Jump to content
Forum Cinema em Cena

Peter Jackson


Administrator
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Peter Jackson?  

40 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Peter Jackson?

    • Fome Animal
      8
    • Almas Gêmeas
      6
    • Os Espíritos
      1
    • O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
      4
    • O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
      2
    • O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
      13
    • King Kong
      9


Recommended Posts

  • Members

Essa versão estendida eu não pude conferir ainda (de nenhum, diga-se), mas eu gosto de As Duas Torres., vejo qualidades ali, coisas interessantes e tudo mais. A única coisa é que eu tenho bem claro na minha cabeça é que os outros dois são melhores (e sociedade > retorno - o post anterior foi apenas para chegar ao "As Duas Torres está um pouco abaixo dos outros dois"). E falei isso até porque teve uma época aí em que eu ficava em sérias dúvidas entre o primeiro e o terceiro, e nunca cheguei a jogar o segundo nessa disputa. Mas hoje em dia, com tudo devidamente revisto, A Sociedade do Anel se destaca ali.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho A Sociedade do Anel, por enquanto, disparado o melhor filme da trilogia e o melhor do Jackson. Não Pato, sou mortal também e só vi a trilogia SDA e King Kong.

 

Enfim, gosto de O Retorno do Rei, mas acho aquela apoteose um pouco indigesta em momentos. As Duas Torres tem bons momentos, mas tem vários momentos que é um legítimo saco. Mas eu tô pra rever a trilogia faz um tempo.

 

Já King Kong, esse pra mim não é ruim, mas sei lá, achei um saco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Está faltando o primeiro filme da carreira do diretor ai, cadê o Bad Taste? Mas também não vi, não faz mal. No mais gostei do que foi feito dos seus filmes até agora. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Os melhores até agora são a Trilogia do Anel, com destaque para o Retorno do Rei e King Kong. Os Espíritos é divertido, ou melhor, diversão sem compromissos. “Almas Gêmeas” não vi ainda e tem a Kate gordinha, que sempre deixou a desejar em sua filmografia. Acho que este é o principal motivo de ainda não ver este filme.

 

Aproveitando:

 

 

Peter Jackson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Peter%20Jackson%20na%20première%20mundial%20de%20O%20Retorno%20do%20Rei.%20Dezembro%20de%202003

magnify-clip.png
Peter Jackson na première mundial de O Retorno do Rei. Dezembro de 2003

Peter Jackson é um roteirista, cineasta e produtor de filmes nascido na pequena cidade costeira de Pukerua Bay, Nova Zelândia, em 31 de outubro de 1961. Filho de Bill e Joan Jackson, ambos imigrantes ingleses, ele ficou conhecido por dirigir a trilogia épica O Senhor dos Anéis, adaptada por ele, juntamente com Fran Walsh e Philippa Boyens da obra de J.R.R. Tolkien.

Um de seus primeiros filmes, um sucesso do gênero trash, é Braindead (1992) . Mais tarde, pelo seu filme Heavenly Creatures (1994), Jackson dividiu uma indicação para o Oscar de Melhor Roteiro Original com sua esposa, Fran Walsh. O casal possui dois filhos, Billy Jackson e Katie Jackson.

Índice

[esconder]

1 Carreira

2 Filmografia

3 Curiosidades

4 Prémios

 

//

if (.showTocToggle) { var tocShowText = "mostrar"; var tocHideText = "esconder"; showTocToggle(); }

//]]>

 

 

Carreira

Quando um amigo de seus pais presenteou o pequeno Peter Jackson, aos seus 8 anos, com uma câmera Super 8, o garoto, que já se divertia tirando fotos, começou a fazer seus próprios filmes, que ele gravava com seus amigos. Eles eram curtos, mas já mostravam uma das características principais do futuro cineasta: efeitos especiais impressionantes e a baixo custo. Jackson começou a desenvolver projetos mais sérios a partir de sua entrada em um concurso local que procurava estimular filmes amadores e infantis. Para esse concurso ele utilizou o recurso de animação em stop motion para criar um monstro arruinando uma cidade, mas infelizmente não chegou a vencer.

Aos 22 anos, um de seus projetos mudou o rumo de sua carreira cinematográfica. O filme trash Bad Taste começou como qualquer outro filme de Peter Jackson: de forma amadora, com poucos recursos e com seus amigos atuando e auxiliando-o. Ele mesmo fez o filme praticamente sozinho, dirigindo, produzindo, filmando e estrelando em vários papéis, inclusive o de herói. Levou cerca de quatro anos para finalizar o filme, que cresceu de meia hora de duração,conforme o planejado, para um longa metragem de 90 minutos.

