Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Hora do Pesadelo


Angelo Voorhees
 Share

Qual seu filme favorito da franquia A Hora do Pesadelo?  

14 members have voted

  1. 1. Qual seu filme favorito da franquia A Hora do Pesadelo?

    • A Hora do Pesadelo
      10
    • A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy
      0
    • A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos
      2
    • A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos
      0
    • A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy
      0
    • A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy
      2
    • O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger
      0


Recommended Posts

  • Members

  A HORA DO PESADELO foi um tremendo sucesso de publico e critica. Os produtores perceberam a mina de ouro que tinham nas mãos, e não tardaram a produzir uma sequencia. Assim surge A HORA DO PESADELO 2- A VINGANÇA DE FREDDY KRUEGER(Nightmare On Elm Street 2- Freddy's Revenge).

 

nightmare_on_elm_street_two.jpg

 

 Na trama, cinco anos se passaram desde os estranhos assassinatos ocorridos na rua Elm. A casa onde Nancy, protagonista do primeiro filme morou, agora é ocupada pela familia Walsh. É nesta casa que vive Jesse, um jovem que vem sofrendo com terriveis pesadelos envolvendo um homem de rosto queimado, usando sueter e chapéu. O que acontece é que Freddy não consegue mais atacar no mundo dos sonhos, e pretende possuir o rapaz, para continuar seu reino de terror no mundo real.

 

 Esse filme é o paria da serie. Pra começar, quando Wes Craven foi convidado pra dirigir, ele riu da cara dos produtores ao ler o roteiro que achou ridiculo, assim se desligando do projeto. O filme abandona a ideia original de um assassino onirico, já que Freddy passa a matar no mundo real. Alem do mais, varios criticos teriam notado metaforas a respeito do homosexualismo no filme. Até mesmo a trilha do filme original é substituida.

 

 O filme tem ligações muito tenues com o original, sendo a maior delas, o diario de Nancy sendo encontrado pelo casal protagonista (Falando nisso, a mocinha do filme é a cara da Meryl Streep06

 

Mesmo assim, este 2º pesadelo mantem o clima sombrio do filme original, e têm até algumas cenas legais, como a cena de abertura, a sequencia do churrasco, e o momento em q vemos todo o processo De Freddy tomando o corpo de Jesse.

 

 Não acho q seja a pior coisa q aconteceu a serie, mas é bem fraquinho mesmo. Este filme parece ser totalmente desconsiderado da cronologia oficial da serie, já q em nenhum dos outros filmes, ele nunca recebeu nenhuma referencia.

 

Na espera de opiniões.

 

Valeu16 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

As boas idéias que vieram no original, são abandonadas aqui. Isso não deixa de ser brochante. E essa continuação me lembra a continuação de outro filme: Amityville II. Nele, 01) A família também se muda para uma casa amaldiçoada; 02) O filho mais velho vai ser atormentado por uma entidade que está na casa; e 03) A tal entidade usa o garoto para cometer atrocidades.

 

Mas esse Pesadelo 2 é uma das únicos continuações da série que se leva a sério, sem transformar o Freddy em "palhaço dos infernos" e não chega a ser ruim pois tem um "clima de filme de horror" que me agrada, com uma cena e outra que funciona muito bem. E a década de 80 cuspida aqui, também eu curto.

 

Acho que essa continuação até poderia ter funcionado melhor se fosse continuação do 3, e não do 1. Já que no 3 o Freddy teve a única "morte de verdade" na série e numa continuação, para ele voltar, poderiam ter usado isso do espírito dele ter ficado preso na casa e para atacar teria que usar o corpo do guri e tals, mas no fim ficaria claro que ele voltou mesmo nos sonhos e aí viria o Pesadelo 4. Ou seja, invertendo a história do 2 e 3 na série, creio que a coisa funcionaria um pouco melhor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vi o original. Vou colocar tudo como SPOILERS pra não vir gente reclamando depois' date=' OK?

 

É surpreendentemente bom. Na verdade, ótimo. O Craven realmente tem talento para assustar. Ele é criativo na hora de enfocar os ataques do Freddy, seja em sequências gráficas como a cama de sangue (aliás, UAU para essa cena) ou sutis, como quando a Nancy é levada ao médico e acompanhamos seus batimentos cardíacos durante seu sono. É sempre tenso e nunca repetitivo, tipo só mostrar os momentos das mortes, vísceras, tripas, sangue e nada mais.

