Jump to content
Forum Cinema em Cena

Abismo do Medo


Daft Archer
 Share

Recommended Posts

  • Members

SPOILERS

 

O final americano termina com ela saindo da caverna, não tem o fantasma da Juno e nem a descoberta de que era uma alucinação, etc.

 

Anyways, eu li várias críticas que sugerem uma idéia que não foi citada aqui.

 

A caverna se assemelha à uma vagina (tipo, isso é óbvio mesmo) e seria uma metáfora para o "conhecimento interior de uma mulher sobre ela mesma".

A Sarah tentou "conhecer a si mesma" e enlouqueceu na tentativa. Tcharam.

Eu não sei se concordo com essa interpretação, mas como eu li em vários sites, achei interessante citar.
Link to comment
Share on other sites

 

Kain, não sei se chega a tanto, mas eu considero a discussão sobre o universo feminino absolutamente procedente. É óbvio que o fato de Marshall  colocar mulheres agindo como homens é digno de nota.

A propósito, discordo que as criaturas não deviam ter aparecido, uma vez que é extremamente importante que as garotas adotem uma postura "masculina" de combate e reajam agressivamente para ilustrar que existe uma crítica implícita aí e que relaciona os universos masculino e feminino.

As criaturas de fato não são importantes (e nem o mistério que as envolve), na minha opinião. O que importa é a postura adotada pelas garotas.

 

Mr. Scofield2007-01-01 15:41:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Concordo com a grande maioria das opiniões aqui e como o Scofield acho que este aqui é muito superior a Dog Soldiers. O diretor demonstra uma técnica e um uso da câmera que eu não lembro no filme de estréia dele. Há algum tempo atrás fui com alguns amigos (na verdade um grupo grande' date=' composto de homens e mulheres) explorar uma caverna aqui perto de Bsb, tínhamos um guia e houve uma palestra bem "didática" (pra falar a verdade achei bem enfadonha na hora) sobre o que era entrar em um buraco na terra. E foi tudo muito bem, exploramos o lago enorme, conversamos, comemos e aí chegou a hora de voltar. Como já tínhamos nos afastado bem da entrada principal o guia sugeriu que usássemos a outra saída da caverna. Aí o caldo entornou. Primeiro demoramos um tempão para encontrar a tal saída e quando encontramos vi para minha surpresa que não passava de um túnel bem apertado (imaginem o que eu lembrei quando certa personagem aqui fica entalada) e ingreme, só podíamos passar por ali, ficamos muito tempo na caverna, estávamos todos muito cansados para retomar o caminho da entrada principal. Confesso que nunca em minha vida achei que a coisas não fossem acabar bem como naquele dia e para completar, decobrimos que havia alguém cardíaco no grupo. Finalizando, o diretor de The Descent foi extremamente compentente, o filme deve ter cenas de estúdio, mas o que ele conseguiu ali é assustadoramente real.

 

Para mim o filme seria perfeito se ele apenas sugerisse as criaturas e mostrasse o grupo de mulheres lentamente perdendo a noção com o mundo real, uma guerra de nervos (na verdade ele fez isso, mas claramente não foi até o fim), por esta ótica, as criaturas foram redundantes.

 

No entanto fazia muito tempo que eu não me assustava tanto... o filme é seco e pessimista até o fim. Aliás tinha curiosidade de saber como foi o final americano, esse que vimos foi o britânico não?
[/quote']

 

 Nacka, técnica e uso preciso de câmera não garantem que um filme seja bom. Além disso, concordo ipsis litteris com você que a ambientação e as soluções à respeito da aventura que é adentrar uma caverna foram muito boas, mas a história não convence do 3º ato em diante. Aliás, fazendo uma analogia, o filme foi descent a partir desse ponto... Pra mim, um bom filme. Nada além disso. Continuo aguardando o melhor de Marshall...
The Deadman2007-01-01 15:46:39
Link to comment
Share on other sites

Kain, não sei se chega a tanto, mas eu considero a discussão sobre o universo feminino absolutamente procedente. É óbvio que o fato de Marshall  colocar mulheres agindo como homens é digno de nota.
A propósito, discordo que as criaturas não deviam ter aparecido, uma vez que é extremamente importante que as garotas adotem uma postura "masculina" de combate e reajam agressivamente para ilustrar que existe uma crítica implícita aí e que relaciona os universos masculino e feminino.
As criaturas de fato não são importantes (e nem o mistério que as envolve), na minha opinião. O que importa é a postura adotada pelas garotas.

