Jump to content
Forum Cinema em Cena

Distribuidoras - Qual foi o Fundo do Poço


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Perdão pelo assunto off-topic, pessoal, mas essa dúvida é importante e o assunto é bem confuso.

 

Filmes em Widescreen aparecem com barras (menores na TV Wide) nas duas televisões (principalmente se for 2.35:1).

 

Letterbox na informação da capa não quer dizer que é = DVD não-anamórfico. Tanto é verdade que se você pegar o box de Star Wars,

da trilogia clássica, está escrito Widescreen Letterbox 2.35:1, e os

DVDs são todos anamórficos (eu me refiro às versões alteradas, que

sairam em 2004).

[/quote']

 

Então, na prática, não há diferença entre Letterbox 16x9 e wide anamórfico num televisor 16x9?

Então eles põem letterbox na capa só porque em filmes 2.35:1 ainda aparecerão pequenas barras em televisores widescreen.

Se for assim, enfim poderei comprar sem medo o DVD de O Novo Mundo e Caché.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um dvd... aliás... três dvds que eu achei que seriam lançados com capricho: STAR WARS trilogia clássica. Fizeram uma tremenda sacanagem com a gente. Eu já havia gastado uma fortuna comprando o box de 4 discos. Daí divulgaram que seria lançado uma edição especial dupla de cada um dos três filmes, onde o segundo disco conteria a versão original, sem os retoques que George Lucas inseriu posteriormente. Fiquei animado, mais por causa do saudosismo, e então resolvi comprar novamente os três dvds duplos, e qual foi a minha surpresa: o segundo disco de cada filme é tosco, medíocre, enfim, horrível! A imagem é extremamente de péssima qualidade, com vários riscos e chuviscos, wide letterbox e sem a dublagem. Sinceramente eu pensei que a versão original também seria totalmente restaurada e menus e extras tivessem capricho, mas me dei mal. O menu é simplesmente mal feito, simplório demais. Eu pensei em colocar uma bola vermelha no meu nariz, porque me senti um palhaço. Se eu soubesse que seria tal lixo, não teria comprado de novo de jeito nenhum!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Perdão pelo assunto off-topic, pessoal, mas essa dúvida é importante e o assunto é bem confuso.


Filmes em Widescreen aparecem com barras (menores na TV Wide) nas duas televisões (principalmente se for 2.35:1).

Letterbox na informação da capa não quer dizer que é = DVD não-anamórfico. Tanto é verdade que se você pegar o box de Star Wars, da trilogia clássica, está escrito Widescreen Letterbox 2.35:1, e os DVDs são todos anamórficos (eu me refiro às versões alteradas, que sairam em 2004).


Então, na prática, não há diferença entre Letterbox 16x9 e wide anamórfico num televisor 16x9?
Então eles põem letterbox na capa só porque em filmes 2.35:1 ainda aparecerão pequenas barras em televisores widescreen.
Se for assim, enfim poderei comprar sem medo o DVD de O Novo Mundo e Caché.

 

Um DVD anamórfico é também letterbox, mas nem todo letterbox é anamórfico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sim, porque fiz o teste no meu televisor 16x9.

[/quote']

 

Como você fez esse teste? Se não apareceram barras nos quatro cantos da tela isso prova que não há letterbox 4x3, mas não prova que o DVD seja anamórfico porque pode ainda ser letterbox 16x9.

 

 

Qual a diferença entre o Letterbox 16x9 e o widescreen anamórifco?

[/quote']

 

Vou tentar explicar isso de forma simples de uma vez por todas.

 

Qual é a diferença entre widescreen anamórfico e letterbox?

 

Simples, no ANAMÓRFICO, o que está gravado no disco é o filme na íntegra, em seu formato de tela correto, SEM FAIXAS PRETAS. Quando você coloca um DVD com filme anamórfico para ser reproduzido em uma TV convencional 4x3, como o aspecto de tela do filme e da TV não são os mesmos, a TV CRIA BARRAS PRETAS SUPERIORES E INFERIORES PARA PREENCHER O ESPAÇO ONDE NÂO HÁ NADA GRAVADO. Já quando você toca esse mesmo DVD em uma TV widescreen ela faz a mesma coisa caso o aspecto do filme tenha tela mais larga do que 1.78:1, como o 2.35:1, por exemplo. Ou seja, o DVD com vídeo anamórfico SE ADAPTA A QUALQUER TV, SEJA QUAL FOR O SEU ASPECTO, pois quem CRIA as barras pretas é a TV onde está sendo reproduzido.