 

E o Freddy é mesmo assustador. Um vilão que persegue suas vítimas no sono é algo que realmente me amedronta, já que a capacidade de derrotá-lo é mais difícil. Confesso que, lá pelo meio, eu estava achando que o Craven não ia segurar a barra, pois seria difícil demais a mocinha se salvar, mas ele me surpreendeu. Conseguiu, sim, fazer com que ela revidasse de uma forma muito interessante.

 

Tem um momento Pânico no clímax que eu achei fudido de bom e me fez dar até uma risadinha nervosa: quando a garota arranca o fio do telefone e ele subitamente começa a tocar, Craven já te deixa tenso apenas pelo toque do telefone, pois sabemos que só pode ser o Freddy. É uma provinha do brilhantismo que ele exibiria em Scream.

 

Só a trilha que, como em Halloween, sente a necessidade irritante de se repetir 200000000 vezes. Mas aqui eu perdôo.
[/quote']

 

todos falam da cena do sangue jorrando pela cama, mas a melhor foi ela se afogando dentro da própria banheira...

 

Claro que teve elementos forçados, tipo o cabelo dela ficando branco ( ao melhor estilo Vampira) e o final que peca por originalidade.

 

 
 

Mesmo assim' date=' este 2º pesadelo mantem

o clima sombrio do filme original, e têm até algumas cenas legais, como

a cena de abertura, a sequencia do churrasco, e o momento em q vemos

todo o processo De Freddy tomando o corpo de Jesse.

 

 Não acho q seja a pior coisa q aconteceu a serie, mas é bem

fraquinho mesmo. Este filme parece ser totalmente desconsiderado da

cronologia oficial da serie, já q em nenhum dos outros filmes, ele nunca

recebeu nenhuma referencia.

 

Na espera de opiniões.

 

Valeu16

 
[/quote']

 

O Grande erro dessa sequencia ( se é que podemos chama-la de sequencia) é o Freddy aparecendo ao vivo para um monte de jovens, e todos estavama acordadinhos da silva.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Corcordo com o JAILCANTE, se este filme fosse uma sequencia do 3º filme e não o contrario, e fizessem um ajuste ou dois, a coisa teria funcionado um pouco melhor, mas não muito não.06

 

 Essa cena q o ETHAN HUNT citou acima é a cena do ataque de Freddy ao churrasco, e apesar d ser totalmente contra a logica do filme original, e meio over, eu gosto dessa cena. Achei mt foda o Freddy correndo feito louco no meio daqueles adolescentes, distribuindo golpes de garra pra todo lado, no melhor estilo Wolverine.06 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Citamos algumas cenas q valem a pena no filme. Mas ele tambem tá lotadinho d cenas constrangedoras' date=' né? Oq q é o periquito enlouquecido? E a morte do treinador, então?0714[/quote']

 

A morte do treinador não me lembro, mas lembro do coitado do passarinho pipocando nas alturas.

 

O segundo tem cenas legais, tipo a moiçola indo salvar seu affair na fábrica, e um pesadelo que o garoto tem, ele andando pela casa e um calor de fritar ovo sai derretendo tudo. ( já tive um pesadelo assim).

 

E Claro Wes tinha que dar sua cagada final nos últimos minutos...14

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Embora tenha rendido muito bem nas bilheterias, A VINGANÇA DE FREDDY KRUEGER não foi bem recebido pela critica, devido ao abandono do conceito do assassino onirico. Para o terceiro filme então, Wes Craven foi chamado de volta para escrever o roteiro, q mais tarde seria reescrito por Frank Darabont. Craven tambem produziu o filme, e para a cadeira do diretor foi chamado o estreante Chuck Russel, q mais tarde dirigiria filmes como A BOLHA ASSASSINA e O MASKARA. Assim surgiu A HORA DO PESADELO 3- GUERREIROS DOS SONHOS.

 

nightmare_on_elm_street_three.jpg

 

 Na trama, uma estranha onda de suicidios por parte de adolescentes vem aterrorizando a pequena cidade de Springwood. Todos os jovens q sobreviveram a essas tentativas são mandados para o sanatorio Westson Hills, onde ficam sob os cuidados do Dr. Neil Gordon(Craig Wasson).

 

 A mais nova paciente do doutor é Kristen Parker(Patricia Arquette), que tem o mesmo sintoma d todos os outros pacietesm recusa-se terminantemente a dormir. Quando uma nova estagiaria chega ao Westson Hills, o misterio começa a ser revelado. Essa estagiaria é Nancy Thompson(Heather Langenkamp) q tem certeza q seu velho inimigo, Freddy Krueger esta por trás d tudo.

