Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Replies 208
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Bom galera...adorei nossas discussões...e "brigas"...respeito, entendi e prestei muita atenção em tudo que vcs falaram..entrei nesse forum pelos livros...concordo com a fraqueza dos filmes..e principalmente pelos filmes exigirem a frase: se vc lesse o livro entenderia....entre outras coisas que falei em meus comentários...infelizmente na data de hoje aconteceu um problema pessoal muito complicado e terei que abandonar nosso forum..quem sabe de fim de semana consiga passar por aqui...

 

Bom se ofendi alguem peço desculpa, respeito a opinião de todos e agradeço pela a atenção que deram as minhas palavras...

 

ateh mais quem sabe...e fica minha conclusao...Filme ruim...livros bons...e muitas opiniões diferentes...

 

Vou sentir falta das conversas...bom quem sabe então ateh o Eclipse...que Deus queira seja menos mediocre apesar de ser o livro que menos gosto e não ter boas expectativas...

 

PS. e fica minha dica...se for o seu genero..leiam o livro...eles são milhoes de vezes melhores que os filmes..

 

XXXAAAUIIII...e muito obrigada...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

http://www.youtube.com/watch?v=BCt36PxIPas

 

Vampax com Brandon Routh. 06

 

 

acho que ele seria o Edward perfeito se não tivessem escolhido aquele feio do Robert Pattison para o primeiro filme (Crepúsculo)

 

afinal o Edward é ou não é galã como a Bella fala o tempo todo no livro (se alguém leu o livro pode me confirmar)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Pablo, primeiramente não consigo escapar do repetitivo "parabéns pela crítica". Como sempre, você consegue captar com humor e capacidade de percepção ímpares a essência do que o filme foi capaz de mostrar. Eu leio tanto as suas críticas e me empolgo de tal forma (críticas como as de Star Wars - A vingança dos Sith, Filhos da Esperança, O Labirinto do Fauno, Sr. e Sra. Smith e outras que não me lembro agora expressam tão perfeitamente o que eu penso que eu só não acuso você de copiar as minhas ideias porque tenho plena ciência de que jamais seria capaz de escrever como você) que nem acredito que essa é a primeira vez que eu vou postar alguma coisa aqui. Enfim, aviso que vai ser longo, mas tenho esperança que você leia mesmo assim e, quem sabe, me diga se achou a minha opinião completamente absurda ou se faz algum sentido.

 

Ok, eu gosto dos livros da saga "Twilight". Admito. Na verdade, eu tenho três lados que se manifestam em mim quando o assunto é "Twilight". Talvez eu sofra de personalidade múltipla... ou quem sabe eu vou acabar virando um lobishulk. Vai saber.

 

Um lado é aquele que pura, simplesmente e adolescentemente gosta da saga. E pronto. Vem uma tentação danada de esquecer todas as experiências literárias e cinematográficas de qualidade que já vivi pra regredir uns 10 anos no tempo e curtir "Twilight" como qualquer menininha faria - exceto pelos berros por Robert Pattinson (eeww!) e as respostas ridiculamente infantis às suas críticas, é claro. Nessas horas eu não sinto a menor saudade de ser adolescente.

 

Mas vou explicar esse meu "lado negro da Força" começando com uma constatação que até você mesmo fez nas suas críticas: caramba, que menina não gostaria de estar no lugar da Bella? Mesmo sendo descrita por si mesma como completamente comum, sem graça, tanto física quanto psicologicamente, ela consegue ter todos os garotos da cidade aos seus pés, até mesmo os "especiais" como Edward e Jacob. Se eu tivesse meus 15 anos, é claro que eu também iria suspirar pelos galãzinhos (mas sem gritar no cinema! Nessas horas eu tenho a impressão de que nunca fui adolescente, fala sério) e desejar ardentemente ser a Bella. É uma fórmula que simplesmente funciona: fazer adolescentes comuns se identificarem tremendamente com os herois e mergulharem tão profundamente na trama que chegamos a ouvir discursos como "passei a acreditar novamente no amor depois de 'Twilight'" e "me curei da depressão". Junte a isso outras fórmulas prontas que funcionam igualmente, como o fascínio pelo sobrenatural, a jornada do heroi e uma bela história de amor, e pronto! Lá estou eu me divertindo como uma adolescente, sabendo que estou sendo manipulada pela apenas mediana Stephanie Meyer (que apesar de tudo consegue, na minha opinião, superar JK Rowling no conceito "profundidade de personagens". Sinceramente, fora o Snape, o Slughorn e o Sirius Black, acho quase todos os personagens da saga maniqueístas, óbvios e mal trabalhados) e gostando mesmo assim!

