Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010 : Comentando a Festa do Oscar


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Vejam como se descobre um louco:

 

Evolução de 30000000000000000000000000000% em relação ao fatídico Oscar 2009' date=' onde ignoraram os dois melhores filmes de 2008 para poderem dar o premio a uma baita buesta  [/quote']

 

quais foram os dois melhores filmes de 2008 mesmo?

 

Preciso mesmo falar? 06

 

GRAN TORINO e TDK 16

 

pronto.

100% louco. Provado.

 

06

 

Louco, de bom gosto 1606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Bom, fechando o balanço:

 

Errei 5 categorias:

 

ROT. ADAPTADO - Preciosa  (aposta: Amor sem Escalas)

FOTOGRAFIA - Avatar (aposta: Guerra ao Terror)

EDIÇÃO DE SOM - Guerra ao Terror (aposta: Avatar)

MAQUIAGEM - Star Trek (aposta: The Young Victoria)

FILME ESTRANGEIRO - O Segredo dos Seus Olhos (aposta: A Fita Branca)

 

Tirando documentários e os curta de animação, que não fiz apostas, o resto acertei tudo.

Bom índice: 16/21

 

 

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Puro precoceito contra blockbuster no discurso de agradecimento do filme "O Segredo dos seus Olhos" ao dizer "aibnda bem que Navi não foi considerado língua estrangeira" como se Avatar tivesse um recorde de indicações e estivesse fazendo a rapa..."Guerra ao Terror" tinha o mesmo número de indicações e estava ganhando mais prêmios.

 

O comentário do José Wilker tb foi outro...dizendo que estava feliz por "Guerra ao Terror" ganhar pois mostrava um novo rumo que industria iria seguir..novo rumo onde cara pálida? Avatar revolucionou o cinema, ele eh o novo rumo...o mais sensato foi Rubens Ewald Filho ao dizer que a Academia deu um tiro no pé ao ignorar a revolução tecnológica e maior bilheteria da história..

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oscar de melhor filme inclui muito mais do que apenas 'tecnologia'. Se fosse assim, o primeiro Matrix deveria ter ganho melhor filme então, pois revolucionou em muita coisa. Avatar ganhou efeitos especiais merecidamente, mas foi bom que ficou por aí mesmo. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E grande bosta isso de ser vergonha pro Brasil, um país 'rico' não ter Oscar - como se isso significasse alguma coisa. Os EUA são a maior potência economica do planeta e produz MUITO lixo - Índia, outra país poderoso emergente também só produz bomba . A dura verdade é que a cultura televisiva no Brasil é que prejudica a qualidade do nosso cinema, até em países latinos como o México, com forte cultura noveleira, a indústria do cinema consegue se desassociar da televisão , apresentando uma linguagem totalmente diferente de produções de televisão. Aqui isso não acontece. Infelizmente um "Cidade de Deus " não acontece todo ano por aqui.

 

Prêmio merecido para o cinema argentino.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
E grande bosta isso de ser vergonha pro Brasil' date=' um país 'rico' não ter Oscar - como se isso significasse alguma coisa. Os EUA são a maior potência economica do planeta e produz MUITO lixo - Índia, outra país poderoso emergente também só produz bomba . A dura verdade é que a cultura televisiva no Brasil é que prejudica a qualidade do nosso cinema, até em países latinos como o México, com forte cultura noveleira, a indústria do cinema consegue se desassociar da televisão , apresentando uma linguagem totalmente diferente de produções de televisão. Aqui isso não acontece. Infelizmente um "Cidade de Deus " não acontece todo ano por aqui.

Prêmio merecido para o cinema argentino.
[/quote']

 

Disse tudo ainda o cinema Brasileiro não amadureceu como deveria em muitas produções está muito ligado ao estilo novelístico dos moldes Globais. Telenovela é uma coisa e cinema é outra. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Prêmio merecido para o cinema argentino.

