Jump to content
Forum Cinema em Cena

"Chato" é Argumento?


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Replies 223
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Chiquinho tá participando dele? 06

 

- edit -

 

Ooops' date=' agora que vi que o Nacka se referiu ao O Que vc Anda Vendo? e não ao Muletas...

 

08 

 
[/quote']

 

Ele podia ir para lá também... aliás o Chiquinho foi um dos dois usuários que deram o bolo na crítica do Cineclube em Cena, o outro foi o JeFFs... biltres.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, podem falar o que quiserem, mas chato é o único adjetivo que eu acho para Central do Brasil. Nem mais nem menos. Se me pergutarem porque, eu não sei o motivo, é simplesmente chato. 06 É a melhor, e única, definição que me vem cabeça.

O filme é todo bem feitinho, tem todos os méritos, mas no balanço final: chato! 06

 

Mas isso não é sem sentido. Pois não é o tipo de filme que me agrade. Não gosto de draminha básico. Aliás, um filme de drama para eu gostar tem que ser muito bem feito e grandioso. Grandioso no sentido de não ser apenas mais um filme melodramático, mas quase uma tragédia grega. .
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é. No meu caso' date=' eu não acho nem um pouquinho chato A Ponte do Rio Kwai, Era Uma Vez no Oeste e O Anjo Exterminador, e eu conheço pessoas que dormem quando os assistem. Isso é completamente subjetivo mesmo.[/quote']A Ponte do Rio Kwai não é, de forma alguma, chato. Nem Era Uma Vez no Oeste. São bons filmes (o primeiro, apenas sofre em mãos inexperientes), mas absolutamente toleráveis. Filme tolerável (pra não qualificar de bom ou ruim) não é chato, é aquele filme que você não teria problemas em encarar mais de uma vez.

 

Por isso que o pessoal quer o teu rim. 06 David Lean inexperiente? 09 Cara, problema algum você achar isso (muito menos pra mim, que só conheço A Ponte do Rio Kwai dele (ótimo), e o começo maçante de Lawrenca da Arábia 06), mas seus posts cairiam melhor com um "na minha opinião" ou "Eu acho"  antes das frases...hehe. Dessa maneira que coloca faz você parecer um pouco arrogante, sei lá... É só um toque.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que chato é argumento sim.

Mas aí, vem outra história: eu posso falar que a fotografia de Barry Lyndon é amadoríssima, que as edições da Thelma Schoonmaker são fracas e confusas, que o Brando é um ator péssimo e que as trilhas do John Williams e do Ennio Morricone são repetitivas.

 

Não o que argumentar, pois isso é subjetivo.

___

 

Desse jeito, o fórum nunca sai do lugar. Vc tem que explicar porque o filme é chato, e é aí que complica.

 

Eu achei o recente Vôo 93, do Paul Greengrass, chatíssimo. E eu tenho que pensar no que me irritou no filme: as tremedeiras não me permitiram enxergar os personagens; o estilo documental não me apeteceu pq eu pouco soube do aspecto humano dos personagens; as falas das pessoas na torre de comando eram na língua de quem fala avionês, língua que não domino e me irritou.

 

Coisas assim. Posso ter caído em contradição, pq eu escrevi isso em 30 segundos com o que me veio à cabeça nos 10 segundos anteriores.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

olhaí, sync. o seu tópico tá existindo, ao contrário do q eu disse. thumb

 

blockbusters eu geral eu tbm acho chato, mas só pq a maioria é mal feita.

 

cena de ação é uma coisa q eu classifico como chato, e nao sei explicar o motivo. salvo raríssimas exceções, eu nem consigo lembrar desse tipo de cena. o castor troy de nicolas cage tem um lugar especial no meu coração smiley27 06, mas a ação de a outra face sumiu da minha memória.

 

eu sempre tento dizer mais do q apenas chato, pq só essa palavra nao passa muita credibilidade, mas nem sempre é possível. há poucos dias eu disse q casablanca é "uma coisinha sem graça", e nao me peçam pra explicar essa opinião. se eu assistisse mais uma vez poderia até conseguir, ou mesmo passar a gostar do filme, mas por enquanto, é apenas chato. icon_rolleyes

 

 
Lucy in the Sky2006-11-24 15:59:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bem' date=' podem falar o que quiserem, mas chato é o único adjetivo que eu acho para Central do Brasil. Nem mais nem menos. Se me pergutarem porque, eu não sei o motivo, é simplesmente chato. 06 É a melhor, e única, definição que me vem cabeça.

O filme é todo bem feitinho, tem todos os méritos, mas no balanço final: chato! 06

 

[/quote']

 

Acho que esse post resume o tópico. 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha...acho um pouco redundante falar que "chato" é subjetivo. Se penssarmos assim, TUDO é subjetivo. Achar um filme bom ou ruim é subjetivo. Se essa tese do "subjetivo" fosse válida, por que exestiria o Forum? Seria um simplesmente: "eu acho isso e ponto final."

