Members Jack Ryan Posted December 26, 2011 Author Members Report Share Posted December 26, 2011 Vou postar sozinho neste tópico até a gurizada resolver dar as caras' date=' hehehe. Léo, Felipe, Silva, Sopa, Alexei, Carioca, cadê vcs??? Hoje foi um dia dedicado aos curtas. Assisti a Cops e The Goat, do Buster Keaton; a The Adventures of Dolly, primeiro filme do Griffith; e a The Skeleton Dance e El Terrible Toreador, os dois primeiros curtas da série Silly Symphonies, da Disney. Nenhuma obra-prima, mas todos eles são interessantes, valem no mínimo como curiosidade. O melhor deles todos é Cops.[/quote']Cops é certamente o curta mais famoso e aclamado do Keaton, mas achei The goat mais engraçado. Aliás, os dois curtas são bem semelhantes na proposta.Esses do Silly Symphonies que você citou eu não conhecia, mas vou procurar agora. Esses desenhos da série Silly Symphonies, pro meu gosto, são a melhor coisa que a Disney fez na sua fase pré- Branca de Neve. Do Keaton, já vi tb One Week e Frozen North (esse coisa de uma hora atrás. Ficam claramente abaixo de Cops e The Goat. E, a meu ver, nenhum deles faz frente pra O Homem das Novidades, A General ou Sherlock Jr, filmes nos quais ele é mais ousado, transgressor e se preocupa mais com a linguagem.. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted December 26, 2011 Author Members Report Share Posted December 26, 2011 Enquanto eu respondia uma mensagem do Felipe, ele mandou outra, hehehe. Esse The Unknown é um que me chamou a atenção. Espero conseguir vê-lo. Ah, sim, tb vi hoje a quarta parte de Os Vampiros e o primeiro desenho da série Oswald, the Lucky Rabbit, da Disney. Vou me tornar expert em história do cinema de animação, hahaha. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted December 28, 2011 Author Members Report Share Posted December 28, 2011 Ontem assisti a meu primeiro curta do Chaplin, e já fui logo atrás de The Tramp. Interessante e divertido, traz o personagem como alguém longe de ser o santinho da fase de longas do diretor. Vale conferir. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted December 31, 2011 Author Members Report Share Posted December 31, 2011 Antes de me juntar à família para começar a celebrar o ano novo, achei um tempinho pra vir ver mais um filme, que representasse um pouco do que foi, em termos de cinema, o ano de 2011 pra mim. Vi o último dos curtas da série Silly Symphonies ainda na década de 1920 que eu não tinha visto. Chama-se The Merry Dwarfs, e segue a fórmula básica de personagens dançando continuamente. Tem menos atmosfera que seu antecessor, Hell's Bells, mas a qualidade da animação é muito boa. E é isso, um ano em que aprendi muito sobre a origem da sétima arte se encerra por aqui. Valeu muito a pena. Que venha 2012, que venham grandes filmes do presente e do passado, e que o fórum esteja aqui pra eu poder comentar com vcs. Abraços! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted January 3, 2012 Author Members Report Share Posted January 3, 2012 Intolerância (Intolerance, 1916) - terceiro longa do Griffith que eu vejo, e o terceiro que abusa do termo "longa". Pelo jeito, o diretor achava que o ingresso de cinema deveria ser compensado com horas de projeção. Em O Nascimento de uma Nação, entretanto, a duração não chega a atrapalhar, já que a estória é bem dividida. Aqui, ao tentar contar quatro estórias de uma vez, Griffith se perde. A narrativa exige bastante do espectador, muitas transições se dão de forma abrupta e duas das estórias não são desenvolvidas. Das outras duas, uma é boa, mas quase se perde perto do fim (a "moderna", que se passa na época da filmagem) e a outra só é boa mesmo na cena da batalha (a babilônica). Griffith consegue, mais uma vez, criar cenas visualmente deslumbrantes, mas falha ao contar a estória - as coincidências absurdas, o Deus ex machina, o alongamento exagerado de cenas tentando criar tensão, que se tornariam piores em As Duas Tormentas, deixam sua marca aqui. No geral, é um bom filme, dentro do contexto da própria época. Mas não é um filme para marcar época. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted January 10, 2012 Author Members Report Share Posted January 10, 2012 Já vi as seis primeiras partes de Os Vampiros. Faltam só 4. Troço que demanda tempo, hein, hehehe. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted January 11, 2012 Members Report Share Posted January 11, 2012 E o que está achando? Vale a pena o tempo despendido? Tenho muita vontade de ver, mas sempre penso que poderia ver outros 4 filmes interessantes nesse tempo. Vi The phantom carriage, no dia 31 (o que foi uma concidência, pois não sabia que o filme girava em torno do ano novo), e gostei bastante. Ele começa bem devagar, até meio chato, mas depois de uma meia-hora engrena e fica muito interessante. Não foge muito dos típicos filmes natalinos em que a pessoa tem a oportunidade de observar sua vida de fora (como A felicidade não se compra ou A Christmas carol), mas é muito bem feito, e os toques levemente sombrios caíram bem aqui. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted January 11, 2012 Author Members Report Share Posted January 11, 2012 E o que está achando? Vale a pena o tempo despendido? Tenho muita vontade de ver' date=' mas sempre penso que poderia ver outros 4 filmes interessantes nesse tempo.[img']smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />Vi The phantom carriage, no dia 31 (o que foi uma concidência, pois não sabia que o filme girava em torno do ano novo), e gostei bastante. Ele começa bem devagar, até meio chato, mas depois de uma meia-hora engrena e fica muito interessante. Não foge muito dos típicos filmes natalinos em que a pessoa tem a oportunidade de observar sua vida de fora (como A felicidade não se compra ou A Christmas carol), mas é muito bem feito, e os toques levemente sombrios caíram bem aqui. Vi a parte 8 hoje, faltam duas. E vou te dizer que não sei se recomendo. Ele é bom, mas tem alguns defeitos meio gritantes. Na real, ele tem DNA de primeira temporada de série, os primeiros capítulos são totalmente episódicos, com tramas começando e terminando, personagens aparecendo só pra cumprir aquela função e sumindo. Depois vai ficando mais sequencial. Mas o pior é que o diretor se pauta muito, muito mesmo em coincidências. Parece que Paris tem 3 quadras e 25 habitantes, 20 dos quais passam a vida fazendo figuração em hotéis e calçadas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted January 11, 2012 Members Report Share Posted January 11, 2012 E o que está achando? Vale a pena o tempo despendido? Tenho muita vontade de ver' date=' mas sempre penso que poderia ver outros 4 filmes interessantes nesse tempo.[img']smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />Vi The phantom carriage, no dia 31 (o que foi uma concidência, pois não sabia que o filme girava em torno do ano novo), e gostei bastante. Ele começa bem devagar, até meio chato, mas depois de uma meia-hora engrena e fica muito interessante. Não foge muito dos típicos filmes natalinos em que a pessoa tem a oportunidade de observar sua vida de fora (como A felicidade não se compra ou A Christmas carol), mas é muito bem feito, e os toques levemente sombrios caíram bem aqui. Vi a parte 8 hoje, faltam duas. E vou te dizer que não sei se recomendo. Ele é bom, mas tem alguns defeitos meio gritantes. Na real, ele tem DNA de primeira temporada de série, os