[/quote']

 

Mas Scofa a bagaça já estava dando errado sem os bichos. Considero-os um auxílio luxuoso, antes deles aparecerem o filme já tinha me conquistado. Eu concordo que até certo ponto as criaturas contribuiram para o desarranjo emocional de algumas das mulheres, mas a personagem que havia perdido a família já estava emocionalmente desequilibrada... e virou bicho não por causa das criaturas e o medo que elas causaram mas por ter descoberto que fora traída pela amiga (mulheres não perdoam isso nem em outra vida, como se sabe..) ao contrário da Juno, essa sim potencializou sua raiva por causa deles.

 
Link to comment
Share on other sites

Concordo com a grande maioria das opiniões aqui e como o Scofield acho que este aqui é muito superior a Dog Soldiers. O diretor demonstra uma técnica e um uso da câmera que eu não lembro no filme de estréia dele. Há algum tempo atrás fui com alguns amigos (na verdade um grupo grande' date=' composto de homens e mulheres) explorar uma caverna aqui perto de Bsb, tínhamos um guia e houve uma palestra bem "didática" (pra falar a verdade achei bem enfadonha na hora) sobre o que era entrar em um buraco na terra. E foi tudo muito bem, exploramos o lago enorme, conversamos, comemos e aí chegou a hora de voltar. Como já tínhamos nos afastado bem da entrada principal o guia sugeriu que usássemos a outra saída da caverna. Aí o caldo entornou. Primeiro demoramos um tempão para encontrar a tal saída e quando encontramos vi para minha surpresa que não passava de um túnel bem apertado (imaginem o que eu lembrei quando certa personagem aqui fica entalada) e ingreme, só podíamos passar por ali, ficamos muito tempo na caverna, estávamos todos muito cansados para retomar o caminho da entrada principal. Confesso que nunca em minha vida achei que a coisas não fossem acabar bem como naquele dia e para completar, decobrimos que havia alguém cardíaco no grupo. Finalizando, o diretor de The Descent foi extremamente compentente, o filme deve ter cenas de estúdio, mas o que ele conseguiu ali é assustadoramente real.

 

Para mim o filme seria perfeito se ele apenas sugerisse as criaturas e mostrasse o grupo de mulheres lentamente perdendo a noção com o mundo real, uma guerra de nervos (na verdade ele fez isso, mas claramente não foi até o fim), por esta ótica, as criaturas foram redundantes.

 

No entanto fazia muito tempo que eu não me assustava tanto... o filme é seco e pessimista até o fim. Aliás tinha curiosidade de saber como foi o final americano, esse que vimos foi o britânico não?
[/quote']

 

 Nacka, técnica e uso preciso de câmera não garantem que um filme seja bom. Além disso, concordo ipsis litteris com você que a ambientação e as soluções à respeito da aventura que é adentrar uma caverna foram muito boas, mas a história não convence do 3º ato em diante. Aliás, fazendo uma analogia, o filme foi descent a partir desse ponto... Pra mim, um bom filme. Nada além disso. Continuo aguardando o melhor de Marshall...

 

Não, não garantem mas quando isso acontece o diretor me conquista de cara. Prefiro algo assim e com um final an passant (nem é o caso aqui, eu gostei do final) do que algo descuidado. A edição de som de The Descent é perfeita, assim como o resto de seus aspectos técnicos e eu valorizo muito isso em um filme. Como já disse no comentário para o post do Scofield, o diretor não precisava 100% dos monstros para assustar. E os eventuais erros cometidos se devem a eles, as atrizes seguram a peteca o tempo todo.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

Kain, não sei se chega a tanto, mas eu considero a discussão sobre o universo feminino absolutamente procedente. É óbvio que o fato de Marshall  colocar mulheres agindo como homens é digno de nota.

