Jump to content
Forum Cinema em Cena

Robert Zemeckis


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Robert Zemeckis?  

41 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Robert Zemeckis?

    • A Morte lhe Cai Bem
      0
    • Carros Usados
      0
    • Contato
      7
    • De Volta Para o Futuro
      13
    • De Volta Para o Futuro II
      1
    • De Volta Para o Futuro III
      0
    • Forrest Gump - O Contador de Histórias
      14
    • Náufrago
      7
    • O Expresso Polar
      0
    • Tudo Por Uma Esmeralda
      0
    • Uma Cilada Para Roger Rabbit
      4
    • Outro. Qual?
      0


Recommended Posts

  • Members

 

Aclamado diretor (principalmente aqui no Fórum) responsável por grandes clássicos do cinema. Optei por dividir a trilogia De Volta Para o Futuro em três opções, para que houvesse maior distribuição de votos, hehe.

 

Preciso dizer mais alguma coisa sobre Zemeckis? Bom, vamos discutir sobre seus filmes e votar.

 

P.S: Não tenho nenhuma foto dele aqui, mas se quiserem "vê-lo pessoalmente", podem encontrá-lo no avatar do Jailcante.

Engraxador!2006-12-03 19:26:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar de minha adoração a De Volta Para o Futuro - Parte I, que, para quem ainda não sabe, está em meu Top 10 pessoal de todos os tempos, devo confessar que não sou um grande admirador do diretor. Aliás, considero-o, em uma visão geral de sua filmografia, bastante superestimado. Tudo bem, seu cinema é criativo, e consegue, como poucos, aliar a inteligência ao entretenimento, algo raro no cinema atual. Porém, nunca fui um grande admirador do cinema pipoca hollywoodiano, quadro do qual faz parte o diretor. Claro que, como um bom cinéfilo, não guardo preconceito algum sobre qualquer estilo (tanto que, volto a dizer, a primeira parte de BTTF é perfeita para mim, e essencialmente pipoca), mas o excesso de elementos melodramáticos maniqueístas presentes nas obras de, por exemplo, Zemeckis, Ron Howard, e até mesmo Spielberg, me encomodam um pouco. Gosto de Forrest Gump (mesmo considerando-o tão superestimado quanto o diretor), acho a segunda parte de De Volta Para o Futuro maravilhosa (a terceira cai um pouco, mas também é ótima), e Uma Cilada Para Roger Rabbit também é bastante interessante. Já A Morte Lhe Cai Bem, Náufrago e Contato, acho razoáveis ou, no máximo, bonzinhos, mas nada especial. Tudo Por Uma Esmeralda também é fraquinho, e os outros citados ainda não assisti (não me lembro de nenhum outro).  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda não assisti aos "A Morte Lhe Cai Bem" e "Carros Usados", mas votei em "De Volta Para o Futuro" porque acho difícil um filme dele superar esse clássico marcante.

Acho Zemeckis um ótimo diretor; seus filmes tem uma atmosfera leve  igual a alguns de Spielberg.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um bom diretor, com sorte de trabalhar em projetos excelentes; não é ele quem modifica o filme, mas também faz sua parte e não estraga. Vale-se da emoção e interação do espectador para com suas obras.

 

Peguemos a obra-prima Forrest Gump: O Contador de Histórias; onde Tom Hanks interpreta com tanta dedicação que o roteiro - no papel, melodramático - funciona como uma luva.  O envolvimento com a obra é indispensável para que tal funcione (e a corrida de Gump pelo amor, seu fraco Q.I, os encontros com presidentes e nomes populares são fascinantes).

 

A trilogia De Volta Para O Futuro é especiall, transforma qualquer um em criança novamente; mas é preciso abandonar os velhos pilares tradicionais e romper a barreira do sinismo e seriedade para se esbaldar com os paradoxos, idas e vindas no DeLorean, Christopher Lloyd como Doc, participações triplas de Michael J. Fox e estabelecer paralelos com outros episódios.

 

Náufrago, minha primeira experiência recordante do cinema: Hanks, de novo, um mago. Segurar m filme pela barba por duas horas é tarefa executável por ele. E o filme conta com a melhor direção do Zemeckis, explorando a solidão da personagem e sua decadência. Quando Wilson fica para trás e Hanks clama por ele, as lágrimas são indispensáveis.

 

O Expresso Polar é o mais bobo de todos e a historinha da carochina de Papai Noel e "I believe" é esquecível fora da sala de cinema; os gráficos de Play Station 2 e o garotinho responsável pelas mudanças é confuso; algumas passagens são transformadas em aventura para exaltar o som a fim de ganhar Oscar; muitas vezes, a verdadeira alma do filme é desprezada.

 

Está bom, né?
ltrhpsm2006-12-04 19:16:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok. Uma enquete do Zemeckis (como o Pato disse, é ele no meu avatar05). Gostei de todos os filmes deles (uns mais e outros menos).

