Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)


Angelo Voorhees
 Share

Recommended Posts

  • Members

na 2ª parte o jason usa macação' date=' tem barba e cabelos longos, mas na 3ª ele já é careca e sem barba, e os acontecimentos da 3ª ocorre logo no outro dia em que ocorreram os da 2ª parte.

nunca entendi isso. (as partes 2 e 3 foi o mesmo diretor (stive miner))
[/quote']

 

mas a série é recheada de furos inexplicaveis... o mais incrivel é vir do mesmo diretor...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O que dá a entender é que durante o início do 3º filme, Jason rouba algumas peças de roupas do varal daquele casal que tem um mercadinho, quanto a sua calvície precoce, ixi, agora ficou difícil......06[/quote']

 

Segundo o Rossati, ele conseguiu um tempinho para passar no Cabeleireiro e tomar um banho...06
Thiago Araujo2008-04-09 15:40:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a cena mais trash da parte 5 é a Robin indo ir dormir até que dá um berro ao ver o cadáver do carinha que morreu com a peixeira na cara (em seguida o falso Jason mata ela com uma facada)

 

euu vi quando passou a maratona sexta-feira 13 da Band (a Band passou da parte 2 até a parte 5)

cinéfilo2008-04-09 16:15:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nessa parte 5 ele mata nada mais, nada menos do que 22 pessoas !13 Acho que ele só matou mais no Jason X, mas esse eu nem conto, pois acho uma bosta !06[/quote']

Se está se referindo ao pai do gordão eu concordo....

realmente a parte 5 é bem trash e eu vi quando passou a maratona sexta-feira 13 da Band (a Band passou da parte 2 até a parte 5)

 

Dos DVD´s lançados aqui no Brasil, tenho das partes 1 a 6 e espero muito que lancem as partes 7 e 8, aí só vou querer ver o novo Sexta-Feira 13.....
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Texto que escrevi em junho para o meu blog quando eu revi o primeiro filme. Tem spoilers:

 

SEXTA-FEIRA 13

(Friday the 13th - Sean S. Cunningham - EUA, 1980)

%5bimage%5d%20

O Acampamento de Crystal Lake é um verdadeiro paraíso... Localizado nas imediações de Nova Jersey a extensa área remete àqueles lugares onde se vai pra passar o resto de sua vida, já extremamente produtiva por tantos anos de trabalho... Só que o filme desse acampamento já foi devidamente queimado por um casal de jovens que, movidos a tesão, deixaram um garoto deficiente morrer afogado no imenso lago que circula a região. Isso foi em 1957. O corpo da criança nunca foi encontrado. E foi exatamente aí que os problemas começaram. Um ano depois, o suposto casal que deixou o menino se afogar, é violentamente assassinado, enquanto se entregavam a folguedos românticos...

%5bimage%5d%20

%5bimage%5d%20

Após isso, o acampamento permaneceu fechado e ganhou a fama de local maldito pelos residentes da pacata e pequena cidade de Crystal Lake. E assim ficou por mais de 20 anos, com algumas pífias tentativas de reabertura que nunca se concretizavam, pois alguém ou alguma coisa sempre atrapalhava. Até 1980 quando o filho dos donos do local, Steve Christy (Peter Brouwer) resolve investir mais uma vez no acampamento, justamente para aproveitar as férias de julho. Para isso contrata um bando de garotos na faixa dos 20 anos para ajudá-lo na tarefa. Mas sempre dizem que desenterrar passado é querer se sujar e um a um, são TODOS mortos violentamente num festival sádico que inclui lanças no pescoço, machadadas na cara, esgorjamentos, flechadas em várias partes do corpo, entre outras atrocidades...

