Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década - 80 #2 - PRONTA!


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Aviso de antemão que isso aqui' date=' embora sem destinatário particular, pode doer.

 

Pois é, Silva, eu não gostei da lista justamente por ser homogênea demais. Onde estão John Huston, Werner Herzog, John Boorman, Sam Raimi, Louis Malle, Pedro Almodóvar, Eric Rohmer, Woody allen e outros cineastas que tiveram uma produção tão boa nos anos 80? O Brian De Palma é um ótimo diretor, sem dúvida, e foi um dos expoentes dos anos 1980. Mas será que ele, sozinho, responde por 25% do que se fez de melhor em uma década inteira? Tenho certeza que não.[/quote']

Deixa eu ver se entendi. Se eu tivesse visto a filmografia inteira destes caras minha lista seria com certeza diferente? Veja que você usou a palavra certeza.

 

Isso me lembra algo que eu já havia falado na primeira edição dessas listas: é complicado ver apenas 50 ou 60 filmes' date=' escolher 10 ou 20 e dizer que eles são os melhores de uma década inteira. O resultado é esse, uma lista dominada por 3 ou 4 diretores, como se só eles tivessem feito coisas boas ao longo de 10 anos. Seria muito melhor - e mais humilde, inclusive - que o tópico fosse chamado "Filmes Marcantes da Década de 80", "Os filmes da Década de 80 Mais Queridos do Fórum Cinema em Cena" ou algo assim. Juntar esse título, que é excludente por definição, com essa lista é uma coisa até embaraçosa, na minha opinião.[/quote']

Essa parte é a mais WTF.

1) Como tu sabe quantos filmes cada um aqui viu?
2) É óbvio que a lista se refere aos queridos do forum. Afinal, ela foi criada no forum e por membros do forum. Não vi ninguém aqui afirmando que ela é uma verdade universal.

 

É bem possível que alguém apareça aqui para me chamar de chato etc. Eu vou responder antecipadamente: a pretexto de não sermos "chatos"' date=' vamos ficar nessa pré-adolescência cinéfila até quando? Não seria bom largarmos o cinco contra um - ou pior, a auto-felação, do tipo "eu sou foda, meu gosto cinematográfico é foda e eu me basto" - e expandirmos nossos horizontes não? Com a internet, oportunidades não faltam.
[/quote']

Chato não, mas muito bobildo por não concordar com a lista e jogar a culpa no mundo por ela.

Ahhh, e antes que eu esqueça, nem tu, ó magnanimo Alexei, pode afirmar que viu filmes suficientes para estar apto a gerar uma lista mais justa.

Que post mais imbecil...07 E ainda fala em auto-felação...

 

 

Múltiplos quotes... 131313

 

06
Dr. Calvin2010-01-22 09:01:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

No seu ritmo, vá vendo os que você puder, Daniel. O barato não é a lista em si, mas o que a gente ganha ao longo do processo. A relação do Vicking, por exemplo, tem tantos filmes que eu não conheço que fiquei curioso. Vou tentar ver pelo menos um deles, voltar aqui e comentá-lo.

 

 

Não que eu viva sendo adulado por aqui - muito pelo contrário' date=' na verdade -, mas bajulação não faz a pessoa ganhar pontos comigo. Você, aliás, tem potencial para me deixar bastante feliz sem me bajular em nada. Sabe como? Escolha um filme que você ainda não tenha visto em qualquer uma das listas postas. Veja o filme e chame o debate, exatamente como você fez no tópico de Bastardos Inglórios. E pronto, toda essa celeuma terá, de fato, servido para alguma coisa positiva.

 

Se eu não tiver visto o filme, melhor ainda, pois eu terei ganho também (muto mais do que com qualquer elogio). E aí você fica menos Perucatorta e mais Ugarde.

 
[/quote']

Tu viu como não fui só eu que achou seu post agressivo?

Mas enfim, discutir o tom de posts não leva a nada.

E sinceramente, as listas individuais me estimulam muito pouco a ver os filmes, exceto listas de pessoas cujo gosto geralmente bate mais com o meu (bat, tensor). Pra que eu me estimularia pra ver um filme da lista do Scofa,  que tem uma forma completamente diferente da minha de curtir cinema? 90% de chances de eu pegar um filme que não vou gostar. Meu tempo dedicado a filmes tem que ser saboroso. Até por isso revejo tanto os filmes que gosto. Não tenho mais saco pra ficar buscando bagagem, ou tentando a sorte toda hora.

