Jump to content
Forum Cinema em Cena

Star Wars: Episódio IV


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

eu acho o roteiro muito bem amarradinho, o maior problema é a limitação técnica da época mesmo, deu uma envelhecida meio chata. a batalha espacial final é muito pouco empolgante, a confronto obi wan x vader fica limitado pelo simbolismo da coisa, não pela ação em si. e etc. e de todos da trilogia antiga, esse é o que mais sofre com isso. a polida que o lucas deu nas novas versões deu uma melhorada, mas sei lá, dependendo de como, não ficaria chateado com remakes dos três filmes, ou até uma repagina  em forma de animação 3D, seria legal. Não sou dos fãs que ficariam ofendidos com isso. Tensor2009-12-22 14:56:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

foto%20de%20Star%20Wars%20Episódio%20IV%20-%20Uma%20Nova%20Esperança

 

 

Star Wars - Uma Nova Esperança (George Lucas, 1977) - 9

Tem coisas que me incomodam nesse filme, pra começar, o começo. Os primeiros 5 minutos são bons, a primeira aparição do Vader, saindo do meio dos soldados imperiais, com a imponência que lhe seria de costume, aquela respiração se misturando com a músiquinha classica do império... putz, não teria como não se tornar um personagem clássico, e o tom de ameaça é passado muito bem. A merda é logo depois, quando os dróides caem em tatooine a coisa chega a feder por um tempo. O pessoal vai me matar, mas eu acho que o episódio 1 consegue passar de forma bem mais interessante a desinteressante vida do anakin do que nesse aqui com a do luke. É um negócio mecânico demais, sem cuidado, sem charme, sem diferencial nenhum. Os caras pareciam estar no piloto automático, totalmente entediados por terem que filmar aquilo já que era importante narrativamente, mas loucos pra pularem pra parte onde o luke aceita a missão, e isso demora muito. O que essa parte é? os dróides fazendo babaquices constrangedoras (po, é a pior parte deles na trilogia), o luke reclamando da vida e etc. parece um harvest moon espacial, muito tempo focado em probleminhas banais do luke. O clima aqui foi muito mal cuidado, e na boa, Luke sem Leia, Solo, Yoda ou alguém ao lado dele, é um personagem totalmente desinteressante. Quando o Obi Wan surge, lá por uns 30 e poucos minutos, as coisas começam a melhorar, mas só começa a ficar bom mesmo no momento em que encontram o Solo. Daí sim, tem alguns dos melhores momentos da saga. Todos os momentos envolvendo a Falcon são ótimos, principalmente ela sendo sugada pelo império, e parando ali, no meio dos lobos. o resgate na estrela da morte então... entre as melhores partes da saga. Mas eu ainda fico triste vendo aquela luta broxante do Vader com Obi Wan. =/ Mas beleza, limitações técnicas, só acho que não precisavam ter contratado o coreógrafo do Lion Man. Agora a parte que me irrita, o final ser limitado aquela batalhazinha de naves e o alvo "acerte aqui! acerte aqui!" que a maior fortaleza espacial do mundo carrega. Sim, claro, o que não pode faltar em uma fortaleza é um local desprotegido que se atingido, destruíria ela por completo. Mas esse absurdo da coerencia não seria problema caso a cena fosse filmada direito, mas tudo ali é bocejante, sensação de jogar um videogamezinho de naves do dynavision. Muito mais legal se tivessem estendido o filme todo na estrela da morte na hora do resgate, fazendo a batalha obi wan x vader como a última coisa do filme antes de alguém mandar tudo pros ares. O climax é muito broxante, sem sal. Resumindo acho o começo meia boca, o final ruim e o recheio delicioso. Na verdade isso não é tããão importante assim, mas é uma pena, pq poderia ser o melhor star wars de todo, ou pelo menos fazer frente com o império contra-ataca que é OP.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que me impressiona nesse é a capacidade de informação que Lucas insere em duas horas cravadas de filme. E quando falo "informação", me refiro não somente a coisas expositivas, mas também aquilo que acontece na tela. Em 120 minutos acontece coisa que o Peter Jackson levaria 3 horas pra mostrar. Ok, sem demérito para o PJ, que fique bem claro, mas tão somente uma comparação, sem análise de mérito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

