UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
Lara Jolie

[REC] 3

Recommended Posts

Já está por vir o Rec 3 e ainda já confirmaram o 4! 13  

"[REC] 3 - Genesis" ganha primeiros cartazes.

13/07/2010

Acaba de cair na rede os primeiros cartazes do assustador [REC] 3 - Genesis. O filme deve chegar aos cinemas em 2011, a data exata ainda não foi divulgada. A produtora do filme já confirmou também o quarto filme da franquia, [REC] 4 - Apocalypse chega aos cinemas em 2012.

[REC] 3 - Genesis é centrado na origem do vírus nos dois primeiros filmes [REC] e [REC] 2 - Possuídos.

Confira os cartazes abaixo:

REC%203

%5bREC%5d%203%20-%20Genesis

E agora será que vai? 06

Meu eu não vejo a hora de estreiar o REC 2..

o 1 foi muito bom..

e tomara que o 3 ou 4 seja em 3D..zaberdust

Meu aqui também vai estreiar o 2 ainda! 06 Vou assistir é claro! 05

Já ouvi falar por ai (aqui) que não é tão bom como o 1, mas vou assistir sim, e no cinema! 08 

Bá, este tópico eu penei pra achar. Não dá pra procurar [REC], e não consta o nome do diretor. Mas como eu sabia que ele existia, procurei página após página.

Enfim, [REC] é um dos meus filmes de terror recentes preferido. [REC] 2 é uma merda. Assisti a [REC] 3 com pouquíssimas expectativas, e acabei gostando. A abordagem é diferente, sem a atmosfera claustrofóbica dos primeiros, e nem tudo é filmado em estilo "câmera na mão" (na verdade, menos da metade do filme é assim). A introdução funciona muito bem, muito bem mesmo. Com o singelo vídeo de casamento, o filme consegue estabelecer os motivos pelos quais alguém deveria se importar com o que vai acontecer. Depois, o filme perde um pouco de frescor; não fica ruim, mas não é tão instigante. Essencialmente todo o miolo é apenas o tempo que passa entre o caos que separa os noivos e o momento em que eles se reencontram. A partir dali, a obra de Paco Plaza (sem Jaume Balagueró desta vez) volta a ser grande.

Pois então, Saga, eu acho que essa força dos personagens (particularmente da noiva, mas tb gostei de outros) vem exatamente da introdução. Sério, gostei muito do vídeo de casamento. Não faz esforço pra te dizer "esse personagem é o mocinho", "esse personagem é o babaca", são só pessoas "reais".

eu ja nao gostei simplesmente pq podia perfeitamente nao ter se valido do nome REC pra ser vendido...pois nao tem nada a ver mesmo! Tipo, podia ter se chamado qq coisa...pq nao faz parte e nao tem nada mesmo (em tds aspectos) da franquia q supostamente lhe deu origem.

eu ja nao gostei simplesmente pq podia perfeitamente nao ter se valido do nome REC pra ser vendido...pois nao tem nada a ver mesmo! Tipo, podia ter se chamado qq coisa...pq nao faz parte e nao tem nada mesmo (em tds aspectos) da franquia q supostamente lhe deu origem.

Bá, Soto, eu vi várias conexões com a franquia. Pra começar, tem a questão do

veterinário, que liga diretamente com os acontecimentos do primeiro filme. Isso leva a crer que os acontecimentos de [REC] e [REC] 3 acontecem na mesma noite.

Obviamente, tem o lance da câmera na mão, que em [REC] 3, como eu citei, não acontece em todo o filme, mas acontece em boa parte. Além disso, aquela sequência

do duto de ventilação, com a câmera em modo noturno, é uma "homenagem" direta à cena marcante do primeiro filme.

Temos ainda a questão

religiosa, estabelecida em [REC] 2 e é exatamente na ligação entre os dois filmes que aquilo faz sentido. Não fosse [REC] 2, as orações teriam sido o momento mais wtf da década.

Por fim, o desfecho

em que o governo cerca a área e impede as pessoas de saírem, inclusive matando quem tenta, é outro fator comum. Até visualmente a ligação é clara, nos uniformes dos guardas, nos lençóis brancos que fazem o isolamento visual.

Existe uma diferença marcante em termos de ritmo, já que no primeiro existe aquele espaço pequeno, não há como se esconder por muito tempo, então tudo é muito mais frenético. Mas, se formos por aí, A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos tb precisam ser postos em categorias diferentes, já que o primeiro é essencialmente uma questão de perigo iminente, enquanto o segundo tem mais quebras de ritmo, mais momentos de "tranquilidade".

Bom, é que como disseste "nada a ver em todos os aspectos", realmente não levava a crer que fosse apenas ritmo. Mas, como eu escrevi antes, não é a primeira franquia, mesmo dentro do subgênero zumbi, a ter narrativas de ritmo variado.

E, americanização por americanização, [REC] 2 é pior, todo cheio de querer ser ishperto com plot twists, e dando explicações pra coisas que poderiam ficar sub-entendidas.