Agora, a lista final pode sim gerar estímulo, embora ela realmente tenda a ser composta de filmes que a maioria já viu. Nesta, por exemplo, tem 3 ou 4 que não vi. Garanto que os verei quando sairem em BD.

E mais, há de entender o que cada um quer daqui. Eu não quero dicas de filmes, quero entender e debater com pessoas que viram o filme que eu vi.

Acho que cada um tem seu tempo e estímulo para ver filmes. E isso deve ser respeitado.


 

Ah, olha aí, a reflexão que eu esperava. Muito bom. Eu quis ser agressivo mesmo, no sentido de dar aquele solavanco que faz a gente parar pra pensar, mas não ofensivo (e há uma grande diferença nisso, acredite). As desculpas que eu pedi ao Bat eu estendo a quaisquer outros que tenham se sentido ofendidos, inclusive você. Me desculpe, rapaz.

 

Sim, todos nós temos nossos próprios estímulos para ver filmes, mas a lista - que, de fato, só tem filmes bons, como disse o Schonfelder - revela que há potencial para muito mais coisa boa. Há qualidade nela, mas também há homogeneidade demais. Pode haver um universo de De Palmas e de Kubricks (que são diretores excepcionais, não tenho dúvida) que você mesmo pode estar se privando apenas por essa moldura pré-estabelecida, "foi citado por caras que não parecem ter o mesmo gosto que o meu, nem vou ver".

 

Por fim, o Nacka mencionou uma coisa que eu concordo plenamente. Eu falei para pessoas inteligentes, que já têm um bom conhecimento do riscado e que têm meios de acesso a uma biblioteca cinematográfica praticamente infinita. É por isso que, para mim, uma lista com 5 filmes de um mesmo diretor (não importa quem ele seja, isso pra mim é irrelevante) foi como um sinal amarelo.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também entendi o que o Alexei quis dizer, e também me pareceu um tanto quanto exagerado, mas, pelo visto, teve o efeito que ele queria.

 

 

 

Também acho que a lista ficou comum demais, e isso até meio que se refletiu na lista de todos (a minha incluída). Eu procuro pegar dicas de filmes de todos por aqui e tento ver na medida do possível os filmes indicados.

 

 

 

PT, acho que você poderia dar uma chance a sugestões de "pessoas que não parecem ter o mesmo gosto que o meu", talvez você possa se surpreender...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

E arrogante? O Alexei? Se ele é, o que podemos dizer dos outros?

 
[/quote']

 

Queria ver uma resposta para isso...

 

 

Peruca, e o que vc me diz dos seus comentários na quinzena de diretores, dando a entender que aqueles que não tinham Spielberg e De Palma na lista de melhores eram intelectualóides que ainda não tiveram a epifania de que é possível se divertir com filmes? Falo isso sem tom de acusação, mas porque realmente estou curioso com a sua reação ao post do Alexei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha, isso tudo que o Alexei falou eu considero bastante importante: assistir filmes diferentes. Eu tento. Lógico que como Cronenberg é um dos meus diretores preferidos, por exemplo, meu interesse por filmes dele é grande, maior do que algum outro que eu não tenha tanta familiaridade. Mas a única forma de conseguir isso com diretores diferentes e assistindo, né? então é o que faço, mesmo que com uma intensidade menor em relação aos meus preferidos hoje. Um dia, aos poucos, vou os conhecendo, e eles até podem entrar entre meus preferidos, mas enfim, não tenho pressa também. Certinho isso que o alexei falou, apenas não gostei da forma, pelo menos pra mim soou um pouco arrogante também. E ó, não acho o Alexei arrogante, achei que esse post passou um pouco isso. Pq? Pq pareceu nem considerar uma hipótese: que o Brian De Palma colocou 4 ou 5 na lista pq as pessoas realmente acham esses dignos pra isso. Mais que um do Allen, mais que um do Almodóvar, Huston, etc. E isso não significa que as pessoas tenham postado sem conhecimento, visto 15 filmes do De Palma na década, 1 do spielberg, e mais dois pipocões, e tendo feito a lista em cima disso (exagerei, óbvio). Acho que a grande maioria aqui tem um leque bom, razoável pelo menos, que se o de palma não tivesse sido muito foda não teria conseguido o que conseguiu (pra maioria aqui).