 

Link to comment
Share on other sites

Dá na mesma. Cada um tem sua concepção pra chato' date=' ué. O Cara se quiser pode achar De Volta Para o Futuro e Jurasic Park chatos, fazer o que? Talvez ele ache extremamente chato ver pessoas correndo de répteis pré-hitóricos. Isso aí vai de cada um.[/quote']

 

Pronto, disse tudo. 01

 

Olha...acho um pouco redundante falar que "chato" é subjetivo. Se penssarmos assim' date=' TUDO é subjetivo. Achar um filme bom ou ruim é subjetivo. Se essa tese do "subjetivo" fosse válida, por que exestiria o Forum? Seria um simplesmente: "eu acho isso e ponto final." [/quote']

 

Claro que é redundante Sync, mas nesse caso é subjetivo sim. Ou tu avalia o "chato" por meios técnicos ? icon_rolleyes

 

E eu acho que essa pergunta deveria ser ao contrário : Se essa tese do Subjetivo NÃO fosse válida, porque existiria o fórum ?  Discussão morta antes de iniciar nem tem graça...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dá na mesma. Cada um tem sua concepção pra chato' date=' ué. O Cara se quiser pode achar De Volta Para o Futuro e Jurasic Park chatos, fazer o que? Talvez ele ache extremamente chato ver pessoas correndo de répteis pré-hitóricos. Isso aí vai de cada um.[/quote']

 

Pronto, disse tudo. 01

 

Olha...acho um pouco redundante falar que "chato" é subjetivo. Se penssarmos assim' date=' TUDO é subjetivo. Achar um filme bom ou ruim é subjetivo. Se essa tese do "subjetivo" fosse válida, por que exestiria o Forum? Seria um simplesmente: "eu acho isso e ponto final." [/quote']

 

Claro que é redundante Sync, mas nesse caso é subjetivo sim. Ou tu avalia o "chato" por meios técnicos ? icon_rolleyes

 

E eu acho que essa pergunta deveria ser ao contrário : Se essa tese do Subjetivo NÃO fosse válida, porque existiria o fórum ?  Discussão morta antes de iniciar nem tem graça...

 

A questão é a seguinte: TUDO é subjetivo, mas estamos no fórum para confrontar opiniões, subjetivas, compartilhas a subjetividade, por assim dizer.

 

Existem motivos para um filme ser chato sim. Eu até que consegui falando de Vôo 93. O tema pode não te agradar, a disposição da história, o envolvimento com os personagens (um exemplo é o Tensor, que achou que os personagens de Waking Life são aborrecidos), o ritmo narrativo é falho ou não te apetece mesmo. A apreciação dos aspectos técnicos é subjetiva sim, portanto, se os termos técnicos não te agradam é tão subjetivo quanto dizer "é chato e pronto".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, eu acho que os personagens de Waking Life são completamente aborrecidos. Eles são jogados na tela de maneira nada sutil, apenas para deixarem as questões filosóficas sobre o mundo que o Linklater parece achar interessante. Pra mim não é, ou não da maneira que é apresentado. Mais maçante que uma aula de fisica.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim chato é argumento sim, talvez não seja a melhor palavra a se usada, mas acho q serve sim. Tem filmes que parecem não acabar nunca, se arrastam, eu julgo isse tipo de filme como sendo chato. Depende muito da percepeção de quem o assiste tbm, tem filmes com o ritmo mais lento que dão sono, outros não... é mto subjetivo. Conheço pessoas q acham por exemplo, Poderoso Chefão um filme massante...09

 

Link to comment
Share on other sites

Bom, minha opinião pessoal: Pergunta fácil de responder: Chato é argumento? Não.

 

Eu uso a palavra "Chato" como uma espécie de "aposto resumitivo" para designar uma sensação particular após assistir algo que não me agradou por perceber a experiência "cansativa" ou não ter me envolvido/gostado da estória/tema abordado/personagens.

 

Essa sensação, entretanto, abrange uma gama de fatores que a justificam (estes sim são argumentos) e muitas vezes temos muita dificuldade de expô-los ou identificá-los.

 

Acredito que parte de tudo esteja ligado ao inconsciente - e parece que ele anda muito a frente de nossa capacidade de exposição ou formulação de idéias (já disse para o Dook, por exemplo, que mesmo se A Vila fosse um filme perfeito sobre os temas que discute não estaria entre os meus filmes preferidos, porque não simpatizo demais com eles, eles não me tocam ou atraem tanto - vai saber por que... - e não gosto do desenvolvimento dos personagens, dentre outras coisas) outra parte está relacionada a própria exposição de fatores que conseguimos conscientemente perceber, mas simplesmente não conseguimos colocar no post ou no papel...as idéias parecem voar na nossa cabeça e você não consegue enunciá-las de forma clara e que não deixe dúvidas.

