Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-feira 13 (Fevereiro de 2009)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members
1) Normal... no filme anterior ele levou uma machadada na cabeça' date=' dá pra imaginar o estrago que foi feito... E ele não ficou morto por mais de 20 anos zé... O Tommy devia ter seus 12 anos quando isso ocorreu e a Parte 6 ocorre quando Tommy está com uns 18 anos... Portanto, na pior das hipóteses, não passou de 10 anos... Tente de novo...

 

2) Pois é... trazer de volta uma alma penada que não morre é mais fácil do que trazer um ser humano normal que teve sua cabeça arrancada. Isso dentro de um filme contextualizado como Sexta-Feira 13... Se estivéssemos falando de um filme de zumbis aí a coisa ficaria mais fácil.

 

Como vê, tudo gira em torno de eterno PENSAR... 03[/quote']

1) 18 anos não, Tommy tinha 25 anos. Passaram exatamente 13 anos. Uma pessoa ficar sem se mexer por 13 anos é a prova de que ela está morta.

 

2) Porém, DECAPITAR uma alma penada é tão absurdo quanto trazer uma mãe sem cabeça de volta, ou até mais. Poderiam muito bem ter dado um jeito.

 

 

E nada' date=' respondi sua pergunta. 

 [/quote']

 

Como assim 'nada'? Continue desenvolvendo seu raciocínio! Onde o fato dela matar um cara de 40 anos faz dela alguém inferior ao Jason?

Parece que você não entendeu, eu só falei que ela mata várias pessoas de idades diferentes em uma mesma noite e chega totalmente limpa e descansada pra "batalha final".

Você que questionou quem ela mata de 50 anos, e eu respondi. 03

 

Eu conheço os filmes melhor que você zé... Cite exemplos (e cenas) dele apanhando de alguma vítima no meio de seus filmes. Estou ancioso para ver o que vc vai despejar agora...

 

06

Pois não parece. Saciarei sua anSiedade:

Reveja Sexta-Feira 13 - Parte III e saberá do que eu estou falando.

Além da cena do boxeador na Parte VIII.
Angelo Voorhees2007-10-19 12:25:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O ponto é que não vejo nada de ruim nessa 'clonagem'... O próprio Victor Miller disse que se baseou 90% em Halloween para escrever o primeiro Sexta-Feira 13. Veja que mesmo distanciando a figura do assassino do filme do Carpenter' date=' não dá pra negar que Sexta-Feira 13 bebeu na fonte de Carpenter e, em menor grau, na fonte de Psicose do Hitch. Por isso que o primeiro filme é, pra mim, indiscutivelmente o melhor: mesmo sendo "igual" ao filme de Carpenter, ele acaba sendo "diferente" justamente por causa do assassino, o que levanta outras questões que o filme de Carpenter não tem.

 

A Parte II simplesmente diminuiu a distância - já efêmera - entre os dois filmes. Repito, não vejo nada de ruim nessa "clonagem". O que não dá pra engolir é ler que o Jason é melhor que a sua mãe pq tem "personalidade"... Pergunta-se: qual? Ser um idiota manipulável (vide o final da Parte II)? No quê isso o coloca em uma posição superior à da mãe?
[/quote']

 

Rapaz, esse lance da Psicose foi quase plágio. Ocorre no Parte II quando os sobreviventes entram na cabana do Jason e encontram um altar com a cabeça da mãe dele... Psicose puro.

 

Daniel, você tem, razão. Jason é bem chupado de Myers mesmo, mas é impressão minha ou a cópia se tornou mais popular que o original?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Opa' date=' não é bem assim.

Michael Myers lançou a moda do verão dos serial killers mascarados e imortais. Mas Jason tem personalidade própria...06
[/quote']

 

Reveja Halloween e reveja Sexta-Feira 13-Parte II e aí voltamos a conversar.