A propósito, discordo que as criaturas não deviam ter aparecido, uma vez que é extremamente importante que as garotas adotem uma postura "masculina" de combate e reajam agressivamente para ilustrar que existe uma crítica implícita aí e que relaciona os universos masculino e feminino.

As criaturas de fato não são importantes (e nem o mistério que as envolve), na minha opinião. O que importa é a postura adotada pelas garotas.

[/quote']

 

Mas Scofa a bagaça já estava dando errado sem os bichos. Considero-os um auxílio luxuoso, antes deles aparecerem o filme já tinha me conquistado. Eu concordo que até certo ponto as criaturas contribuiram para o desarranjo emocional de algumas das mulheres, mas a personagem que havia perdido a família já estava emocionalmente desequilibrada... e virou bicho não por causa das criaturas e o medo que elas causaram mas por ter descoberto que fora traída pela amiga (mulheres não perdoam isso nem em outra vida, como se sabe..) ao contrário da Juno, essa sim potencializou sua raiva por causa deles.

 

Compreendo, Nacka, mas vejo as criaturas como um artifício simbólico para a evasão "potencializada" da ira e do comportamento típico do perfil atribuído ao homem por parte da sociedade nas personagens (agressividade,  o "me viro sozinho" , o comportamento indicativo de rigidez emocional - mesmo que internamente esteja destruído não posso mostrar que me importo com os outros ou posso de fato não me importar com os outros, etc). Sei que esse processo já vinha acontecendo, mas segundo esse ponto de vista, as criaturas servem para desencadear um processo reflexivo no espectador que "ultrapassa" os personagens e se reflete no filme totalmente nas ações e comportamento das garotas.

Os sentimentos que precisam ser manifestados e potencializados para que o paralelo se torne mais claro e o espectador perceba que há algo ali são amplamente enriquecidos, como você mesmo notou, pelo aparecimento e as lutas corporais contra as criaturas. Lutas essas totalmente atípicas em um filme de horror (se com homens já é atípica, com mulheres então....) - e é justamente por isso que chama a atenção de forma tão explícita.

Mr. Scofield2007-01-01 16:22:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Anyways, a interpretação do Mr. Scofield é a mesma que a minha: a masculinização das mulheres, etc, os bichos não são importantes, whatever.

Eu ainda não vi Dog Soldiers, então não dá pra comentar, mas duvido que seja melhor que esse.

O mérito maior é que ele ao mesmo tempo propõe assuntos interessantes de se discutir, é bem feito tecnicamente e ainda é assustador/claustrofóbico.

 

70/100.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Atenção: contém SPOILERS!

 

Abismo do Medo começa com um problema: é óbvio desde o início que Juno tinha um caso com o marido de Sarah. O conhecimento disso por parte do expectador acaba por aliviar o suspense de algumas sequências, pois permite presumir que em algum momento da fase final do filme, as duas vão ter que confrontar isso, e uma a outra. Deixando isso de lado, há que se considerar que a capacidade do diretor Neil Marshall de criar atmosfera para suas obras é incrível, seja em uma floresta, em uma fazenda ou em uma caverna. Abismo do Medo é tenso, angustiante e claustrofóbico na medida certa. E isso tudo antes do aparecimento das criaturas monstruosas que atacam as personagens. Um dos principais méritos do filme é esse: ele não depende de monstros para fazer suspense.

Talvez o fator de maior interesse aqui seja que, apesar de Juno ter traído Sarah, e desta última merecer simpatia em função de tudo o que passou, não existe relação de protagonista/antagonista entre elas, como é comum em outros filmes, nos quais fica claro quem é "do bem" e quem age de forma a prejudicar o grupo em apuros, por medo ou egoísmo. Quando finalmente Juno e Sarah enfrentam o passado, fica a sensação de que não há justiça possível para nenhuma delas.

