Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar 2 - (James Cameron dez 2022)


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Members

Avatar | James Cameron fala sobre a tecnologia que pretende utilizar

Cineasta insiste nos 60 quadros por segundo - mas parece disposto a aceitar uma convivência com os 48 quadros

A tecnologia usada hoje no cinema é a de 24 quadros (ou frames) projetados no espaço de um segundo (24 fps). A televisão e os videogames, porém, já estão usando mais quadros - chegando a 60 fps, o que reduz consideravelmente os borrões de movimento. Alguns diretores, como Peter Jackson, já estão experimentando com 48 fps em filmes como O Hobbit, mas Cameron quer mais...

“Eu insisto nessa caminho pois acredito que mais quadros significam um 3D melhor. E se basta uma atualização de software nos projetores digitais para rodá-los, a discussão nem é entre 48 ou 60 fps - façamos os dois! Não muda nada para o projecionista, não é necessário mudar as lâmpadas ou as lentes. Deixemos os aparelhos prontos para os dois formatos e que a decisão entre um e outro fique com o cineasta", explicou.

“Se os exibidores adotarem os dois formatos, gravarei Avatar 2 e 3. com 60 fps. Se eles não adotarem, eu terei que analisar muito cuidadosamente os prós e os contras entre 60 e 48", seguiu. Como Cameron foi o grande propulsor do cinema 3D com Avatar, mudando o mercado dramaticamente nos meses seguintes, a indústria espera que ele o faça novamente nas continuações do filme. Assim, é muito provável que seus desejos sejam atendidos e os dois formatos tornem-se o padrão para os próximos anos pós-Avatar 2.

“Os custos não estão nas câmeras, nem nos projetores. Eu poderia gravar um filme agora em 60 fps se ele fosse todo em live action - e o efeito seria espetacular. O nosso problema no momento é o custo da pós-produção quando o filme envolve efeitos especiais - especialmente a etapa de renderização", concluiu. A renderização é a etapa da produção em que as imagens gravadas ou criadas em 3D - tratadas em baixas resoluções durante a edição para viabilizar o trabalho em tempo real - recebem o refinamento de curvas, texturas e efeitos finais. O processo é lento e totalmente dependente do poder de processamento das máquinas em que está sendo realizado. 60 quadros por segundo significam basicamente quase três vezes mais tempo - já que são 2,5 vezes mais imagens por segundo para processar.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Avatar 2 | James Cameron explica como Sigourney Weaver pode voltar

Cineasta fala também sobre o parque temático do planeta Pandora na Disney

Entrevistado pela NY Magazine, o cineasta James Cameron explicou como a personagem de Sigourney Weaver pode voltar em Avatar 2.

O diretor começou desconversando, "quem disse que ela voltará em Avatar 2", mas logo foi lembrado que a própria atriz garantiu que volta. "Bom, eu não quero tirar essa fantasia dela, mas você já ouviu falar em narrativa não-linear? Um monte de coisas aconteceram naquele planeta antes de Jake juntar-se a ela. A cientista esteve ali por 15 anos. Eu não quero que vocês tirem conclusões apressadas aqui, mas já falei bastante sobre Avatar 2 e 3 e as pessoas começam a juntar as informações e saber a história toda!"

Além disso, "no mundo da ficção científica, você nunca está morto a não ser que seu DNA serja expurgado do universo. E mesmo que isso aconteça sempre existe a viagem no tempo!"lembrou, .

O diretor também discutiu brevemente a atração em que ele está trabalhando de Avatar nos parques da Disney. "Temos que nos reunir ainda para discutir isso. Eles querem fazer um território inteiro, com várias atrações. Talvez um passeio voador, uma experiência temática. Queremos que as pessoas se sintam em Pandora. Meu trabalho é tornar isso tudo consistente com a cultura Na'vi, com os temas e valores de Avatar e os próximos filmes. E a Disney parece bem aberta a isso. Estou empolgado".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Avatar 2 e 3 | James Cameron confirma outros planetas

Questão dos oceanos será central à trama também

James Cameron foi entrevistado pelo programa Nightline, da ABC. A emissora divulgou um pequeno trecho da conversa, em que o cineasta discute Avatar 2 e 3, oficializando boatos de que veremos mais de um planeta nos filmes. Ele também volta a falar sobre os oceanos de Pandora, que devem iniciar os debates ecológicos ao redor da aventura.

