Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cisne Negro, de Darren Aronofsky,


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

De longe a Portman traz o personagem mais complexo dos

filmes que vi nesse último ano. O filme parece uma mistura de esquizofrenia com

síndrome de Peter Pan para meninas.  sentimentos reprimidos pela mãe que quer

continuar o balé e seus sonhos projetando isso na filha, sem permiti-la viver

sua própria vida. Quando do início do filme com os espelhos eu já tinha idéia

do que estava por vir. Aronofski é tão dedicado 

sua arte quanto Nina é ao Balé, fazendo questão de mostrar coisas comuns

do cotidiano da bailarinas, tornado aquilo tudo mais real. Achei também foda a forma como ele filmou vários

planos com espelhos ao redor (nas salas de treino) sem nunca vermos a equipe é

claro (deve ter sido difícil pra caceta). 9 de 10.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 97
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

(retirado do tópico do Oscar)

 

 

 

E' date=' meu deus, Natalie Portman arrebenta no filme!!! Como alguém, em sã consciência, pode assistir ao filme e não achar que ela vai levar o Oscar, e com todos os méritos? Você fica completamente envolvido com o filme justamente por causa da atuação quase doentia dela.

 

 

 

E que filme perturbador! Me estranha estar indo bem nos EUA, pq acho que o filme é para poucos. Tem um clima super tenso, mas super envovente. Uma história que vai ficando cada vez mais maluca e intrigante.

 

 

 

Não sei, as vezes me lembrava De Olhos Bem Fechados do Kubrick ou até mesmo O Iluminado, do mesmo Kubrick.   

 

 

 

E olha que eu não sou fã do tal Darren Aronofski (não apreendi escrever o nome dele ainda).[/quote']

 

 

 

 

 

Eu vi mais De Palma. Vários flashes de Body Double e Dressed to Kill.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Críticas - Cisne Negro

Indicado a cinco categorias no Oscar 2011, incluindo melhor filme, Cisne Negro encantou os críticos do Adoro Cinema, que foram unânimes em classificar o filme como um dos melhores do ano passado (levando em conta o ano de produção).

 

Além da ótima direção de Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho), o longa conta com uma atuação memorável de Natalie Portman, que recebeu o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG) de melhor atriz pelo papel, e deve levar também o Oscar.

 

Com um elenco coadjuvante digno de destaque (Vincent Cassel, Barbara Hershey, Mila Kunis e Winona Ryder), Cisne Negro tem tudo para agradar o público.

 

Abaixo, Você confere as críticas:

 

Cisne Negro | Ciranda da bailarina (Lucas Salgado)

 

Cisne Negro | Na pressão (Francisco Russo)

 

Cisne Negro | Balé de Aronofsky (Roberto Cunha)

 

 

Fonte: Adoro Cinema

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Kleber Mendonça no twitter:

 

kmendoncafilho

KLEBERmendonçaFILHO

"Sobre o filme do Aronofsky' date=' sei não. É uma coisa esbaforida, esforçada, parece usar o bottom 'sou gótico' na lapela. Gostei não"

 

 

 

[/quote']

 

Er.... mas a graça do filme é a coisa "esbaforida e forçada" O filme inteiro funciona para mostar a psicose da protagonista Nina, tanto que os coadjuvantes mal ganham dimensão além de serem criaturas que contribuem para a neura que consome a bailarina, a mãe é um monstro controlador que reprime a sexualidade da filha, o diretor é um canalha manipulador que não se importa em fazer terrorismo emocional para ter o resulado que deseja e Lily (ahnn Mila Kunis... eu te amo) é uma cobra que ao mesmo tempo que confunde Nina, vai minando a sua própria confiança se tornando o seu oposto que secretamente a protagonista deseja ser.

 

E o melhor, devido a  forma "esbaforida" de direção do Aronofsky, enfiando metáforas e simbolismos em cada frame do bagulho (espelhos, prestem atenção nos espelhos) a gente nunca sabe se os personagens com quem Nina interage são dessa forma ou é apenas a percepção que ela te deles, afinal a coisa fica completamente INSANA no terceiro ato do filme, e a audiência vai perdendo a noção do que é real junto com Nina.

 

Se gostou ou não, ai vai de cada um, só acho estranho apontarem como defeito uma característica na qual o filme foi construido em cima. É como dizer que não gostou de Indiana Jones porque é um filme de aventura.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um bom filme, sem dúvida, (você já está esperando o "mas", né?) mas um tanto óbvio em seus jogos visuais e bastante apelativo com relação ao sofrimento físico. Sobre esse último fator, creio que a ideia era desestabilizar o público para que o resto do conteúdo parecesse mais intenso "a reboque". A fotografia é muito boa, a edição é competente (o Aronofsky repete aqui algumas das técnicas de O Lutador), mas o maior diferencial do filme é Natalie Portman, sem dúvida. Ela tem muito mais mérito do que qualquer outro componente em tornar este filme destacado. Enfim, não é a oitava maravilha do mundo, mas é bem acima da média.