 

Faltaram nas opções só o Febre de Juventude e Revelação, mas tudo bem. Vamos aos filmes dele:

 

Febre de Juventude (I Wannna Hold your Hand, 1978)

Nota 4/5 (preciso rever)

 

B00028HBJS.01._SS500_SCLZZZZZZZ_V1090448752_.jpg

 

Era um clássico da Sessão da Tarde, que há muito tempo não passa. E faz um tempão que não vejo. Teria que rever. Só me lembro que gostava pra caramba! É sobre um grupo de jovens que fazem de tudo para ver a primeira apresentação dos Beatles na TV americana. Curiosidade: Dois atores principais aqui, Marc McClure e Wendy Jo Sperber, interpretam o irmão e a irmã (Dave e Linda) do Marty McFly, em De Volta Para o Futuro.

 

Carros Usados (Used Cars, 1980)

Nota 3/5 (preciso rever)

 

carros-usados-poster01.jpg

 

Esse aqui eu só vi uma vez, quando passou na Rede 21 (atual Play TV). Gostei. Mas teria que rever também. É uma comédia sobre dois vendedores de carros rivais. Duas Curiosidades: 1) Esse filme é de 1980 e foi nesse ano que o Zemeckis junto com o Bob Gale, começaram a escrever o De Volta Para o Futuro que só seria filmado em 1985. 2) E a estrela desse filme (Deborah Harmon), fez uma participação no De Volta para o Futuro, no começo do filme, como a repórter na TV que fala do roubo do Plutonio.

 

Tudo Por uma Esmeralda (Romancing the Stone, 1984)

Nota: 4/5

 

tudo-por-uma-esmeralda-poster01.jpg

 

Outro Clássico da Sessão da Tarde (que também há muito tempo não passa na Sessão da Tarde...). Michael Douglas e Kathleen Turner formam um belo casal nessa aventura no estilo Indiana Jones, que se passa na Colombia. Teve uma continuação mais fraca não dirigida pelo Zemeckis (ele já estava ocupado com o BTTF) chamada A Jóia do Nilo (The Jewel of Nile, 1985).

 

De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985)

Nota 5/5

De Volta Para o Futuro Parte II (Back to the Future Part II, 1989)

Nota 5/5

De Volta Para o Futuro Parte III (Back to the Future Part III, 1990)

Nota 4/5

 

de-volta-para-futuro-poster01.jpgde-volta-para-futuro-2-poster04.jpg

de-volta-para-futuro-3-poster01.jpg

 

Precisa dizer algo? Ótima trilogia!!! O 1º filme é o melhor, mas meu favorito é o 2º filme (Uma montanha russa através do tempo). O 3º é uma boa conclusão, mas é o "menos melhor" dos três.

 

Uma Cilada Para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit?, 1988)

Nota 5/5

 

roger-rabbit-poster01.jpg

 

Mistura animação convencional com atores reais. É um crossover, já que traz vários astros da animação (como o Mickey Mouse, Pernalonga, Patolino, Pato Donald, Pica-Pau, Tom e Jerry, etc...) em participações (mais-que-)especiais. Se não é o melhor desse estilo, com certeza, é um dos melhores. História: Um detetive alcoolatra tem que ajudar um coelho animado a se livrar de uma acusação de assassinato.

 

A Morte Lhe Cai Bem (Death Becomes Her, 1992)

Nota 3/5

 

morte-lhe-cai-bem-poster02.jpg

 

Boa comédia estrelada por Goldie Hawn, Bruce Willis e Meryl Streep. Meryl e Goldie interpretam duas rivais que fazem de tudo para continuarem jovens e belas. 

 

Forrest Gump - O Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994)

Nota 5/5

 

forrest-gump-poster02.jpg

Filme que deu o Oscar para o Zemeckis. O filme usa a figura de um rapaz que tem um baixo QI, para fazer uma viagem por 40 anos de história americana. Ótimo filme, mas prefereria que o Zemeckis tivesse ganho o Oscar por Náufrago, que acho melhor. De qualquer jeito, é um ótimo filme. Curiosidade (SPOILER): Harley Joel Osmont, o menino do Sexto Sentido, aparece aqui como o filho do Forrest Gump.

 

Contato (Contact, 1998)

Nota 4/5 (preciso rever)

 

contato-poster01.jpg

 

Judie Foster (ótima) interpreta uma mulher que desde pequena busca indícios de contato com vida Extraterrestre. Acho um filme bem agradável, mas tenho que rever, já que não o compreendi totalmente (principalmente o final à la 2001 - Um Odisséia no espaço).

 

Revelação (What lies Beneath, 2000)

Nota 3/5

 

revelacao-poster01.jpg

 

É um filme de suspense que o Zemeckis fez pra homenagear o Hitchcock (faz várias referência à filmes dele). É bom mas o que estraga um pouco (o que me incomoda) é que apelou para o sobrenatural (coisa que o Hitch nunca fez). Conta a vida de um casal (Michelle Pfeifer e Harrison Ford) tentando recomeçar a vida depois de um acidente com a mulher. Curiosidade: Foi filmado enquanto o Zemeckis esperava o Tom Hanks emagrecer para filmar o resto do Náufrago.