%5bimage%5d%20

Lançado na esteira do sucesso do clássico Halloween - A Noite do Terror, Sexta-Feira 13 sedimentou os parâmetros criados pela obra-prima de John Carpenter. A partir deste filme, somente a criação de um clima de suspense e tensão não era suficiente... Era necessário acrescentar galões e galões de sangue pra chocar o público. Talvez seja isso que torne Sexta-Feira 13 um ícone muito mais popular do que o seu antecessor e principal inspirador: a capacidade de chocar o público com cenas extremamente violentas aditivadas com suspense e tensão. Mas mais do que isso, há um tom iconoclasta e um moralismo às avessas que acredito terem sido os responsáveis pela esperiência saborosa que é assistí-lo (com todas as suas virtudes e todos os seus [muitos] defeitos) e pela sua longevidade, completando nesta data exata (13 de junho) 28 anos de idade.

%5bimage%5d%20

É difícil estabelecer as razões pelas quais um slasher faz sucesso. O que move as pessoas a irem ao cinema para ver 90 minutos de alguém matando outras pessoas? Sexta-Feira 13 é herdeiro direto de toda uma geração de filmes trash, feitos para os Grindhouses dos anos 70, onde seus diretores não faziam concessões e utilizavam de todos os recursos possíveis e imagináveis para atrair público. Isso implicava na falta de pudor em relação à violência - que era explícita - e com relação ao sexo, dois fatores que atraem mais gente ao cinema do que um lobo às ovelhas.

%5bimage%5d%20



Mas há algo em Sexta-Feira 13 que o diferencia dos demais slashers (inclusive de suas sequências, todas inferiores). É um filme quase judeu, de certo modo, onde a menor das infrações é punida severamente, tudo no velho esquema "olho por olho, dente por dente". No caso do filme, o jovem é castrado pelo mundo adulto por ser inconsequente e lascivo. Esses dois comportamentos tão comuns no jovem abalizam e justificam a sua morte pelas mãos de um adulto, alguém que possui uma moral supostamente ilibada, com conceitos bem definidos de certo e errado e que, portanto, precisa corrigir o irresponsável, o imoral e o distorcido jovem. Se for necessário tirar a sua vida, tanto melhor.

%5bimage%5d%20

%5bimage%5d%20

O que Sexta-Feira 13 faz, de forma absolutamente brilhante é personificar esse "adulto corretor" na figura de uma mãe e é esta jogada que o torna um filme tremendamente assustador, comparável aos grandes filmes do gênero terror, seja pelo fato de ser uma mulher a responsável pelo massacre impensado de quem quer que pise no acampamento, seja pelo fato de ser uma mãe, o que levantaria questionamentos do tipo "como pode uma mãe, uma pessoa que gera a vida, tirá-la de forma tão discriminada e sádica?", seja pela possibilidade REAL de, no mais profundo inconsciente do ser humano, imaginar que possa existir uma mãe que faça as coisas que o filme mostra.

%5bimage%5d%20

%5bimage%5d%20

Mas não é só. Seu caráter levítico-vingativo-moralista atinge uma parte do expectador que ele não revela no seu cotidiano: a catarse em testemunhar a morte do outro de uma maneira confortável e sem culpa. Não à toa, o suspense do filme é montado de forma a gerar tensão na espera da próxima morte, sempre. Mais do que isso, o filme revela o moralismo contido no próprio expectador, já que este vibra a cada morte de mais um jovem promíscuo. Faz lembrar a sequência do estupro em Laranja Mecânica, onde a reação padrão da platéia é o riso diante de uma cena aterradora. É o cinema extraindo do ser humano a sua falta de bom senso. E isso vindo de um slasher concebido para faturar em cima do sucesso da obra prima de John Carpenter não é pouco não.