 

 

 

Ranking Aronofsky:

 

 

 

1 - O Lutador

 

2 - Cisne Negro

 

3 - Réquiem para um Sonho

 

 

 

P.S.: tá na hora de passar para "Em cartaz".Jack Ryan2011-02-05 21:08:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É um bom filme' date=' sem dúvida, (você já está esperando o "mas", né?) mas um tanto óbvio em seus jogos visuais e bastante apelativo com relação ao sofrimento físico. Sobre esse último fator, creio que a ideia era desestabilizar o público para que o resto do conteúdo parecesse mais intenso "a reboque". A fotografia é muito boa, a edição é competente (o Aronofsky repete aqui algumas das técnicas de O Lutador), mas o maior diferencial do filme é Natalie Portman, sem dúvida. Ela tem muito mais mérito do que qualquer outro componente em tornar este filme destacado. Enfim, não é a oitava maravilha do mundo, mas é bem acima da média.

 

 

 

Ranking Aronofsky:

 

 

 

1 - O Lutador

 

2 - Cisne Negro

 

3 - Réquiem para um Sonho

 

 

 

P.S.: tá na hora de passar para "Em cartaz".[/quote']

 

Concordo sobre a Portman sendo o melhor que filme tem a oferecer.

 

Bom, o mesmo poderia ser dito para o Lutador, um filme caiu nos ombros do Mickey Rourke, e em mãos menos competentes seria mais um filme sobre a  narrativa da queda de um homem que um dia já teve o mundo.

 

Mas eu gostei mais do Lutador do que Cisne Negro. Mas ai acho que nem consigo mais argumentar, já vai mesmo para subjetivo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

3d10Depois de tanta babação em cima desse filme, fui conferir esperando algo espetacular e sai decepcionada. O filme tenta ser um suspense, uns sustos aqui outro ali, a mocinnha vai pirando cena a cena, e o desfecho completamente previsível (pelo menos para mim). Dizer que a Portman está bem, claro está, mas e daí? Treinou balé por um ano, no entanto as cenas de balé não são nada primorosas, mas para que servem os dublés, né mesmo?

 

Vai ganhar o Oscar, com certeza, até por que, como diz um amigo: "toda vez que a Natalie Portaman mostra a periquita ou deixa manueseá-la (kkkkkkkkkkkkkk) ela leva um prêmio", lembram de Close, rsrs.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adliz, você encarar "Cisne Negro" como um suspense e reclamar pelos seus sustinhos, mostra que você assistiu a um outro filme, o que é de seu direito, embora discutível e lamentável. Agora com relação ao que você falou sobre a Natalie, honestamente, você errou feio, afinal se preferiu levar em consideração a opinião do seu amigo do que os atributos da atuação dela, honestamente não teria como você gostar do filme mesmo.

Thiago Lucio2011-02-09 22:09:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Versão mais dark e assustadora de "O Lutador", inclusive com final parecido, assim como tb já vimos personagens igualmente obcessivos que pagaram um preço caro por sua nóia. Dá-lhe "Touro Indomável" e tantos outros. Técnica e esteticamente o filme é um desbunde... Natalie está perturbadora no papel e transita com o talento que lhe é habitual entre a meiguice, a doçura, a insegurança e o surto durante sua jornada de auto-destruição.

 

Mas sei lá... a lesbo-scene que todo mundo fala é bem light e não vi nada de tão hot assim.

 

De qualquer forma, um filme igual, mas diferente. Não levaria o Oscar, se dependesse de mim.

 

4/5

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adliz, você encarar "Cisne Negro" como um suspense e reclamar pelos seus sustinhos, mostra que você assistiu a um outro filme, o que é de seu direito, embora discutível e lamentável. Agora com relação ao que você falou sobre a Natalie, honestamente, você errou feio, afinal se preferiu levar em consideração a opinião do seu amigo do que os atributos da atuação dela, honestamente não teria como você gostar do filme mesmo.

[/quote'] Seguinte... cada um tem sua opinião,  se vc amou, parabéns. Eu no entanto não gostei tanto. Quanto a amada Natalie, eu não errei feio, pois é opinião minha, dessa forma, posso achá-la insonsa tanto quanto vc pode considerá-la um primor na arte de interpretar. Não esquenta... o Oscar já é da orelha de duende.03
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Gostei pra caramba. Melhor que o Lutador, mas não tão bom quanto Requiém para um Sonho. Terror psicológico puro (o velho e bom tema da fragmentação da consciência), em um filme que é pequeno e, ao mesmo tempo, grande. Tem seus defeitos (se levar a ferro e fogo), mas a montanha russa de emoções foi tão forte que, pra mim, merece um 10.

 

 

 

Melhor filme do ano até aqui e, se bobear, até o final.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma resenha interessante sobre o filme:

 

Uma resenha bem interessante sobre o filme' date=' para complementar a crítica do Pablo. E do ponto de vista da psicanálise:

 

Da obra ao texto, da garota meiga a princesinha:

 

[/quote']
Fran Pierri2011-03-18 10:40:33
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...