Mas assim... uma visão meio particular minha mesmo: O Jason quando surgiu na Parte II, não se tinha a intenção dele ser um "Michael Myers". Ele pode ter virado "um clone" dele no passar dos anos, mas inicialmente, não sei por parte dos produtores, mas o diretor (Steve Miner) ele fez um esforço para que isso não acontecesse. Tanto que o Michael sempre foi meio misterioso, nunca se tem idéia o porque ele faz o que faz. Ele era a representação do mau, só. Sem justificativas maiores, sem parênteses. Já o Jason (pelo menos na Parte II), se tentou criar uma identidade nele. Ele não era só o mau, ele tinha um motivo para fazer aquilo tudo, tentaram humanizá-lo (como fizeram com a mãe na Parte I) e até que a Parte II até que explorou bem isso. E ele era até "humano" (de certa forma), não um ser imortal. Ele teria virado definitiamente um imortal nas continuações seguintes.

Pelo menos inicialmente, os dois bem eram diferentes.

Enfim... É o que acho.

 

e o q eu acho é q ambos sao uma m... tô fora!06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Só podemos comentar sobre um filme se gostamos' date=' se não estamos sendo chatos. Você diz pra não assistir o filme... Como é que alguém vai comentar um filme se nem viu? E concordo com ele acho essa franquia um lixo também e pra quem gosta parabéns!!10E Xuxa e os doendes é pau a pau com Jason (nem todos da fraquia). [/quote']

 

A diferença é que os filmes do Jason se assumem como idiotas... Já a Xuxa...


Putz! Comparar Xuxa e os Duendes com Sexta-feira 13 é o fim. 12.gif Nada pode ser comparado com os filmes da Xuxa. Aquilo lá é o fundo do poço.

Até o Jason X comparado com Xuxa e os Duentes vira 2001. Qualquer filme vira...

 

Forcei um pouco 02.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) 18 anos não' date=' Tommy tinha 25 anos. Passaram exatamente 13 anos. Uma pessoa ficar sem se mexer por 13 anos é a prova de que ela está morta.

 

2) Porém, DECAPITAR uma alma penada é tão absurdo quanto trazer uma mãe sem cabeça de volta, ou até mais. Poderiam muito bem ter dado um jeito.

 

 [/quote']

 

1) Qual o fundamento? Uma cronologia não oficial de um site fãzóide??

 

2) A existência de uma alma penada compreende por si só um absurdo. Portanto, a criatividade pode rolar solta sobre o que fazer com essa alma penada. Já um ser vivo não, as coisas são um pouco mais limitadas.

 

 

Parece que você não entendeu' date=' eu só falei que ela mata várias pessoas de idades diferentes em uma mesma noite e chega totalmente limpa e descansada pra "batalha final".

Você que questionou quem ela mata de 50 anos, e eu respondi. 03

[/quote']

 

E ela deveria estar cansada só pq já tem certa idade? Weird...

 

Pois não parece. Saciarei sua anSiedade:

Reveja Sexta-Feira 13 - Parte III e saberá do que eu estou falando.

Além da cena do boxeador na Parte VIII.

 

Onde ele apanha no meio da parte III?

 

E a cena do boxeador não conta. Naquele momento, Jason se deixou apanhar... Eu estou falando de apanhar involuntariamente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Rapaz' date=' esse lance da Psicose foi quase plágio. Ocorre no Parte II quando os sobreviventes entram na cabana do Jason e encontram um altar com a cabeça da mãe dele... Psicose puro.[/quote']

 

Sim, mas eu fiz a relação tendo em vista o primeiro filme, onde há um esforço narrativo em se afastar de Psicose. A partir do II, a série abraça o clássico de Hitch com vontade.

 

 

Daniel' date=' você tem, razão. Jason é bem chupado de Myers mesmo, mas é impressão minha ou a cópia se tornou mais popular que o original?
[/quote']

 

Impressão. Halloween fez tanto sucesso quanto Sexta-Feira 13. Mas enquanto a série de Carpenter trilhou um caminho mais alternativo, a série 'concorrente' ficou no mesmo 'arroz com feijão' que era exatamente o que o público queria.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Opa' date=' não é bem assim.