"O filme será em Pandora. Estou escrevendo os filmes dois e três juntos, na verdade, para que o arco de história fique completo em uma trilogia. E veremos os oceanos de Pandora, que não vimos até aqui. Estou muito ansioso para começar a desenhar esse ecossistema. Será espetacular e vai dar mais foco ao tema. Antes era a natureza em geral, o problema da floresta tropical bem abrangente, agora vamos tratar da questão dos oceanos. Estamos em um planeta azul, afinal. Estamos tornando os oceanos insuportáveis para diversas espécies, por dezenas de razões, e este filme será nossa maneira de focar energia nesse tema. Mas teremos outros planetas também, além de Pandora", comentou.

Sobre o tom do filme e o que ele pretende alcançar com as continuações, Cameron parece bastante preocupado em manter o que já obteve e não exagerar demais. "Quero que as pessoas tenham as mesmas sensações que tiveram no primeiro. É uma continuidade [...] mas não quero exagerar nos temas ambientais. Eles ocuparão o mesmo espaço que tiveram antes", completou.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Avatar 2 | Produtor diz que filme levará quatro anos pra sair

Previsão de lançamento em 2014 pode passar para 2016...

Logo depois de anunciar Avatar 2 e 3 - que James Cameron rodará simultaneamente - a Fox já definiu as estreias: dezembro de 2014 e  dezembro de 2015, respectivamente. Essa previsão pode ser, porém, otimista demais.

Durante uma apresentação de cenas de Titanic convertidas para 3D, o Bleeding Cool ouviu do produtor Jon Landau que Avatar 2 "ainda levará quatro anos pra ficar pronto". Isso mudaria o lançamento para 2016 ou, pelo menos, dezembro de 2015.

As filmagens não têm data pra começar ainda. De um lado, o supervisor de efeitos Joe Letteri diz que está esperando os roteiros ficarem prontos, do outro, a Fox e a Disney trabalham para construir uma atração de Avatar nos parques temáticos de Orlando - serviço que também deve levar algum tempo pra ser concluído.

O Lance e ter mesmo muita paciência para aguardar mais 4 anos.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Avatar 2, Avatar 3 e até Avatar 4... é só nisso que James Cameron vai trabalhar agora!

Cineasta disse que não vai mais produzir filmes para os outros

James Cameron foi a Pequim participar do festival de cinema local e exibir a cópia 3D de Titanic. Em uma entrevista ao New York Times ele disse que fechou a área de desenvolvimento de sua produtora e que agora só quer saber de Avatar, prometendo Avatar 2, 3 e até 4...

"Eu dividi meu tempo, nestes últimos 16 anos, entre exploração submarina e fazer filmes. Fiz dois filmes meus nos últimos 16 anos e 8 expedições. No ano passado, eu basicamente desmantelei a área de desenvolvimento da minha produtora. Eu não estou interessado em desenvolver mais nada. Só quero falar de Avatar. Ponto. É isso. Eu vou fazer Avatar, Avatar 2, Avatar 3, talvez Avatar 4, e não vou mais produzir filme de outras pessoas. Eu não quero mais receber roteiros. Sei que isso soa meio restritivo, mas a verdade é que acho que no cenário de Avatar eu posso falar de tudo o que eu acho que preciso dizer em relação ao estado do mundo e o que precisamos fazer sobre isso. E fazer isso de uma forma que entretenha. E qualquer coisa que eu não consiga dizer nesta área, eu vou falar nos documentários, que vou continuar fazendo”, disse.

