Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual Livro Você Está Lendo?


Administrator
 Share

Recommended Posts

Li de um fôlego só:

9788599296158.jpg

 

É daqueles impossíveis de se largar. A autora é canadense e tem mais dois livros publicados lá fora e não traduzidos aqui. Neste ela traça através da história amarga de Jacob Jankowski, velho com idade entre 90 e 93 anos, "uma coisa ou outra" como ele mesmo num rasgo de humor ácido diz, o amargor da recessão americana. É uma história de amor singular embalada pelos números de circo com ecos de O Apanhador no Campo de Centeio de Sallinger. Não é livro pra te deixar de bom humor e feliz com a vida.

 

Jacob tem a consciência de que está velho e não lhe resta muito tempo, lhe incomoda as falhas de memória, dono de um espírito arguto se exaspera  preso a um corpo decrépito. Confinado em um asilo, convive com os demais idosos (muito contra a vontade) as agruras de quem é velho e só muito esporadicamente é lembrado pela família. A autora muito sabiamente contorna os clichês nesta fase e alterna as impressões amargas de Jacob no asilo com suas lembranças do circo. Somos arrastados para dentro de uma história sem muitas esperanças ou horizontes onde o amanhã é uma icógnita e uma elefanta aparentemente muito burra dá o tom. Esqueça o glamour do circo, a vida mambembe de viagens a lugares exóticos. Os fantasmas da fome e do desemprego acompanham os personagens rugindo como um leão esfomeado...

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou lendo A Conspiração Franciscana, de John Sack

 

Pouco antes de morrer, frei Leo, um grande companheiro de São

Francisco de Assis, escreve uma carta de despedida para seu amigo Conrad e

esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a

acontecimentos misteriosos da vida do santo. Preocupado com as

possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona

seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar

explicações. Mistura de ficção e fatos históricos esta "investigação" trará luz a fatos ocorridos na vida de São Francisco. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terminei de ler "Praticamente inofensiva" do Douglas Adams pela segunda vez.

 

O livro faz parte de uma trilogia de 5 livros (sim, eu sei. Mas Douglas Adams dizia assim) sobre o guia do mochileiro das galáxias, um humano perdido pelo espaço e etc.

Ficção científica com humor nonsense britânico.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou lendo Satíricon de Petrônio. Bem interessante, mas tem que saber um pouquinho de mitologia pra entender alguns comentários. E logo no começo já tem umas orgias bem romanas 06.gif

 

 

 

Enquanto isso procuro mais peças de G. Vicente. As que já li:

 

 

 

-Auto da Barca do Inferno

 

-Auto da Alma

 

-Auto da Índia

 

-Auto de Mofina Mendes

 

-Auto da Feira

 

-A Farsa de Inês pereira

 

-O velho da Horta

 

 

 

Procurando:

 

-Auto da Lusitânia

 

-Auto da Sibila CAssandra

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, hoje comecei a ler "Pergunte ao Pó" de John Fante. Parece que o livro vai exceder minhas expectativas.

Terminei finalmente de ler a Série "Torre Negra" de Stefen King. Ainda não sei o que falar sobre o livro. Estou pensando nele até agora. Só posso deizer que me impresionou. 

Ainda tenho que terminar de ler "Minha vida" de Charles Chaplin e "Água para elefantes" de Sara Gruen.
Link to comment
Share on other sites

 Livro - O Caçador de Pipas

 

Poucas vezes se verá na literatura personagens tão fascinantes e críveis como os encontrados em O Caçador de Pipas de Khaled Housseini. 

 

Não vi o filme ainda, mas sobre aquela frase de que uma imagem vale por mil palavras, poder-se-ia dizer que quando essa imagem é explicada de forma tão minuciosa quanto aqui, a palavra ganha.

