Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores filmes pré-1930 #2


Jack Ryan
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tópico paradão esse aqui. Assisti A Última Gargalhada, de 1924. É o meu filme menos preferido do gênio Murnau. Não é ruim, mas o filme trabalha com uma premissa de bater no fundo do poço que acaba não sendo nem tão interessante nem oferecendo muito ao filme em termos de formato. Além disso, o final é constrangedor. Mas aí eu dou um desconto porque foi o estúdio que obrigou o diretor a inserir as últimas cenas, totalmente desconectadas do resto do filme, diga-se de passagem. Enfim, não entra na lista.

 

Também vi Casamento ou Luxo?, de 1923, primeiro filme "sério" do Chaplin, em que o mesmo não aparece. Não sei, o sentimentalismo do diretor não funciona tão bem em um filme mais dramático e claramente ele sofre pela falta da persona de Chaplin. Tem seus bons momentos, mas acaba se tornando mesmo só um filme moralista e com sentimentalismo exacerbado. Fora da lista também.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Demorou, mas vi mais um: The Pleasure Garden, primeiro filme de longa-metragem inteiramente dirigido pelo Hitchcock. Não é excelente, mas é melhor do que eu esperava. Em temática, fica menos pro resto da carreira do Hitch e mais pro tradicional drama de costumes da época, com um "que" de D.W. Griffith. Gostei, mas não tem chance de entrar na lista.

 

Léo, penso parecido sobre Casamento ou Luxo. É um filme legal, curioso nesse sentido de ser um Chaplin diferente. Merece ser visto, mas não entra na minha lista tb.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Demorou, mas vi mais um: The Pleasure Garden, primeiro filme de longa-metragem inteiramente dirigido pelo Hitchcock. Não é excelente, mas é melhor do que eu esperava. Em temática, fica menos pro resto da carreira do Hitch e mais pro tradicional drama de costumes da época, com um "que" de D.W. Griffith. Gostei, mas não tem chance de entrar na lista.

 

 

Esse eu vou ter a oportunidade de ver de graça, na praia de Copacabana, com a Orquestra Sinfônica Brasileira executando a trilha sonora. Tudo graças ao Festival do Rio. =D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com a morte do megaupload e sites de compartilhamento correlatos achar filmes antiquíssimos tem se tornado um trabalho cada vez mais árduo e infrutífero...cansei de caçar filmes da primeira metade do século que nao sejam de fácil acesso...quem sabe em outros tempos com o aparecimento de outras fontes eu tente me enveredar para essa época... Filmes raros em geral e nacionais (principalmente) tem provocado cada dor de cabeça para achar...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bá, legal, aproveita! Mas vai ter outros filmes tb, né?

 

Claro. Já estou com o passaporte de 25 ingressos garantido. O Festival do Rio é o paraíso para os cinéfilos cariocas como eu... =D

 

E Calvin, você já tentou utilizar torrent? Dá para conseguir um bom apanhado de filmes antigos por lá. Além disso, vários desses filmes mais antigos já são de domínio público. Inclusive se você pesquisar no google você encontra alguns sites que disponibilizam esses filmes. Vale a pena dar uma pesquisada neles.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O torrent é o que eu mais uso para baixar filmes...o problema é que é muito dificil encontrar arquivos que tenham disponibilidade quando se fala de filmes antigos. Tem arquivos na minha lista de download que já vão completar um ano de idade travados em 80% ...

 

Ou entao ocorre aquele absurdo de vc achar achar o filme americano dublado em espanhol...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não, não, eu quis dizer mais filmes exibidos na praia, com orquestra, e tal. Parece exagero fazer tudo isso pra um filme só, e que nem é tão notório assim.

 

Ah, sim.

 

Nesse Festival do Rio vão ter vários outros que serão exibidos na praia, entre eles o primeiro da série Bond, "Dr. No", em homenagem aos 50 anos da série.

 

O duro vai ser ver os 25 ingressos que eu tenho direito + a retrospectiva do Carpenter no CCBB + os filmes que passarão na Praia de Copacabana + trabalho, namorada, etc. em duas semanas.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

O torrent é o que eu mais uso para baixar filmes...o problema é que é muito dificil encontrar arquivos que tenham disponibilidade quando se fala de filmes antigos. Tem arquivos na minha lista de download que já vão completar um ano de idade travados em 80% ...

 

Ou entao ocorre aquele absurdo de vc achar achar o filme americano dublado em espanhol...

Os filmes mais famosos eu costumo baixar pelo torrent mesmo, mas quando é um filme menos conhecido eu recorro ao rapidshare, que ainda é a melhor opção nesse caso, por não depender de seeds. Existem até alguns sites/fóruns dedicados exclusivamente a links para filmes da década de 20 ou 30.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Editando

1-A Caixa de Pandora (Pabst, 1929)

 

2- O Lírio Partido (D.W. Griffith, 1919)

3-Faust (Murnau, 1926)


4-Encouraçado Potemkin (Eisenstein, 1925)

5-Metropolis (Lang, 1927)

6-Nosferatu (Murnau, 1922)

7-Em Busca do Ouro (Chaplin, 1925)

8-Um Homem e uma Câmera (Vertov, 1929)

 

9-Les Vampires (Feuillade, 1915)

10-O Garoto (Chaplin, 1921)

11-Asas (Wellman, 1927)

12-O Cão Andaluz (Bunuel, 1928)

13-A Paixão de Joana D'Arc (Dreyer, 1928)

14-Outubro (Eisenstein, 1928)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Minha lista atualizada:

 

 

 

  1. A turba (The crowd)
  2. Ouro e maldição (Greed)
  3. Metrópolis
  4. Em busca do ouro
  5. Aurora
  6. The trail of '98
  7. A general
  8. Vento e areia
  9. Sete oportunidades
  10. Alvorada do amor (The Love Parade)
  11. O encouraçado Potemkin
  12. Show people
  13. O monstro do circo (The Unknown)
  14. West of Zanzibar
  15. O homem das novidades
  16. The River
  17. O grande desfile
  18. O homem mosca
  19. Sherlock Jr.
  20. A carruagem fantasma
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...