Jump to content
Forum Cinema em Cena

"Chato" é Argumento?


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members
Chato é um adjetivo tão relevante quanto bobo' date=' idiota ou foda. Digamos que seja exatamente o oposto à uma opinião. Ou então, no caso de considerarem esta uma verdadeira opinião, eu ainda não consegui captar seu significado.  [/quote']

 

Por que oposto à uma opinião?

 

Não apenas a palavra chato, mas sim qualquer sentença que venha a ser utilizada apenas com uma pequena palavra. A arte cinematográfica é extremamente complexa e, portanto, impossível de ser diminuida à apenas um adjetivo. Posso até considerar um filme enfadonho, mas creio que, para autenticar minha opinião, devo dissertar sobre os aspectos que me levaram a considerá-lo assim.

 

Sim, sim. É demasiadamente simplista resumir um filme num adjetivo tão raso como "chato". Mas como eu disse em outros tópicos, às vezes, conseguir definir um filme com uma simples palavra pode ser um golpe de gênio. A arte cinematográfica, como qualquer outra arte, é extremamente complexa, mas isso não impede de saber usar termos que sintetizam esta complexidade. Não termos como chato, ou fodão. Mas algo como intenso, frenético, shakespereano etc. Principalmente termos que remetam a um outro conjunto complexo.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 223
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Talvez sim... Concordo contigo quando diz que isto é possível, e mais ainda quando diz que palavras como a questionada neste tópico são, no tocante à complexidade, excessivamente minimalistas para serem utilizadas nesta possibilidade. Todavia, não podemos dar uma definição cabal à uma obra apenas com uma palavra - e sei que nem é este o propósito.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora minha opinião: tem horas que o termo chato é bem útil. Exemplo disso é SDA. Por que tem gente que adora, e por qual motivo muita gente odeia ou simplesmente não simpatiza? Por não gostar no tema. Por achar chato, infantil, viajado, o que for. Mas não é algo que se posse expor com argumentos.

Uma conhecida acha Senhor dos Anéis, Homem-Aranha um pé no saco, mas gosta de Almodóvar. A filha dela gosta destes filmes citados. Qual argumento usar neste caso, sendo que SDA tem todos os méritos técnicos (e não técnicos!)? É o gosto pelo tema. Assim, do mesmo modo que muita gente achou Alexandre chato (prolixo, demorado, tedioso), eu achei justamente o contrário. E aí, o que argumentar?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Talvez sim... Concordo contigo quando diz que isto é possível' date=' e mais ainda quando diz que palavras como a questionada neste tópico são, no tocante à complexidade, excessivamente minimalistas para serem utilizadas nesta possibilidade. Todavia, não podemos dar uma definição cabal à uma obra apenas com uma palavra - e sei que nem é este o propósito.  [/quote']

 

Poisé. Mas é que as vezes, devido a complexidade do filme acontece comigo o contrário: eu não consigo uma palavra ou conjunto de palavras que passam aquilo que eu senti assistindo o filme. Isso por causa da complexidade do filme!

Um exemplo (pelo menos no meu caso), acho extremamente difícil falar do filme A Mosca. É um filme que me passou uma sensação estranha e única...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok, ok. Também não gosto de SDA, e também fiquei extremamente enfadado com a obra. Nunca procurei argumentar acerca deste meu desgosto pelo filme, mas parece-me que estou começando a compreender tua opinião de outra forma. Quem sabe, algum dia, eu ainda venha a utilizar a expressão "chato" como forma de argumento. Ainda não concordo com isso, mas este teu último post me fez ser mais complacente para com a idéia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chato é um nome dado a uma sensação, ou um conjunto delas, que alguém pode sentir, porém, isso varia de pessoa para pessoa, então o que é chato pra mim pode ser legal pra você. Então se a pessoa especificar o porquê de ter considerado um filme chato, acho que o adjetivo pode, sim, ser usado como argumento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Resposta:

 

Existe filme chato para quem é chato!

 

06

 

Calma brincadeira.

 

Eu odeio filmes de comédia babaca que tentam a qualquer custo arrancar um sorriso seu. Detesto. Ontem fui na locadora aqui perto de casa e me deparei com os lançamentos: 90% filmes comédias babacas.

 

Eu não considero um filme desses chato e sim ruim.

 

Há quem considere "A Lista de Schindler" chato, mas daí e diferente de ser ruim. A palavra chato é empregada de acordo com o gosto da pessoa. Uma pessoa que não curte filmes inteligentes fala que o filme é chato ou parado. Ótimo. Prefiro ouvir isso do que: "Meu Deus que filme ruim.".

 

Entre chato e ruim existe muita diferença.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom tópico, com ótimas respostas.

 

Já disseram aí em cima que "chato" não é argumento, é opinião. Acho que isso resume bem a questão. Nem sempre queremos convencer os outros das nossas convicções. Podemos querer só dizer o que achamos de tal coisa. Nestes casos, uma opinião desprovida de valor argumentativo é suficiente.

 

Eu sou um dos que tem o hábito de achar filmes chatos, e muitas vezes isso é tudo que tenho a dizer sobre o que vi: é chato, e pronto. Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos, que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho.