 

Soberba análise da infância tão cara a todos nós, O Caçador... consegue ser universal mesmo se passando em Cabul no longínquo Afeganistão. O autor pinça dentre aquelas brincadeiras ingênuas que adorávamos brincar, o soltar pipa, para narrar por 3 décadas a história de Amir e Hassan dois meninos, amigos inseperáveis, unidos por um segredo impensável e por um ato de crueldade daqueles que acabam com a razão de existir. E a história deles se confunde com a história do Afeganistão e do seu povo, desvenda uma realidade que do lado de cá mal supomos existir, revela intricados códigos de conduta, formas de amor e amizade que superam o nosso minguado entendimento porque exigem um tipo de entrega ao qual não estamos acostumados. Me assustei ao terminar de ler o livro e descobrir que havia muito de Amir em mim e muito pouco de Hassan.

 

Quando o autor analisa através de Amir e seu baba a delicada relação entre um pai e um filho compreendemos o peso do silêncio desconfortável ou do elogio mal disfarçado, o enfado tão comum aos adultos de brincar com uma criança, de dispor do seu tempo e fazer algo novo. São pistas para Amir. Como ele observa depois, o pai o amava de uma maneira incompreensível para ele, isso só seria entendido muito mais tarde. 

 

E quando Hassan no seu desprendimento descomunal e verdadeira adoração pelo amigo se sacrifica de uma forma impensável pensamos cá com nossos botões, nem em um milhão de anos eu faria algo semelhante.

 

Ainda preciso ver o que Marc Forster fez com este livro... medo.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Livro%20-%20O%20Caçador%20de%20Pipas

 

Poucas vezes se verá na literatura personagens tão fascinantes e críveis como os encontrados em O Caçador de Pipas de Khaled Housseini. 

 

Não vi o filme ainda, mas sobre aquela frase de que uma imagem vale por mil palavras, poder-se-ia dizer que quando essa imagem é explicada de forma tão minuciosa quanto aqui, a palavra ganha.

 

Soberba análise da infância tão cara a todos nós, O Caçador... consegue ser universal mesmo se passando em Cabul no longínquo Afeganistão. O autor pinça dentre aquelas brincadeiras ingênuas que adorávamos brincar, o soltar pipa, para narrar por 3 décadas a história de Amir e Hassan dois meninos, amigos inseperáveis, unidos por um segredo impensável e por um ato de crueldade daqueles que acabam com a razão de existir. E a história deles se confunde com a história do Afeganistão e do seu povo, desvenda uma realidade que do lado de cá mal supomos existir, revela intricados códigos de conduta, formas de amor e amizade que superam o nosso minguado entendimento porque exigem um tipo de entrega ao qual não estamos acostumados. Me assustei ao terminar de ler o livro e descobrir que havia muito de Amir em mim e muito pouco de Hassan.

 

Quando o autor analisa através de Amir e seu baba a delicada relação entre um pai e um filho compreendemos o peso do silêncio desconfortável ou do elogio mal disfarçado, o enfado tão comum aos adultos de brincar com uma criança, de dispor do seu tempo e fazer algo novo. São pistas para Amir. Como ele observa depois, o pai o amava de uma maneira incompreensível para ele, isso só seria entendido muito mais tarde. 

 

E quando Hassan no seu desprendimento descomunal e verdadeira adoração pelo amigo se sacrifica de uma forma impensável pensamos cá com nossos botões, nem em um milhão de anos eu faria algo semelhante.

 

Ainda preciso ver o que Marc Forster fez com este livro... medo.

 

 
[/quote']

 

Realmente este livro é fascinante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Um dos melhores que já vi...

E por incrível que pareça, eu achei um grande filme. (com certeza o livro é melhor)..hahah 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terminei finalmente de ler a Série "Torre Negra" de Stefen King. Ainda não sei o que falar sobre o livro. Estou pensando nele até agora. Só posso deizer que me impresionou. 

 

 

meus parabens!!0610

isto eh um esforço estremo.... esse ano quando tiver tempo de voltar a leitura acabo o pistoleiro0712
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terminei finalmente de ler a Série "Torre Negra" de Stefen King. Ainda não sei o que falar sobre o livro. Estou pensando nele até agora. Só posso deizer que me impresionou. 