 

E vou pedir que olhem todas as listas aqui, uma por uma, e vão entender o pq do De Palma ter entrado com tantos. Tirando o Peruca, que deve ter coloca uns 6 dele, a maioria deve ter posto mais 1 ou 2. O negócio é que praticamente todas as listas tinham filmes dele, e mais, filmes diferentes: uma com vestida para matar, outra com dublê de corpo, outra com Scarface, outra com uns dois desses... A coindência é que ele conseguiu essa regularidade nas listas com vários filmes diferentes. Foi um caso atipico, mas imagino que espontâneo, verdadeiro, nada a ver com limitações ou fãzóidismo, não vejo assim mesmo, e acho que pensar assim é subestimar muito quem votou. Apaguem o nome dos diretores ao lado dos filmes, algum desses é absurdo conter na lista? Po, claro que não. Pode preferir um Huston ali, um Almodóvar, mas aí é outra coisa. Eu queria um Eles Vivem. Alexei, tu não colocou Eles Vivem na tua, como?! Sério cara, isso é absurdo! E falando sério, eu acho absurdo mesmo qualquer lista sem ele, heheh. Mas absurdo naquelas, mais na brincadeira, entendendo quem prefere outra coisa. Será que Eles Vivem não entrou pq o pessoal não conhece? Ou Almodóvar, ou Huston, ou o Zé Feijoada? Na boa, esse é o pensamento mais depreciativo que se pode ter, e conhecendo grande parte dos que postam aqui, acho deslocado isso, não acredito nessa hipótese. 

 

E po, o nome do tópico não é importante. Quando falamos melhor = falamos nossos preferidos. E quando falamos nossos preferidos = falamos  dos filmes que temos conhecimento, do nosso universo particular. Não é pra levar ao pé da letra isso.
Tensor2010-01-22 12:34:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Queria ver uma resposta para isso...

 

 

Peruca' date=' e o que vc me diz dos seus comentários na quinzena de diretores, dando a entender que aqueles que não tinham Spielberg e De Palma na lista de melhores eram intelectualóides que ainda não tiveram a epifania de que é possível se divertir com filmes? Falo isso sem tom de acusação, mas porque realmente estou curioso com a sua reação ao post do Alexei.
[/quote']

 

Eu não me lembro disso, e não é por conveniência, mas sim por falta de memória mesmo. Mas taí, esse é o tipo de coisa que eu falaria mesmo. A diferença é que eu não dei nenhum conselho patriarcal. A verdade é que eu não poderia ligar menos para a forma com que as pessoas escolhem os filmes que vão ver. Cada um tem a sua maneira pra fazer isso. Eu não venho aqui atrás de dicas. Prefiro o outro forum para isso. Aparentemente lá o pessoal atingiu aquele meio termo ótimo. Uma mistura entre Alexei e Jailcante na escolha dos filmes.

 

E eu sou agressivo/arrogante/etc, mas não disfarço isso.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Ah' date=' olha aí, a reflexão que eu esperava. Muito bom. Eu quis ser agressivo mesmo, no sentido de dar aquele solavanco que faz a gente parar pra pensar, mas não ofensivo (e há uma grande diferença nisso, acredite). As desculpas que eu pedi ao Bat eu estendo a quaisquer outros que tenham se sentido ofendidos, inclusive você. Me desculpe, rapaz.

 

Sim, todos nós temos nossos próprios estímulos para ver filmes, mas a lista - que, de fato, só tem filmes bons, como disse o Schonfelder - revela que há potencial para muito mais coisa boa. Há qualidade nela, mas também há homogeneidade demais. Pode haver um universo de De Palmas e de Kubricks (que são diretores excepcionais, não tenho dúvida) que você mesmo pode estar se privando apenas por essa moldura pré-estabelecida, "foi citado por caras que não parecem ter o mesmo gosto que o meu, nem vou ver".

 

Por fim, o Nacka mencionou uma coisa que eu concordo plenamente. Eu falei para pessoas inteligentes, que já têm um bom conhecimento do riscado e que têm meios de acesso a uma biblioteca cinematográfica praticamente infinita. É por isso que, para mim, uma lista com 5 filmes de um mesmo diretor (não importa quem ele seja, isso pra mim é irrelevante) foi como um sinal amarelo.