Quando perguntado em que pé estaria na sequência, Cameron disse:"Nós gastamos o último ano e meio no desenvolvimento de software e desenvolvimento de pipeline. A metodologia de produção virtual era apenas um protótipo no primeiro filme. Naquela época, ninguém tinha feito aquilo antes e nós nem sabíamos - até já termos gastado dois anos e meio e 100 milhões de dólares - se ia funcionar. Nós só queríamos fazer nossas vidas mais fáceis, para podermos gastar mais do nosso poder de raciocínio na criatividade. Foi uma batalha ladeira acima no primeiro filme. Mas agora temos trabalhado nas ferramentas e nos limitadores da produção, arrumando novos galpões em Los Angeles, e novos locais de efeitos visuais na Nova Zelândia. Esse tipo de coisa. E escrevendo. Nós ainda não chegamos na parte do design ainda. Vai ser nosso próximo passo."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje, no Canal FX...

 

 

 

Sábado (12/05), às 22:00.

 

 

 

ELENCO

 

Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Joel Moore, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez

 

DIRETOR

 

James Cameron

 

PAÍS E ANO

 

EUA - 2009

 

DURAÇÃO

 

162 minutos.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Avatar | Produtor diz que não haverá quarto filme

Segunda e terceira partes serão filmadas simultaneamente.

 

O produtor Jon Landau desmentiu a possibilidade de um quarto filme da da franquia Avatar. Em entrevista ao Courier Post, Landau afirmou que "dois filmes estão sendo filmados simultaneamente, mas não um terceiro".

 

A ideia de um quarto filme surgiu em maio, quando James Cameron sugeriu a possibilidade de mais três filmes da franquia, transformando a trilogia planejada originalmente em uma quadrilogia. Em junho, Sigourney Weaver confirmou a informação, sugerindo que os três filmes seriam rodados simultaneamente.

 

Mais informações devem ser divulgadas em breve. Avatar 2 tem previsão de estreia estreia para o fim de 2014.

 

Eu já estava achando muito o Cameron realizar este 2 para finalizar a trilogia, já que a nunca o fez em sua carreira.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Guest Mariana do Nascimento

Adorei o filme e aguardando ansiosamente por Avatar 2... Acho que o Cameron até merece um desconto por conta do atraso estipulado para o segundo filme, afinal, ele foi o responsável por revolucionar o cinema 3D. Enquanto o 2º filme não chega, o jeito é ir revendo o 1º :D

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

James Cameron diz que rodará Avatar 2 e 3 em 2013

Para isso, cineasta conta que fechará os roteiros até fevereiro.

 

Em entrevista à New Zealand Radio, James Cameron, que está morando na Nova Zelândia enquanto prepara a pré-produção das sequências de Avatar, atualizou o seu cronograma. A ideia do cineasta é fechar os roteiros até fevereiro e começar a rodar Avatar 2 e 3 simultaneamente no final de 2013.

 

Cameron explica que quer ter os textos fechados para não precisar reescrever nada durante a fase de efeitos e montagem. "Quero ter esses roteiros prontos, não quero ter que ficar escrevendo depois. Isso aconteceu no primeiro filme, acabei jogando fora um monte de cenas, e não quero que isso aconteça de novo", diz ele.

 

Anteriormente, o diretor já disse que planeja rodar as continuações com uma taxa de velocidade mais alta, como Peter Jackson fez com O Hobbit em 48 quadros por segundo. Cameron, que desenvolveu essa tecnologia com Jackson, inclusive sonha com um filme a 60 quadros por segundo. Na entrevista, ele pontua que tudo vai depender da aceitação do público com O Hobbit: "Se houver uma acolhida boa aos 48 quadros, isso vai pavimentar o caminho para Avatar poder tirar vantagem. Com o 3D, nós [em Avatar] abrimos o caminho, e agora Peter está fazendo o mesmo com O Hobbit".

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Avatar | Novos filmes terão captura de movimento debaixo d'água [atualizado]
"Queremos tomar vantagem da tecnologia que as pessoas estão aprimorando por aí", diz o produtor Jon Landau.


Quando diz que as sequências de Avatar se passarão parcialmente em mundos submersos, James Cameron não está brincando. Segundo o produtor Jon Landau, o cineasta pretende até levar a tecnologia de captura de movimentos para debaixo d'água.

