Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Cara do Oscar?Isso é bom?

 

 

 

Normalmente não, mas há elementos que o oscar gosta e que algumas vezes são muito bem utilizados. Com o recente envio de mais soldados ao Afeganistão por Obama, o tema fica ainda mais em evidência na sociedade americana e acredito que isso gere um buzz extra para The Hurt Locker.

 

 

 

 

 

Ah e o Fe não gosta do Tarantino? 13.gif Não sabia dessa tua faceta, Fe 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Visto Guerra ao Terror.É um PUTA filme. Eletrizante. Angustiante. Pulsante. A direção e a montagem elevam o nível de tensão do filme ao máximo. Não pára um minuto. Bigelow arrebenta. Jeremy Renner está muito bem. Personagem marcante. Viril. Um quezinho de Jack Bauer escondido' date=' é verdade. [img']smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />O elenco todo também merece aplausos. Belíssima fotografia também. E desculpem, mas como alguém pode dizer que o filme não tem final? Claro que tem. E um PUTA final, ainda por sima.O Oscar subirá no conceito de muita gente se o filme vencedor for este Guerra ao Terror.

 

Curti bastante. É a cara do Oscar. Mulher dirigindo, tema atual, atributos técnicos aliados a uma história interessante... Cameron já tem o dele. Isso vai pesar, não tenho dúvida.

Eu daria a estatueta para Cameron e Avatar, mas me apaixonei pela história e pela forma como é contada e isso enebria uma análise mais fria das deficiências do filme.

 

 

Sobre Public Enemies, tenho que discordar mesmo. O filme cresce, cresce, cresce...e não amadurece. Fica um monte de cenas uma atrás da outra (bem filmadas, sem dúvida) mas que desembocam em nada.

Considero o subestimado Colateral muito mais intenso e eletrizante do que PE. Sozinho, o Jamie Foxx mata a pau todo o trio estrelado de Public Enemies. Não no geral, mas pontualmente nessa atuação.

 

 

Colateral é o único filme em que eu gosto de uma atuação do Jamie Foxx (embora prefira a do Cruise). Ele tá muito bem sim. Mas, com exceção do Bale, não concordo a respeito desse "mata a pau". Adorei as atuações do Depp e da Cotillard, que me fizeram ter uma empatia enorme por seus personagens, do inicio ao fim do filme, com direito a algumas cenas que ainda estão ecoando na minha cabeça, como a cena final da Marion e o Depp no cinema.  Public Enemies vai muito longe de ser uma sucessão de cenas bem filmadas, ao menos pra mim. Colateral não é exatamente subestimado, quer dizer, não dividiu as pessoas como Inimigos Públicos ao menos.

 

como eu chego sempre depois, só me resta dar exalt. 06

 

e pra quem ainda não viu e tá em dúvida sobre essa lindeza do Mann, dê uma lida nessa crítica excelente do filme, eu não poderia concordar mais: http://multiplot.wordpress.com/2009/07/26/inimigos-publicos-michael-mann-2009/

bat2010-01-11 13:10:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

Cara do Oscar?Isso é bom?

 

 

 

Normalmente não' date=' mas há elementos que o oscar gosta e que algumas vezes são muito bem utilizados. Com o recente envio de mais soldados ao Afeganistão por Obama, o tema fica ainda mais em evidência na sociedade americana e acredito que isso gere um buzz extra para The Hurt Locker.

 

 

 

 

 

Ah e o Fe não gosta do Tarantino? 13.gif Não sabia dessa tua faceta, Fe 06.gif [/quote']

 

Eu gosto do Taranta antigo Pa... tinha o lado humor negro, mas era pontuado por uma seriedade. O atual vem sendo muito pop. Mas em Bastardos, mesmo tendo meus problemas com o plot do Pitt, não tem como negar... baita filme. Controle de ritmo, roteiro e direção em todos os aspectos. Ele conseguiu meio que dominar o lado cool que vinha empregando em seus filmes. Isso se chama amadurecimento. Além disso, acho que o filme tem momentos geniais, como o primeiro capítulo, onde a cena entre Waltz e o francês na mesa, com os judeuzinhos embaixo da terra. Aquilo sintetiza a obra do Taranta, IMO. Fora o jantar entre Waltz e Laurent e o final que é ultra cool facista (06), ali ele consegue com perfeição juntar todas as suas características como cineasta, as que sempre me agradaram como as que sempre me incomodaram. Um chute no cú! 06

 

....

 

Eu ainda acho que mesmo a Bigelow sendo favorita, ela tem muito mais pedras no sapato. Não deram o Oscar a Brokeback Mountain por ser um filme gay, favorecendo aquela escrotidão do Trash - No Pinico. Isso significa que a AMPAS tem seus preconceitos e seus conceitos bem formados e estipulados. Acho bem capaz dos velhinhos se darem por satisfeitos reconhecendo a Bigelow com "apenas" a indicação, abrindo espaço para o queridinho Reitman ou um segundo Oscar para Cameron e seu revolucionário Avatar. Algo que ainda favoreceria a eterna busca pela audiência.