 
[/quote']

 

Não houve reflexão alguma de minha parte, sinto muito. Acho a lista perfeita tanto na execução quanto no resultado.

 

Não gosto dessa mecanização do estimulo para ver filmes. Acho que temos que ver filmes quando tivermos vontade, se tivermos vontade. E não seguir uma (ou mais) listas. Já tentei fazer isso, não é assim que funciona comigo. Quero me divertir, meu carro é hatch e não tem espaço pra bagagem cultural. Pra mim o cinema é escapismo que, às vezes, me dá mais que apenas diversão.

 

 

 

 

Perucatorta2010-01-22 12:59:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar de estar por aqui a pouco tempo e não postar muito no fórum, sempre dou uma olhada nas discussões que rolam por aí.

E acho que nessa questão entre o Alexei e o Peruca, acho que o Tensor matou a pau. A questão é a seguinte: o problema não é o que o Alexei disse, mas como ele disse. Ele tem a sua razão e acho que a novidade é e deve ser sempre bem vinda. Mas há maneiras e maneiras de se dizer as coisas.

 

A segunda questão também parece ter sido respondida. Porque De Palma? Ora, por que praticamente todas as listas tinham um ou mais filmes seus. A menos que eu esteja enganado, assim também será na década de 50 (por sinal, minha preferida), ou vocês acham que o Hitchcock não vai emplacar vários filmes no TOP20, embora tenhamos vários filmes maravilhosos nessa década?

 

Uma das grandes surpresas da lista pra mim, por exemplo, foi não haver nela nenhum Woody Allen, que em termos de quantidade e qualidade foi extremamente produtivo nos anos 80. Mas toda lista é uma seleção, não? Foi escolhida pelas pessoas que votaram no fórum, então ela merece respeito, certo? Eu não sou lá muito fã de "Os caçadores da arca perdida" e, apesar de gostar da série, não colocaria em uma lista minha "De volta para o futuro". Mas eu respeito quem o faz. E acho que a lista ficou boa sim.

 

Faltaram coisas? Claro que faltaram, mas em qual lista de "melhores" ou "mais queridos", sei lá qual a denominação, não faltam. Toda seleção é sujeita a críticas e falhas.

 

Também acho que a cada lista feita, a tendência é sempre, espero, a melhora. As pessoas vão vendo mais coisas, coisas melhores e as listas vão ganhando em densidade. Comparemos o Top dos anos 80 atual com o anterior e veremos uma melhora. Talvez o próximo Top seja melhor que esse, por que a maturidade cinéfila é uma coisa que se constrói dia a dia, não vem pronta de fábrica.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha' date=' isso tudo que o Alexei falou eu considero bastante importante: assistir filmes diferentes. Eu tento. Lógico que como Cronenberg é um dos meus diretores preferidos, por exemplo, meu interesse por filmes dele é grande, maior do que algum outro que eu não tenha tanta familiaridade. Mas a única forma de conseguir isso com diretores diferentes e assistindo, né? então é o que faço, mesmo que com uma intensidade menor em relação aos meus preferidos hoje. Um dia, aos poucos, vou os conhecendo, e eles até podem entrar entre meus preferidos, mas enfim, não tenho pressa também. Certinho isso que o alexei falou, apenas não gostei da forma, pelo menos pra mim soou um pouco arrogante também. E ó, não acho o Alexei arrogante, achei que esse post passou um pouco isso. Pq? Pq pareceu nem considerar uma hipótese: que o Brian De Palma colocou 4 ou 5 na lista pq as pessoas realmente acham esses dignos pra isso. Mais que um do Allen, mais que um do Almodóvar, Huston, etc. E isso não significa que as pessoas tenham postado sem conhecimento, visto 15 filmes do De Palma na década, 1 do spielberg, e mais dois pipocões, e tendo feito a lista em cima disso (exagerei, óbvio). Acho que a grande maioria aqui tem um leque bom, razoável pelo menos, que se o de palma não tivesse sido muito foda não teria conseguido o que conseguiu (pra maioria aqui).