 

 Este 3º pesadelo é a minha sequencia favorita da serie, gosto bastante desse filme. Aqui, Freddy volta a atacar nos sonhos, e as mortes ficam ainda mais criativas, como a do garoto q tem os tendões do seu corpo usados como corda por Freddy para brincar d ventriloquo com o cara. Neste filme surgem pela 1ª vez elementos recorrentes na serie, como o sanatorio Westson hills, e o Hypnocil, droga q suprime os sonhos.

 

 Entretanto, o clima sombrio dos filmes anteriores é abandonado, oq faz de GUERREIROS DOS SONHOS um filme de certa forma mais leve do q os anteriores. Freddy começa a fazer mais piadas, e td mais. Mesmo assim, o filme conserva um ar de misterio interessante, e o ambiente do sanatorio dá um clima legal pra historia.

 

 A volta d velhos personagens é muito bem vinda. Nancy surge mais madura, e o fato d ela estar estudando psicologia, e se especializando em disturbios do sono foi uma boa ideia. A personagem esta bem mais madura com certeza. Outro personagem q volta é Donald Thompson, o pai de Nancy, agora um alcoolatra devido aos acontecimentos do filme original. Craig Wesson, mais conhecido por protagonizar DUBLE DE CORPO, faz um bom trabalho como o Dr Gordon, ganhando inclusive uma homenagem do roteiro, q faz uma referencia a seu mais celebre trabalho.

 

 Este 3º pesadelo é bem legal, apesar da mudança d clima, com personagens carismaticos, e um Freddy mais poderoso do q nunca. Na espera d opiniões.

 

Valeu16

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, me deu vontade de assistir todos da série!

 

O único que eu vi várias vezes foi o 1º, clássico absoluto. Vi em 1991, com 8 anos de idade. Fiquei umas 2 noites sem dormir :D

Os outros eu assisti, mas lembro muito pouco. Talvez por que não foram tão bons assim.

 

[OFF]No clima de flashback, lembram do álbum de figurinhas Terror em Dose Dupla, baseado nos filmes do Jason e do Freddy? Na minha rua todo mundo tinha, só que eu fui um dos únicos na época a ter autorização dos pais pra ver qualquer um dos filmes haIuhauh
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acho a melhor continuação de A Hora do Pesadelo.

 

A presença de Nancy e do pai, Patricia Arquette novinha, Freddy voltando a atacar nos sonhos, e ainda como um monstro que mete medo (mesmo que tenha absorvido uma ar de "palhaço do inferno"), a gurizada carismática do hospício. E final fechado, quase como fosse o final de tudo aqui (mas a série continuou). Enfim, bem redondo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Esse filme ao qual vc se refere é o 7º, ETHAN HUNT. Foi dirigido pelo proprio Wes Craven. Engraçado vc falar desse filme, pois o roteiro dele era pra ter sido o do terceiro filme, mas os produtores recusaram, oq fez com que Craven, juntamente com Darabont escrevessem um novo roteiro q foi oq acabou sendo utilizado em GUERREIROS DOS SONHOS.

 

 A Nancy é d fato uma das mais carismaticas protagonistas d Slasher mesmo. Ela, juntamente com a Sidney Prescott da trilogia PÂNICO são as minhas mocinhas preferidas dos Slasher.

 

 O JAILCANTE DISSE q esse filme poderia ter encerrado a franquia, por não deixar pontas soltas, e é mesmo. Alem d não ter aquele susto facil presente no final dos outros dois, aqui a maneira com q os herois derrotam o Freddy é bem mais objetiva, se comparada com a dos filmes anteriores.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 O 3º pesadelo foi lucrativo pra caramba. Os produtores então, no melhor estilo jogos mortais, deram o sinal verde imediato para a produção do quarto filme. Assim surgiria A HORA DO PESADELO 4- O MESTRE DOS SONHOS.

 

nightmare_on_elm_street-4.jpg

 

 Na trama, dois anos se passaram desde os bizarros eventos ocorridos no sanatorio Westson Hills. Os três sobreviventes do filme anterior, tentam levar uma vida normal. Os problemas começam quando Kristin volta a ter pesadelos com a casa do vilão. Seus amigos inicialmente não acreditam que Freddy esteja mesmo de volta, mas logo isso se confirma verdade.