 

E, sinceramente, eu ODEIO essa "direitização" quando se fala de cinema, como se tudo tivesse que ser provado por A mais B para que se chegue à opinião "vencedora".
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é. Tá cheio de filme enfadonho por aí que é aclamado mais do que deveria... eu quando assisto (principalmente aqueles feitos pra agradar a massa intelectualóide) ao invés de pensar nas qualidades' date=' vou logo mentalizando os defeitos, me interessando pelas críticas negativas, não as positivas. [/quote']

 

Por isso que vc continuará não compreendendo filmes e dizendo que eles são chatos e/ou enfadonhos...

 

Sopa' date=' me desculpe mas você esqueceu o que eu disse sobre A PONTE DO RIO KWAI... releia meus posts que você vai ver que eu não me limitei a usar somente adjetivos pra descrever os problemas deste filme. E se quer saber, ele não é chato de forma alguma.
[/quote']

 

Sorry pal, mas no seu lugar eu não indicaria aquela discussão como parâmetro para o que vc acabou de dizer... ficaria feio demais para ti.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que Chato é argumento. No entanto, para ser mais embasada, a opnião deve ser justificada.

Eu simplesmente achei A Epoca da Inocência chatíssimo, não me agradei da história, os personagens (pra mim) soaram falsos, sem credibilidade. Mas reconheço o vigor técnico do filme e o bom trabalho de Winona Ryder.
saulomeri2006-11-29 16:05:32
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Se for pra decidir qual filme é melhor, ser "chato" não é argumento por um motivo simples, um filme ser chato ou não é pura questão de gosto. Eu consegui a façanha de não achar 2001 chato, e sendo criacionista! Além disso, achei Amadeus um tanto chato, mas gostei muito e considero um dos melhores filmes que eu já vi09.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu achei 2001 legal...

 

chato é um argumento diferente...tem filme que pode ser muiiito bom...mas é ruim de assistir ou seja chato...num é aquele filme que da pra ficar revendo e revendo...

 

eu achei isso do Cidade dos Sonhos, acho q era esse um moh confuso...

 

eu achei a ideia legal, tipo da pra pensar mais achei chato pra ver denovo

 

 

Magnólia tambem achei bem chato.

 

 

Chato é quando um filme fica sendo ruim de ver no sentido que vc não se anima...acho meio q pessoal isso

 

Tipo "o piano" eu vi esse filme e nossa o filme é muito bom...tem uma historia emocionante, mas eu achei chato hehehehehe...tem hora q da vontade de parar de ver...mas depois qndo vc para pra analisar vc gosta...

 

vc fika pensando nele e tal

 

 

e deixa eu completar...eu achei Codigo da Vince muiiiito chato mais muito chato mesmo....eu tava com pouco sono e acabei desistindo de ver pra ver depois...tenho q tentar ver denovo mais falta animo

 

The Cube2006-12-08 01:43:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Comentei sobre o filme "Boa noite e boa sorte"em outro tópico' date=' o qual eu gostei muito. Hoje, meu querido cônjuge vem e faz o seguinte comentário:

 

"aaaah, Lu, não aguentei assistir o "Boa noite e boa sorte"

 

eu: "Por quê?"

 

ele: "Tá louco, que filme chato!!!"

 

eu: 06 Desenvolva!!!

 

ele: "desenvolver o quê?"

 

eu: ué, o filme é chato porquê? Do que vc não gostou? O que precisaria para o filme cair no seu gosto pessoal?

 

ele: "ah, ele tava muito paradão, não acontecia nada, ficavam só naquele blábláblá, ah, eu tirei o DVD e pus pra assistir o "Segurança Nacional" do Martim Lawrence que me diverti mais"

 

eu: ah! (expressando indiferença para com o filme do Martin Lawrence, que já tinha assistido, muito bobinho, e decepção por ele não ter gostado do Boa Noite)

 

 

 

 
[/quote']

 

Nossa eu tambem achei esse filme chato...mas eu gostei da fotografia...da historia da ideia, e tal...mas que filme chato...nossa....muito chato hehehe

 

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

Eu acho que Chato é argumento. No entanto' date=' para ser mais embasada, a opnião deve ser justificada.

Eu simplesmente achei A Epoca da Inocência chatíssimo, não me agradei da história, os personagens (pra mim) soaram falsos, sem credibilidade. Mas reconheço o vigor técnico do filme e o bom trabalho de Winona Ryder.
[/quote']

 

muito tempo se passou, mas, já que o Jail ressucitou essa bagaça e eu não havia lido esse post anteriormente, comentarei.

 

chato tanto não é argumento que você mesmo, após afirmar que A Época da Inocência é "chatíssimo" (opinião da qual, aliás, discordo, mesmo que isso não seja relevante, no momento), complementou com diversas opiniões a respeito de quais as características da obra não te agradaram, construíndo, aí sim, um argumento.

 

chato, acredito, nada mais é do que um adjetivo vazio pra caramba. é como chamar uma pessoa de "cara de melão".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião' date=' filme 'chato' é aquele que não te envolve, não te cativa, e acaba por se tornando uma experiência enfadonha. Logo, na minha opinião, é argumento sim. 03

[/quote']

 

Acho que "vazio" é, como disse o Dan, realmente a definição que melhor cabe para o adjetivo (e apenas isso) discutido por aqui. Logo que, como você mesmo pode ver, Rike, acabou tendo de preenchê-lo com uma série de justificativas. Portanto, "chato" não é o argumento em si, mas a palavra que pode catalisá-lo.
Forasteiro2007-09-13 20:48:31
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...