 

O segundo lado é o "Jedi", em que eu reconheço que é simplesmente impossível ignorar os erros e absurdos que acontecem na saga, e às vezes dá vontade de fechar o livro. Pra começar, a submissão da Bella é irritante e não dá uma folga durante os quatro livros. Frases como "Não podia existir paraíso sem Edward" literalmente dão vontade de vomitar. Fora que o desfecho da série deixa bastante a desejar. Em "Amanhecer", a Stephanie força tanto a barra pra tentar "consertar" as intrigas anteriores que chega a irritar, além de destruir algumas boas coisas que ela mesma tinha criado nos livros anteriores (imitando você, "Mais sobre isso mais tarde"). Sem contar os filmes, é claro. "Crepúsculo" é uma completa bobagem e "Lua Nova", mesmo sendo um pouco superior, ainda é meio fraco e emo. Junte-se a isso a falta de capricho com que são feitas a maioria das adaptações cinematográficas de best sellers (com a óbvia exceção de "O Senhor dos Aneis" e alguns outros que não me lembro), preocupando-se muito mais em encher cinema do que em captar alguns detalhes essenciais para o enriquecimento da história, além de atuações sofríveis como a de Robert Pattinson e roteiros fraquíssimos, e eu não consigo classificar os filmes como bons. E por mais que, ao ler as críticas a alguns elementos isolados que você escreveu, me dê uma vontade de corrigir e falar "não, Pablo, isso não é uma falha, no livro explica", sou obrigada a concordar com você quando diz que o filme tem que se sustentar sozinho. E quem vier com a desculpa de que isso é impossível, que algumas coisas sempre serão perdidos, eu respondo "vá assistir 'O Senhor dos Aneis' e depois volte com esse argumento desajeitado, se puder". Roteiristas e diretores talentosos sabem que não dá pra colocar cada palavra do livro no cinema, mas passam por cima disso com destreza, descartando apenas o realmente descartável para o bom entendimento da trama.

 

E então vem o terceiro lado, mais neutro, e que eu sempre tento fazer se destacar em mim. É o lado que vê os defeitos e qualidades da saga, que não se deixa envolver completamente pelas tramas prontas da Stephanie, mas ao mesmo tempo reconhece alguns trunfos da autora e não sente vergonha de dizer isso. Como é o caso, por exemplo, da carga de densidade sentimental que existe no livro "Eclipse". Chega a ser fascinante ver como Edward e Jacob se tornam extremamente manipuladores, e jogam sujo com a fraqueza humana da Bella. Enquanto Jacob usa os hormônios adolescentes dela, parte que o Edward-todo-perfeito-e-poderoso não é capaz de suprir, Edward, por sua vez, percebe o jogo do rival e usa toda a sua experiência e maturidade para contornar esse problema, provando, pela primeira vez, que realmente tem 110 anos, e não 17. Aí vem "Amanhecer" e literalmente caga tudo, mas... não vou falar mais sobre isso. Agora, eu duvido muito que o filme vá conseguir passar toda essa profundidade. Robert Pattinson deixando de lado a pose de galãzinho medíocre e convencendo como um vampiro maduro de 110 anos? Ha! Essa eu pagaria (caro) pra ver. E aí, quando você vier criticar, eu vou poder falar alguma coisa? Claro que não. Se o filme não conseguir passar tudo isso que eu falei acima, tem mais é que criticar mesmo.

 

No fim, eu acho que o mais prudente é não agir nem como crepusculete, nem como pseudointelectual que já nasceu com 30 anos, gostando de Stanley Kubrick. Reconheço os defeitos da série, mas pedir pra meninas de 12 anos também reconhecerem é demais. Quando eu tinha 12 anos eu era fã de Backstreet Boys e odiava o N'Sync e o Five por "copiarem" eles, pelo amor de Deus! Não tinha o menor senso crítico pra entender que no fim nenhum deles era original, todos seguiam uma fórmula pronta! Então por que devemos exigir que as meninas de hoje reconheçam que Robert Pattinson é um ator medíocre? Ou que certo momento de Eclipse é o melhor de toda a série, e não algo que deveria deixá-las irritadas?

 

Agora, é só não confundir as coisas. Elas têm 12 anos e sua maior preocupação é a prova de Ciências de amanhã e o gatinho da carteira ao lado que não dá bola pra elas. Eu tenho 23 e sou uma jornalista formada.

Não tenho o direito de ignorar certas coisas. Só fujo de ser xiita. Se a tal mulher vende milhões de cópias, acho mais prudente parar e tentar ver o motivo de tudo isso. E reconhecer o que tiver de bom, por mais óbvio, sintético e massivo que seja.

 

Um abraço,

 

Angélica
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=BCt36PxIPas

 

Vampax com Brandon Routh. 06

 

 

acho que ele seria o Edward perfeito se não tivessem escolhido aquele feio do Robert Pattison para o primeiro filme (Crepúsculo)

 

afinal o Edward é ou não é galã como a Bella fala o tempo todo no livro (se alguém leu o livro pode me confirmar)

Ele não chega a ser feio. Tem algum atrativo 06. Eu não dispensaria.

 

Robert-Pattison-twilight-series-2208482-362-388.jpg

 

 

Eu li o início de Crepúsculo. Edward é lindão, assim como os outros vampiros ("difícil escolher o mais bonito"). Os vampiros nos livros da Meyer são os seres mais lindos do mundo. Pelo menos foi o que deu pra entender no pouco que eu li. Até o andar deles é especial. Não apenas lindos, são também elegantes.

Lucy in the Sky2009-12-29 11:10:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Este deve ser o ultimo filme que quero  ver este ano, acho que perde até para o do lula. hahaha. Estes filmes que são baseados em livros que nem esquentam em pratileiras e que são feitos por escritores de final de semana, vide harry porte e codigo da vinci, devem ser otimos para dormir. Talvez quando passar na tv a cabo e não tenha algo melhor para fazer eu consiga ver uns dois minutos. 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...