O que começou como uma piada, se transformou num clássico. Um amigo de Jackson, que já estava envolvido na indústria cinematográfica, o convenceu que o filme tinha atrativos comerciais, então decidiram levar o resultado final ao Festival de Cannes. Lá, o filme foi aclamado pelos críticos e ganhou vários prêmios. Bad Taste agradou principalmente pelo seu humor bizarro e pelo excesso de efeitos especiais, alguns realistícos, outros hilários graças ao seu visual amador. Os direitos do filme foram vendidos a doze países, e Peter Jackson tornou-se um diretor reconhecido, iniciando então a sua carreira profissional como cineasta.

Diferente de outros diretores neozelandeses, Jackson permaneceu na Nova Zelândia para fazer os seus filmes, fazendo com que Hollywood viesse até ele. Esse foi o início de várias companhias de suporte e produção. Grande parte de seus bens estão localizados na Península de Miramar, em Wellington, e muitos de seus filmes se passam ao redor da cidade.

Um perfeccionista em relação aos seus projetos, Jackson demanda vários takes de cada cena (sempre pedindo "mais um para dar sorte"), exige que sua equipe de efeitos especiais faça o seu trabalhos sem falhas e insiste na fidelidade das miniaturas mesmo nos lados que nunca aparecem. Ao contrário do que se possa imaginar, algumas de suas mais belas tomadas foram tiradas enquanto voava de uma locação à outra, casualmente. Apesar do seu perfeccionismo, ele tem a reputação de pedir um orçamento mais barato para seus filmes que outros diretores.

O filme que seguiu a finalização da trilogia O Senhor dos Anéis foi o remake do clássico de 1933 King Kong, que inicialmente inspirou Peter Jackson a se tornar um cineasta, aos 9 anos. Segundo foi anunciado, a Universal Studios pagou-lhe 20 milhões de dólares adiantados mais 20% do total da bilheteria. O filme foi lançado em 14 de dezembro de 2005 e o elenco inclui a atriz indicada ao Oscar Naomi Watts, o vencedor do Oscar de melhor ator Adrien Brody, Jack Black, Colin Hanks e Andy Serkis. A produção de King Kong custou mais de 200 milhões de dólares e o corte final tem duração de mais de três horas, superando em ambos os aspectos o filme original de 1933.

Sua atenção agora deverá mover-se para a sua versão cinematográfica do best-seller de Alice Sebold intitulado "Uma vida interrompida: Memórias de um Anjo Assassinado" (The Lovely Bones, no inglês, no original). O filme será escrito e dirigido por Jackson, que alegou se sentir aliviado por se afastar um pouco dos épicos de larga escala e voltar a se aproximar aos seus filmes anteriores como Heavenly Creatures.

Peter Jackson também está envolvido como produtor executivo no filme Halo, uma adaptação do jogo de mesmo nome, que ele próprio alega ser fã e jogar nas horas vagas. O filme está sendo esperado para o meio de 2007.

Filmografia

Bad Taste (1987)

Trash - Náusea Total (Brasil); Carne Humana Precisa-se (Portugal)

Meet the Feebles (1989)

Meet the Feebles (Brasil); Feebles, os terríveis (Portugal)

Braindead (também conhecido por Dead Alive) (1992)

Fome animal (Brasil); Morte cerebral (Portugal)

Heavenly Creatures (1994)

Almas gêmeas (Brasil); Amizade sem limites (Portugal)

Forgotten Silver (1995)

The Frighteners (1996)

Os espíritos (Brasil)

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001)

O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel (Brasil); O Senhor dos Anéis: A irmandade do anel (Portugal)

The Lord of the Rings: The Two Towers (2002)

O Senhor dos Anéis: As duas torres (Brasil) (Portugal)

The Lord of the Rings: The Return of the King (2003)

O Senhor dos Anéis: O retorno do rei (Brasil); O Senhor dos Anéis: O regresso do rei (Portugal)

King Kong (2005)

The Lovely Bones (2007) (em pré-produção)

Halo (2007) (anunciado) - Produtor

Temeraire (2007) (anunciado)

Curiosidades

Jackson, em diversas ocasiões, faz pequenas participações em seus filmes.