 

 Freddy sabe que se eliminar todas as crianças da Rua Elm, deixara de existir. Para que isso não aconteça, o vilão pretende usar Alice Johnson, a irmã sonhadora do namorado de Kristin, como ponte para novas vitimas.

 

 O MESTRE DOS SONHOS adota totalmente o humor negro como condutor do filme, oq já havia sido feito no filme anterior. Esse 4º filme é o pop da serie, oq pode ser notado tanto na trilha sonora do filme, lotado de rock, até a direção de arte e fotografia, com cenarios investindo no uso de cores fortes e tudo mais. O filme tambem assume essa natureza pop ao fazer referencias a outros sucesso do cinema, como TUBARÃO e KARATE KID.

 

 Mesmo perdendo totalmente o clima tetrico da trilogia original, esse 4º pesadelo ainda consegue ser divertido, Não se levando muito a serio. Os roteiristas nem se esforçam em explicar como Freddy voltou, só pra se ter uma ideia.

 

 O grupo de jovens da vez tambem é bem carismatico, no mesmo nivel dos do filme anterior, e apesar d não ser uma Nancy Thompson, Alice Johnson se revela uma protagonista muito mais carismatica q a Kristin de Patricia Arquette no filme anterior. Os desvaneios da moça são bem divertidos, o que a torna uma adversaria interessante para Krueger. Falando em Kristin, Arquette não reprisa o papel, por não ter gostado do roteiro, e é substituida por Tuesday Knight.

 

 Freddy se torna definitivamente um humorista nesse filme, matando suas vitimas com o maximo de criatividade que consegue. É aqui que ele transforma uma garota em barata. Este filme é o mais lucrativo da serie, ficando atrás apenas de FREDDY VS JASON.

 

Na espera de opiniões.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar dos pesares, é o meu favorito depois do 1 e 3.

 

A única coisa que me incomoda é esse fato do Freddy voltar sem maiores explicações. Ainda mais que no Pesadelo 3 fizeram um maior sacrifício para destruí-lo (dois personagens importantes morreram nessa), e aqui ele simplesmente volta do nada. Mas ok... Fora isso isso tem umas coisas datadas, uma bobeiras aqui e ali, só que pra mim tudo funciona muito bem. Curto muito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 De fato, essa volta do Freddy sem mais nem menos é um grande ponto contra do filme. Nos outros até passava, pelo fato do Freddy ter sido derrotado d forma bem metafisica, como a coragem de Nancy no 1º filme, e o amor de Jesse e a namorada no 2º. Mas no 3º filme, Freddy é derrotado d forma bem objetiva, oq na minha opinião, exigiria uma explicação maior a respeito do seu retorno, mas é a vida.

 

 Perceberam q o Robert Englund faz uma ponta sem a maquiagem do Freddy, como uma enfermeira no sonho da Kristin?

 

 Uma pergunta, alguem entendeu a forma como o Freddy é derrotado nesse filme? Pra mim, ficou quase tão clara como a forma q ele retorna09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Também não entendi muito bem. Mas é que tem algo a ver com a canção que a Alice ouviu da mãe dela quando pequena' date=' que teria um trecho falando sobre "o mal que não consegue se ver" ou algo assim. Só que no resto do filme pouco foi dito sobre essa canção.[/quote'] De fato, a Alice mostra um espelho pra ele, e ele perde todas as almas que tinha coletado. Embora no climax do filme anterior, ele aparece em uma casa de espelhos, e não parece ter problemas06

 

 Uma curiosidade, é q têm uma cena cortada em q o Freddy diz pra Kristin que por causa dela, ele nunca vai ter a alma da Nancy, q ele tanto desejava. Deve ter a ver com o fato d ela ter mandado a Nancy para o "lugar dos sonhos lindos" no final do filme anterior.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Apesar dos pesares' date=' é o meu favorito depois do 1 e 3.

 

A única coisa que me incomoda é esse fato do Freddy voltar sem maiores explicações. Ainda mais que no Pesadelo 3 fizeram um maior sacrifício para destruí-lo (dois personagens importantes morreram nessa), e aqui ele simplesmente volta do nada. Mas ok... Fora isso isso tem umas coisas datadas, uma bobeiras aqui e ali, só que pra mim tudo funciona muito bem. Curto muito.
[/quote']

 

eu gostei daquele que ele começa a atacar uma garota, sendo que ela está acordadinha da silva, depois descobre q ele a ataca pelos sonhos do bebê que ela carrega.

 

seria uma boa história e resgataria todo aquele terror do primeiro, uma pena que peca por falta de capricho.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...