Jump to content
Forum Cinema em Cena

De-Lovely : Vida e Amores de Cole Porter


Thiago Lucio
 Share

Recommended Posts

  • Members

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif - DE-LOVELY - VIDA E AMORES DE COLE PORTER

"De-Lovely - Vida e Amores de Cole Porter" foi uma grata surpresa tanto como musical como cinebiografia, pois o roteiro apostou em uma estrutura em que mistura os eventos da vida do compositor com a do musical que um amigo decide promover e isso possibilita a visão crítica do próprio Porter diante da maneira como o diretor Irwin Winkler ( "Rede" e "Amor à Primeira Vista ) e o roteiro de Jay Cocks decidem mostrá-lo. Contando ainda com as belíssimas atuações de Kevin Kline e Ashley Jude, "De-Lovely" torna-se uma atração bastante carinhosa, sensível e amorosa.

Os musicais não são os mais virtuosos, mas as canções mostram-se muito bem dosadas diante do que está acontecendo principalmente com o casal Cole ( Kline ) e Linda Porter ( Judd ) que vivem uma relação não-oficial, mas que se tratam com respeito mútuo até o momento em que a vida boêmia do compositor parece desafiar o sincero tratado de amor que ambos resolver tomar para si. Para isto foram escolhidos artistas contemporâneos, como Alanis Morissette, Robin Willians, Diana Krall, Shreyl Crowe ( a canção que eu mais gostei de Porter e a melhor interpretação ) além de Elvis Costelo e Natalie Cole e as intervenções são sempre ativas se comparadas à história que está sendo apresentada, o que não deixa de ser uma aposta muito boa de apresentar a obra do homenageado pelo filme ao invés de optar por meros trechos.

Um dos aspectos mais envolvente do roteiro e da vida de Porter é que a maioria de suas canções dizem muito sobre ele e sobre o grande amor da sua vida, logo quando ele se põe a cantar independente do momento é sempre de agradável sintonia e foge das inúmeras tentativas que outros responsáveis por cinebiografia tentam em "desvendar" a inspiração do artista. Sendo assim, as atuações de Kline e Judd são encantadoras, ele exibindo graça, charme e bom humor, e até mesmo sob uma pesada maquiagem que o caracteriza com um solitário senhor da 3ª idade consegue trazer à tona toda a melancolia e a amargura que ele carrega e ela conduzindo com extrema elegância e segurança uma personagem de personalidade própria encantada pela alegria de viver e pelo talento do marido que mesmo diante das desavenças se fez presente como uma inspiração que superou até mesmo a sua morte.

É por tudo isso, pela ousadia, pela musicalidade, pela proposta do roteiro, pelo maravilhoso casal de atores em cena, mas principalmente pela sensibilidade e pelo carinho transportados para o filme que "De-Lovely - Vida e Amores de Cole Porter" consegue encantar e cumprir com extrema eficiência e competência o registro da vida apaixonante do casal Porter, o artista e a sua inspiração. Inspirador !

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...