 

Já no caso do LETTERBOX ocorre exatamente o contrário. Aqui as barras pretas JÁ ESTÃO GRAVADAS NO DISCO JUNTO COM O FILME E A TV NÃO CRIA NADA, APENAS EXIBE A IMAGEM GRAVADA NO DISCO.

 

No LETTERBOX 4x3, o filme é gravado exclusivamente para ser exibido em uma TV 4x3. O aspecto de imagem gravado no disco é 1.33:1, incluindo aí o filme em widescreen mais as barras pretas que estão gravadas junto com ele. E quando um DVD desse tipo é exibido em uma TV widescreen, a imagem é apresentada com quatro barras nos quatro cantos da TV justamente por isso. AS BARRAS LATERAIS SÃO CRIADAS PELA TV 16X9 PARA PREENCHER O ESPAÇO VAZIO, ENQUANTO QUE AS BARRAS SUPERIOR E INFERIOR JÁ ESTÃO GRAVADAS NO DISCO E A TV APENAS EXIBE ISSO.

 

Já no LETTERBOX 16x9 ocorre o mesmo, com a diferença de que nesse caso as barras pretas estão gravadas no disco para que o filme preencha uma tela com aspecto 16x9, ou seja widescreen. E isso só é possível para filmes cujo aspecto de tela seja mais largo que 1.78:1. Por exemplo, o DVD do filme Halloween veio em letterbox 16x9, ou seja, o filme, que originalmente tem um aspecto de tela de 2.35:1 recebeu pequenas barras pretas em cima e em baixo para que a imagem real gravada no DVD tenha um aspecto 16x9.

 

Resumindo, visualmente falando não dá pra notar diferença entre um filme em widescreen anamórfico e outro em letterbox 16x9 no que se refere à imagem exibida, pois o que você vê na tela é exatamente a mesma coisa, seja esta tela 4x3 ou 16x9, apesar da imagem ser construida na tela de forma diferente. Para saber se é letterbox 16x9 ou anamórfico na tela da TV, a pessoa tem que ter um olho apurado e conseguir perceber a diferença mínima que existe entre uma barra preta gravada no disco e a outra criada pela TV, o que não faz diferença para o filme em si.

 

Dependendo do brilho e do contraste da TV isso não é tão difícil pois a barra preta gravada no disco é menos escura que a criada pela TV. Foi assim que percebi que Halloween não era anamórfico e sim 16x9. Quando fui assistir na minha TV 4x3, pude perceber em cima e embaixo do filme barras pretas "claras" (as gravadas no disco) e em cima e embaixo dessas barras pretas claras, barras pretas escuras (as criadas pela TV).

 

Portanto, letterbox 16x9 é infinitamente superior ao letterbox 4x3, pois ele se comporta bem tanto nas TVs wide como nas convencionais. Entretanto, o letterbox 16x9 ainda é infinitamente inferior ao anamórfico pois este último tem a imagem condensada na TV e não possui material inútil (as barras pretas) gravado no disco, o que proporciona uma qualidade de imagem muito melhor.

 

Logo, a escala de formatos de gravação para filmes em widescreen ficaria assim:

 

Fullscreen = Lixo atômico;

 

Letterbox 4x3 = Lixo;

 

Letterbox 16x9 = Aceitável, porem imperfeito;

 

Anamórfico = O ideal, perfeito em termos de qualidade e respeito pela obra.

 

E para saber com certeza qual é o formato de tela de um DVD, o ideal é rodá-lo em um computador. No caso, basta deixar a janela do player sem ocupar toda a tela do monitor, pois esta janela exibirá exatamente o que está gravado no disco. Se essa janela exibir só o filme, sem barras pretas, é anamórfico, se exibir barras, é letterbox, se as barras forem muito grandes é letterbox 4x3, se as barras forem pequenas é letterbox 16x9 no caso de filmes 2.35:1 ou letterbox 4x3 em filmes 1.78:1 ou 1.85:1.

 

Ufa, falei demais mas acho que deu pra entender. Se não deu perguntem que eu explico.