 

Sim, mas na verdade tava pareo dificil..ate pq Fita Branca e Teta Asssutada tb sao mto bons! Os demais nao vi.. Depois nao sabem pq o mediocre Salve Geral nem sequer se classificou..14

 

Em tempo: o "Rei do Mundo" tomou bem gostoso achando q ia faturar tudo..06
Jorge Soto2010-03-08 10:24:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguns comentários:

 

Melhor Filme: "Guerra ao Terror" de Kathryn Bigelow, Mark Boal, Nicolas Chartier e Greg Shapiro

 

Não era meu preferido mas era o segundo entre os concorrentes. Pena que aqui se criou essa guerrinha entre ele e Avatar. Bobagem. E esse lance de premiar Avatar por sua "revolução" eu acho o ó do borogodó. Seria assim se o professor Pardal fosse o julgador.

 

Melhor Direção: Kathryn Bigelow, "Guerra ao Terror"

 

Esse é corretíssimo. A Bigelow mandou bem demais com o pouco que tinha.

 

Melhor Atriz: Sandra Bullock, "Um Sonho Possível"

 

Esse foi daquelas pataquadas que o Oscar sempre faz. Normal e não me ofende, já que curto a persona Bullock. Mas dos que vi a Mulligan estava melhor.

 

Melhor atriz Coadjuvante: Mo'Nique, "Preciosa - Uma História de Esperança"

 

Ela ganhou por uma ótima cena, em que estava realmente ótima. Das que vi talvez fosse a que estivesse melhor mesmo.

 

Melhor Ator: Jeff Bridges, "Coração Louco"

 

Não vi o filme. Não tenho como julgar méritos aqui.

 

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, "Bastardos Inglórios"

 

Aqui era barbada. Achei todos indicados que vi ótimos, mas o Waltz entregou uma performance marcante demais para não ganhar.

 

Melhor Animação: "Up - Altas Aventuras" - Pete Docter

 

Sem comentários, não sou muito fã de animação.

 

Melhor Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos", de Juan José Campanella (Argentina)

 

Se oscar fosse torcida, meu time teria sido goleado aqui. Só vi A Fita Branca que é magistral. Estou com esse Segredo... aqui pra ver. Depois falo o que achei.

 

Melhor Direção de Arte: "Avatar" - Rick Carter e Robert Stromberg (Direção de Arte); Kim Sinclair (Decoração do set)

 

Foda falar em direção de arte em algo puramente digital.

 

Melhor Fotografia: "Avatar" - Mauro Fiore

 

Pois é, mesmo comentário do dito acima. Eu acho a fotografia de A Fita Branca algo fodasso e muito superior a Avatar. E longe de ser pelo P&B. um dos grandes méritos do filmedo Haneke é que ele não mostra tudo, como é comum em filmes americanos. Essa escolha do que mostrar é uma decisão artística fodida e acho que merecia ser premiada.

 

Melhor Figurino: "The Young Victoria" - Sandy Powell

 

Não sei julgar isso.

 

Melhor Montagem: "Guerra ao Terror" - Bob Murawski e Chris Innis

 

Merecidíssimo. A montagem aquie é extraordinária e complicadíssima. Só queria que o dos Coen tivesse ao menos concorrido. A montagem da história do dentista que o rabino conta me fez ter orgasmos múltiplos e os filmes dos Coen são todos fodassos nesse quesito.

 

Melhor Maquiagem: "Star Trek" - Barney Burman, Mindy Hall e Joel Harlow

 

Não sei julgar isso.

 

Melhor Trilha Sonora: "Up - Altas Aventuras" - Michael Giacchino

 

Gostei. A trilha dele é muito lindinha mesmo. Eleva o desenhinho. Mas porra, onde está a de Where the Wild Things Are? Disparada a melhor do ano pra mim.

 

Melhor Canção: "The Weary Kind", "Coração Louco" - Ryan Bingham e T Bone Burnett

 

Achei a melhor das músicas apresentadas.