 

Em uma tentativa amadora de analisar... como "chato" não é um termo que se refere a todas as situações possíveis nas quais você não gosta de um filme, acho que a maior parte dos argumentos que ocasionam essa sensação para minha percepção das coisas são principalmente: não me envolvi com a estória (principalmente), houve problemas com a relação entre a construção dos personagens e minha interação com eles (pode ser porque os personagens são vazios demais ou porque eu simplesmente não agrado das características ou da construção da personalidade deles - e fica quase inevitável pra mim achar o filme chato se isso acontecer) , percepção de elementos que julgo bobos ou que quebram o ritmo do filme (exemplo: tenho tolerância baixíssima a humor em filmes de horror ou suspense..vai saber por que também 0606), dentre vários outros.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se ''chato'' fosse UM argumento válido o sistema de reputação entraria em colapso.

 

As pessoas se utilizam de tal termo ou mesmo   do termo ''achei legal'' para postarem sobre algum assunto que elas não tenham um certo dominío.

 

E aí vai minha dica:

 

Membro Siclano diz: ''Achei o filme  X  chato''

 

 

Membro Fulano responde: '' Argumente Sobre!''

 

 

Membro Siclano argumenta:'' ehhh.........''

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comentei sobre o filme "Boa noite e boa sorte"em outro tópico, o qual eu gostei muito. Hoje, meu querido cônjuge vem e faz o seguinte comentário:

 

"aaaah, Lu, não aguentei assistir o "Boa noite e boa sorte"

 

eu: "Por quê?"

 

ele: "Tá louco, que filme chato!!!"

 

eu: 06 Desenvolva!!!

 

ele: "desenvolver o quê?"

 

eu: ué, o filme é chato porquê? Do que vc não gostou? O que precisaria para o filme cair no seu gosto pessoal?

 

ele: "ah, ele tava muito paradão, não acontecia nada, ficavam só naquele blábláblá, ah, eu tirei o DVD e pus pra assistir o "Segurança Nacional" do Martim Lawrence que me diverti mais"

 

eu: ah! (expressando indiferença para com o filme do Martin Lawrence, que já tinha assistido, muito bobinho, e decepção por ele não ter gostado do Boa Noite)

 

 

 

 
Lu Melo2006-11-24 21:33:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Chato é um adjetivo tão relevante quanto bobo' date=' idiota ou foda. Digamos que seja exatamente o oposto à uma opinião. Ou então, no caso de considerarem esta uma verdadeira opinião, eu ainda não consegui captar seu significado.  [/quote']

 

Por que oposto à uma opinião?

 

Não apenas a palavra chato, mas sim qualquer sentença que venha a ser utilizada apenas com uma pequena palavra. A arte cinematográfica é extremamente complexa e, portanto, impossível de ser diminuida à apenas um adjetivo. Posso até considerar um filme enfadonho, mas creio que, para autenticar minha opinião, devo dissertar sobre os aspectos que me levaram a considerá-lo assim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A resposta é bem clara: não. “Chato” assim como “bom”, “foda”, “com excelentes atores e arte” é apenas a base sobre a qual você vai desenvolver seus argumentos. Não que a pessoa precise travar uma ferrenha batalha e escrever um texto para concurso, não, apenas acho que ao lidar com tais termos a pessoa continua com o cérebro estacionado e a opinião enferrujada. Cada um desenvolve da sua maneira, eu só sei de um jeito que é escrevendo textos com as introduções e usando algumas expressões comuns e comparações. Outros passam num parágrafo suas idéias. O que aconteceu foi a insustentabilidade desta base, no caso do Chiquinho, quando indagado a explicar melhor sobre o porquê de A Ponte do Rio Kwai ser chato ou ter um “roteiro cu” (este último trecho foi citado por ele). Na hora de ser posto o à prova, ele não soube argumentar e ficou dando voltas no mesmo lugar. Basta querer para que você passe seu recado de maneira compreensível, e basta querer para que você capte o recado do filme e das réplicas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

há alguns anos eu assisti blade runner e gostei muito, só nao consegui explicar o motivo, e hoje eu consigo. o q me fez gostar do filme estava lá o tempo todo, causou um efeito positivo em mim, mas naquela época eu nao captei num nível consciente. a palavra chato sozinha (sem nenhuma explicação) ocorre pelo mesmo motivo. qnd certos elementos nos fazem detestar um filme, nem sempre sabemos identificá-los, e por isso, nos limitamos a dizer q "o filme é chato".

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...