 

Freak2007-09-13 00:18:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Simples' date=' no ANAMÓRFICO, o que está gravado no disco é o filme na íntegra, em seu formato de tela correto, SEM FAIXAS PRETAS.[/quote']

 

Hein?? 09

 

E filmes 2,35:1? E filmes como Ben-Hur que são 2,75:1?? Esses filmes tem tarjas tanto no letterbox quanto no amamórfico... A diferença é o tamanho, pois o anamórfico permite o aumento da resolução da imagem para se encaixar na TV...

 

Quando você coloca um DVD com filme anamórfico para ser reproduzido em uma TV convencional 4x3' date=' como o aspecto de tela do filme e da TV não são os mesmos, a TV CRIA BARRAS PRETAS SUPERIORES E INFERIORES PARA PREENCHER O ESPAÇO ONDE NÂO HÁ NADA GRAVADO. [/quote']

 

Essa foi ótima... 'a TV cria barras pretas'... 06

 

Again, voltamos ao caso de filmes 2,35:1 que tem tarjas tanto no modo anamórfico quanto no modo letterbox...

 

Já quando você toca esse mesmo DVD em uma TV widescreen ela faz a mesma coisa caso o aspecto do filme tenha tela mais larga do que 1.78:1' date=' como o 2.35:1, por exemplo. Ou seja, o DVD com vídeo anamórfico SE ADAPTA A QUALQUER TV, SEJA QUAL FOR O SEU ASPECTO, pois quem CRIA as barras pretas é a TV onde está sendo reproduzido.
[/quote']

 

Não existem TVs de aspecto 2,35:1... Os DVDs anamórficos são feitos para rodarem em TVs com aspecto 1,78:1... Por isso as tarjas no 2,35:1 que, como vc já disse, é um formato mais largo do que a tela da TV...

 

Agora uma perguntinha capiciosa: pq não aparecem tarjas em filmes com aspecto 1,66:1, sendo que este aspecto é MENOR que o aspecto das TVs Widescreen?

 

Já no caso do LETTERBOX ocorre exatamente o contrário. Aqui as barras pretas JÁ ESTÃO GRAVADAS NO DISCO JUNTO COM O FILME E A TV NÃO CRIA NADA' date=' APENAS EXIBE A IMAGEM GRAVADA NO DISCO.
[/quote']

 

Parcialmente correto... o letterbox exibe exatamente aquilo que vc está vendo, sem mais nem menos. A diferença é que o DVD anamórfico permite o aumento de resolução em 33% da imagem. Apenas isso...

 

No LETTERBOX 4x3' date=' o filme é gravado exclusivamente para ser exibido em uma TV 4x3. O aspecto de imagem gravado no disco é 1.33:1, incluindo aí o filme em widescreen mais as barras pretas que estão gravadas junto com ele. E quando um DVD desse tipo é exibido em uma TV widescreen, a imagem é apresentada com quatro barras nos quatro cantos da TV justamente por isso. AS BARRAS LATERAIS SÃO CRIADAS PELA TV 16X9 PARA PREENCHER O ESPAÇO VAZIO, ENQUANTO QUE AS BARRAS SUPERIOR E INFERIOR JÁ ESTÃO GRAVADAS NO DISCO E A TV APENAS EXIBE ISSO.
[/quote']

 

Tem a sua lógica, mas não acho que num DVD anamórfico as barras superiores e inferiores sejam criadas pela TV... Uma TV convencional pra lá de analógica não tem como criar esse tipo de coisa...

 

Aliás, tente pegar um DVD anamórfico, colocar numa TV Widescreen mas com seu player ajustado para exibir formato letterbox 4:3 e veja o que acontece...

 

Já no LETTERBOX 16x9 ocorre o mesmo' date=' com a diferença de que nesse caso as barras pretas estão gravadas no disco para que o filme preencha uma tela com aspecto 16x9, ou seja widescreen. E isso só é possível para filmes cujo aspecto de tela seja mais largo que 1.78:1. Por exemplo, o DVD do filme Halloween veio em letterbox 16x9, ou seja, o filme, que originalmente tem um aspecto de tela de 2.35:1 recebeu pequenas barras pretas em cima e em baixo para que a imagem real gravada no DVD tenha um aspecto 16x9.
[/quote']

 

Isso não procede... todo DVD 2,35:1 que eu tenho (inclusive Halloween) tem pequenas tarjas em cima e embaixo quando os exibo na minha TV widescreen... Quer dizer que eles são TODOS 'letterbox 16x9' apesar da especificação técnica dizer widescreen anamórfico?? 17

 

06

 