 

Melhor Roteiro Original: "Guerra ao Terror" - Mark Boal

 

Epa, esse aqui tinha que ser do Tarantino.

 

Melhor Roteiro Adaptado: "Preciosa - Uma História de Esperança" - Geoffrey Fletcher

 

Estão brincando com isso aqui. Roteiro débil mental.

 

Melhores Efeitos Visuais: "Avatar" - Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R. Jones

 

Aqui não tem muito como discutir. Só gostaria que Where the Wild Things Are tivesse concorrido. Pode não ser tão evidente como em Avatar, mas é um trabalho lindo.

 

Melhor Edição de Som: "Guerra ao Terror" - Paul N.J. Ottosson

 

Melhor Mixagem de Som: "Guerra ao terror" - Paul N.J. Ottosson e Ray Beckett

 

Não vi Avatar propriamente (cinemas daqui fedem) para julgar esses quesitos que adoro, mas Hurt Locker tem edição e mixagem excepcionais, que se destacam e te envolvem, contribuindo fortemente com o filme. E filmes de guerra são ótimo playground para editores e mixadores de filmes.

 

Melhor Documentário: "The Cove" - Louie Psihoyos e Fisher Stevens

 

Melhor Documentário em Curta-metragem: "Music by Prudence" - Roger Ross Williams e Elinor Burkett

 

Melhor Curta-metragem: "The New Tenants" - Joachim Back e Tivi Magnusson

 

Melhor Curta-metragem de Animação: "Logorama" - Nicolas Schmerkin

Não posso falar nada destes prêmios, já que não vi filme algum.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei muito feliz com o Oscar para "Segredo de Seus Olhos", é um belo filme, muito bem dirigido pelo Campanella e que, sendo um filme de "gênero", fala muito sobre o "estado de espírito" da Argentina do pós-ditadura militar. Muito Bom. A Fita Branca é mais filme, mas acho que o Haneke não precisa de Oscar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Melhor Direção de Arte: "Avatar" - Rick Carter e Robert Stromberg (Direção de Arte); Kim Sinclair (Decoração do set)

Foda falar em direção de arte em algo puramente digital.

Melhor Fotografia: "Avatar" - Mauro Fiore

Pois é' date=' mesmo comentário do dito acima. Eu acho a fotografia de A Fita Branca algo fodasso e muito superior a Avatar. E longe de ser pelo P&B. um dos grandes méritos do filmedo Haneke é que ele não mostra tudo, como é comum em filmes americanos. Essa escolha do que mostrar é uma decisão artística fodida e acho que merecia ser premiada.

[/quote']

 

Também acho que não têm nada a ver cenários digitais avaliados como direção de arte e fotografia. Era mais justo levar outros prêmios técnicos como Edição de Som, Mixagem de Som ou Efeitos Sonoros. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Apesar de ter achado injusto THL ter sido O Filme da noite (não merecia os 6 Oscar que recebeu), até que achei a cerimônia enxuta e bem conduzida se comparada com a de 2009. Apesar disso, não fugiu muito do que (quase) sempre é: previsível e injusta.

Perdedor da noite-> Quentin Tarantino. Coitado. Tava visível a cara de frustação dele... Só não foi recolhido com pá devido à vitória mais que merecida de Waltz, o ator do ano.  

As “boas sacadas” da cerimônia:<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

- Steve Martin e Alec Baldwin. Poucas e eficazes intervenções. A química entre os dois, num primeiro olhar, me pareceu “estranha”, mas depois vi que funcionou. Gostei.

- James Taylor cantando acompanhado de seu violão enquanto mencionavam e mostravam fotos daqueles que foram dessa pra melhor (ou não...). Simples e tocante.

- A apresentação de Ben Stiller. Hilário e super espirituoso.

- A homenagem a John Hughes. Cheguei a ficar emocionado... Sério. Cenas de filmes que marcaram minha infância e adolescência. Muito bacana.