 

 

FeCamargo2010-01-11 14:19:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

wga:

 

 

 

ORIGINAL SCREENPLAY

 

 

 

(500) Days of Summer, Written by Scott Neustadter & Michael H. Weber; Fox Searchlight

 

 

 

Avatar, Written by James Cameron; 20th Century Fox

 

 

 

The Hangover, Written by Jon Lucas & Scott Moore; Warner Bros.

 

 

 

The Hurt Locker, Written by Mark Boal; Summit Entertainment

 

 

 

A Serious Man, Written by Joel Coen & Ethan Coen; Focus Features

 

 

 

ADAPTED SCREENPLAY

 

 

 

Crazy Heart, Screenplay by Scott Cooper; Based on the novel by Thomas Cobb; Fox Searchlight

 

 

 

Julie & Julia, Screenplay by Nora Ephron; Based on the books Julie & Julia by Julie Powell and My Life in France by Julia Child with Alex Prud’homme; Sony Pictures

 

 

 

Precious: Based on the novel Push by Sapphire, Screenplay by Geoffrey Fletcher; Based on the novel Push by Sapphire; Lionsgate

 

 

 

Star Trek, Written by Roberto Orci & Alex Kurtzman; Based upon Star Trek, Created by Gene Roddenberry; Paramount Pictures

 

 

 

Up in the Air, Screenplay by Jason Reitman and Sheldon Turner; Based upon the novel by Walter Kirn; Paramount Pictures

 

 

 

avatar é o favorito de vez então.thalesgn2010-01-11 17:06:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Consideremos que dois saiam para darem lugar a Inglourious Basterds e The White Ribbon (?), saem Hangover e Serious Man? Ou Avatar não irá com força para a votação do Oscar? Acredito nessa segunda opção...

 

 

 

Não acredito, ou seria não espero, que Julie & Julia seja indicado ao Oscar!

Link to comment
Share on other sites

  • Members
inglorious basterds' date=' an education, a single man e district 9 estavam desclassificados no wga.[/quote']

 

pq isso?

 

Os autores dos roteiros não são membros do sindicato dos roteiristas. Que besteira.

 

No sindicato dos diretores não tem essa. O Tarantino não é membro lá e foi indicado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Consideremos que dois saiam para darem lugar a Inglourious Basterds e The White Ribbon (?)' date=' saem Hangover e Serious Man? Ou Avatar não irá com força para a votação do Oscar? Acredito nessa segunda opção...

 

 

 

Não acredito, ou seria não espero, que Julie & Julia seja indicado ao Oscar![/quote']

 

 

 

Serious Man fica, The Hangover sai. Mais provável eles indicarem os Coens do que (500) days of summer. Só que tem Up também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cameron tem um longo caminho até o Oscar de direção. Para mim, Avatar tem mais chances de levar FILME do que Cameron levar DIRETOR.

 

----------------------------------------------------------------------------

 

E saiu a lista do WGA.

Claro que a notícia é Star Trek, Se beber não case e...AVATAR. Eles realmente estão afim de premiar o tal Avatar, hein. Apesar de que, para um filme que pretende levar o Oscar, uma esnobada no WGA seria uma baixa considerável.

 

Refletindo aqui, imagino eu que haverá 3 momentos chaves na corrida de melhor filme:

 

Globo de Ouro: Se Avatar vencer o GG, ele leva o Oscar de filme. Não que o GG signifique alguma porcaria. Mas será uma propaganda tão grande caso ele vença..que a bilheteria vai aumentar ainda mais..que o buzz vai aumentar ainda mais. O GG é marketing. E o Avatar tem como seu maior trunfo para levar o Oscar justamente o marketing.

Agora, se Up in the air ou The Hurt Locker vencerem...não quer dizer muita coisa. 06

 

DGA: Se o Cameron vencer aqui, Avatar leva o Oscar de filme. Se Jason Reitman levar..Up in the air vence melhor filme. Se Bigelow vencer, ela torna-se a favoritaça a levar Melhor Diretor no Oscar e Hurt Locker dá um salto enorme na corrida de melhor filme. O DGA é o prêmio MAIS DECISIVO! Olho nele!

 

 

PGA: Se The Hurt Locker vencer, ele leva melhor filme.

 

 

E por favor, comentem! Não sou o dono da verdade. Quero saber o que vocês acham.

 

 

Sync2010-01-11 19:28:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou contentíssimo com a indicação de Cameron como roteirista. 16

Merecida lembrança, mas duvido que seja repetida pela Academia.