 

 

meus parabens!!0610

isto eh um esforço estremo.... esse ano quando tiver tempo de voltar a leitura acabo o pistoleiro0712

 

Realmente é um grande esforço. Eu adoro ler, e geralmente leio rápido, porém esta série eu demorei. Comecei em agosto do ano passado e terminei agora. Mas, vale a pena. Continue a ler que vc vai se impressionar. Não desista!!!!! 02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comecei a ler Noites Brancas, do Dostoiévski.

Achei muito forçados os diálogos, não creio que alguém na época em que o livro se passa falaria da forma como o protagonista fala com uma moça que acabou de conhecer... coisas do tipo "Não vejo a hora de te ver novamente, oh, ainda faltam 24 hrs pra te ver novamente, vão ser horas mortas, Céus!", ainda mais que o cara fala no início do livro que é tímido e não se relaciona muito com ninguém... mas quem sou eu pra falar assim do mestre russo... 02 Até que o livro é legal. 02
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

O Monge e o Executivo de James C. Hunter

 

Diria

que não encontrei muitos "ensinamentos" para ser colocado em prática e

achei até meio pedante. Resumindo o grande ensinamento que Hunter coloca na sua obra é: 

t

 

Trate seus comandados como você gostaria de ser tratado! Com

respeito e dignidade. Mostre-lhes o caminho a seguir, mas sejas o

primeiro da fila!

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

No momento tô lendo "A Metamorfose" de Franz Kafka.

 

O impressionante é perceber que apesar de tudo ninguém se preocupa em saber o porquê do problema e sim como levar o problema em diante. Até agora tô gostando.

 

tigo' date=' você está lendo com notas de rodapé??

 

 

[/quote']

 

Esse mesmo, mas toda vez tento não ler, tento tirar minha propria interpretação, mas é difícil nao olhar 06. A mesma coisa foi quando li O Principe de Maquiavel com comentarios de Napoleao Bonaparte.

tigo, eu li com as notas de roda pé primeiro. E depois peguei a versão de um amigo sem notas de roda pé e fui lendo encaixando oq ue tinha lido nas notas e tirando mais conclusões tb. Kafka é foda demais!16

fram2008-05-23 23:11:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members
No momento tô lendo "A Metamorfose" de Franz Kafka.O impressionante é perceber que apesar de tudo ninguém se preocupa em saber o porquê do problema e sim como levar o problema em diante. Até agora tô gostando.

 

Esse livro é muito bom.

 

E acho que, até hoje, foi o livro que me deixou mais triste. O.O

 

 

 

--- Edit ---

 

 

 

Esqueci de comentar.

 

Estou lendo Treze À Mesa da Agatha Christie.dark_angel2008-05-26 12:40:11

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

No momento tô lendo "A Metamorfose" de Franz Kafka.O impressionante é perceber que apesar de tudo ninguém se preocupa em saber o porquê do problema e sim como levar o problema em diante. Até agora tô gostando.

 

Esse livro é muito bom.

 

E acho que' date=' até hoje, foi o livro que me deixou mais triste. O.O

 

 

 

--- Edit ---

 

 

 

Esqueci de comentar.

 

Estou lendo Treze À Mesa da Agatha Christie.[/quote']

 

Achei o final bem triste tb!

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Se você não conhece muito de Psicologia, nem se dê ao trabalho de ler, vai achar um porre:

 

Estou penando lendo um livro pra faculdade 02

Sobre o Behaviorismo, escrito por um dos maiores behavioristas de todos os tempos, B. F. Skinner. É um livro fácil de ler, interessante, mas pra mim é meio maçante ler as idéias de um cara com quem eu não concordo muito! 02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

No momento tô lendo "A Metamorfose" de Franz Kafka.O impressionante é perceber que apesar de tudo ninguém se preocupa em saber o porquê do problema e sim como levar o problema em diante. Até agora tô gostando.

 

Esse livro é muito bom.

 

E acho que' date=' até hoje, foi o livro que me deixou mais triste. O.O

 

 

[/quote']

 

Achei o final bem triste tb!

 

Ainda bem que vocês não me contaram06

 

Esse é simplesmente um dos melhjores livros que já li. Não foi á toa que Heiz Politzer chegou a dizer que depois da metamorfose de Gregor Samsa, o mundo onde nos movimentamos tornou-se outro. 10

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...