Jump to content
Forum Cinema em Cena

As Maiores Injustiças do Oscar


Armando
 Share

merecia pelo menos uma estatueta ?  

26 members have voted

  1. 1. merecia pelo menos uma estatueta ?

    • Kill Bill
      34
    • Matrix Reloaded/Revolutions
      3
    • Harry Potter
      12
    • A Paixão de Cristo
      6
    • Super Size Me
      0
    • Shrek 2
      2
    • Farenheit 11 de Setembro
      1
    • Má Educação
      2
    • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
      7
    • Cidade de Deus
      15
    • Magnólia
      31
    • Outros(Cite)
      15


Recommended Posts

  • Members

Texto do blog Epílogo -  http://www.epilogo.blogger.com.br/ :

 

 

 

 

:: especial ::
OS MELHORES FILMES QUE PERDERAM O OSCAR

Contestar a subjetividade das escolhas do Oscar não deixa de ser, na maior parte do tempo, uma atitude meramente subjetiva. Mas qual cinéfilo, em sã consciência, não a faz todo o tempo? Pelo simples prazer de imaginar que a glória da estatueta dourada cai no colo do filme do coração, aquele que, por um motivo ou outro, nos arrebata ao sair da sala escura, fazendo surgir aquele sentimento único que só o fiel apaixonado pela sétima arte tem. Desde que o prêmio da Academia de Artes e Ciências de Hollywood começou a ser entregue, em 1929, alguns dos maiores e melhores filmes de suas épocas acabaram amargando o gostinho de esquentar banco durante a festa. São eles:


#10 Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)

Não há como não se render ao genial espetáculo orquestrado por Francis Ford Coppola sobre a Guerra do Vietnã. Seu visual impressionante e seus personagens eternizados foram preteridos pelo drama Kramer vs. Kramer, de Robert Benton, talvez pela incapacidade de premiar a veracidade do horror de uma batalha até hoje lembrada.


#9 Uma Rua Chamada Pecado (Elia Kazan, 1951)

Se for pecado desejar, Vivien Leigh e Marlon Brando devem estar fervendo no inferno. Duas das melhores atuações de todos os tempos se reúnem no drama de Elia Kazan sobre a arte de se encantar pelo abominável, um vício peculiar e amoral. Mas inexplicavelmente o melhor filme do ano foi o insosso musical Sinfonia em Paris, de Vicente Minnelli.


#8 Os Bons Companheiros (Martin Scorsese, 1990)

Em voga por finalmente ter seu trabalho reconhecido com um Oscar, Martin Scorsese já deveria ter uma prateleira repleta deles. Um retrato sobre os bastidores da máfia com habilidade, explosão e violência já havia sido construído sob o olhar de Henry Hill, mas a união entre a Guerra Civil Americana e os Sioux em Dança com Lobos, de Kevin Costner, levou o prêmio.


#7 Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)

Primordial em se tratando de direção de câmera, que não apenas efeitos novos traziam ao cinema, mas compunham junto com a história a personalidade do protagonista, Kane e Orson Welles foram preteridos pelo conservadorismo de Como era Verde o Meu Vale, de John Ford, que brincava longe dos faroestes.


#6 Moulin Rouge! (Baz Luhrmann, 2001)

Precisou um australiano para sacudir Hollywood com um musical kitsch, brega, romântico e fabuloso, e subverter as regras de um gênero que consagrou a Meca do cinema durante anos. O visual fantástico, o estilo pop inserido num contexto de época e a vibração da união entre imagem e som não foi suficiente para tirar o prêmio das mãos da burocrática biografia Uma Mente Brilhante, de Ron Howard.


#5 Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)

Passeando pelas ruas da violenta Manhattan, onde o famoso sonho americano não se constrói, novamente Martin Scorsese mete o dedo na ferida do Vietnã, dessa vez mostrando os alcances sociais gerados pela guerra. Ninguém jamais esquecerá Robert De Niro olhando para e tela e gritando "are you talkin' to me?" incessantemente. A estatueta de melhor filme ficou com Rocky, Um Lutador, de John G. Avildsen.