 

Michael Myers lançou a moda do verão dos serial killers mascarados e imortais. Mas Jason tem personalidade própria...06
[/quote']

 

 

 

Reveja Halloween e reveja Sexta-Feira 13-Parte II e aí voltamos a conversar.
Mas assim... uma visão meio particular minha mesmo: O Jason quando surgiu na Parte II, não se tinha a intenção dele ser um "Michael Myers". Ele pode ter virado "um clone" dele no passar dos anos, mas inicialmente, não sei por parte dos produtores, mas o diretor (Steve Miner) ele fez um esforço para que isso não acontecesse. Tanto que o Michael sempre foi meio misterioso, nunca se tem idéia o porque ele faz o que faz. Ele era a representação do mau, só. Sem justificativas maiores, sem parênteses. Já o Jason (pelo menos na Parte II), se tentou criar uma identidade nele. Ele não era só o mau, ele tinha um motivo para fazer aquilo tudo, tentaram humanizá-lo (como fizeram com a mãe na Parte I) e até que a Parte II até que explorou bem isso. E ele era até "humano" (de certa forma), não um ser imortal. Ele teria virado definitiamente um imortal nas continuações seguintes. Pelo menos inicialmente, os dois bem eram diferentes. Enfim... É o que acho.

 

 

 

1) Quando falo que um é cópia do outro é no sentido de que ambos são caladões, usam máscaras, matam a torto e a direito e não morrem nunca. São MUITAS semelhanças para dizer que os dois são bem diferentes.

 

 

 

2) O ponto é que não vejo nada de ruim nessa 'clonagem'... O próprio Victor Miller disse que se baseou 90% em Halloween para escrever o primeiro Sexta-Feira 13. Veja que mesmo distanciando a figura do assassino do filme do Carpenter, não dá pra negar que Sexta-Feira 13 bebeu na fonte de Carpenter e, em menor grau, na fonte de Psicose do Hitch. Por isso que o primeiro filme é, pra mim, indiscutivelmente o melhor: mesmo sendo "igual" ao filme de Carpenter, ele acaba sendo "diferente" justamente por causa do assassino, o que levanta outras questões que o filme de Carpenter não tem.

 

 

 

3) A Parte II simplesmente diminuiu a distância - já efêmera - entre os dois filmes. Repito, não vejo nada de ruim nessa "clonagem". 4) O que não dá pra engolir é ler que o Jason é melhor que a sua mãe pq tem "personalidade"... Pergunta-se: qual? Ser um idiota manipulável (vide o final da Parte II)? No quê isso o coloca em uma posição superior à da mãe?

 

 

 

1) Essa "moda" do assassino mascarado e etc surgiu no mercado americano com o Letherface no Massacre da Serra Elétrica. Do mesmo jeito que você fala que o Jason "copiou" o Myers aí, eu posso dizer que o Myers também "copiou" o Letherface (eu até acho que a máscara do Myers meio parecida "demais" com a do Lether, ambas tentam simular uma face humana e tal). Mas isso não desmerece ninguém. Acho que cada um mesmo com as semelhanças, consegue ser diferente (a graça é justamente essa).

 

 

 

2) Não quero dizer que o Sexta "não copiou" o Hallowen, mas pra mim, ele não saiu só dali. Ele teve várias outras "fontes" (algumas até mais importantes que o Halloween). Vou repetir o que já tinha dito no cCc: Ao meu ver, o Sexta não bebeu no Carpenter propriamente dito, ele bebeu na mesma fonte que o Carpenter bebeu. Já que as semelhanças do Hallowen e do Sexta 13 (pra mim) são basicamente uma estrutura que ambos tem. Mas essa estrutura veio da "fonte" de ambos: os slashers movies italianos. Claro, que o Sexta surgiu no "sucesso" do Halloween (tem cara de clone mesmo), mas se por um lado o roteirista Victor se baseou no Halloween para fazer o roteiro do Sexta, o diretor Sean Cunnigham (que teoricamente manda mais no filme) tentou se afastar do Halloween e se baseou mais nos slashers italiano. É daí que surgem as enorme diferenças entre os dois (o que justamente me agrada no filme). Enquanto, o Carpenter fez um filme com cara própria (já que ele não queria fazer um slahser movie, mesmo se baseando neles), o Sean só reproduziu o que viu nesse gênero para o mercado americano. Não conheço muito esse mercado de slashers iatliano (até gostaria), mas muitos que conhecem falam que o Sexta é 99,99% chupado deles.

