Jump to content
Forum Cinema em Cena

Lula, o Filho do Brasil


Jorge Soto
 Share

Recommended Posts

  • Members

Antes de mais nada digo que ainda não vi o filme, vou assistir amanhã porém o problema é que muita gente aqui é extremamente preconceituosa, são "pseudo-intelectuais" que acham que um cara vindo do povo não pode ser presidente e governar para o POVO e não para 5% da população com outros presidentes...e pior, que isso não pode virar um filme. Não entendem nem que o carisma do Lula é o segredo e isto ele nunca transferirá para qualquer outro candidato(a), desta forma não pode ser tratado como um instrumento politico...

 

LULA É UM FENOMENO, O POLITICO MAIS IDOLATRADO DO MUNDO E ISSO NÃO DITO POR "BRASILEIROS" MAS SIM PELO OBAMA, PELO LE MONDE, PELO ZAPATERO PELO EL PAIS, ETC, ETC, ETC...NENHUM POLITICO TEM CORAGEM DE CRITICÁ-LO, NEM A GLOBO CONSEGUE PERSEGUI-LO COMO ANTES...ele nasceu para isso e fez por merecer.

 

Votei em todas as eleições no Lula, tirei meu titulo com 16 anos só para votar nele, e um dia disse para o meu pai "no dia que ele for presidente me sentirei realizado" e graças a Deus isso aconteceu...
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 107
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Antes de mais nada digo que ainda não vi o filme' date=' vou assistir amanhã porém o problema é que muita gente aqui é extremamente preconceituosa, são "pseudo-intelectuais" que acham que um cara vindo do povo não pode ser presidente e governar para o POVO e não para 5% da população com outros presidentes...e pior, que isso não pode virar um filme. Não entendem nem que o carisma do Lula é o segredo e isto ele nunca transferirá para qualquer outro candidato(a), desta forma não pode ser tratado como um instrumento politico...
[/quote']

 

 

E você é um fãzoide cego do Lula?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estou muito curiosa para ver esse filme. Provavelmente vá ver essa semana com a família, minha avó adora a Glória Pires rs, mas nada certo ainda. Dane-se se é propaganda política ou não, quero assistir. E pelo que eu ando lendo por aí, essa coisa de propaganda política não tem nada a ver com o filme, e mais, dizem por aí também que é surpreendente e muito bom.

 

Será que se tornará algo do tipo "2 filhos de Francisco"?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1o - Não "ataquei" ninguém, apenas coloquei uma opinião que num pais livre como o nosso (bom, eu vivo no Brasil do Lula) me parece bastante razoável, criticar o filme depois de assisti-lo. Não ver por preconceito ou pré-conceito é outra... espero ter conseguido explicar o que chamou de "ataque"...

 

2o - Não sou pseudo-critico nem mesmo critico (não me acho "capacitado" para isso...), apenas adoro cinema e gosto de falar a respeito, espero que isso não te ofenda...

 

Admiro sim a trajetória de vida do Lula, ainda mais por ele ser brasileiro e ter feito muita coisa pelo POVO deste pais...bom, é só sair na rua e perguntar...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é' date=' apesar de gostar dela, mas a acho bem fraca, e seus filmes no cinema, bem, ela deveria ter ficado na televisão. A Boscov falou essa semana na Veja sobre um filme com ela meio independente, teceu maravilhas sobre a produção, inclusive sobre a Pires; quero ver. 

[/quote']

 

Acho que é esse aqui.

 

e-proibido-fumar-560.jpg

 

Ela chegou a ganhar um prêmio aí pela atuação (acho que foi aqui no Festival de Brasília)

 

Eu vi esse filme aí e é bem bacana, com uma atuação muito, muito boa da Glória Pires.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Inteligente o diretor deixar de fora os anos de mandato de Lula, ía parecer apologia a seu governo.

Deve ser por isso que o diretor preferiu recorrer a patrocinadores.

 

Falando em política a oposição já tá chiando, dizendo que o filme pode beneficiar o candidato que Lula apoiará nas próximas eleições.

Talvez, já que a história foca mais a vida pessoa dele até se tornar sindicalista e, dizem, nem mostra nada sobre o PT... se bem que dizem tb que o filme deixa de fora muitas coisas ruins sobre Lula (... aff!)

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tomara que faça.

 

Não vejo alguém falar  assim de um nacional desde "Tropa de Elite" e olha que nesse as opniões se dividiram bastante.

Nesse parecem unanimes em afirmar que é bom, comovente e tals.

 

By the way, Agente Smith postou aí em cima que ao final da exibição aplaudiram 13 (16)
MariaShy2010-01-04 13:36:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Unânimes? O que ouvi de comentário ruim sobre esse filme...