 

-----------------------------------------------------

 

 

 

 

 

Barry Ackroyd, BSC for The Hurt Locker

 

Dion Beebe, ASC, ACS for Nine

 

Christian Berger, AAC for The White Ribbon

 

Mauro Fiore, ASC for Avatar

 

Robert Richardson, ASC for Inglorious Basterds

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Cameron tem um longo caminho até o Oscar de direção. Para mim' date=' Avatar tem mais chances de levar FILME do que Cameron levar DIRETOR.

----------------------------------------------------------------------------

E saiu a lista do WGA.
Claro que a notícia é Star Trek, Se beber não case e...AVATAR. Eles realmente estão afim de premiar o tal Avatar, hein. Apesar de que, para um filme que pretende levar o Oscar, uma esnobada no WGA seria uma baixa considerável.

Refletindo aqui, imagino eu que haverá 3 momentos chaves na corrida de melhor filme:

Globo de Ouro: Se Avatar vencer o GG, ele leva o Oscar de filme. Não que o GG signifique alguma porcaria. Mas será uma propaganda tão grande caso ele vença..que a bilheteria vai aumentar ainda mais..que o buzz vai aumentar ainda mais. O GG é marketing. E o Avatar tem como seu maior trunfo para levar o Oscar justamente o marketing.
Agora, se Up in the air ou The Hurt Locker vencerem...não quer dizer muita coisa. 06

DGA: Se o Cameron vencer aqui, Avatar leva o Oscar de filme. Se Jason Reitman levar..Up in the air vence melhor filme. Se Bigelow vencer, ela torna-se a favoritaça a levar Melhor Diretor no Oscar e Hurt Locker dá um salto enorme na corrida de melhor filme. O DGA é o prêmio MAIS DECISIVO! Olho nele!


PGA: Se The Hurt Locker vencer, ele leva melhor filme.


E por favor, comentem! Não sou o dono da verdade. Quero saber o que vocês acham.

[/quote']

 

Cara... as suas sugestões são muito boas pq vc consegue se manter afastado e analisar friamente as coisas... tanto que nem faço idéia do filme que vc mais gostou ou do diretor que vc mais curtiu, enfim...

 

Enfim... a minha dúvida é sobre qual vitória tem mais força de influência no Oscar: a vitória no sindicato dos diretores ou dos produtores? Pelo número de membros na Academia, seria os diretores, mas não podemos negar que os vencedores do Oscar de melhor filme são os produtores... aqueles que investem querendo retorno... e hoje não há melhor retorno do que "Avatar"...

 

Eu sinceramente não vejo "Guerra ao Terror" com todo esse favoritismo. E não estou dizendo isso pq não gostei tanto assim do filme. É pq ele tá muito com cara de "queridinho da crítica" e na maioria das vezes, filmes com este perfil não levam... exceto por "Crash", por exemplo (não estou dizendo com isso que o público em geral não tenha aprovado o filme). E também tem aquelas perguntas: o que está na moda hoje em dia em Hollywood? O enaltecimento da indústria ou o cenário político americano? Se Guerra ao Terror fosse lançado na Era Bush, diria que era mais favorito... hoje com o Obama se esforçando para mostrar que não deseja mais enviar tropas, mesmo que alguns fatos vão contra isso, acho que não é o tipo de filme que seria premiado.

 

Por tudo isso considero "Avatar" o favorito, além de levar em consideração toda a repercussão, principalmente comercial que o filme vem tendo. "Up In The Air" e "Bastardos Inglórios" seriam opções mais "independentes". Não consigo imaginar uma surpresa, mesmo considerando que são 10 os indicados e com a possibilidade de votos sendo divididos e tal... FILME fica com "Avatar" (60%) ou "Guerra ao Terror" (30%). Quem ganhar o prêmio do sindicato dos produtores, leva.

 

Com relação à direção, acho que a disputa é mais acirrada. A Bigelow sendo indicada pode abrir as portas para a premiação de uma mulher, mas a indicação em si poderia ser um prêmio de consolação. James Cameron seria uma escolha fácil e até óbvia pelo sucesso do filme, mas pode ter algum tipo de aversão pelo simples fato de ser o mesmo cara que disse a 12 atrás que era o rei do mundo. Logo, premiar Tarantino como diretor seria uma forma de mostrar que a Academia o abraçou como um cara tecnicamente competente, embora assim como a Bigelow a indicação já poderia ser considerada uma premiação. Cameron (35%), Bigelow (30%), Tarantino (28%). Quem ganhar o prêmio do sindicato dos diretores, leva. Eu, sinceramente, não querendo contrariar as minhas próprias estatísticas, mas acho que existe uma boa possibilidade de filme e direção irem para filmes diferentes. Embora seja natural que os dois prêmios fossem para os mesmos filmes.

 

Com relação à roteiro original, acho que fica entre "Guerra ao Terror" e "Bastardos Inglórios" com um pouco mais de vantagem pro primeiro. Torço para que eu esteja enganado e Tarantino seja premiado. Com relação à roteiro adaptado não consigo imaginar Jason Reitman sem o prêmio.
Thiago Lucio2010-01-11 21:25:22
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...