 

 

 

3) Eu acho assim: Que se o Sean Cunnigham (mesmo não sendo um diretor talentoso), fez uma diferença enorme na Parte 1, o Steve Miner (idem, não é tão talentoso) fez também uma diferença enorme na Parte 2. Porque, se o cara fosse seguir o que os produtores queriam, ele iria fazer outro Halloween. Ponto. Mas ele não fez. Ele tentou também se distanciar o máximo do filme do Carpenter (como o Sean fez na Parte 1). Como disse, o Jason não surgiu como um clone puro e simples do Myers, ele trouxe várias diferenças, a principal foi a história dele. Ele tem um cenário por trás, ao contrário do Myers, onde a graça é justamente não saber nada dele. Do Jason, a gente sabe tudo (ou quase tudo) na Parte 2, tanto que as continuações seguintes nem precisaram tratar muito da história dele e focaram a matança desenfreada que ele comete.

 

 

 

4) Sobre essa questão do Jason contra mãe. Eu gosto da Pamela na Parte I e dos Jason nas continuações. Ponto. Eu não entro muito nessa disputa. Eu gosto da série como ela é. Não mudaria nada nela. Até mesmo continuações horríveis como a Parte 5, 8 e 9, eu deixaria com está. Sou fãzóide assumido mesmo da série.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Impressão. Halloween fez tanto sucesso quanto Sexta-Feira 13. Mas enquanto a série de Carpenter trilhou um caminho mais alternativo' date=' a série 'concorrente' ficou no mesmo 'arroz com feijão' que era exatamente o que o público queria.
[/quote']

 

Eu confesso que conheço pouco de Halloween. Me lembro vagamente do primeiro, onde um inspetor ou detetive dá uns tiros em Myers dentro de um quarto, mas parece que nada acontece com o bicho.

Mas depois vi o Halloween H2o (06) e teve aquele outro depois, meio Big Brother...

 

Quais foram os caminhos alternativos?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) 18 anos não' date=' Tommy tinha 25 anos. Passaram exatamente 13 anos. Uma pessoa ficar sem se mexer por 13 anos é a prova de que ela está morta.

 

2) Porém, DECAPITAR uma alma penada é tão absurdo quanto trazer uma mãe sem cabeça de volta, ou até mais. Poderiam muito bem ter dado um jeito.

 

 [/quote']

 

1) Qual o fundamento? Uma cronologia não oficial de um site fãzóide??

 

2) A existência de uma alma penada compreende por si só um absurdo. Portanto, a criatividade pode rolar solta sobre o que fazer com essa alma penada. Já um ser vivo não, as coisas são um pouco mais limitadas.

1) Sim, a cronologia faz certo sentido, mas não importa, o certo é que Jason estava morto e voltou.

 

2) Jason também era um ser vivo e voltou. 06 Sua mãe poderia ter voltado como uma alma penada sem cabeça, enfim, o que não faltaria seriam alternativas para dar continuidade à saga da mãe, já que mirabolaram coisas tão absurdas em prol do Jason. Porém, como ela matou apenas por amor ao seu filho pensando que o mesmo estivesse morto, trazê-la de volta não faria sentido, já que Jason estava vivo e é muito mais interessante ver um maníaco daqueles matando do que aquela mulher que em uma luta demonstrou ser fraca e incapaz de ter conseguido matar todos os outros jovens sozinha. 

 

Parece que você não entendeu' date=' eu só falei que ela mata várias pessoas de idades diferentes em uma mesma noite e chega totalmente limpa e descansada pra "batalha final".

Você que questionou quem ela mata de 50 anos, e eu respondi. 03

[/quote']

 

E ela deveria estar cansada só pq já tem certa idade? Weird...

Você mesmo falou que uma pessoa de 50 anos não tem a mesma vitalidade que uma de 20.

 

Onde ele apanha no meio da parte III?