%5bimage%5d%20

%5bimage%5d%20

Dizem que o sucesso de Sexta-Feira 13 se deve mais ao faro de marketing de Cunningham do que de seu talento como cineasta. Isso soa a uma falácia. Embora o filme possua problemas narrativos e de direção gritantes, há escolhas estéticas que NUNCA mais foram repetidas com a mesma eficiência nas sequências e que aqui contribuem para a criação de uma atmosfera perturbadora. Câmera subjetiva, momentos de silêncio aterradores, escuridão em momentos chave, enfim, clichês típicos de qualquer filme de terror, mas aqui utilizados de uma forma que gerou o resultado final interessante, mesmo que apelativo, porém que sobrevive até hoje.

%5bimage%5d%20

É uma pena, entretanto, que esses predicados tenham sido diluídos nas sequências, onde Jason representa apenas a moral, e como esta não morre, ele também insiste em voltar. Mas até aí, nós também sempre voltamos... voltamos de tempos em tempos a ver ou rever esses filmes e perpetrando o seu moralismo que sempre negamos ter.

%5bimage%5d%20

 

4/5

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members
Aonde que o hospício mostrado em SEXTA-FEIRA 13 PARTE V está localizado em Crystal Lake??

 

O filme não revela o nome do local' date=' como vcs afirmam que se trata de Crystal Lake? 17
[/quote']

 

Eu não acho que aquele hospício fica em Crystal Lake. Tanto que na Parte 6, o Tommy ainda estava internado lá (creio eu), porque a caminhonete que ele usa é a mesma. E o delegado quando vai levá-lo de volta, o deixa nos limites da cidade, esperando que ele voltasse sozinho para lá. Então, na parte 5, não se diz onde fica aquele hospício e na Parte 6 fica subtendido que não era por lá que ficava.

 

O erro surge talvez seja porque o xerife na Parte 5 suspeita que Jason é o autor dos assassinatos, e como o Jason matava perto de Crystal Lake, então muita gente vê e acha que é lá. Mas eu não acho que seja.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Com o lançamento do Reboot da serie Sexta feira 13, decidi revisitar os filmes da antiga franquia(e ver alguns pela 1ª vez). Comecei revendo o filme que deu origem a serie SEXTA FEIRA 13(FRIDAY THE 13TH)

sexta-feira-13-poster02.jpg

 

 Fazia muito tempo que eu tinha visto o filme, por isso mal me lembrava. Os fãs que me desculpem, acho o Jason mito legal, mas aqui ele não faz falta nenhuma.

 Acho que nem é spoiler comentar que é a mãe de Jason a assassina desse filme, e de fato é assustador.

 O final com certeza é o melhor da serie(pelo menos dos que eu ví). Nunca vermos o assassino até o climax, como todos sabem, é algo quase limitado a esse filme e em parte da sua sequencia.

 A Sra Voorhees é uma personagem muito interessante. Seus ataques esquizofrenicos são assustadores. Uma mãe querendo vingar o filho pode mesmo causar um grande estrago. Essa inclusive é uma das boas sacadas do filme, pois toda furia homicida da Sra Voorhees, provem de algo como o instinto materno, oq é bizarro por si só.

 Alias, alem das mais do q claras influencias q o filme recebeu de HALLOWEEN, PSICOSE parece ter sido outra fonte de inspiração.

 

 Gostaria de saber a opinião de todos aqui sobre esse 1º filme da serie.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O 1º Sexta Feira 13 foi o filme que eu mais demorei pra ver de toda a série.

 

O Jason não faz falta porque a grande sacada do filme é não mostrar o seu assassino até o final.

 

Eu não sei porque, mas tem dias que eu gosto bastante desse filme e outros dias gosto menos. Acho ele inferior ao 2º e ao 3º e no mesmo nível do 4º e do 6º, talvez um pouco abaixo do 4º e acima do 6º.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O primeiro Sexta Feira 13 é "apenas" o melhor da série... e isso é tudo o que tenho a dizer sobre isso.
  Concordo com vc DR CALVIN, dos q eu ví pelo menos, considero o melhor, mas correndo o risco de ser redundante, gostaria d saber pq considera esse o melhor.

Valeu16
Questão2008-12-15 00:52:36
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...