Jump to content
Forum Cinema em Cena

Imagem granulada nos BD


RAZIEL
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pessoal, fiz o tópico para sanar uma dúvida. Sou novo no mundo dos Blurays. No começo foi só alegria, "ohs" e "ahs" de satisfação com aquela imagem super-nítida. Porém, com o passar do tempo fui notando que os filmes mostram um certo "granulado" nas imagens, algo que eu não pensava existir em BD. Gostaria de saber se isso é normal, se varia de filmes para filme (por exemplo, em Avatar, o granulado era quase inexistente, enquanto em Onde Vivem os Monstros, era bem mais perceptível). Normalmente, não é algo que atrapalhe, mas estou com uma pulga atrás da orelha por causa disso.

 

 

 

Assisto aos filmes em um Playstation 3, e os jogos são claros e sem qualquer granulamento, mas nos filmes, a qualidade não é a mesma. Desconfio que pode ser um problema no cabo, que estou pensando em trocar, mas nos fóruns sobre videogames, as pessoas insistem que esse granulado é normal nesse tipo de disco. Enfim, se alguém puder me dar um auxílio, agradeço desde já. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Como já disseram, em BD o granulado é bom... 06

 

Raziel o granulado é sinal de que a transferência de imagem original que o diretor pensou para o filme foi respeitada. Se um filme tem uma imagem muito limpinha, desconfie, sinal de DNR excessiva.

 

Veja um exemplo com o BD do filme O Predador:

 

Aqui a primeira transferência:

 

predador-antigo-550x309.png

 

 

E aqui, a última com DNR (Digital Noise Reduction) aplicado, veja o aspecto boneco de cera... 06

 

 

predador-recente-550x309.png

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Legal Nacka, valeu o toque. É mais ou menos isso que estão me dizendo, que vem de acordo com o filme. Eu não sabia do que se tratava esse noise reduction, descobri que tem uma função que regula isso pela TV. Vou testar para ver se consigo chegar num resultado mais satisfatório (segundo meus critérios, é claro). Abraço, obrigado novamente!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, obrigado pela aula. Sabia que podia contar com o fórum para descobrir mais sobre isso. Descobri que dá para mudar o nível do "noise" pela TV (esse recurso estava desligado, o que gerou o granulado excessivo em alguns filmes), e agora consegui chegar num resultado excelente. O granulado ainda pode ser notado em algumas cenas, mas nada que incomode como antes. Valeu!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 year later...
  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...