Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bolão do Oscar 2011


Beckin
 Share

Recommended Posts

Copiei tudo exatamente como o do ano passado, só alterei as datas. Qualquer coisa a gente aproveita esse período inicial pra discutir e talvez até mudar algumas regras. Participem, deêm sugestões, etc..

 

Bolão do Oscar 2011

 

scaled.php?server=266&filename=bolo1.png&res=gal

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Mais um ano, mais um bolão começando. Como já sabem, a temporada de premiações tem ínicio agora pelo final de ano, logo se torna a época apropriada para o período de apostas.

 

Aproveitei algumas regras do ano passado para se utilizar nesta edição, mas com o andar do tópico nós podemos altera-las de

acordo com a nossa vontade.

 

Regras Gerais do Bolão

scaled.php?server=138&filename=bolo3.png&res=gal

Regra n. 1. Qualquer membro do fórum CeC pode participar, independente do número de posts ou do tempo de registro.

Claro que os usuários devem estar de acordo com as regras gerais do fórum. As apostas devem ser enviadas ao usuário Beckin, até o período estipulado na determinada etapa.

 

Regra n.2. Os participantes podem decidir a participar do bolão a qualquer momento, mesmo que percam ou não queiram apostar em determinadas etapas.

Para que a situação fique justa, será creditado a este participante a pontuação mais baixa alcançada na etapa específica.

 

Regra n.3. Depois que as apostas forem enviadas ao destinatário (usuário Beckin) as mesmas não poderão ser modificadas. Não custa dar uma revisada antes de mandar, e qualquer coisa poderão se esclarecer dúvidas por mp ou aqui mesmo no tópico. Logo depois do término do período de envio das apostas,

as mps serão postadas aqui no tópico para que todos vejam e determinem se está tudo nos conformes.

 

Sobre as Etapas

scaled.php?server=695&filename=bolo2.png&res=gal

Regra n.4. Haverão 4 etapas no bolão. A Primeira deverá ser entregue até as 23:59 hrs do dia 8 de novembro. Esta data, e as outras, poderão ser mudadas dependendo da vontade da maioria dos participantes. A segunda etapa deverá ser entregue até as 23:59 hrs do dia 08 de dezembro, alguns dias depois do anúncio do NBR

e uma semana antes dos indicados ao Globo de Ouro e dos Sag. A Terceira etapa deverá ser entregue até as 23:59 hrs  do dia 24 de Janeiro (está etapa será mais alongada devido ao período de Férias) com o anúncio dos indicados acontecendo no dia 25. A Última etapa deverá ser entregue até as 23:59 hrs do dia 26 de fevereiro, data anterior a da cerimônia. Lembrando que estas datas são provisórias, poderão ser mudadas

 

Regra n.5. Poderá haver punição caso hava atraso no envio das apostas, isto dependerá da vontade dos outros participantes. Caso metade/a maioria seja a favor, a punição será de 5 pontos por hora atrasada.

 

Regra n.6. As três primeiras etapas dizem respeito aos indicados, a quarta etapa diz respeito aos vencedores. O estilo de contagem da quarta etapa deverá ser acertado de acordo com a vontade dos participantes.

 

Sobre as Categorias

scaled.php?server=819&filename=bolo4.png&res=gal

Regra n.7. Na primeira etapa deverão constar apenas a 8 categorias (incluindo os 10 indicados a melhor filme): Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado.

 

Na segunda etapa deverão ser adicionadas as seguintes categorias: Melhor Edição (Montagem), Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. 

 

Na terceira Etapa deverão ser incluídas  todas as categorias, exceto: Melhor Curta Metragem, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta Documentário e Melhor Documentário.

 

Na quarta etapa a categoria de melhor documentário também

deverá ser incluída.

 

 

Sobre a Pontuação (não alterei nada do último)

scaled.php?server=844&filename=bolo6.png&res=gal

Regra n.8 :

Na primeira e na segunda etapa as apostas terão os Regra respectivos pesos: Filme (3), Diretor (2), Ator (2), Atriz (2), Ator Coadjuvante (1), Atriz Coadjuvante (1), Roteiro Original (1) e Roteiro Adaptado (1) e peso 1 as demais categorias.

 

Regra n.9 : Na terceira e quarta etapa as apostas terão os respectivos pesos: Filme (3), Diretor (2), Ator (2), Atriz (2), Ator Coadjuvante (2), Atriz Coadjuvante (2) e peso 1 as demais categorias.

 

Regra n.10: Será considerado o vencedor o participante que tiver acumulado o maior número de pontos ao longo das quatro etapas.

 

É isso, agora nós vamos arrumando de maneira que fique mais confortável para todo mundo.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
vlw beckin' date=' pode contar comigo! agora como falei ano passado, não seria mais interessante dar uma pontuação maior nas primeiras etapas e menor nas últimas?

 

acho q a pessoa tem muito mais mérito em acertar qd tudo ainda é um tiro no escuro do q qd todos os prognósticos foram definidos
[/quote']

 

concordo com isso e to dentro tb.

 

Minhas sugestões de escalada de pontuação:

 

1ª etapa = Filme (12 pontos) / Atores (8) / Técnicas (4)

2ª etapa = Filme (9 pontos) / Atores (6) / Técnicas (3)

3ª etapa = Filme (6 pontos) / Atores (3) / Ténicas (2)

4ª etapa = Filme (3 pontos) / Atoes (2) / Técnicas (1)

 

E então, o que acham?

