Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

 

É complicado entender o que significa esse "não concordo". Afinal de contas' date=' não há com o que concordar nessa questão. É como dizer que não concorda com o ato de comer queijo ou não concorda com a pele morena.[/quote']

Perfeito. Não é que é complicado, não tem a menor lógica mesmo, parece uma forma mais comportada de dizer que não gosta de homossexualismo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É complicado entender o que significa esse "não concordo". Afinal de contas' date=' não há com o que concordar nessa questão. É como dizer que não concorda com o ato de comer queijo ou não concorda com a pele morena.[/quote']

 

O que ele quis dizer é que ele não acha que isso seja uma boa para os homosexuais, seja questão de escolha ou de sorte/azar genético.

 

O que me irrita nesse lance de preconceito ou não é que para evitar o preconceito, as pessoas tem que perder seu direito de escolha. Claro que me refiro à escolhas que não prejudiquem ninguém.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que ele quis dizer é que ele não acha que isso seja uma boa para os homosexuais' date=' seja questão de escolha ou de sorte/azar genético.[/quote']

 

 

 

E se ele disser isso' date=' não há problema algum, desde que não venha acompanhado de algum tipo de ação discriminatória.[/quote']

 

 

 

Ainda assim não faz sentido. Teria algum sentido eu achar que gostar de amarelo não é uma boa para quem gosta de amarelo?

 

 

 

Eu não vejo problema em alguem "não gostar" de homossexualismo. Aliás, seria até esquisito uma pessoa se dizer hétero e gostar de homossexualismo. Eu diria que essa está pessoa meio confusa... 06.gif

 

 

 

Não gostar disso para si, é normal. Não gostar disso nas outras pessoas já é estranho, visto que isso não é defeito ou qualidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

É complicado entender o que significa esse "não concordo". Afinal de contas' date=' não há com o que concordar nessa questão. É como dizer que não concorda com o ato de comer queijo ou não concorda com a pele morena.[/quote']

 

O que ele quis dizer é que ele não acha que isso seja uma boa para os homosexuais, seja questão de escolha ou de sorte/azar genético.

 

O que me irrita nesse lance de preconceito ou não é que para evitar o preconceito, as pessoas tem que perder seu direito de escolha. Claro que me refiro à escolhas que não prejudiquem ninguém.

 

 

 

como assim opção de escolha?

 

 você fez a sua escolha, a escolha dos outros é problema dos outros. Você é hetero.

 

Ou então eu posso ter a "escolha" de não entender quem gosta de filmes do Bay?

 

ai você vai me responder:  "e o que eu tenho haver? isso é problema seu 03"

 

Se eu entendo ou não, isso pouco importa. O fato é que o valor de sua escolha pelos filmes de Bay são tão valiosos quanto o meu ou de qualquer um por qualquer filme de qualquer diretor, não cabe a mim entender a sua escolha, mas sim gostar ou não dos filmes de Bay, entender ou não o filme. A sua explicação do porque gostou do filme não vai me fazer lhe dá plausibilidade sobre tal escolha. Não cabe a mim entender a opção sexual de ninguém, e sim gostar ou não das opções que escolherei.

 

O que eu quero dizer é que ninguém tem o porque de dar satisfações ou fazer entender de suas opções pros outros. Quem está interessado em entender os motivos que levam cada um a seguir o seu rumo, que pergunte, que ouça a falar.

 

Não cabe ninguém a julgar as escolhas feitas por cada um quanto diz respeito somente a cada um. A pergunta do Nostromos foi excelente, você acha estranho alguém gostar do vermelho? ou do amarelo? Por que você acha estranho algum homem gostar de pênis e não de uma vagina? Isso não é um imprinting cultural de uma avessão, um tratamento de estranheza a opção homossexual incorporado na nossa cultura?

 

Aah, e compartilho do seu apreço musical. Bjork é sensacional.

Gustavo Adler2010-12-29 00:43:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ainda assim não faz sentido. Teria algum sentido eu achar que gostar de amarelo não é uma boa para quem gosta de amarelo?

