Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década - 40 # 2


Jack Ryan
 Share

Recommended Posts

  • Members

01. A Sombra da Guilhotina (Anthony Mann)

 

02. Fuga do Passado (Jacques Tourneur)

 

03. Carta de uma Desconhecida (Max Ophüls)

 

04. Casablanca (Michael Curtiz)

 

05. Almas Perversas (Fritz Lang)

 

06. Retrato de Mulher (Fritz Lang)

 

07. Jejum de Amor (Howard Hawks)

 

08. A Morta-Viva (Jacques Tourneur)

 

09. Laura (Otto Preminger)

 

10. Os Assassinos (Robert Siodmak)

 

11. Curva do Destino (Edgar G. Ulmer)

 

12. Na Teia do Destino (Max Ophüls)

 

13. À Beira do Abismo (Howard Hawks)

 

14. O Falcão Maltês (John Huston)

 

15. Anjo ou Demônio? (Otto Preminger)

 

16. O Terceiro Homem (Carol Reed)

 

17. O Corvo (Henri-Georges Clouzot)

 

18. A Felicidade Não Se Compra (Frank Capra)

 

19. O Tesouro de Sierra Madre (John Huston)

 

20. Baixeza (Robert Siodmak)

 

 

 

Pelo visto a década de 40 foi a década do cine noir para o Forasta... 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01. Casablanca (Michael Curtiz)

02. O terceiro homem (Carol Reed)

03. A felicidade não se compra (Frank Capra)

04. O tesouro de Sierra Madre (John Huston)

05. Pacto de sangue (Billy Wilder)

06. Interlúdio (Alfred Hitchcock)

07. O falcão maltês (John Huston)

08. Carta de uma desconhecida (Max Ophuls)

09. As vinhas da ira (John Ford)

10. A sombra de uma dúvida (Alfred Hitchcock)

11. Milagre na rua 34 (George Seaton)

12. Laura (Otto Preminger)

13. Ser ou não ser (Ernst Lubitsch)

14. Agora seremos felizes (Vincent Minnelli)

15. A loja da esquina (Ernst Lubitsch)

16. Como era verde meu vale (John Ford)

17. Bola de fogo (Howard Hawks)

18. Este mundo é um hospício (Frank Capra)

19. Amar foi minha ruína (John M. Stahl)

20. Consciências mortas (William Wellman)

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho a década de 40 a mais representativa, mais pulsante dessa coisa toda de cinema, talvez também por ser o abrigo e a gênese do noir. Há uma evolução técnica e estilística muito vibrante em relação a 30 mas ainda há uma certa inocência que viria a se dissipar na metade da década seguinte, então quando eu penso em cinema de um modo geral, o que me vêm à cabeça são os anos 40, não o western ou o horror italiano que eu amo tanto. Me vem o Bogart bebendo um uísque no Ricky's Café escuro e vazio, o Mitchum balbuciando qualquer coisa com o cigarro no canto da boca ou Edward G. Robinson hipnotizado pelo retrato da Joan Bennet, tudo envolto em fumaça e foto low key. Descobri recentemente que, apesar de eu gostar mais e até em maior número de filmes de outras décadas, os anos 40 são os meus favoritos.

 

 

 

Ah, é uma pena que Paraíso Infernal tenha sido lançado ainda em 39, é melhor que Jejum de Amor e entra no top 5 dessa lista tranquilo.Forasteiro2011-06-20 01:00:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ansioso smileys/den.gif" align="middle" /> mesmo tendo certeza que não vou ter assistido 90% da lista smileys/kong_chorando.gif" align="middle" />

 

Tensão, aproveita esse clima maravilhoso de RS, muna-se de cobertor, café e todo tipo de doce de padaria e faça uma viagem sem volta aos anos 40. Eu sei que vou rever algumas coisas, principalmente Howard Hawks. den.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás, falando em Robert Siodmak (notei bastante gente colocando filmes dele no top), já viram No Silêncio das Trevas? É seguramente o seu filme mais bonito, com um punhado dos ângulos e movimentos de câmera mais absurdos que você vai ver em um filme de plena década de 40 (na década, acho que só pode ser comparado a Anthony Mann mesmo), do tipo de coisa que faz você pensar que Argento e De Palma devem ter visto quanto eram pirralhos. A merda é que o filme hiberna por uns 20, 25 minutos. Não entendo como o Siodmak conseguiu tirar da cartola a narrativa absurda e labiríntica de Os Assassinos e não conseguiu manter o timing aqui. Eu odiei esse filme com todas as minhas forças. Não fossem os problemas seria com certa vantagem o maior do Siodmak, mas nunca encontrei mais ninguém que tenha visto pra poder dividir isso, então fica aí a pergunta.

 

 

 

E revendo meu top agora eu percebo que esqueci Berlin Express. Seria mais um Tourneur na lista, mas entra fácil.

 

 

 

E porra, NINGUÉM viu A Sombra da Guilhotina (circula por aí também com o título No Reino do Terror)? É absurdo. De todos os milhares de filmes que eu teria a indicar a alguém, este é o nº1, sempre será. Eu tirei uns 450 screenshots uma vez, pra quem quiser ver: http://multiplot.wordpress.com/especiais/screenshots-a-sombra-da-guilhotina-reign-of-terror-the-black-book-anthony-mann-1949/

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tensão' date=' aproveita esse clima maravilhoso de RS, muna-se de cobertor, café e todo tipo de doce de padaria e faça uma viagem sem volta aos anos 40. Eu sei que vou rever algumas coisas, principalmente Howard Hawks. den.gif[/quote']

 

 

 

Não sei se to no clima pra ficar só nesses, mas vou tentar aumentar minha média sim. To com O Tesouro de Sierra Madre e À Beira do Abismo aqui. Vou começar por um desses. E li teu texto de A Sombra da Guilhotina, vou lá baixar den.gif

 

Tensor2011-06-20 12:44:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei curioso. Quem foi a outra pessoa (além de mim) que citou Narciso Negro?

 

 

 

Aliás, fica a recomendação: antes de ver esse filme (e outros da dupla Powell & Pressburger) nunca pensei que um filme colorido da década de 40 pudesse ser tão impactante visualmente. Sério, é de ficar extasiado e hipnotizado com tanto esmero visual. E o screenshot escolhido pelo Jack Ryan é apenas uma pequena amostra disso que eu falei. Vejam esse (e outros da dupla) o mais rápido possível!!!

 

 

 

Ansioso para ver os próximos da lista!!!

 

 

 

Edit: Já descobri (foi o Beckin). Aliás, ele comentou também sobre o visual desse filme. Ele pode confirmar tudo que falei anteriormente!silva2011-06-20 13:21:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aêêêêêê!!!!! "The Red Shoes entre os 10 primeiros!!!!!!!!! Yes!!!!!!!!!!!! 16.gif

 

 

 

Esse é outro filme sensacional. O terço final dele, com a peça "The Red Shoes" sendo encenada (uma longa cena de 17 minutos sem falas) é uma das coisas mais belas que eu já vi. Sério, é de chorar diante de tanta beleza colocada em um filme! Fico imaginando essa cena vista em um cinema...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...