 

E a cena do boxeador não conta. Naquele momento' date=' Jason se deixou apanhar... Eu estou falando de apanhar involuntariamente.
[/quote']

Assista e repare nas cenas no celeiro.

 

Ah entendi, só valem as partes que lhe convém. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Sim' date=' a cronologia faz certo sentido, mas não importa, o certo é que Jason estava morto e voltou.

 

2) Jason também era um ser vivo e voltou. 06 Sua mãe poderia ter voltado como uma alma penada sem cabeça, enfim, o que não faltaria seriam alternativas para dar continuidade à saga da mãe, já que mirabolaram coisas tão absurdas em prol do Jason. Porém, como ela matou apenas por amor ao seu filho pensando que o mesmo estivesse morto, trazê-la de volta não faria sentido, já que Jason estava vivo e é muito mais interessante ver um maníaco daqueles matando do que aquela mulher que em uma luta demonstrou ser fraca e incapaz de ter conseguido matar todos os outros jovens sozinha. 

[/quote']

 

1) Ok...

 

2) Ela demonstrou ser fraca na ÚLTIMA luta com Alice depois de levar uma panelada na cabeça... Vc já teria morrido no lugar dela...

 

06

 

Você mesmo falou que uma pessoa de 50 anos não tem a mesma vitalidade que uma de 20.

 

 

Hmmm... point taken...

 

Assista e repare nas cenas no celeiro.

 

Ah entendi' date=' só valem as partes que lhe convém. 06
[/quote']

 

A cena do celeiro é no final do filme, com a última sobrevivente. Tente de novo...

 

Não se trata de conveniência, mas sim de contextualização. Não tenho culpa se vc não consegue pensar o contexto em que cada coisa nos filmes acontece...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu confesso que conheço pouco de Halloween. Me lembro vagamente do primeiro' date=' onde um inspetor ou detetive dá uns tiros em Myers dentro de um quarto, mas parece que nada acontece com o bicho. (1)

Mas depois vi o Halloween H2o (06) e teve aquele outro depois, meio Big Brother...

 

Quais foram os caminhos alternativos? (2)
[/quote']

 

1) Nem um, nem outro... Era o PSIQUIATRA dele...

 

2) A série caminhou para uma outra abordagem no terceiro filme (que faz da TV o vilão da história) e, a partir do 4, passou a haver um interesse (mórbido, IMO) em tentar explicar pq Michael Myers é do jeito que é. Ou seja, a série foi agregando coisas novas (e colhendo o preço do fracasso por causa dessas escolhas equivocadas) enquanto Sexta-Feira 13 sempre manteve a fórmula: um punhado de adolescentes tarados e burros, uma floresta, um psicopata mascarado fazendo sushi deles.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a cronologia do site Boca do Inferno, a parte 4 se passa em 1984 e a parte 6 em 1997 ! Então na parte 6, provavelmente Tommy tinha 25 anos !01[/quote']

 

pode ter sido erro do roteirista da parte 6 que colocou 1997 e do produtor que escalou um ator de 25 anos para interpretar o Tommy (já que a cronologia oficial da série fala que a parte 6 se passa em 1988)

 

 

1988

May 12-13 (Friday)

- Tommy, now a grown-up

16-year-old, is released from the mental institution. When he digs up

Jason's grave, a bolt of lightning reanimates Jason. Jason kills his

way toward Camp Forest Green, which is once again attempting to open

its doors to campers. Tommy drowns Jason in Lake Forest Green (Crystal

Lake) and the camp is shut down permanently. (Friday the 13th Part VI, date from Deputy Cologne)

 

 

cinéfilo2007-10-19 15:27:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Que estranho, pois se o Tommy na parte 4 tinha 12 anos, então na parte 6 ele tinha....16 ?!?09[/quote']

 

sim era pra ele ter 16 anos (já que a história se passa em 1988) e naturalmente a Tina mataria o pai dela no ano seguinte (1989) e só voltaria para Crystal Lake em 1993 onde rola os eventos do 7º filme

 

a cronologia do Boca do Inferno está meio que errada

cinéfilo2007-10-19 15:58:49

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...