 

 

 

Eu não vejo problema em alguem "não gostar" de homossexualismo. Aliás' date=' seria até esquisito uma pessoa se dizer hétero e gostar de homossexualismo. Eu diria que essa está pessoa meio confusa... 06.gif

 

 

 

Não gostar disso para si, é normal. Não gostar disso nas outras pessoas já é estranho, visto que isso não é defeito ou qualidade.[/quote']

 

Sim, claro que tem sentido nostromo. Usando o exemplo do cara do chinelo. Se eu não gosto de chinelo, eu provavelmente acho que chinelo fica feio em todo mundo. Se eu não gosto de amarelo, uma casa amarela não vai me agradar. A mesma coisa vale para o homosexualismo. Eu sei que não foi uma escolha, mas eu acho que a pessoa deu azar em nascer assim, pois isso é uma característica que eu considero ruim (para ela somente, para mim é indiferente).

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Não cabe ninguém a julgar as escolhas feitas por cada um quanto diz respeito somente a cada um. A pergunta do Nostromos foi excelente' date=' você acha estranho alguém gostar do vermelho? ou do amarelo? Por que você acha estranho algum homem gostar de pênis e não de uma vagina? Isso não é um imprinting cultural de uma avessão, um tratamento de estranheza a opção homossexual incorporado na nossa cultura?

[/quote']

 

Cara, eu te acho estranho, mesmo sem saber se você é gay ou não. Eu posso achar o que eu quiser bom ou ruim para quem eu quiser, desde que eu não trate a pessoa mal.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não cabe ninguém a julgar as escolhas feitas por cada um quanto diz respeito somente a cada um. A pergunta do Nostromos foi excelente' date=' você acha estranho alguém gostar do vermelho? ou do amarelo? Por que você acha estranho algum homem gostar de pênis e não de uma vagina? Isso não é um imprinting cultural de uma avessão, um tratamento de estranheza a opção homossexual incorporado na nossa cultura?
 
[/quote']

 

Essa questão aí de "não cabe ninguém julgar" é uma utopia sem tamanho...

 

Infelizmente as pessoas acabam julgando as escolhas uma das outras, é inevitável... Agora, como bem disse o kako, o problema não estar em julgar, mas está na demonstração desse julgamento... Como eu já disse, não entendo e não concordo com o homossexualismo, mas isso é uma opinião minha, e até externalizada de forma educada, agora, não me valho desse "não concordar" para ter atitudes preconceituosas contra homossexuais... Acho que essa é uma questão importante... O que é preconceito realmente? O pensar já é uma demonstração de preconceito? Ou preconceito está na externalização vexatória e desrespeitosa do pensamento?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim' date=' claro que tem sentido nostromo. Usando o exemplo do cara do chinelo. Se eu não gosto de chinelo, eu provavelmente acho que chinelo fica feio em todo mundo. Se eu não gosto de amarelo, uma casa amarela não vai me agradar. A mesma coisa vale para o homosexualismo. Eu sei que não foi uma escolha, mas eu acho que a pessoa deu azar em nascer assim, pois isso é uma característica que eu considero ruim (para ela somente, para mim é indiferente).[/quote']

 

 

 

Achar feio não é problema. O que não faz sentido é dizer que "não concorda" com chinelo. Não gostar de uma casa amarela, tudo bem. Mas achar que é ruim o dono da casa gostar de amarelo é bizarro.

 

 

 

Esse é o problema: considera ruim para a outra pessoa. Se a pessoa está feliz, está vivendo como quer e gosta de viver, não prejudica os outros com esse modo de vida, não tem o que nós acharmos ruim. Para achar que determinada coisa é ruim para os outros, tem que haver algum problema, defeito, falha... E nesse caso não há, até onde eu sei.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Achar feio não é problema. O que não faz sentido é dizer que "não concorda" com chinelo. Não gostar de uma casa amarela' date=' tudo bem. Mas achar que é ruim o dono da casa gostar de amarelo é bizarro.

 

 

 

Esse é o problema: considera ruim para a outra pessoa. Se a pessoa está feliz, está vivendo como quer e gosta de viver, não prejudica os outros com esse modo de vida, não tem o que nós acharmos ruim. Para achar que determinada coisa é ruim para os outros, tem que haver algum problema, defeito, falha... E nesse caso não há, até onde eu sei.

 

 

 

[/quote']

 

Qual é o problema de eu achar que o cara gostar de amarelo é ruim para ele? Isso é mais do que natural e é um direito meu.

 

Eu acho que ser gay é ruim para o cara porque ele tem que dar a bunda (e isso deve doer) e porque ele sofre preconceito. Servem esses motivos? osso pensar em outros. Não tem nada de bizarro.