 

E vou pedir que olhem todas as listas aqui, uma por uma, e vão entender o pq do De Palma ter entrado com tantos. Tirando o Peruca, que deve ter coloca uns 6 dele, a maioria deve ter posto mais 1 ou 2. O negócio é que praticamente todas as listas tinham filmes dele, e mais, filmes diferentes: uma com vestida para matar, outra com dublê de corpo, outra com Scarface, outra com uns dois desses... A coindência é que ele conseguiu essa regularidade nas listas com vários filmes diferentes. Foi um caso atipico, mas imagino que espontâneo, verdadeiro, nada a ver com limitações ou fãzóidismo, não vejo assim mesmo, e acho que pensar assim é subestimar muito quem votou. Apaguem o nome dos diretores ao lado dos filmes, algum desses é absurdo conter na lista? Po, claro que não. Pode preferir um Huston ali, um Almodóvar, mas aí é outra coisa. Eu queria um Eles Vivem. Alexei, tu não colocou Eles Vivem na tua, como?! Sério cara, isso é absurdo! E falando sério, eu acho absurdo mesmo qualquer lista sem ele, heheh. Mas absurdo naquelas, mais na brincadeira, entendendo quem prefere outra coisa. Será que Eles Vivem não entrou pq o pessoal não conhece? Ou Almodóvar, ou Huston, ou o Zé Feijoada? Na boa, esse é o pensamento mais depreciativo que se pode ter, e conhecendo grande parte dos que postam aqui, acho deslocado isso, não acredito nessa hipótese. 

 

E po, o nome do tópico não é importante. Quando falamos melhor = falamos nossos preferidos. E quando falamos nossos preferidos = falamos  dos filmes que temos conhecimento, do nosso universo particular. Não é pra levar ao pé da letra isso.
[/quote']

 

Vim aqui para dizer que li todos os posts e levei em consideração tudo o que foi escrito, embora discorde radicalmente da maioria das interpretações que foram feitas, inclusive esta, que confunde crítica com depreciação. Arrogante? Nos meus 5 anos de fórum, eu já vi coisas muito piores serem escritas, e pelas pessoas que reclamaram do meu post inicial. Aqui ninguém passa a mão na cabeça de ninguém (exceto o Scofa, que consegue ser carinhoso até mesmo com quem o agride, e isso é algo que eu, humildemente, invejo). Será que foi a ausencia do emoticon da risadinha, que deixa a linguagem dúbia e que é muto usado por essas praias? E o nome do tópico não é importante? Putz, o nome é a coisa mais importante do tópico, é a sua proposta! É ele o que atrai o leitor, ele tem que ser levado ao pé da letra.

 

Eu ainda teria um monte de coisas para comentar, mas sinceramente, estou de saco cheio dessa reação toda ao que eu escrevo. Mané, arrogante, paternal... Para mim, essa defensividade é fruto de conservadorismo, um mal da sociedade brasileira como um todo, aliás. "Não nos critique, não nos perturbe, isso dói".

 

De todos os "elogios" que recebi, acho que o paternal é o mais interessante e, em certa medida, o mais aplicável, embora de maneira reversa. Eu sempre achei que tinha a obrigação de me pronunciar quando observasse algo ruim no fórum. Só que eu não fazia isso por me achar superior (e esse foi o sentido que a palavra foi usada, embora seu significado seja outro), e sim por acreditar que o fórum é, de fato, responsabilidade de todos nós, e que eu estaria errado se me omitisse. Critiquei por ser um usuário, e não o usuário. Mas não, a crítica é tomada por arrogancia. Então, para que faze-la? É muito melhor que eu fique quieto, algo que, aliás, eu já deveria ter feito no episódio do usuário portugues, que não voltou mais ao tópico do filme do Tarantino, embora talvez ele pudesse enriquecer muito a discussão.

 

Não tenho mais identidade com o fórum, inclusive com o que o Cineclube se tornou. O pessoal do deixa disso, que me considera um exagerado, metido a besta e criador de casos (e eu posso até ser mesmo, pelo menos em parte; é algo que eu vou observar), não terá mais com o que se preocupar, não vou criar outros problemas. Não vou nem mais aparecer por aqui, aliás.

 

(estou de férias em outro país. que não usa circunflexos)

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi o tópico e achei ótimo, ótimo mesmo. O episódio todo produziu, de fato, algo positivo. Muito bom. Dali podem surgir leituras diferentes, abordagens diferentes, visões de mundo que serão compartilhadas.