#4 A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols, 1967)

Talvez este seja a única comédia essencialmente romântica - e nem por isso um fantástico drama - que entre para a história como uma obra-prima. O texto inteligente, a trilha sonora pulsante e deliciosa, e figuras cativantes como Mrs. Robinson e Benjamin são alguns dos ingredientes que dão ao filme o toque de genialidade, coroado por Mike Nichols. Oscar para No Calor da Noite, de Norman Jewison.


#3 Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)

A postura covarde de dar o Oscar para Operação França, de William Friedkin, é justamente o caráter contrário do melhor filme de Stanley Kubrick. Mas quem se importa? A ousadia, marca registrada do diretor, está presente em cada cena desse que é um retrato social de qualquer tempo, sem deixar de ser uma sátira à hipocrisia de todos, e talvez por isso represente tanto para nós como para Alex DeLarge.


#2 As Horas (Stephen Daldry, 2002)

Esqueça essas teorias de "filme para mulheres": o que As Horas traz para a tela nada mais é do que a alma humana. Drama contundente e complexo sobre o peso que as nossas decisões acarretam no futuro, é um dos filmes que talvez tenha um dos melhores conjuntos da história. Com precisão e intensidade reflete tudo aquilo que se espera de Clarissa, Laura e Virgínia, as protagonistas de uma história universal. Ganhou Chicago, de Rob Marshall.


#1 Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)

Um dos melhores diretores (senão o maior) em seu melhor filme. Exagero? Crepúsculo dos Deuses, com seu roteiro magistral, absorvia o que de maior havia no esplendor do cinema até então realizado. A união entre o novo e velho, o que fora fascinante e a busca pelo sucesso, guarda em seu íntimo aquela sensação de que não há conhecimento maior do que conhecer a você mesmo. E como Norma Desmond disse: "ainda sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos". Ganhou A Malvada, de Joseph L. Mankiewicz.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com exceção de AS HORAS, que eu não votaria como o melhor em detrimento de O PIANISTA, a lista está bastante interessante.

E os comentários sobre o filme de Billy Wilder (também o considero o melhor, junto do Bergman) são bem pertinentes; só não considero um absurdo porque A MALVADA é excepcional também!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desses aí eu vi todos, só não vi alguns vários dos filmes que levaram em cima deles (dos que levaram em cima desses aí, só vi Rocky e Operação França). Embora Laranja Mecânica seja uma das maiores ops que eu já vi, Operação França não é ruim não, é bom, e muito, inclusive.

 

Já Rocky...

 

Sobre o top 10, alguns deles (Laranja Mecânica, Apocalypse Now, Taxi Driver) são meus preferidos de todos os tempos... Crepúsculo dos Deuses também, Cidadão Kane, gosto muito de Uma Rua Chamada Pecado também. Moulin Rouge, As Horas e A Primeira Noite de um Homem também gosto bastante, mas acho que incluiria outros em seus lugares...
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Taxi Driver e Os Bons Companheiros são duas das três ou quatro obras-primas de Scorsese.

Precisa dizer mais alguma coisa?

 

Não gosto tanto de Moulin Rouge quanto a maioria. Eu o considero um bom filme, mas falam dele quase como se fosse uma obra-prima, e pra mim isso é exagero. Considerando todos os cinco indicados, se dependesse de mim o vencedor teria sido O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Se tivesse q escolher apenas entre Moulin Rouge e Uma Mente Brilhante, ficaria com o primeiro.

Chicago foi uma vitória um tanto estranha, pq não ganhou na categoria direção ou roteiro. É muito bom, mas não mereceu o Oscar de melhor filme. As Horas, O Senhor dos Anéis - As Duas Torres ou Gangues de Nova York teriam sido escolhas melhores.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...