 

Se ele é feliz e contente, sorte dele. Ótimo, aliás, mas para mim, dar a bunda continuará sendo um mal negócio.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Achar feio não é problema. O que não faz sentido é dizer que "não concorda" com chinelo. Não gostar de uma casa amarela' date=' tudo bem. Mas achar que é ruim o dono da casa gostar de amarelo é bizarro.

Esse é o problema: considera ruim para a outra pessoa. Se a pessoa está feliz, está vivendo como quer e gosta de viver, não prejudica os outros com esse modo de vida, não tem o que nós acharmos ruim. Para achar que determinada coisa é ruim para os outros, tem que haver algum problema, defeito, falha... E nesse caso não há, até onde eu sei.

[/quote']

 

Concordo com tudo, principalmente a parte em negrito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Cara' date=' eu te acho estranho, mesmo sem saber se

você é gay ou não. Eu posso achar o que eu quiser bom ou ruim para quem

eu quiser, desde que eu não trate a pessoa mal.

 

[/quote']

 

 

 

Ai é que está, isso é problema seu 06. Como eu não vo tentar trabalhar na sua empresa, logo ....

 

 

 

E isso é preconceito, pois sou tão estranho quanto você 03!

 

 

 

PRÉ CONCEITO!

 

 

 

acho que você precisa saber o que é conceito e o que faz o conceito....

 

 

 

 

 

Essa questão aí de "não cabe ninguém julgar" é uma utopia sem tamanho...

 

 

 

Infelizmente as pessoas acabam julgando as escolhas uma das outras' date='

é inevitável... Agora, como bem disse o kako, o problema não estar em

julgar, mas está na demonstração desse julgamento... Como eu já disse,

não entendo e não concordo com o homossexualismo, mas isso é uma opinião

minha, e até externalizada de forma educada, agora, não me valho desse

"não concordar" para ter atitudes preconceituosas contra homossexuais...

Acho que essa é uma questão importante... O que é preconceito

realmente? O pensar já é uma demonstração de preconceito? Ou preconceito

está na externalização vexatória e desrespeitosa do pensamento?

[/quote']

 

Sunder,

 

 

 

primeiro, vamos concordar que pre conceito não é uma imoralidade de

fato. Você dizer que as algas são verdes se você nunca viu uma, isso é

um preconceito, pois você tece um conceito antes de ter conhecimento

para tanto.

 

 

 

Se você me acha estranho, isso é um pre conceito, pois você me acha

estranho justamente por não entender minhas ações, minhas decisões, meus

julgamentos, meus... como sendo algo normal, como sendo algo dentro do

esquadro que você vê como possível pra você mesmo se colocando em

pespectiva. Ora, você não me conhece pra dizer que o que sou é algo

inexplicável, algo anormal, "doentio"(não que seja essa a sua intenção,

mas tudo que não tem razão de ser pra uma sociedade é visto como uma

doença, tratado como tal).

 

 

 

Agora, vamos aprofundar mais na questão. A vermelhidão do vermelho, o

vermelho pra você pode causar a impressão negativa, lhe da aflição, ou alguma sensação agonistica, já para outro o vermelho pode dar a impressão positiva, de vidacidade, ou de intensidade, alguma empatia...

 

Dizer eu que gosto do vermelho, posso dizer que quem gosta de amarelo é esquisito, mas é fundamentado isso? tem algum ponto a se considerar nesse julgamento? ou é totalmente supérfulo, e pre conceituoso justamente por ignorar ou desconhecer as impressões de que quem gosta do amarelo faz do amarelo, por desconhecer ou ignorar as razões e sensações, as questões da consciência e do espírito (as impressões que se dão no inconsciênte) que levam-no a gostar do amarelo?

 

Ai é que está, não cabe a mim julgar escolhas de ninguém, e sim os materiais que foram escolhidos assim como os materiais que não foram escolhidos. Mas, para problematizar mais, o julgamento pela opção escolhida por alguem também pode ser um julgamento indireto das qualidades de quem o escolheu, o que torna sua frase realmente verdadeira quanto a utopia da ausência do julgamento acerca das escolhas dos outros.

