Jump to content
Forum Cinema em Cena

Star Wars: Episódio I


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Há 10 anos, era lançado o filme mais controverso da saga...

 

swepisodei.jpg

 

Dez anos depois, como ele está na mente do público? É um filme a ser esquecido? Tem seu lugar conquistado dentro da saga SW? Deve ser jogado na lata do lixo? Lucas vai pro inferno depois desse filme?

 

Pretendo rever em breve, depois de um silêncio de 4 anos...
Dr. Calvin2009-05-20 09:39:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Após 10 anos, eu acho q o filme é odiado, mas respeitado, pelo menos para as pessoas de meu círculo de convivencia...

 

Eu acho um filme mediano, e uma ótima introdução a mitologia de Star Wars, mostrando mto bem o senado, as armações politicas, os contrastes extremistas da galáxia (tattoine/coruscant), a apresentação dos personagens, os Sith, Anakin, Obi-Wan... além é claro da óbvia contribuição dele para o cinema com os efeitos especiais...

 

Acredito q daqui a 15-20 anos, ele terá mto mais valor do q tem hj...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Taí algo que devo fazer em breve... rever Episódio I... uma década da Nova Trilogia é algo sim a se comemorar...

 

Sobre o filme... ele é sim o elo mais fraco da saga... tem problemas de ritmo, principalmente no miolo da história... mas está longe, muito longe de ser um filme ruim.

 

Gosto da maneira como Anakin é introduzido ao público... exatamente como Luke, na metade do filme... à margem do conflito, esquecido em um planeta abandonado. E há algumas cenas... sim, com o fraquinho Jake Lloyd... que são verdadeiras pérolas... a despedida de Anakin e Shmi, Anakin e Qui-Gon na varanda (que injustamente é só lembrada pela primeira citação aos famigerados midi-chlorians)... e o próprio primeiro encontro com Padmé...

 

E há o ato final... que apesar de Jar Jar e os Gungans, tem uma execução perfeita, com todos os eventos se completando e tendo como cereja no bolo o duelo com Darth Maul, que junto com a sequência da corrida de Pods já faz parte do imaginário popular sobre a saga. Enfim... A Ameaça Fantasma, com todos os seus problemas, ainda sim é digno do nome que carrega. É STAR WARS!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não assisti o filme recentemente (esse ano por exemplo, apesar de que ano passado devo ter assistido mais de uma vez), e o unico filme da serie que eu possuo em dvd é o Episodio 3: A Vingança dos Sith (que foi o unico que eu assisti no cinema) embora planeje comprar todos os outros quando tiver grana sobrando.

 

Considero esse Episodio 1 um bom filme, mas comparando com os outros é o mais fraco da serie. E perde feio se comparado ao Imperio Contra-Ataca e a Vingança dos Sith (que são os melhores entre os seis).

Ele é bem divertido, apesar de possuir muitos momentos que não acrescentam grande coisa e algumas coisas que não funcionam (Ja-Jar-Binks é terrivel, consegue ser ainda pior do que os Ewoks) 

 

O ator que interpreta o jovem Skywalker é sofrivel tambem, chega inclusive a ser irritante em alguns momentos ( nessas horas que faz falta um Fred Highmore da vida), e é sintomatico o fato de que aparentemente ele sumiu de filmes relevantes depois dessa participação.

 

De qualquer jeito os efeitos especiais no geral são muito bons e a diversos momentos que trazem a tona a empolgação que os filmes anteriores (e posteriores tambem) traziam, como por exemplo a corrida de pods em Tatooine.

 

Gostei bastante tambem do Darth Maul (visualmente e quando entra em ação), apesar de que talvez ele pudesse ser mais explorado no filme. Mesmo assim, a luta dele contra Obi Wan e Qui-Gon e aquele sabre de luz duplo é bastante divertida.

 

As maquinações politicas, com Palpatine dando o seu primeiro "golpe", as aparições do conselho jedi e suas discussões são outros momentos interessantes.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

E hoje A Ameaça Fantasma faz 10 anos...

