UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena
paracelso

Livros Sobre Cinema

Recommended Posts

Eu recomendo "A linguagem Secreta do Cinema" de Jean-Claude Carrière. Apesar de curto, o livro é uma maravilhosa obra sobre a linguagem cinematográfica, discorrendo sobre temas como edição, tempo, realidade e etc.

 

 

 

Também recomendo "Fazendo Filmes" de Sidney Lumet. Neste, o famoso diretor divide a produção de um filme em vários capitulo nos quais compartilha suas experiências e, de quebra, nos dá uma boa idéia de como um filme americano é feito.

 

 

 

O primeiro é da editora Nova Fronteira, o segundo da Rocco.Olorin2008-12-10 22:01:56

Share this post


Link to post
Share on other sites

Há dois livros que comecei a ler e gostei:

 

Esculpir o Tempo (Andrei Tarkovski) - Um dos cineastas mais estranhos do cinema fala sobre a vida, o cinema e a recepção dos seus filmes pelo mundo.

 

O Espectador Noturno (Vários autores) - São vários artigos sobre o que os intelectuais pensavam do cinema quando ele foi criado. É facinho de encontrar em sebos.

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bom' date=' 1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer não fala sobre a arte do cinema, mas é, sem dúvida, um presentão pra qualquer cinéfilo.[/quote']

 

Eu tenho um catálogo de mais de 500 páginas do ano de 1988 ! Tem muitos filmes !!!! Parecido com esse novo 1001......

Share this post


Link to post
Share on other sites

para quem gosta de animação tem um livro bem tradicional e dizem que é a biblia do cinema animado que é o the animators survival kit, cheguei a folhear mesmo com meu ingles meia boca e deu pra perceber que é muito bom, só o preço é meio salgado mas vale apena pra quem se interessa por esse ramo da setima arte, eu particularmente gosto tanto do tradicional quanto do animado, então a dica de leitura é essa 2thumbs.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

"1001 filmes para ver antes de morrer" é excelente! Embora seja possível discordar de alguns dos filmes que ali estão... Mas como foi deixado claro na introdução de Steven Jay Schneider: "Mesmo que você coma filé mignon todos os dias, de vez em quando vai querer um hambúrguer." ... Isso resume tudo!...

 

 

 

 

 

Gostaria de uma sugestão de livro sobre Cinema e Filosofia... Alguém tem?

Share this post


Link to post
Share on other sites

vi num blog ( http://filocine.blogspot.com/2008/04/por-se-tratar-de-uma-linguagem-recente.html) algumas indicações de livros relacionados a cinema e filosofia:

 

Livros interessantes, sobre Filosofia do (e no) Cinema:

- Cabrera, Julio. "O cinema Pensa: uma Introdução à Filosofia através do Cinema". Editora Rocco - 2006.

- Flusser, Vilém. "Filosofia da Caixa Preta". Editora Relume Dumará - 2002.

- Rivera, Juan Antonio. O Que Sócrates Diria a Woody Allen. Tradução de Magda Lopes. Editora Planeta do Brasil Ltda - 2004.

- Rowlands, Mark. SCIFI = SCIFILO. A filosofia explicada pelos filmes de ficção científica. Tradução de Edmo Suassuna. Editora Ediouro Publicações - 2005.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bom' date=' 1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer não fala sobre a arte do cinema, mas é, sem dúvida, um presentão pra qualquer cinéfilo.[/quote']

 

Este livro é sensacional!! Primeiro porque não inclui/exclui um filme por causa da história contida. Tanto é que um dos primeiros é O Nascimento de uma Nação

 

Super recomendado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lau, este eu não li, não. Não sei se se encaixa no que tu quer:

Cinema e televisão durante a ditadura militar

ba7613d7fd8ba78e532e372b92821f52.jpg

Autora: Anita Simis (Org.)
Editora: Ed. Cultura Acadêmica
Ano: 2005
ISBN: 858736149X
Número de páginas: 136 
 
Resumo

Como era a censura no tempo da ditadura militar no Brasil (1964-1985)? Por que, apesar da censura, o cinema e a televisão puderam desenvolver-se com tamanha desenvoltura? Como o tema da política aparecia nos filmes de curta e longa metragem? Qual a abordagem da realidade social nas telenovelas e no cinema? Como fazer obras politizadas que pudessem, ao mesmo tempo, inserir-se no mercado? Por que artistas de esquerda ligaram-se à EMBRAFILME e à Rede Globo? Que características ganhava a indústria cultural?

Essas e outras questões – que atormentam os estudiosos da cultura brasileira recente – são respondidas neste livro por pesquisadores e cineastas. Sob a coordenação de Anita Simis, Roberto Farias, Roberto Gervitz, Sérgio Muniz, Laurindo Leal Filho, Tânia Pellegrini, Paulo Menezes, César Bolaño, Ângelo Del Vecchio, Maria Ribeiro do Valle e Lauro José Siqueira Baldini participaram de um seminário realizado na FCL, em Araraquara, que agora resulta neste livro que dá uma bela contribuição aos estudos de cinema e televisão no Brasil.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Li dois ótimos:

 

Cinema - Entre a realidade e o artifício (Luiz Carlos Merten - Ed. Artes e Ofícios)

Cinema - Direção de Atores (Carlos Gerbase - Ed. Artes e Ofícios)

 

Tenho também aqui que se chama Guia Ilustrado Zahar de Cinema. Como se fosse um 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer, mas ainda fala sobre a história do cinema, diretores, o cinema em cada canto do mundo e, claro, os 100 melhores filmes. Recomendo. 03

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×