Na trilogia O Senhor dos Anéis, ele interpretou um cidadão de Bree (A Sociedade do Anel), um soldado arremessador de lanças (As Duas Torres) e um capitão corsário (O Retorno do Rei). Na versão extendida de O Retorno do Rei, sua participação tem maior duração, enquanto na versão para cinemas, sua aparição é instantânea. Ele também fez uma aparição na versão cinematográfica como um cavaleiro durante o ataque nos Campos de Pelennor.

Em King Kong, ele aparece como o piloto de um bi-planador atacando Kong. Trata-se de uma homenagem ao cineasta da versão de 1933 do filme, Merian C. Cooper, que fez a mesma coisa na sua produção.

Em Os Espíritos, Jackson é um motoqueiro.

Em Almas Gêmeas, ele é um mendigo que é beijado por Juliet Hulme.

Em Fome Animal, ele é o assistente do médico legista e também é o capturador do Macaco Rato que morre no início do filme.

No seu filme Fome Animal, os nativos da Ilha da Caveira são interpretados pelos jogadores do time nacional de rugby de Fijian.

Entre O Retorno do Rei e King Kong, ele perdeu bastante peso (22.5 kg) ao ponto de ficar irreconhecível por alguns fãs. De acordo com o British Daily Telegraph, ele atribuiu sua perda de peso a uma dieta. Ele disse: "Eu simplesmente fiquei cansado de ser acima do peso e difícil de entrar nas roupas, então eu mudei minha dieta de hamburgueres para yogurte e muesli e parece ter funcionado."

Os rumores de uma eventual rivalidade entre Jackson e George Lucas são aparentemente falsos. Jackson afirma que aprendeu como fazer efeitos especiais com a Industrial Light and Magic, de Lucas.

Ele tem modelos originais de King Kong e de um Pterossauro usados na versão original de 1933 do filme.

Em King Kong, há, dentro do navio, uma jaula com a inscrição "Sumatran Rat-Monkey - Beware the bite!" - uma homenagem ao terceiro filme de Jackson, Fome Animal.

Ele recebeu $20 milhões para dirigir King Kong, o maior salário já pago para um cineasta no processo de produção.

Prémios

Óscar Óscar para Melhor DireçãoThe Lord of the Rings: The Return of the King em 2003

Óscar Óscar para Melhor FilmeThe Lord of the Rings: The Return of the King em 2003

Óscar Óscar para Melhor Roteiro AdaptadoThe Lord of the Rings: The Return of the King em 2003

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Este é O tópico onde dá até nojo dos fãzóides...07

 

Eu sabia que você apareceria aqui fiquei contando os segundos da minha postagem até você aparecer. 06 Sei que sou irresistível Maul.  06

A propósito esqueci de “Fome Animal”. Alguém quer mingau com uma orelha?06 O filme é hilário, puro trash.  Vale a pena conferir.

Plutão Orco2007-05-22 16:15:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A trilogia SDA é o melhor dele mesmo. E o Retorno do Rei, o melhor dos 3.

1) SDA - Retorno do Rei 5/5

2) SDA - Sociedade do Anel 4/5

3) SDA - As Duas Torres 3/5

4) Os Espíritos 3/5

5) King Kong 3/5

 

Não sou fã do King Kong, prefiro Os Espíritos mesmo, mas já faz um tempo que não o vejo.

 

Fome Animal faz um tempão que vi (nem lembro direito), e Almas Gêmeas não vi ainda.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O top é mais ou menos assim:

 

01. Almas Gêmeas (1994)

02. King Kong (2005)

03. Fome Animal (1992)

04. O Senhor dos Anéis (2001/2002/2003)

05. Os Espíritos (1996)

 

Yeah, macacão peludo > hobbits com pés peludos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) SDA - Retorno do Rei 5/5 10, simplesmente o melhor filme da década até agora(na minha opinião)

2) SDA - As Duas Torres - 5/510

3) SDA - A Sociedade do Anel - 5/510, Toda a trilogia SDA é magnifica em todos os aspectos. Se Tolkien estivesse vivo com certeza iria fazer uma homenagem ao Peter Jackson pelo modo como ele adaptou os livros.

4) King Kong - 5/510, adorei o remake. é bem fiel ao filme dos anos 30 e inovador ao mesmo tempo.

5) Os Espiritos - 4/505

6) Fome Animal - 3/501

 

Não vi Almas Gêmeas.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É claro que SdA é a obra máxima do PJ. SdA é um divisor de águas no cinema' date=' o suprasumo da sétima arte, o ápice da capacidade criativa em alta dimensão, é..é...best of the best.16

 

060606
[/quote']

 

Olha que o Maul vai achar que é verdade que você postou e encher o saco. Seja menos irônica Rosinha.06

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...