mas isso em uma embalagem mais bonitona ficaria melhor. os star wars antigos com as técnicas dos novos, o que seriam? fico imaginando, por exemplo, o inicio do retorno de jedi todo repaginado, com um sistema de ação semelhante ao ataque dos clones quando eles ficam naquela arena, lutando com aqueles bichos, clones, etc. Ia ser demais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É como falei, não é algo que faça eu desgostar do filme, mas tenho curiosidade de vê-lo com efeitos de hoje. Por exemplo, a saga nova me deu momentos como a luta com o Darth Maul, o confronto Yoda x Dookan, Anakin x Obi-Wan, etc. Gostaria de ver o Luke fazendo batalhas desse nível aí. Gostaria de ver o confronto Vader x Ben nesse nível aí. A trilogia nova é mais flutuante nesse sentido, eles levitam, fazem piruetas, etc, a velha é mais presa. Mas é curiosidade mesmo, não seria algo que fizesse perder pontos comigo. E em comparação com sei lá, quase 100% dos filmes do tipo mais antigos, esse aí ta inteirão mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É lógico que o filme envelheceu e não há Edições Especiais que possam dar conta disso. Mas este filme tem um charme nostálgico que é uma coisa linda. A ingenuidade da saga iria morrer loga adiante em O Império Contra Ataca... mas enquanto isso ela existe aqui... e é bem divertida! Sem falar que por mais que já tenha inúmeras e inúmeras vezes sido parodiado... o ataque à Estrela da Morte ainda me empolga sempre!

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu gosto dos efeitos do episódio 2 e 3' date=' só achei meio estranhos o do 1. [/quote']

 

O único momento em que os efeitos da NT me incomodaram é na sequencia da Batalha de Geonosis, fora da Arena... Lucas tentou dar uma aparência a lá Resgate do Soldado Ryan... "câmera" tremendo, zooms e tudo o mais que acabou foi ressaltando a artificialidade da coisa...

 

Do Episódio I gosto bastante dos efeitos... apesar do Jar Jar... o mundo submerso dos Gungans é lindo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Imaginem no episodio 1 termos a batalha do gungans contra a trade federation, sem as cenas comicas do Jar Jar...

 

Imaginem essa batalha com a seriedade como aconteceu com a batalha final do AVATAR!!!!

 

E agora imaginemos essa batalha, intercalada com o combate do Obi Wan Kenobi e Qui-Gon Jin VS Darth Maul !!!!!!!!!!!!

 

Excelente !!!!!!!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho particularmente interessante a história das mudanças feitas por Lucas nos filmes. Ao verificar a (imensa) lista, percebe-se que desde 1980 mudanças discretas são feitas... Eis as mudanças pré-Edição Especial:

 

A New Hope

The line "Episode IV: A NEW HOPE" was added to the opening crawl from 1981 onward. The new opening crawl also capitalized the word 'Rebel' in 'rebel spies', which was not capitalized in the original 1977 opening crawl.

The film was initially released in 70mm 6-track audio; further work on the soundtrack continued for the wider 35 mm release with a 2-track Dolby Stereo (matrixed 4 channel) optical soundtrack. A mono mix was produced later for exhibition in cinemas with no Dolby Stereo support, which contains some changes from the stereo version. Most video releases until the Special Edition were based on the stereo mix.

Alternate takes of C-3PO's dialogue are used in the mono sound version.

The line "close the blast doors!" was added to the mono release.

C-3PO's tractor beam line was added to the mono version (this line was also included in the 1997 special edition and 2004 DVD versions).

The line "Blast it, Biggs, where are you?" from the original stereo sound version was changed to "Blast it, Wedge, where are you?" for the mono sound releases.

Beru Lars is voiced by a different actress in the mono version.

The 1985 VHS release features a digitally remastered sound mix supervised by Ben Burtt, which contains C-3PO's tractor beam line. Another remix was produced for the 1993 Definitive Collection Laserdisc, which removes the line again.
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

Eu gosto dos efeitos do episódio 2 e 3' date=' só achei meio estranhos o do 1. [/quote']

 

Ó, comigo é o contrário.

 

 

 

Acho os efeitos do Ep. I mais "sólidos" (para 1999) do que o II e o III foram para 2002 e 2005. Muito graças ao que o Lucas expôs em seu comentário:

 

 

 

 

 

O único momento em que os efeitos da NT me incomodaram é na sequencia da Batalha de Geonosis' date=' fora da Arena... Lucas tentou dar uma aparência a lá Resgate do Soldado Ryan... "câmera" tremendo, zooms e tudo o mais que acabou foi ressaltando a artificialidade da coisa...[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

Eu gosto dos efeitos do episódio 2 e 3, só achei meio estranhos o do 1.

É mesmo... Os efeitos do Ep. II e do Ep. III são ótimos. Já do Ep. I são esquisitos, principalmente dos sabres de luz, eles parecem com as lâminas muito finas em algumas partes, e tortas... As lâminas do Ep. I são menos brilhantes que do Ep. II e do Ep. III.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...