Ainda não era na época fanático por Star Wars... tinha apenas 13 anos e adorado a Trilogia Clássica, que conheci em 1997 por ocasião das Special Editions, mas nunca mais assistido ou interessado por mais. Acontece que por volta do final 1998/1999 eu já acessava a internet... a boa e velha internet 1.0, discada, lenta, cara (hum... retiro o "boa"...)... e foi por ela que fiquei sabendo da iminência do novo Star Wars (inclusive via um sitezinho de fundo preto, com uma figura de Carlitos como símbolo... Cinema em Cena, acho que era o nome... hehehehe).

 

De certo modo me senti fazendo parte daquilo... e quando finalmente assisti ao filme fiquei inteiramente hipnotizado por aquele universo, empolgado como nunca em um cinema (e era uma sessão normal... umas duas, três semanas depois da estréia). Sim... A Ameaça Fantasma tem seus defeitos sim... mas tem um valor especial para mim. Foi ali que Star Wars me fisgou de vez!

 

E VOCÊ... onde estava em 1999???
Lucas2009-05-19 23:36:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

nessa epoca eu ainda não frequentava cinema passei a ir nos cinemas em 2002 foi quando passei a ter interesse por filmes lembro que o primeiro filme que vi foi todo poderoso(que odiei)   sobre star wars não me interessava ate ver o episodio 3 em 2005 e ter amado ai fui e vi todos gostei muito mais da nova trilogia a qual eu tenho os dvds a antiga não achei graça nenhuma.   

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não posso dizer que odeio o filme.

Mas odeio o que ele quase faz com a trilogia clássica. Mid chlorians (?)... Jar Jar, pequeno Anakin... um bando de malas.

 

Mas tem coisas legais... Darth Maul, Qui Gon, Obi Wan e a luta de sabres que é o que salva o filme.

 

A sensação que eu tenho ao ver é que não parece ser Star Wars...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Curioso... eu considero este o episódio mais cara de TC da Nova Trilogia. Claro, A Vingança dos Sith se aproxima mais, por motivos óbvios, dos episódios clássicos visualmente. Mas em termos de clima, de temática e construção narrativa... A Ameaça Fantasma é muito afim com os filmes anteriores. E quando penso em Star Wars, as imagens icônicas que me vêm de cara são de A Ameaça Fantasma e de Uma Nova Esperança. O episódio com menos "cara de Star Wars" ao meu ver é Ataque dos Clones, mas esse ainda há de passar pelo processo de revisão que o Episódio I está passando.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O negócio é que superestimaram as pobres formas de vida microscópicas... elas são bem menos importantes do que se supõe...

 

Acabaram transformando os midi-chlorians na resposta à perguntas que Tio Lucas jamais ousou responder...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Touché Lucas...

 

E o pior: 10 anos depois e alguns ainda não sacaram o óbvio...

 

Renato' date=' o que tem Jesus a ver com midi-chlorians?
[/quote']

 

O Anakin não tem pai. Nasce de uma "virgem Maria".

Geração espontânea dos midi-chlrians, conforme Qui Gon diz.

 

Lucas não confiou no próprio taco... preferiu dar uma resposta "científica" para a força, ao invés de apostar no aspecto místico dela e que já havia funcionado na trilogia clássica.

 

Acho até que ele  nem cita mais os tais midi-chlorians nos ep II e III, cita?

 

O negócio é que superestimaram as pobres formas de vida

microscópicas... elas são bem menos importantes do que se supõe...

 

Desculpe, mas elas geraram o Anakin. Darth Vader, o personagem central de toda a saga, é filho das pobres formas de vida microscópicas. Creio que só isso já bastaria para tornar os midi-chlorians mais do que importantes, não?

Renato2009-05-20 14:38:43

Link to comment
Share on other sites

  • Members


O Anakin não tem pai. Nasce de uma "virgem Maria".
Geração espontânea dos midi-chlrians' date=' conforme Qui Gon diz.

Lucas não confiou no próprio taco... preferiu dar uma resposta "científica" para a força, ao invés de apostar no aspecto místico dela e que já havia funcionado na trilogia clássica.