Uma questão que parece sempre presente nas discussões sobre Abismo do Medo é se ele seria superior ao filme anterior de Neil Marshall, Dog Soldiers. Na minha modesta opinião, com todos os seus méritos, Abismo do Medo não alcança essa façanha. Ambos os filmes compartilham muitos pontos fortes, mas Dog Soldiers tem duas vantagens principais. A primeira é a presença do humor, ausente em Abismo do Medo, e que funciona de forma surpreendente em Dog Soldiers. A segunda é que, ao contrário do que acontece em Abismo do Medo, a opção por mostrar as criaturas em Dog Soldiers bem de perto serve para aumentar ainda mais a riqueza visual da produção.

 

Considerações finais: magnífica a idéia de permitir que inicialmente as mulheres só consigam enxergar as criaturas através da câmera. Pena que essa fase termina muito rápido.

A última tomada é excelente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Para mim o filme seria perfeito se ele apenas sugerisse as criaturas e mostrasse o grupo de mulheres lentamente perdendo a noção com o mundo real' date=' uma guerra de nervos (na verdade ele fez isso, mas claramente não foi até o fim), por esta ótica, as criaturas foram redundantes.[/quote']

 

Essa é uma das razões que me fizeram perceber que o filme começava a se afastar da obra prima que ele poderia ter sido...
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

abismo-do-medo06t.jpgabismo-do-medo01t.jpgabismo-do-medo02t.jpg

Abismo do Medo (2005 ; Neil Marshall) Estava

achando o filme muito bom, achei aquele senso claustrofóbico de estar

preso na caverna a melhor sacada, mas pra mim tudo desandou quando

apareceram aqueles seres da caverna, toscos e desnecessários na minha

opinião. Um filme que podia ter sido bem melhor. 3/5

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Algumas pessoas estão dizendo que as criaturas deveriam ter sido apenas sugeridas, mas eu discordo. Isso só funciona em filmes estilo Bruxa de Blair, onde fazia sentido não mostrar o "monstro". Pode-se fazer suspense com o visual dos monstros em filmes de terror, mas em determinado momento, eles precisam ser mostrados. Concordo que as criaturas podiam ser mais bem-feitas, mas que não deviam ser mostradas... ae seria outro filme, e provavelmente, não tão bom.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

 

povo' date=' uma perguntinha basica05... spoiler

no fim, a personagem principal conseguiu sair da caverna ou nao??0808
[/quote']

 

SPOILERS

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Se não me engano na versão americana o sonho dela não foi sonho e sim o final de filme. Mas na daqui ela não consegue sair.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
povo' date=' uma perguntinha basica05... spoiler

no fim, a personagem principal conseguiu sair da caverna ou nao??0808
[/quote']

SPOILERS
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Se não me engano na versão americana o sonho dela não foi sonho e sim o final de filme. Mas na daqui ela não consegue sair.

 

pois é, e a continuacao The De2cent realmente confirma a versao americana...o q caga de vez em td graca do filme, q era a de deixar sugerido q elas tinham se fodido no final..todas elas e a "sobrevivente" sucumbido a loucura, sem saida..07
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 8 months later...
  • Administrators

 

 

abismo-do-medo06t.jpgabismo-do-medo01t.jpgabismo-do-medo02t.jpg

Abismo do Medo (2005 ; Neil Marshall) Estava

achando o filme muito bom, achei aquele senso claustrofóbico de estar

preso na caverna a melhor sacada, mas pra mim tudo desandou quando

apareceram aqueles seres da caverna, toscos e desnecessários na minha

opinião. Um filme que podia ter sido bem melhor. 3/5

[/quote']

 

Assino em baixo...os Golluns aparecendo a cada 5 segundos enche o saco..o filme poderia ter sido muito mais interessante...a cena da garota presa no túnel foi a melhor..Cheio de clichês..sustos fáceis, poderaim ter optado pelo claustrofóbico, sem monstros, mas se era pra ter que fossem sugeridos...fraco até o osso..

 

1/5

 

 

 

 

Big One2009-11-19 13:18:26

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...