primeiros capítulos são totalmente episódicos, com tramas começando e terminando, personagens aparecendo só pra cumprir aquela função e sumindo. Depois vai ficando mais sequencial. Mas o pior é que o diretor se pauta muito, muito mesmo em coincidências. Parece que Paris tem 3 quadras e 25 habitantes, 20 dos quais passam a vida fazendo figuração em hotéis e calçadas. Comentário meio desanimador. Acho que esse vai um pouco mais pra baixo na minha lista de prioridades. -felipe-2012-01-11 21:47:27 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted January 12, 2012 Author Members Report Share Posted January 12, 2012 Terminei de ver hoje, e definitivamente não recomendo, Felipe. O final não compensa o resto, e quando penso que poderia ter visto alguns grandes clássicos com o mesmo tempo que dispendi, me arrependo. Valeu pra poder dizer que conheci, e tive uma visão bem clara de como alguns diretores perdem o controle da narrativa, mas o preço por esse aprendizado foi alto. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted January 13, 2012 Author Members Report Share Posted January 13, 2012 Vi O Monstro do Circo (The Unknown). Comentei no tópico "19 dias de horror". No momento, minha lista conta com 4 filmes da década de 1900 (todos curtas), 17 da de 1910 e 41 da de 1920 (62 no total, para os propósitos desse tópico). Já dá pra fazer um top 20, mas não no nível que eu gostaria. tashafb1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members leomaran Posted January 13, 2012 Members Report Share Posted January 13, 2012 Vi O Monstro do Circo (The Unknown). Comentei no tópico "19 dias de horror". No momento' date=' minha lista conta com 4 filmes da década de 1900 (todos curtas), 17 da de 1910 e 41 da de 1920 (62 no total, para os propósitos desse tópico). Já dá pra fazer um top 20, mas não no nível que eu gostaria.[/quote'] Eu só assisti uns 30, e acabei montando o Top mesmo assim. Não dá pra dizer que é um primor, mas, conforme eu for vendo outros filmes da década, vou atualizando. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted January 16, 2012 Author Members Report Share Posted January 16, 2012 Na real, o número tá parecido com o das décadas de 30, 40 e 50. É que nestas outras tinha pelo menos 21 filmes que mereciam plenamente estar num top 20. Dentre os pré-1930, ainda não to muito seguro disso. Visto Nosferatu. Muito bem filmado, apesar de a estória ser subdesenvolvida. O Murnau optou por fazer um filme enxuto e bonito, e foi bem sucedido. Algumas cenas são realmente antológicas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted March 1, 2012 Members Report Share Posted March 1, 2012 Vi Spite Marriage, um dos primeiros da fase MGM do Buster Keaton. Infelizmente, a queda na qualidade é notável, e o filme se parece muito mais com uma produção padrão da Metro do que uma do Keaton, provavelmente fruto da perda de controle criativo, o que levaria o ator a um período muito frustrante dentro do estúdio. No mais, algumas boas gags e momentos interessantes, principalmente mais para o final. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members [F*U*S*A*] Posted March 27, 2012 Members Report Share Posted March 27, 2012 Bom. O jogo já acabou, mas deixarei registrado os meus pra se forem reviver o jogo. 01. Lírio Partido (Broken Blossoms or The Yellow Man and the Girl; 1919) - D. W. Griffith 02. Aurora (Sunrise - A Song of Two Humans; 1927) - F. W. Murnau 03. A General (The General; 1927) - Buster Keaton 04. Os Vampiros (Les Vampires; 1915) - Louis Feuilade 05. O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari; 1920) - Robert Wiene 06. O Nascimento de Uma Nação (The Birth of a Natio; 1915) - D. W. Griffith 07. A Última Gargalhada (Der Letzte Mann; 1924) - F. W. Murnau 08. A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora; 1929) - Georg Wilhelm Pabst 09. Uma Página de Loucura (Kurutta Ippeji; 1926) - Teinosuke Kinugasa 10. Docas de Nova York (The Docks of New York; 1928) - Josef Von Sternberg 11. Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments; 1923) - Cecil B. DeMille 12. Órfãs da Tempestade (Orphans of the Storm; 1921) - D. W. Griffith 13. Häxan - A Feitiçaria Através dos Tempos (Häxan; 1922) - Benjamin Christensen 14. O Martírio de Joana D'Arc (La Passion de Jeanne d'Arc; 1928) - Carl Theodor Dreyer 15. Outubro (Oktyabr; 1928) - Sergei M. Eisenstein 16. Inferno (L'Inferno; 1911) - Francesco Bertolini 17. A Roda (La Roue; 1923) - Abel Gance 18. Esposas Ingênuas (Foolish Wives; 1922) - Erich von Stroheim 19. Metrópolis (Metropolis; 1927) - Fritz Lang 20. Intolerância (Intolerance - Love's Struggle Throughout the Ages; 1916) - D. W. Griffith Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted March 27, 2012 Author Members Report Share Posted March 27, 2012 Eu espero conseguir ver os filmes que tenho aqui, pra poder fechar uma lista mais respeitável. Na fila estão: Greed, The Crowd, Our Hospitality, The Last Laugh, The Wind, The Big Parade, e toda a filmografia do Hitchcock do período (mas não pretendo vê-la toda a curto-prazo). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted April 3, 2012 Members Report Share Posted April 3, 2012 Consegui assistir Asas (em blu-ray, com uma ótima restauração), e fiquei meio dividido com relação ao filme. A parte dramática, focando nos personagens, no romance e nas amizades feitas durante a guerra, é muito boa; o problema é que boa parte do filme é dedicada a cenas de ação aéreas, provavelmente muito empolgantes para a época, mas que são, hoje em dia, no máximo entediantes. Fica a sensação de que poderia ser um filme bem melhor. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted April 3, 2012 Members Report Share Posted April 3, 2012 Eu espero conseguir ver os filmes que tenho aqui' date=' pra poder fechar uma lista mais respeitável. Na fila estão: Greed, The Crowd, Our Hospitality, The Last Laugh, The Wind, The Big Parade, e toda a filmografia do Hitchcock do período (mas não pretendo vê-la toda a curto-prazo).[/quote']Jack, você conseguiu baixar Greed? A edição de 2 horas ou de 4? Dos filmes que você citou, The crowd é o que mais gosto. Mas tem muitas pérolas aí. -felipe-2012-04-03 18:57:51 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted April 7, 2012 Author Members Report Share Posted April 7, 2012 Eu espero conseguir ver os filmes que tenho aqui' date=' pra poder fechar uma lista mais respeitável. Na fila estão: Greed, The Crowd, Our Hospitality, The Last Laugh, The Wind, The Big Parade, e toda a filmografia do Hitchcock do período (mas não pretendo vê-la toda a curto-prazo).[/quote']Jack, você conseguiu baixar Greed? A edição de 2 horas ou de 4?Dos filmes que você citou, The crowd é o que mais gosto. Mas tem muitas pérolas aí. Consegui sim, Felipe, a edição de 4 horas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted April 15, 2012 Author Members Report Share Posted April 15, 2012 Mais dois pra conta, Chantagem e Confissão, do Hitch, e Our Hospitality, do Buster Keaton. O primeiro tem chance de entrar no top 20, o segundo não. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members leomaran Posted April 22, 2012 Members Report Share Posted April 22, 2012 Mais uma obra-prima do mestre Murnau. Pelo que tenho visto, o melhor dos diretores da era muda. TOP 1- Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror (F.W. Murnau, 1922) 2- O Encouraçado Potemkin (Sergei Eisenstein, Grigori Aleksandrov, 1925) 3- Em Busca do Ouro (Charles Chaplin, 1925) 4- Metrópolis (Fritz Lang, 1927) 5- Aurora (F.W.Murnau, 1927) 6- Fausto (F.W.Murnau, 1926) 7- Os Vampiros (Louis Feuillade, 1915) 8- Sherlock Jr. (Buster Keaton, Roscoe Arbuckle, 1924) 9- Nanook, o Esquimó (Robert J. Flaherty, 1922) 10- O Circo (Chales Chaplin, 1928) 11- A Caixa de Pandora (Georg Wilhelm Pabst, 1929) 12- O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Weine, 1919) 13- A Carruagem Fantasma (Victor Sjöstrom, 1921) 14- A General (Buster Keaton, Clyde Bruckman, 1927) 15- Intolerância (D.W. Griffith, 1916) 16- Chantagem e Confissão (Alfred Hitchcock, 1929) 17- Um Cão Andaluz (Luis Buñuel, 1928) 18- Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (Benjamin Christensen, 1923) 19- Lírio Partido (D.W. Griffith, 1919) 20- O Fantasma da Ópera (Rupert Julian, Lon Chaney, 1925) Menções Honrosas Viagem à Lua (Georges Méliès, 1902) O Nascimento de Uma Nação (D.W. Griffith, 1915) leomaran2012-04-22 21:39:57 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted May 4, 2012 Members Report Share Posted May 4, 2012 Consegui sim' date=' Felipe, a edição de 4 horas.[/quote']Quando assistir diz aí o que achou. Tenho muita curiosidade com relação a esse, mas ainda não consegui criar coragem. rs Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members leomaran Posted May 6, 2012 Members Report Share Posted May 6, 2012 TOP 1- Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror (F.W. Murnau, 1922) 2- O Encouraçado Potemkin (Sergei Eisenstein, Grigori Aleksandrov, 1925) 3- Em Busca do Ouro (Charles Chaplin, 1925) 4- Metrópolis (Fritz Lang, 1927) 5- Aurora (F.W. Murnau, 1927) 6- Fausto (F.W. Murnau, 1926) 7- Os Vampiros (Louis Feuillade, 1915) 8- Um Homem com Uma Câmera (Dziga Vertov, 1929) 9- Sherlock Jr. (Buster Keaton, Roscoe Arbuckle, 1924) 10- Nanook, o Esquimó (Robert J. Flaherty, 1922) 11- O Circo (Chales Chaplin, 1928) 12- A Caixa de Pandora (Georg Wilhelm Pabst, 1929) 13- O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Weine, 1919) 14- A Carruagem Fantasma (Victor Sjöstrom, 1921) 15- A General (Buster Keaton, Clyde Bruckman, 1927) 16- Intolerância (D.W. Griffith, 1916) 17- Chantagem e Confissão (Alfred Hitchcock, 1929) 18- Um Cão Andaluz (Luis Buñuel, 1928) 19- Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (Benjamin Christensen, 1923) 20- Lírio Partido (D.W. Griffith, 1919) Menções Honrosas Viagem à Lua (Georges Méliès, 1902) O Nascimento de Uma Nação (D.W. Griffith, 1915) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members -felipe- Posted May 9, 2012 Members Report Share Posted May 9, 2012 Atualizando a lista: A turba (The crowd) Metrópolis Em busca do ouro The trail of '98 Aurora A general Vento e areia Sete oportunidades Alvorada do amor O encouraçado Potemkin Show people Nossa hospitalidade O monstro do circo O grande desfile West of zanzibar O homem das novidades The River A carruagem fantasma O homem mosca Sherlock Jr. O último a entrar na lista foi Sete Oportunidades, mais uma grande comédia do Keaton. Ver dezenas de noivas perseguindo-o rua abaixo é impagável. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jack Ryan Posted July 13, 2012 Author Members Report Share Posted July 13, 2012 Desde a última vez, assisti tb a O Inquilino, do Hitch, e The Big Parade, do King Vidor. Ambos me decepcionaram um pouco, o primeiro por ser um dos menos notáveis do Hitch, bem genérico, e o segundo pq eu esperava uma obra-prima, e encontrei um filme que tem as características que eu não gosto nos filmes de guerra do período, as inserções cômicas, a virada para o super-drama com lições de moral no fim, e por aí vai. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.