 

Que todos tem direitos de fazer julgamentos, isso é fato, o problema é que isso direta ou indiretamente pode influenciar nas relações (e influencia). Por exemplo, o sapo me acha estranho, mas vamos dizer que eu vo lá na empresa dele pedir uma vaga de atendente, ou sei lá o que. "Ola sapo, eu sou o Gustavo Adler, queria vir aqui com as melhores das intenções trabalhar como secretário, já tive experiências com secretaria de advocacia, técnico em informática, bla bla bla". Será que não há uma minima possibilidade da impressão que o Sapo tem de mim como um cara esquisito não vá influênciar, nem que minimamente, a sua avaliação sobre minha pessoa? vamos dizer que ele me aceite, será que um simples erro que eu cometa não pode vir a reforçar tal impressão acarretando em uma decisão precipitada? ... Vamos dizer que nós somos colegas de trabalho, será que ele me achando esquisito, vai se predispor a me considerar como confiável na roda de trabalho? Será que estarei incluido no circulo de amisades do trabalho? Todo esse processo é natural do ser humano e ninguém é obrigado a aceitar e acolher ninguém como amigo ou qualquer coisa que o valha.

 

 

Agora, coloque isso em uma esfera bem, mas bem maior, que é o homossexualismo, em que em muitos e muitos casos e pessoas causa uma repugnancia nelas, não que o Sapo, você ou o Clemente tenham essa repulsa.  Será que tal sensação de estranheza não gerará algum mal estar numa possível relação com esses seres "estranhos"?

 

 

 

Qual é o problema de eu achar que o cara gostar de amarelo é ruim para ele? Isso é mais do que natural e é um direito meu.

 

Eu

acho que ser gay é ruim para o cara porque ele tem que dar a bunda (e

isso deve doer) e porque ele sofre preconceito. Servem esses motivos?

osso pensar em outros. Não tem nada de bizarro.

 

Se ele é feliz e contente' date=' sorte dele. Ótimo, aliás, mas para mim, dar a bunda continuará sendo um mal negócio.

[/quote']

 

Pois é, não serve porque você está julgando o outro na sua perspectiva. Dar a bunda pra você doe, pra ele provavelmente é um prazer, sofrer preconceito pra você pode ser uma coisa ruim a ponto de lhe fazer desistir do que é, pra eles podem ser mais um motivo para ratificar suas escolhas, suas identidades, podem ser mais um impulso para superar os problemas e fortificar sua personalidade, sua integridade.

 

Ou pro outro pode ser que o preconceito seja algo que ele se sinta bem por considerar que todos queriam fazer mas tem inveja, ou é reprimido, e isso o faz sentir bem por se sentir livre...

 

Não importa as razões, você tem direito de fazer suas escolhas e embasa-las com razões, ou o contrário. Mas o problema é que essas razões são suas, e somente suas, os motivos que levam-no a escolher tal opção e a julgar quem não as toma são seus, não há base para afirmar que uma pessoa é esquisita, inexplicável, estranha, diferente do que se espera, tomando por base seus gostos, suas razões suas impressões.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Qual é o problema de eu achar que o cara gostar de amarelo é ruim para ele? Isso é mais do que natural e é um direito meu.

 

 

 

Eu acho que ser gay é ruim para o cara porque ele tem que dar a bunda (e isso deve doer) e porque ele sofre preconceito. Servem esses motivos? osso pensar em outros. Não tem nada de bizarro.

 

 

 

Se ele é feliz e contente' date=' sorte dele. Ótimo, aliás, mas para mim, dar a bunda continuará sendo um mal negócio.[/quote']

 

 

 

Fora o fato de não fazer sentido, não há problema. Você tem suas idéias e eu as minhas. E ambos estamos expressando-as. 03.gif

 

 

 

Para ser gay não precisa "dar". Quem apenas "come", também é gay, ao contrário do que a cultura popular diz. 06.gif

 

 

 

E, pelo que sei, sexo anal só dói quando mal feito ou quando há algum problema de saúde. Há técnicas para não causar dor à parceira (parceiro, no caso dos gays) durante a penetração. Como os gays dependem bastante dessa forma de sexo para obter prazer, devem conhecer e utilizar muito bem essas técnicas.

 

 

 

E se preconceito fosse motivo para algo ser ruim, ser "mal negócio" ou incentivo para não ser como se é, os negros mudariam de cor, Woodstock não teria sido um sucesso, etc, etc...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Fora o fato de não fazer sentido' date=' não há problema. Você tem suas idéias e eu as minhas. E ambos estamos expressando-as. 03.gif

 

 

 

Para ser gay não precisa "dar". Quem apenas "come", também é gay, ao contrário do que a cultura popular diz. 06.gif

 

 

 

E, pelo que sei, sexo anal só dói quando mal feito ou quando há algum problema de saúde. Há técnicas para não causar dor à parceira (parceiro, no caso dos gays) durante a penetração. Como os gays dependem bastante dessa forma de sexo para obter prazer, devem conhecer e utilizar muito bem essas técnicas.