 

Náufrago (Cast Away, 2000)

Nota 5/5

 

naufrago-poster01.jpg

 

Depois de um acidente de avião, o personagem de Tom Hanks fica isolado numa ilha deserta. Depois da trilogia De Volta para o Futuro é o meu filme favorito do Zemeckis. Ótimo!

 

O Expresso Polar (The Polar Express)

Nota 4/5

 

expresso-polar-poster01.jpg

 

Um filme agradável para se ver, principalmente, nessa época. Apesar da história simples (um garoto tem que voltar a acreditar em Papai Noel), tem um visual ótimo, que eu gosto, meio dark, misterioso. E personagens simpáticos.
Jailcante2007-04-08 18:36:27
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Subindo:

 

Minha ordem:

 

De Volta Para o Futuro

De Volta Para o Futuro Parte 2

Uma Cilada Para Roger Rabbit

Náufrago

Forrest Gump - O Contador de Histórias

De Volta Para o Futuro 3

Contato

Febre de Juventude

Expresso Polar

Tudo por uma Esmeralda

A Morte Lhe Cai bem

Revelação

Carrso Usados

 

Faz um tempão que vi. Teria que rever.

 

Febre de Juventude

Carros Usado

Contato
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Forrest Gump pra mim também é OP. Um dos melhores filmes da história, melhor filme da década de 90 depois de Pulp Fiction (claro!) e meu top3, eu acho.

 

Como eu já disse no forum, achei De Volta Pro Futuro legalzinho, mas nada tããão espetacular. Ainda vou ver o 2, quando tiver com paciência pois, até os 18 minutos o filme é a mesma coisa do seu antecessor 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu já disse no forum' date=' achei De Volta Pro Futuro legalzinho, mas nada tããão espetacular. Ainda vou ver o 2, quando tiver com paciência pois, até os 18 minutos o filme é a mesma coisa do seu antecessor 06
[/quote']

Uma das coisas mais divertidas de De Volta Para o Futuro 2 são as inúmeras referências ao seu antecessor. Bad argument.
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Como eu já disse no forum' date=' achei De Volta Pro Futuro legalzinho, mas nada tããão espetacular. Ainda vou ver o 2, quando tiver com paciência pois, até os 18 minutos o filme é a mesma coisa do seu antecessor 06 [/quote']

 

Troy, assista o filme INTEIRO e você verá que o BTTF 2 está longe de ser "igual" ao BTTF 1.
Jailcante2007-04-08 23:48:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu já disse no forum' date=' achei De Volta Pro Futuro legalzinho, mas nada tããão espetacular. Ainda vou ver o 2, quando tiver com paciência pois, até os 18 minutos o filme é a mesma coisa do seu antecessor 06
[/quote']

Uma das coisas mais divertidas de De Volta Para o Futuro 2 são as inúmeras referências ao seu antecessor. Bad argument.

 

Exato. BTTF deve ser "avaliado" em suas 5 horas de duração.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como eu já disse no forum' date=' achei De Volta Pro Futuro legalzinho, mas nada tããão espetacular. Ainda vou ver o 2, quando tiver com paciência pois, até os 18 minutos o filme é a mesma coisa do seu antecessor 06

[/quote']

Uma das coisas mais divertidas de De Volta Para o Futuro 2 são as inúmeras referências ao seu antecessor. Bad argument.

 

 Bad argument? 12 Isso não é relativo? Tipo, diversão eu quero dizer. E não foi um argumento, eu não terminei de assistir ainda, não critiquei.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Troy acho que ele quis dizer que o argumento dele foi bad, e não o seu, mas sei lá.

 

Forrest Gump - 10/10

De volta para o futuro - 10/10

De volta para o futuro II - 10/10

De volta para o futuro III - 9,5/10

Uma cilada para Roger Rabbit - 9/10

Naufrago - 6/10

O expresso Polar - 7,5/10

 

Pretendo ver Contato essa semana.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu já disse no forum' date=' achei De Volta Pro Futuro legalzinho, mas nada tããão espetacular. Ainda vou ver o 2, quando tiver com paciência pois, até os 18 minutos o filme é a mesma coisa do seu antecessor 06
[/quote']

Uma das coisas mais divertidas de De Volta Para o Futuro 2 são as inúmeras referências ao seu antecessor. Bad argument.


 Bad argument? 12 Isso não é relativo? Tipo, diversão eu quero dizer. E não foi um argumento, eu não terminei de assistir ainda, não critiquei.

 

OK, se você não terminou, não pode fazer julgamento algum ainda. Mas de qualquer forma, não há como não se divertir com BTTF, seu pervertido.06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uhm, vamos lá...

 

1 - Forrest Gump

2 - De Volta Para o Futuro

3 - Náufrago

4 - De Volta Para o Futuro II

5 - Uma Cilada Para Roger Rabbit

6 - Contato

7 - De Volta Para o Futuro III

8 - O Expresso Polar

9 - Revelações

 

Tudo por uma Esmeralda eu tenho aqui em casa, mas preciso rever antes de colocar no ranking.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...