Jump to content
Forum Cinema em Cena

Figurinos


Recommended Posts

  • Members

Já viram a lista no site do terra sobre os “10 melhores figurinos da história do cinema”? Vocês concordam? Sei que estou ressuscitando o assunto da matéria de setembro de 2008, mas ontem ao assistir o cinemagazine, eles voltaram o assunto. Queria aproveitar e criar um tópico para discutir todos estes assuntos. Será um tópico tanto a respeito desta listinha como de figurinos no geral.  Embora deva confessar que meu conhecimento nesta área é limitada, mas como o assunto envolve o cinema em si, já não me inibe muito de dar uma opinião de cinéfilo.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

http://www.cinemagazine.com.br/ 

 

http://planetaterra.terra.com.br/interna/0,,OI3207017-EI11909,00.html

 

Estas listas nunca conseguem fazer justiça seja pelo esquecimento ou subjetividade. Ao que parece eles tentaram fazer uma avaliação de acordo com cada década ou a visão de conceitos de estilistas em detrimento com a própria história do cinema ou a importância do filme no próprio universo do filme em si na construção da própria história a ser contada para público, um dos maiores erros foi considerar que nos anos oitenta o melhor representante seja com o filme Os Intocáveis, que nem foi tão reconhecido pelo seu figurino em diversos prêmios de cinema internacional, não que isto seja importante para incluir na lista. Contudo filmes marcantes da década como relação ao figurino seguindo o contexto da fidelidade da época e beleza entre outros critérios Amadeus de Milos Forman, O Último Imperador de Bernardo Bertolucci, também Ran de Akira Kurosawa ou mesmo Excalibur de John Boorman cumprem muito melhor o papel e ficaram de fora. Poderia citar diversos injustiçados só desta época. Aprecio bastante o figurino de Os Intocáveis, mas não creio que este seja nem de longe o braço forte do filme. A trilha sonora de Morricone esta muito acima do figurino e chama até mais a atenção do público desta sétima arte do que o próprio figurino. Acho que avaliar o figurino deva avaliar não apenas o figurino em si e sim o ambiente. O “fundo” é fiel à roupa, o ambiente convence junto à direção de arte?

 

Onde esta a harmonia do todo? Este foi o maior erro ao fazer esta listinha. Avaliar o filme apenas pelo figurino e unicamente pelo figurino e não levou em consideração o trabalho de arte cinematográfica, a importância da obra em muitos casos. Prova disto é esquecer de filmes antológicos e minuciosos como Sonhos de Akira Kurosawa ou Barry Lyndon de Stanley Kubrick, o filme deu vida na época apresentada em todos os quesitos de forma harmônica incluindo em especial o figurino. Este trabalho foi de um perfeccionismo impecável típico do Kubrick. Esquecer tal obra para incluir Maria Antonieta, O Diabo Veste Prada, Os Intocáveis e deixar a muito a desejar nesta lista a “Os dez melhores figurinos da história do cinema”. Nem vou comentar que esqueceu do resto do mundo. Afinal não são apenas os países de língua inglesa que representa o mundo todo.

 

Obs.: Moderadores favor transferir o tópico para bastidores do cinema.
Plutão Orco2009-07-05 14:36:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Deixa o tópico aqui mesmo.

 

 

Eu não sei dizer se o figurino de um filme que se passa num período anterior ao que ele foi feito é fiel ou não, porque eu não entendo do assunto. O que eu olho é a beleza e como as roupas funcionam no filme. Se o figurino errar em fidelidade e eu perceber, mesmo assim é possível que eu goste.

 

Elizabeth

Priscila: A Rainha do Deserto

A Época da Inocência

Velvet Goldmine

Maria Antonieta

E o Vento Levou

Razão e Sensibilidade*

São alguns filmes cujos figurinos eu mais gosto, mas não tenho a intenção de dizer que são os melhores de todos os tempos.

 

* Não poderia faltar um filme que se passa no “Regency Period”, pois eu adoro as roupas daquela época.

 

Lucy in the Sky2009-07-05 15:17:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Lucy in the Sky' date='

 

 

 

Lembrando que qualquer filme de época, o cuidado com o figurino é primordial, até mesmo pelo enorme valor agregado em história![/quote']

Se a história de um filme não tem obrigação de ser fiel à História, não vejo motivo pra acreditar que as

roupas têm. O importante é passar o clima da época (se for a intenção do filme). Não precisa ser fiel em cada mínimo detalhe. Se um babado não está no lugar certo ou uma bota é alguns centímetros menor do que deveria não é isso que vai me fazer gostar menos das roupas.

 

O figurino de Emma não é certo, e mesmo assim eu gosto (e olha que os erros são maiores do que um babado fora de lugar). A roupa não está de acordo com a modéstia exagerada que se exigia das mulheres da época (Regency Period). Mas é uma exigência, uma característica social, que o filme não se preocupa em ressaltar, então as mangas curtas e o decote profundo não ficam estranhos.

 

paltrow-emma.jpg

 

 

Os melhores estão nos filmes de época mesmo' date=' é

mais visível o trabalho; mas tenho tentado analisar e entender as

escolhas em outros filmes, também. [/quote']

Dos atuais, eu cito O Diabo Veste Prada, é lógico.

Agora não consigo pensar em outro

 

Adoro o segmento fantasia' date=' acho que é um fértil campo para se produzir coisas boas. [/quote']

 

É mesmo. Pensei no Alice de Tim Burton, mas não quis incluir na lista porque não assisti o filme.

 

 

Outros que eu gosto e esqueci de mencionar: Sweeney Todd e O Senhor dos Anéis.

 

Lucy in the Sky2009-07-05 16:14:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei como não lembrei disso logo no meu primeiro post...

 

E Amidala?

Ela tem um guarda roupa extravagante sobre o qual eu não sei ao certo o que pensar. Algumas roupas eu gosto e outras não.

Pra quem não lembra como são, aqui está um site com papéis de parede que mostram todas as roupas dela:

http://misslarson.com/walls/movies/padme.htm

 

E o site Dressing a Galaxy: The Costumes of Star Wars.

http://starwars.fidm.edu

Eu gosto dos figurinos de Star Wars.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...