 

 

 

E se preconceito fosse motivo para algo ser ruim, ser "mal negócio" ou incentivo para não ser como se é, os negros mudariam de cor, Woodstock não teria sido um sucesso, etc, etc...[/quote']

 

Se não fizesse, eu provavelmente seria o único a pensar assim.

 

Enfim, você é chegado nessas discussões sem fim. Eu não muito. Claro que você já entendeu meu ponto. Eu acho que ser viado não é uma boa para quem é, o cara teve azar de nascer assim.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Achar feio não é problema. O que não faz sentido é dizer que "não concorda" com chinelo. Não gostar de uma casa amarela' date=' tudo bem. Mas achar que é ruim o dono da casa gostar de amarelo é bizarro.

 

Esse é o problema: considera ruim para a outra pessoa. Se a pessoa está feliz, está vivendo como quer e gosta de viver, não prejudica os outros com esse modo de vida, não tem o que nós acharmos ruim. Para achar que determinada coisa é ruim para os outros, tem que haver algum problema, defeito, falha... E nesse caso não há, até onde eu sei.

 

[/quote']

 

Concordo com tudo, principalmente a parte em negrito.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É o que chamo de visão utópica, necessita de um alto grau de discernimento para poder chegar perto desse tipo de pensamento... Parabéns para quem pensa assim...10

(Õ.ô)2010-12-29 18:48:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Achar feio não é problema. O que não faz sentido é dizer que "não concorda" com chinelo. Não gostar de uma casa amarela' date=' tudo bem. Mas achar que é ruim o dono da casa gostar de amarelo é bizarro.

Esse é o problema: considera ruim para a outra pessoa. Se a pessoa está feliz, está vivendo como quer e gosta de viver, não prejudica os outros com esse modo de vida, não tem o que nós acharmos ruim. Para achar que determinada coisa é ruim para os outros, tem que haver algum problema, defeito, falha... E nesse caso não há, até onde eu sei.

[/quote']

 

Concordo com tudo, principalmente a parte em negrito.
 

É o que chamo de visão utópica, necessita de um alto grau de discernimento para poder chegar perto desse tipo de pensamento... Parabéns para quem pensa assim...10

 

utópica?? Bem real, cara. Pouco me importa se um cara passou a beijar homem e se uma mulher acha bacana namorar outra. Tá me prejudicando em alguma coisa?  Não... 

Se eu ver um casal homo na rua se pegando, pra mim é indiferente. Não vou me incomodar nem ficar ofendidinho por isso.

 
Não vejo "visão utópica" nisso. É bem simples. Até porque há coisas muito mais importante com o que me preocupar...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho ridiculo um cara chegar e dizer: "po, se eu pudesse matava todos, não ia sobrar um"... (isso vale para gays, lésbicas, negros, nordestinos, pobres) O pior é que o cara realmente pensa assim, se sente incomodado e solta essas pérolas idiotas.

 

E esse tipo de pensamento só dá margem ao famigerados comentários de "inveja enrustida e repressão" (no caso dos gays)...06

 

Acho que as pessoas tem que cuidar mais de sua vida e esquecer a dos outros. Não gosta de gay, gordo ou negro? ok, vc não é obrigado a ser amigo dele ou coisa que o valha. Ninguém é. Se quiser, vc pode odiar todo mundo, inclusive odiar a si próprio.

  

Agora ficar de picuinha, perseguição e dedicar parte de sua vida numa "cruzada" contra certas pessoas é idiotice...07

 

 
Sall2010-12-29 21:22:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Pois é' date=' não serve porque você está julgando o outro na sua perspectiva.

[/quote']

 

Não preciso (e não vou) ler mais nada. Perdeu tempo escrevendo. Isso aqui já é suficiente. 06

 

 

obrigado por constar-te a ti mesmo o preconceito!

 

Não leu e não vai ler mas cria conceitos com base em seu mundo!

 

Será que é algum grau de autismo 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Sall' date=' eu penso da mesma forma. Agora, se alguém me

perguntasse se eu gostaria de ter nascido biba, é claro que a resposta

seria "nem fodendo". Esse é o ponto.

 

 

[/quote']

 

falou tudo, você ter nascido biba. Logo, você seria estranho ser biba, mas o outro não 03

Gustavo Adler2010-12-30 10:29:28

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...