram adultos, e por isso achavam desenho animado uma coisa ridícula. 11
Lucy in the Sky2006-11-21 19:08:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Chamado também foi um dos filmes de suspense que eu mais gostei. Mas as imagens que não saiam da minha cabeça eram a do suicidio e  da mãe sufocando a garotinha. Foi uma noite pra lá de mal dormida.

 

Eu procuro ficar calada quando meus amigos vem com aquelas "Efeito Borboleta é o melhor filme que eu já assisti na minha vida" e "Velozes e Furiosos é muito foda", porque gosto é gosto. O problema é que muitas vezes, são os não-cinéfilos que não respeitam muito os cinéfilos. Noutro dia no meio de uma conversa sobre Marte Ataca! eu acabei dizendo que o filme era muito trash pro meu gosto, e é claro que todo mundo ficou com aquela cara de "Você está falando do quê?", e eu tentei explicar, dizendo que alguns filmes são classificados como Trash, Cult ou B, por motivos diferentes, e tentei explicar os motivos, não que meu conhecimento do assunto seja muito extenso, mas antes que eu conseguisse falar o pouco que eu sei, teve um engraçadinho pra rir e me apontar como Nerd. Aí eu perdi a paciência e falei, "Deixa pra lá, eu ficaria uma vida tentando colocar isso na cabecinha de vocês." e é claro que depois eu é que fiquei com a fama de esnobe. Mas se todo mundo se respeitasse, todo mundo ganharia muito mais. É uma pena que eles achem que é legal zoar os outros por seus gostos. É uma pena também porque no final eu sempre me junto com os professores pra falar em alto e bom som da imbecibilidade geral, e isso só nos afasta. É claro que os amigos de verdade não fazem isso, e sabem que as indiretas não são pra eles. Mas acho que até os amigos de verdade podem se ressentir um pouco de eu conseguir acompanhar tão facilmente e com tanto interesse os assuntos dos professores, e por consequência me tornar um tipo de "queridinha". A verdade é que eu preferia estar conversando com eles, principalmente sobre cinema, mas fazer o que se eles demonstram mais interesse em O Grito.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também têm o lado bom,um colega aqui do trabalho veio perguntar "que site é esse que eu fico",então falei que era um fórum sobre cinema.Então ele falou:"Você é cinéfilo?"

-Então falei:"Curto bastante cinema"

Apartir desse fia ele sempre vêm pedir que eu indique algum filme "arte" para ele ver e depois ficamos conversando sobre eles....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O pessoal do meu serviço, qdo tem alguma dúvida sobre títulos de filme, enredo, tal, sempre recorrem a mim, pois sempre faço comentários sobre filmes que assisti.

 

Vejo em média 5 a 6 filmes por semana.

 

Certo dia, uma colega perguntou assim: "Escuta, Lu, vc não faz mais nada na sua vida a não ser assistir filmes? Nossa, parece que sua vida gira em torno disso!!!"

 

Então, por parte daqueles não-cinefilos percebo uma certa cisma, um preconceito, pois pensam que a gente não faz mais nada na vida, só cinema, cinema, cinema...17

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há uma semana atrás ...

 

Eu: ... vamos assistir esse desenho, é muito bom ... ah, o cachorro foi muito bem feito, é quase real, lembro muito da minha cadela quando vejo!

 

Amigo: como é o nome mesmo???

 

Eu: As Bicicletas de Belleville, é francês ... Belleville Rendezvous.

 

Amigo: Aaaaah tah. Vamo vamo.

 

Ontem...

 

Eu: E aí?

 

Amigo: Td bom querido? e aí? Quando vamos assistir o Belive da bicicleta???

 

Eu: 11
Link to comment
Share on other sites

  • 4 years later...
  • Members

O pessoal do meu serviço' date=' qdo tem alguma dúvida sobre títulos de filme, enredo, tal, sempre recorrem a mim, pois sempre faço comentários sobre filmes que assisti.

 

 

 

Vejo em média 5 a 6 filmes por semana.

 

 

 

Certo dia, uma colega perguntou assim: "Escuta, Lu, vc não faz mais nada na sua vida a não ser assistir filmes? Nossa, parece que sua vida gira em torno disso!!!"

 

 

 

Então, por parte daqueles não-cinefilos percebo uma certa cisma, um preconceito, pois pensam que a gente não faz mais nada na vida, só cinema, cinema, cinema...[img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/17.gif" height="20" width="21" align="absmiddle" alt="17" />

 

 

 

 
Então, por parte daqueles não-cinefilos percebo uma certa cisma, um preconceito.

 

Eu assisti A Origem 3 x no cinema (ainda queria uma 4ª) e passei exatamente por isso. E me chamavam de maluco. "Tenho mais o q fazer do q gastar dinheiro pra assistir o mesmo filme".Marcos Davi2011-02-13 00:46:43

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...