Eu acho que me expressei mal, não estava pensando em descadastramento, e sim em deixar pra lá o que ocorre com o Cineclube e com o Filmes em Geral. Deixar de intervir mesmo. Acho que, dentro da sua proposta atual, os dois andarão muito melhor sem mim.

Bom, é isso aí. Quando eu voltar ao Brasil, vou ver se comento ao menos um filme no seu tópico, Peruca. Fui!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bah. Bom, não vou voltar no assunto pq parece que ta encerrado, mas seria bom eu repetir que não te acho arrogante, nem perto disso, disse que ESSE post PARECEU ser pelos motivos que eu citei ali, que não deu brecha pra possibilidade da lista sair do jeito que saiu pq o pessoal realmente acha esse os melhores, não por desconhecimento ou sei lá o que. Apenas por isso.

 

Enfim, espero que quando tu volte das férias abandone essa idéia, pq mesmo postando pouco contribui muito pro fórum.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A lista tá legal, nada de muito marcante ou ousado. Não é só nessa década que há predominância clara de alguns diretores. Fazer o que? As pessoas que topam participar são as que preferem esses diretores.

 

P.S.: Tensor, desculpa não ter ajudado dessa vez. Desde dezembro que to na correria.

Jack Ryan2010-02-03 19:48:48

Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...
  • Members

Tenho visto muito os Top do Watch Mojo no youtube. Curto, assumo.

 

Aqui os que eles fizeram para década de 80.

 

Piores filmes da década:

 

 

10 - Jornada nas estrelas V - A Fronteira Final (1989)

09 - Superman IV - Em Busca da Paz (1987)

08 - Grito de Horror 2 (1985)

07 - Going Overboard (Adam Sandler) (1989)

06 - Howard, o Super Herói (1986)

05 - Mac e Eu (1988)

04 - Leonard Part 6 (1987)

03 - The Garbage Pail Kids Movie (1987)

02 - King Kong Vive (1986)

01 - Tubarão A Vingança (1987)

 

Menções Desonrosas: Comboio do Terror (1986), Grease 2 Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982), O Garoto do Futuro 2 (1987), Tarzan O Filho das Selvas (1981) 

 

Considero o Tubarão 3 pior que o 4, mas ok. Ele é bem ruim também. Tem umas trasheiras que ainda bem nem chegaram por aqui, porque senão eu teria assistido na época. hehe  E teve Adam Sandler na década de 80? Achei que o primeiro filme dele já era dos anos 90...

 

Melhores filmes da década:

 

 

10 - Platoon (1986)

09 - Aliens, O Resgate (1986)

08 - Os Caçafantasmas (1984)

07 - Duro de Matar (1988)

06 - ET O Extraterrestre (1982)

05 - O Iluminado (1980)

04 - Touro Indomável (1980)

03 - Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

02 - De Volta Para o Futuro (1985)

01 - Star Wars Episódio V O Império Contra Ataca (1980)

 

Menções Honrosas: Blade Runner O Caçador de Andróides (1982), Curtindo a Vida Adoidado (1986), O Exterminador do Futuro (1984), Scarface (1983), O Clube dos Cinco (1985) 

 

 

Basicamente: Tiraria Platoon e colocaria Blade Runner. Tiraria ET e colocaria Curtindo a Vida Adoidado. Tiraria Touro Indomável e colocaria Scarface. Mudaria umas posições da lista e tals. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Underrated - Os filmes mais subestimados da década:

 

 

10 - Viver e Morrer em Los Angeles (1985)

09 - A Inocência do Primeiro Amor (1986)

08 - A Hora da Zona Morta (1983)

07 - Momento Inesquecível (1983)

06 - Ele Vivem (1988)

05 - Profissão: Ladrão (1981)

04 - Quando chega a Escuridão(1987)

03 - Totalmente Selvagem (1986)

02 - Um Tiro na Noite (1981)

01 - Depois de Horas (1985)

 

Menções Honrosas: O Mundo Fantástico de OZ (1985), Coração Satânico (1987), A Torradeira Valente (1987), A Ratinha Valente (1982), O Caldeirão Mágico (1985) 

 
"Pure gem" essa lista. Só Depois de Horas estar no Topo, e Coração Satânico estar no menções honrosas já achei demais esse top. Muitos desse top já são filmes que queria muito ver, mas acabei deixando passar.
 
E o menções Honrosas foi só pra desenhos basicamente. Não vi nenhum deles.
 