Durante o evento NAB Technology Summit on Cinema neste domingo, Landau comentou: "Depois do final de Avatar nós mantivemos uma equipe de artistas digitais trabalhando em testes de captura de movimento submarina. Nós podemos simular água em computação gráfica, mas não conseguimos simular a experiência do ator, por isso vamos fazer o processo de captura dentro de um tanque".

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Avatar 2 e 3 | Filmagem vai ficar para 2014, diz Zoë Saldana
Atriz confirma que as duas sequências serão rodadas ao mesmo tempo.

 

 

avatarzoe.jpg

 


A previsão de James Cameron era rodar as sequências de Avatar ainda em 2013, mas a atriz Zoë Saldana diz que as filmagens devem ficar para 2014.

Em entrevista ao talk show Jonathan Ross Show, Saldana, que interpreta a na'vi Neytiri via captura de movimentos, confirma que Avatar 2 e 3 serão rodados simultaneamente, em algum momento no início do ano que vem. A atriz não dá datas específicas.
 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

AVATAR 2: Sigourney Weaver interpretará outra personagem
10/06 - 14h35.

 

166_2.jpg

Em maio, Sigourney Weaver (Os Caça-Fantasmas) revelou que, apesar do destino que sua personagem teve em Avatar (2009), ela estaria de volta para os próximos três filmes da franquia dirigida por James Cameron (O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final). Agora, o próprio cineasta e a produtora 20th Century Fox anunciaram que a atriz terá um papel diferente nas sequências, mas não disseram mais detalhes.
“Sigourney e eu temos uma longa e criativa história que começou em 1985 quando fizemos Aliens, O Resgate”, afirmou Cameron. “Somos bons amigos que sempre trabalharam bem juntos, então eu sinto que é natural contar com ela nas continuações de Avatar. Como os fãs sabem, Grace Augustine morreu no primeiro filme, então Sigourney ficará com um papel ainda mais desafiador na franquia”.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members
Avatar | James Cameron explica o atraso na produção das continuações "Eles serão incríveis. Vocês ficarão em choque"
André Zuliani
27 de Novembro de 2014
25
 
blu-ray-3d-avatar-2.jpg
 

James Camerondiretor da franquia Avatar, falou em entrevista à Empire Online falou um pouco mais sobre as sequências do longa.

"Eu não posso dizer nada [sobre os filmes]. Eles serão incríveis. Vocês ficarão em choque", brincou. A ideia inicial do cineasta era filmar os próximos três filmes em 60 frames por segundo, mas decidiu mudar para 48 frames após o modelo ficar estabelecido com os filmes da trilogia O Hobbit. "Meu pensamento era que 60 FPS poderia ser melhor para o mercado audiosivual. Eu encaxarei um sistema que é um pouco mais maduro, então faz mais sentido para mim filmar em 48 FPS agora".

Cameron ainda justificou o atraso nas produções das sequências pelo processo de criação dos roteiros, que serão escritos por Rick Jaffa & Amanda SilverJosh Friedman e Shane Salerno. "Nós nos encontramos por sete meses e conversamos sobre todas as cenas de todos os filmes juntos", explicou. "Eu ainda não havia estabelecido qual filme cada um iria escrever até o último dia. Eu sabia que, se fizesse isso, eles se perderiam cada vez que fossemos falar sobre os outros filmes".

Avatar 2 será escrito por Rick Jaffa e Amanda Silver, a dupla de Planeta dos Macacos 2 - O Confronto; o roteiro de Avatar 3 ficará a cargo de Josh Friedman, de Terminator: The Sarah Connor Chronicles; enquanto Avatar 4 será escrito por Shane Salerno, corroteirista de Savages.