Acho até que ele  nem cita mais os tais midi-chlorians nos ep II e III, cita?[/quote']

 

Repito, tem gente que, 10 anos depois, não sacou o óbvio...

 

"Não confiou no próprio taco" - pura especulação sem base... A Força não é explicada em momento algum, o que é explicado é pq algumas pessoas sentem mais a Força e outras não... De novo, tem gente que não sacou o óbvio...

 

E por resposta "científica" entende-se algo falseável e observável... Pq algumas pessoas tem mais midi-chlorians e outras não? Pronto, já destruí a aura "científica" dos midi-chlorians...

 

Sim, ele cita os midi-chlorians no Episódio III, sendo os bichinhos tão massacrados o cerne do poder que o Anakin busca e que, em última análise, são a causa de sua queda...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nunca foi dito com todas as letras como Anakin surgiu. Qui-Gon acredita que ele foi gerado pela forca, atraves dos clorians que sao um meio apenas. Ou voce e filho das suas mitocondrias? A cientificidade, como ve, foi pro ralo aqui...

Existe outra teoria sobre o nascimento de Anakin... tambem nada cientifica... preste atencao no que Palpatine diz a Anakin na fodissima cena do Teatro em A Vinganca dos Sith.

Lucas2009-05-20 15:09:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Elas são citadas no Episódio III se não me engano... e é bem aí aonde quero chegar... nunca foi dito com todas as letras como Anakin surgiu. Qui-Gon acredita que ele foi gerado pela forc'a' date=' atraves dos clorians que sao um meio apenas. Ou voce e filho das suas mitocondrias? A cientificidade, como ve, foi pro ralo aqui...

Existe outra teoria sobre o nascimento de Anakin... tambem nada cientifica... preste atencao no que Palpatine diz a Anakin na fodissima cena do Teatro em A Vinganca dos Sith.

[/quote']

 

Cara, vou rever a cena do teatro, que não lembro mesmo... a única coisa que lembro aqui é do Palpatine começando a falar dos poderes dos sith e tal.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dook' date=' percebo que você não se importou com os midi.

Confesso que não saquei o que é tão óbvio assim. Que tal me explicar ao invés de ficar repetindo que eu não entendi?05
[/quote']

 

Não dá... é auto explicativo... Deixa de ser teimoso com coisas irrelevantes e aí quem sabe vc descobre...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Dook' date=' percebo que você não se importou com os midi.

 

Confesso que não saquei o que é tão óbvio assim. Que tal me explicar ao invés de ficar repetindo que eu não entendi?05

[/quote']

 

Não dá... é auto explicativo... Deixa de ser teimoso com coisas irrelevantes e aí quem sabe vc descobre...

 

caraleo, intolerante06

 

Eu estava querendo entender algo que não me agradou no filme. Aparentemente você tem a resposta, mas não quer compartilhar...

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Renato, esta não é a primeira vez que discutimos sobre Midi-chlorians... Dá uma passeada nos tópicos abaixo e veja se vc acha a última vez que discutimos o assunto (faz pelo menos uns dois anos).


E de lá pra cá não mudou nada, as premissas continuam as mesmas de sempre, mesmo já derrubadas há tempos... Quem será o intolerante?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por falar em intolerante, lembrei de outra intragável. Aquela corrida (de pods?) é pavorosa. Sequência chata, longa... ela sozinha quase afunda o filme inteiro.

Feita sob medida para virar jogo de video game, aliás, ela em si parece um jogo de video game... pensei até que iria ganhar um joystick na hora06

 

Lucas é um visionário06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Midi-Chlorians são como parasitas... eles se alimentam da força de cada pessoa, e criam a conexão entre a força e a pessoa, q permite que a pessoa acesse os poderes da força... a força é alto misticos, nunca explicado, a concentração de midi serve apenas para medir a quantidade de força de uma pessoa...

 

E sobre Darth Plagius, o sábio, os sith podem manipular a vida, e a não explicada concepção do Anakin, pode ter algo haver com os poderes do lado negro, por isso q ele é o escolhido...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...