 

 

 
Sall2010-10-31 18:23:46
Link to comment
Share on other sites

Por mim tá razoável Sall, mas a primeira etapa não tem categorias técnicas, por exemplo, é só o chamado 'big 8'. A gente tem que ver também uma forma de deixar a pontuação não muito desregulada porque sempre tem um povo que começa a participar mais lá pro final... outros desistem também, mas acho que esse sistema pode funcionar sim.

Link to comment
Share on other sites

Como ta demorando pro pessoal se pronunciar e a primeira etapa tava marcada agora pro dia 8 resolvi transferir para o dia 15 de novembro (no feriado). Assim todo mundo vai ter mais tempo de fazer suas apostas, lembrando que agora só entram essas categorias:

 

Filme

Direção

Ator

Atriz

Ator Coadjuvante

Atriz Coadjuvante

Roteiro Original

Roteiro Adaptado
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já discordo de que "atirar no escuro" merece muito mais relevância do que nas fases finais, justamente porque daqui para a frente muita coisa pode mudar e isso é um mero palpitômetro, bem diferente do futebol no qual podemos prever algo dos times etc. De todo modo, aceito a posição tomada. Em breve enviarei minhas apostas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

fala galera!

 

pensei q fosse hj, mas blz, até dia 15 dá pra pensar melhor nas opções já q só lembrei do bolão hj! rs

 

e concordo sall, o sistema de pontuação ficou bom assim e ver se o restante do pessoal concorda

 

uma outra alternativa tb poderia ser a última etapa (onde ocorre a escolha dos vencedores de cada categoria) ter a mesma pontuação da primeira etapa, assim o sistema poderia agradar a gregos e troianos

 

é só uma dica, vêem ai o q acham melhor 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu já discordo de que "atirar no escuro" merece muito mais relevância do que nas fases finais' date=' justamente porque daqui para a frente muita coisa pode mudar e isso é um mero palpitômetro, bem diferente do futebol no qual podemos prever algo dos times etc. De todo modo, aceito a posição tomada. Em breve enviarei minhas apostas.[/quote'] 

 

 

Mas quanto mais no escuro é o palpite maior a dificuldade de acertar, dai a pontuação para essas fases iniciais serem maiores, baseado no grau de dificuldade do acerto. Acho que essa fase inicial de votação perde um pouco do sentido se não tiver uma pontuação maior. 

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

uma outra alternativa tb poderia ser a última etapa (onde ocorre a escolha dos vencedores de cada categoria) ter a mesma pontuação da primeira etapa' date='...

 

[/quote']

 

 

Mas quanto mais no escuro é o palpite maior a dificuldade de acertar' date=' dai a pontuação para essas fases iniciais serem maiores, baseado no grau de dificuldade do acerto. Acho que essa fase inicial de votação perde um pouco do sentido se não tiver uma pontuação maior.

 

[/quote']

 

pois é. Concordo com tudo que foi dito aí:

 

primeiras apostas = grau de dificuldade maior = MAIOR PONTUAÇÃO.

 

escolha dos vencedores = mesma pontuação da 1ª ou 2º etapa.

 

 

 

 

 

 

 
Sall2010-11-07 18:23:39
Link to comment
Share on other sites

Eu não vejo  problema na pontuação agora ser mais acentuada, mas acho que tem que ter um balanço. Sem contar que agora são só 8 categorias, la pra frente vão ser bem mais, então de qualquer forma os valores tenderão a ficarem parecidos, acho.

 

 

Concordo com a pontuação. Beckin' date=' talvez fosse interessante você enviar mensagens aos antigos participantes do bolão. Acho que muita gente nem percebeu que já vai acontecer. [/quote']

 

Pois é, vou ver se mando algumas mps, mas ruim  é que um pessoal debandou foi do fórum mesmo, nunca mais vi alguns por aqui.
Beckin2010-11-07 19:21:32
Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo que o Tiago escreveu. Caso depois dessa ajuda tu ainda sim não consiga me mandar uma mensagem privada vem aqui no tópico mesmo que eu tento te ajudar.

 

A propósito, bem vindo ao fórum!

 

Essas são as categorias e o número de indicados que tu deve me mandar agora na primeira fase:

 

Filme - 10 indicados

Direção - 5 indicados

Ator - 5 indicados

Atriz - 5 indicados

Ator Coadjuvante - 5 indicados

Atriz Coadjuvante - 5 indicados

Roteiro Original - 5 indicados

Roteiro Adaptado - 5 indicados
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Isso acabaou respondendo algumas dúvidas minhas hehehe

 

E Beckin, já sabe como vai ficar a pontuação? Gostei do sistema que postei e das idéias do dark schneider e do Bruno P (poderia ser um mix disso tudo aí) mas aceito de boa outros sistemas, desde que as 2 primeiras etapas tenham pontuação proporcionalmente maior.

 

Tem pouca gente se manifestando...

 

 
Link to comment
Share on other sites

Sall, os valores exatos a gente ainda tem até o anuncio dos indicados pra discutir, mas acredito que vá ficar mais ou menos assim como o pessoal colocou. Quem tiver alguma outra idéia também é bem vindo a se expressar.

 

 

ainda posso mandar os palpites para a primeira fase?

 

Pode mandar até segunda feira Save, que é o prazo final pra essa etapa. 02
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...