Tá, unânimes foi forçadão 08, já que nem faz um semana que o filme está em cartaz!

Eu usei essa palavra pq mesmo os contras do filme não são diretamente qto a sua qualidade  é sim contra o seu uso como arma política nas próximas eleições.

 

Não concordo disso que andam dizendo que bastaria tu pegar qquer outra figura da nossa política e filmar sua biografia que daria um filme igualmente bom. Eu duvido.

E nem vou entrar no mérito do famigerado carisma de Lula, mas na sua história de vida mesmo.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha, Shy, eu já li sim comentários de gente em quem confio bastante dizendo que o filme era uma merda colossal, que forçava uma visão extremamente idealizada do Lula, como se ele fosse um ser isento de falhas (a não ser a "teimosia brasileira", mas que também é vista com bons olhos aqui), além de ter valores de produções dignos de uma minisérie global... Enfim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, tomara que não, mas  talvez elas estejam certas.

 

Dizem que no filme o diretor dá uma alfinetadinha sobre esse lance de beber do nosso presidente...aff! 060606

 

By the way, isso é apenas especulação já que não vi o filme ainda.
MariaShy2010-01-04 16:36:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo contigo, o filme não aborda o tema do(a) suposto(a) filho(a) não reconhecido (a) do Lula. Mas creio que não é idealizada não. E não existe um ser humanos sequer sem defeitos. Contudo o filme mostra os méritos do Lula e suas características positivas. Infelizmente não mostra os defeitos dele, mas nem por isso deixa de ser um bom filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O KMF é ótimo 06

 

"Conflito inédito e estranho de abordar negativamente filme de cineasta q passa por momento pessoal duro, com risco de morte, num hospital."

"Com estréia de 200 mil espectadores em 500 cines, o filme de LULA, tecnicamente, boiou. Ouvi do mercado de que faria +5 milhões. Ou mais. "
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi ontem. Filme óbvio e episódico. Não existe fluidez na narrativa, parece que só pegaram os momentos mais marcantes da vida do presidente e juntaram desajeitadamente para fazer um filme. "Ok, o filme começa com o Lula nascendo, corta, mostramos a criança vivendo com a família na miséria no Nordeste, corta, viajando pra São Paulo no pau de arara, corta, Lula estudando e virando torneiro mecânico, corta, Lula se casa, corta, Lula perde seu dedo mindinho, corta..." e assim vai. O filme jamais pára para desenvolver seus personagens devidamente e abusa das elipses (passagens de tempo abruptas).

 

 

 

O filme chega a abordar aqui e ali umas questões interessantes, como ao mostrar a figura do Lula sempre na berlinda, como um elo de ligação entre a esquerda radical e o interesse burguês. "Para alguns eu sou comunista, para outros estou malcomunado com os pelegos". Conflito ideológico/político que se estenderia até a sua presidência.

 

 

 

Glória Pires é simpática, mas não é essa coca-cola toda. O ator que faz o Lula é marcante, ainda que em algumas cenas tente imitar a voz característica e em outras se esqueça disso.

 

 

 

O que resta no final é um grande corte-e-cola de uma história, sim, forte e o carisma de um personagem que, querendo ou não, já conquistou o status de ícone popular (até internacionalmente, ouso dizer). E nisso o filme não faz a menor diferença.

 

 

 

Dizer que o filme é propaganda política é ridículo, na minha opinião. Primeiro porque o filme não acrescenta nada que já não é fato conhecido, explorado, digerido e fartamente alardeado em torno da vida do Lula. Quem não sabe que ele veio de família pobre? Que ele veio de pau de arara pra São Paulo? Que ele perdeu o dedo num acidente de trabalho? Etc. Segundo porque a candidata mais provável aliada do Lula (Dilma) nem sequer é citada no filme, aliás não há no filme qualquer menção ao Lula político, exceto uma breve citação num letreiro narrando resumidamente a sua escalada à presidência. O filme termina durante a greve dos trabalhadores do ABC paulista, ainda na ditadura militar e muito antes da fundação do PT. O foco é muito mais o líder sindical. Nesse sentido, fortalecer um ícone já mais do que consolidado não faz lá muita diferença politicamente.

 

 

 

Vejo o filme muito mais como um oportunismo comercial em torno da imagem do Lula do que propriamente uma tentativa de divulgação e melhoria dessa imagem. Ou seja, o filme se beneficia muito mais com o Lula do que o contrário.

 

 

 

PS: destaque total para a hilária cena onde Lula se apresenta para a família da Marisa como sendo seu "namorado" sem mal a ter conhecido e dispensa um rival com uma facilidade tremenda. Melhor momento do filme para mim.FelDias2010-01-06 09:16:33

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...