 

As “furadas” da noite:

- O novo método de apresentação dos indicados a Melhor Ator e Atriz. Sem comentários...

- Sandra Bullock ganhar o Oscar no lugar de Meryl e Gaborey Sidibe. Pfff...

- Cortarem o som dos microfones de alguns ganhadores no meio da fala de agradecimento. Mais grosseiro, impossível.

- O bizarro número musical. Quê foi aquilo??!

- A homenagem pífia e mal feita ao gênero Horror. Sem comentar as gafes de terem aparecido filmes que não são NADA ou quase nada relacionados ao horror. Lamentável!

OBS 1: visível a emoção de Jeff Bridges ao ser elogiado por Michelle Pfeifer. O cara merecia.

OBS 2: Será que o James Cameron realmente acha que aquele cabelinho dele tá legal? Tá parecendo uma senhora bonachona...

OBS 3: Minhas apostas foram pulverizadas. Pelo menos, Avatar não perdeu o Oscar de Melhor Fotografia. Justíssimo!

OBS 4: Como a Academia é previsível... Quando anunciaram a Bárbara Streisand para apresentar o vencedor de Melhor Direção ficou na cara quem ia ganhar. Fazer o quê, né? É a Academia querendo ser politicamente correta e antenada aos novos tempos homenageando the woman’s power na véspera da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Pfff! Tá bom...

OBS 5: Alguns comentários do REF foram impagáveis!!

Deadman2010-03-08 12:03:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Preciosa" e "Fita Branca" são os melhores exemplos de que o importante é ter 'buzz' no momento da premiação, e não meses antes. Apesar de Preciosa ter ganho roteiro adaptado surpreendentemente, até meados do ano passado muitos aqui temiam que esse filme faria uma rapa no Oscar tamanha era o barulho em torno desse filme  e isso não aconteceu, os estúdios devem perceber que o importante é chegar forte na época da premiação (a partir de novembro,dezembro) e não divulgar "FYCs" da vida  muito antes da hora. O filme alemão sofreu do mesmo. O filme argentino ganhou força entre os críticos no momento certo e papou.

 

Por isso eu acho sempre muito prematuro esses threads de previsões que aparecem um ano antes. Quando vemos o que se falava nas primeiras páginas e o que realmente aconteceu, os resultados são totalmente opostos. Ninguém em sã consciência apostaria na Bullock em março de 2009 .

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei muito feliz com o Oscar para "Segredo de Seus Olhos"' date=' é um belo filme, muito bem dirigido pelo Campanella e que, sendo um filme de "gênero", fala muito sobre o "estado de espírito" da Argentina do pós-ditadura militar.

[/quote']

Eu diria q o filme fala mais do estado de espirito PRÉ-ditadura, uma vez q os algozes daquele periodo ja estavam sendo recrutados, lembrar q o criminoso foi absolvido pra servir ao novo regime e fazer o serviço sujo! E isso fica mais patente qdo o cara fala q "subversivos sao mais perigosos q estupradores e assaassinos"
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei muito feliz com o Oscar para "Segredo de Seus Olhos"' date=' é um belo filme, muito bem dirigido pelo Campanella e que, sendo um filme de "gênero", fala muito sobre o "estado de espírito" da Argentina do pós-ditadura militar.

[/quote']

Eu diria q o filme fala mais do estado de espirito PRÉ-ditadura, uma vez q os algozes daquele periodo ja estavam sendo recrutados, lembrar q o criminoso foi absolvido pra servir ao novo regime e fazer o serviço sujo! E isso fica mais patente qdo o cara fala q "subversivos sao mais perigosos q estupradores e assaassinos"

 

 

Soto, acho que vc tem razão. Mas, eu diria que o filme fala desses dois momentos. Aquela penúltima cena do filme, muito metafórica na minha opinião, me disse muito sobre a Argentina do pós-ditadura militar.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...