 
Personagens memoráveis da década
 

 
10 - Axel Foley (Um Tira da Pesada)
09 - John Rambo (Rambo - Programado para Matar)
08 - Jack Torrance (O Iluminado)
07 - Freddy Krugger (A Hora do Pesadelo)
06 - John McClane (Duro de Matar)
05 - Peter 'Maverick' Mitchell (Top Gun - Ases Indomáveis)
04 - Tony Montana (Scarface)
03 - Dr Emmett 'Doc' Brown (De Volta Para o Futuro)
02 - ET (ET O Extraterrestre)
01 - Indiana Jones (Os Caçadores da Arca Perdida)
 
Menções Honrosas: Ash Williams (A Morte do Demônio), Ferris Buller (Curtindo a Vida Adoidado), Claire Standish (Clube dos Cinco), Dr. Peter Venkman (Os Caçafantasmas), Snake Plissken (Fuga de Nova York), Michale J 'Crocodilo Dundee' (Crocodilo Dundee)
 
 
Tem casos aí que o ator ficou "maior que o personagem" no caso do Maverick/Tom Cruise. Acho que o personagem é conhecido porque foi o primeiro de sucesso do Tom. O Crocodilo Dundee era muito famoso na época e tals, mas hoje ninguém se lembra muito. De terror se limitaram a colocar só o Freddy e Ash, mas aí também já tem Jason, Chuck, Pinhead... 
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

Revendo minha lista da Década de 80.

 

 

01. De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985)
02. De Volta Para o Futuro Parte II (Robert Zemeckis, 1989)
03. Sexta-feira 13 (Sean S. Cunnigham, 1980)
04. Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg, 1981) 
05. Era Uma Vez na América (Sergio Leone, 1984)
06. Depois de Horas (Martin Scorsese, 1985)
07. Os Intocáveis (Brian DePalma, 1987)
08. Scarface (Brian DePalma, 1983)
09. Blade Runner - O Caçador de Andróides (Ridley Scott, 1982)
10. Conquista Sangrenta (Paul Verhoven, 1985)
11. A Hora do Pesadelo (Wes Craven, 1984)
12. Fuga de Nova York (John Carpenter, 1981)
13. Mad Max 2 - A Caçada Continua (George Miller, 1980)
14. O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)
15. Robocop – O Policial do Futuro (Paul Verhoeven, 1987)
16. Star Wars Episódio V – O Império Contra Ataca (Irvin Kershner, 1980)
17. Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986)
18. Aliens, O Resgate (James Cameron, 1986)
19. Coração Satânico (Alan Parker, 1987)
20. Uma Cilada para Roger Rabbit (Robert Zemeckis, 1988)

 

 

Basicamente, mudaria a ordem de alguns filmes. Mas os 4 primeiros são intocáveis. Não sei se incluiriam alguma coisa... Pra incluir, teria que tirar, algum e isso e complicado.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members
Top atualizado. (legenda: = mesma posição, + subiu posição, - desceu posição, 'novo' filme que entrou agora na lista)
 
01. De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985) =
02. De Volta Para o Futuro Parte II (Robert Zemeckis, 1989) =
03. Sexta-feira 13 (Sean S. Cunnigham, 1980) =
04. Depois de Horas (Martin Scorsese, 1985) +
05. Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg, 1981)  -
06.O Enigma de Outro Mundo (John Carpenter, 1982) novo
07. Aliens, O Resgate (James Cameron, 1986) +
08. Os Intocáveis (Brian DePalma, 1987) =
09. Scarface (Brian DePalma, 1983) =
10. Blade Runner - O Caçador de Andróides (Ridley Scott, 1982) =
11. A Hora do Pesadelo (Wes Craven, 1984) = 
12. Duro de Matar (John McTiernan, 1988) novo
13. Mad Max 2 - A Caçada Continua (George Miller, 1980) =
14. O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980) =
15. Robocop – O Policial do Futuro (Paul Verhoeven, 1987) =
16. Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986) +
17. Coração Satânico (Alan Parker, 1987) +
18. Era Uma Vez na América (Sergio Leone, 1984) -
19. Uma Cilada para Roger Rabbit (Robert Zemeckis, 1988) +
20. Star Wars Episódio V – O Império Contra Ataca (Irvin Kershner, 1980) -
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...