Os três longas que formarão uma tetralogia com o Avatar de 2009 serão rodados simultaneamente a partir de outubro de 2014. Por enquanto sabe-se apenas que a primeira continuação explora o universo submarino da lua Pandora. Zöe SaldanaSam Worthington,Stephen Lang e Sigourney Weaver estarão de volta. A previsão é que as estreias de Avatar 2,3 e 4 aconteçam em 2016, 2017 e 2018.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

James Cameron tem roteiro para um quinto ‘Avatar’

Publicado em 28/04/2015 por Diego Almeida
 
 
 

Avatar-sequencias-650x400.jpg

Avatar’ vai ganhar três sequências, mas ainda tem história para ser contada em um quinto filme.

Em entrevista ao HeyUGuys, o roteirista James Horner, um dos colaboradores de James Cameron na trilogia de ‘Avatar’, afirmou que o cineasta desenvolveu roteiro para cinco filmes, mas está tentando condensar a trama para os três filmes já planejados.

Avatar 2‘ foi adiado para 25 de Dezembro de 2017, empurrando a terceira parte para 21 de Dezembro de 2018. Não há informações sobre a estreia do quarto filme da franquia.

“Neste momento, Jim tem quatro sequências, em termos de roteiro, mas ele está tentando fazer três filmes. Eu acho que está se esforçando para isso, para manter as três sequências, porque com tanta coisa já acontecendo como ele vai expandir [o universo] para um quinto filme? Então, ele está resolvendo essa questão”, explicou.

Inicialmente, a previsão é que o segundo filme fosse lançado em 2015, e o terceiro em 2016. Haja paciência pra esperar todo esse atraso, não é?

Embora a saga seja uma enorme superprodução, Cameron espera gastar menos de US$ 1 bilhão nos três longas, que serão filmados simultaneamente. A produção conjunta mais cara até agora é a trilogia ‘O Hobbit’, que consumiu US$ 750 milhões com seus três filmes.

Cameron decidiu terminar os roteiros da nova trilogia de uma só vez e isso contribuiu para o atraso.

Sendo assim, o roteiro de ‘Avatar 2‘ sequer está pronto, e a previsão é que ele seja entregue no final deste mês.

“Estamos escrevendo três roteiros simultaneamente. E nós fizemos isso para que tudo se encaixe ao longo dos três filmes. Não iremos escrever um roteiro por vez.”, disse ele. “E em paralelo com isso, estamos fazendo todo o design. Então nós projetamos todas as criaturas e os ambientes.”

Confira os roteiristas:

“Há um nível de complexidade em escrever a história como uma saga que se estende por três filmes que você não tem quando está fazendo um único filme”, justificou.

Avatar 2‘, Amanda Silver e Rick Jaffa (ambos de ‘Planeta dos Macacos: A Origem’)
Avatar 3‘, Josh Friedman (‘Guerra dos Mundos’)
Avatar 4‘, Shane Salerno (‘Selvagens’)

James Cameron não poupa elogios às sequências de ‘Avatar’

As filmagens dos três filmes de ‘Avatar‘ levarão apenas de 8 a 9 meses para serem concluídas. James Cameron retornará como diretor nas três sequências, mas para os roteiros ele teve ajuda.

Sequências de ‘Avatar‘ vão tratar de questões humanas

Retornam para a trilogia: Sam Worthington, que vive o protagonista Jake Sully, Zoe SaldanaSigourney Weaver e Stephen Lang, intérprete do vilão Coronel Quaritch.

Lançado em 2009, o fenômeno Avatar ainda é o filme com a maior bilheteria da história nos EUA (U$ 760 milhões) e no resto do mundo (U$ 2 bilhões). A arrecadação global foi de U$ 2,782 bilhões, quase U$ 1 bilhão acima do recordista anterior, ‘Titanic’, também dirigido por Cameron.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na época da estréia fiquei maravilhado, mas visto hoje, exibido exaustivamente pela tv a cabo, assisto algumas cenas e depois troco de canal. Não sei se estou disposto a ver o 2, 3, 4 e o 5. Acho que "enjoei" disso. Diferente de outros filmes do Cameron como T1 e T2, por exemplo, que não me canso de ver. Até True Lies, que é apenas "bom", nunca me cansou. Mas esse...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...