Resumindo' date=' visualmente falando não dá pra notar diferença entre um filme em widescreen anamórfico e outro em letterbox 16x9 no que se refere à imagem exibida, pois o que você vê na tela é exatamente a mesma coisa, seja esta tela 4x3 ou 16x9, apesar da imagem ser construida na tela de forma diferente. Para saber se é letterbox 16x9 ou anamórfico na tela da TV, a pessoa tem que ter um olho apurado e conseguir perceber a diferença mínima que existe entre uma barra preta gravada no disco e a outra criada pela TV, o que não faz diferença para o filme em si.
[/quote']

 

Dê exemplos com caps dos referidos filmes que vc venha a citar...

 

Dependendo do brilho e do contraste da TV isso não é tão difícil pois a barra preta gravada no disco é menos escura que a criada pela TV.

 

Isso é SEMPRE assim o que prova que as únicas barras criadas pelo TV são as laterais e não as superiores e inferiores...

 

Portanto' date=' letterbox 16x9 é infinitamente superior ao letterbox 4x3, pois ele se comporta bem tanto nas TVs wide como nas convencionais. Entretanto, o letterbox 16x9 ainda é infinitamente inferior ao anamórfico pois este último tem a imagem condensada na TV e não possui material inútil (as barras pretas) gravado no disco, o que proporciona uma qualidade de imagem muito melhor.
[/quote']

 

Dê exemplos de DVDs 100% anamórficos... Aproveite e cite um exemplo para cada aspecto de tela.

 

E para saber com certeza qual é o formato de tela de um DVD' date=' o ideal é rodá-lo em um computador. No caso, basta deixar a janela do player sem ocupar toda a tela do monitor, pois esta janela exibirá exatamente o que está gravado no disco. Se essa janela exibir só o filme, sem barras pretas, é anamórfico, se exibir barras, é letterbox, se as barras forem muito grandes é letterbox 4x3, se as barras forem pequenas é letterbox 16x9 no caso de filmes 2.35:1 ou letterbox 4x3 em filmes 1.78:1 ou 1.85:1.
[/quote']

 

Hahahahahahaha... Essa foi a melhor de todas... Se o PC exibir o filme SEM barras pretas, o filme é FULLSCREEN e não widescreen anamórfico...

 

Em resumo: a diferença entre anamórfico e letterbox é essa: resolução. O DVD anamórfico tem 33% a mais de resolução do que o letterbox. TODO DVD anamórfico é letterbox (again, peguem os DVDs anamórficos de vocês e ajustem o player para formato letterbox 4:3 e depois para wide 16 x 9 e vejam a diferença), mas nem todo letterbox é anamórfico.

 

Extremamente simples...

 

E ainda para ajudar, vai caps aí para entenderem de vez o que está sendo discutido:

 

Filmes em Formato 'Scope (2.35:1).

imagem%20anamórfica

imagem%20expandida

imagem%20em%20TV%204:3

1 - Imagem anamórfica, tal como é guardada no DVD

Imagem expandida numa TV 16:9

Imagem numa TV 4:3

imagem%20não%20anamórfica

imagem%20não%20anamórfica%20em%20TV%2016:9

imagem%20não%20anamórfica%20em%20TV%204:3

2 - Imagem não anamórfica

Imagem não anamórfica tal como se apresenta numa TV 16:9

Imagem numa TV 4:3

 

 

Filmes em Formato Standard 1.85:1.

O que acima se diz é aplicável, como é natural, a filmes com diferentes formatos de apresentação. Um filme 1.85:1 deverá encher normalmente um ecrã 16:9. Apesar do formato ser ligeiramente diferente, a maioria dos televisores corta um pouco da imagem em redor ("overscanning").

A diferença é fundamentalmente a ausência de barras pretas na imagem (em TVs 16:9) ou a redução da respectiva área (em TVs 4:3).

imagem%20anamórfica

imagem%20expandida

imagem%20em%20TV%204:3

1 - Imagem anamórfica

Imagem expandida numa TV 16:9

Imagem numa TV 4:3

imagem%20não%20anamórfica

imagem%20não%20anamórfica%20em%20TV%2016:9

imagem%20não%20anamórfica%20em%20TV%204:3

2 - Imagem não anamórfica

Imagem não anamórfica tal como se apresenta numa TV 16:9

Imagem numa TV 4:3
Dook2007-09-13 09:20:36
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...