Jump to content
Forum Cinema em Cena
Beckin

Bolão do Oscar 2012

Recommended Posts

Vai sim. O limite de entrega da primeira fase é dia 22/01, dois dias antes do anúncio dos indicados, e o limite de entrega da segunda e última fase é dia 24/02, dois dias antes do anúncio dos vencedores.

Primeira fase - The Big 8 (filme, direção, ator, atriz, ator c., atriz c, roteiro original, roteiro adaptado) - podem mandar até 10 nomes pra melhor filme (não vejo outra solução, até porque não vamos saber a quantidade exata de indicados)

Segunda fase - Tudo menos os curtas.

Beckin2012-01-02 17:50:53

Beckin, sem querer subverter o negócio queria dar uns pitacos:

Serão só 8 mesmo para os indicados? Nenhuma técnica? Nem montagem?

E melhor filme eu acho q a pessoa deve sim apostar quantos ela acha que serão indicados. O número em excesso deve ser considerado como erro.

Exemplo:

Aposto em melhor filme

1

2

3

4

5

6

7

8

Se, por uma acaso, forem só 7 indicados o meu oitavo palpite anula um acerto meu. E todos devem apostar, NO MÍNIMO, 5 nomes.

Pq se todo mundo apostar 10 a chance de todo mundo acertar todos os indicados é muito grande, tendo em vista que muito provavelmente não teremos 10 indicados a melhor filme esse ano.

Ta mas e se tu apostar 8 e forem 10? Ou se apostar em 5 e forem 7?

Prefiro que sejam 10 palpites em ordem de preferencia e se forem 7 indicações, por exemplo, considerar apenas as 7 primeiras entre as 10.

E outra coisa, achei muito legal a idéia de porcentagem para a segunda fase, acho que tira as chances de muitos empates.

O problema é que eu não lembro da gente ter entrado em um consenso com relação a como a pontuação deveria ser feita... alguns sugeriram porcentagem pra segunda etapa (o que não me oponho) mas nao sei então como vai ficar a disparidade entre a pontuação da primeira e da segunda etapa caso isso ocorra. Aliás, várias coisas foram sugeridas mas não houve nenhum avanço nas discussões com relação a isso, infelizmente.

Por enquanto pretendo contar a primeira etapa na forma como foi feita nos anos anteriores, no caso:

Na

primeira  etapa as apostas terão os  respectivos

pesos: Filme (3), Diretor (2), Ator (2), Atriz (2), Ator Coadjuvante

(1), Atriz Coadjuvante (1), Roteiro Original (1) e Roteiro Adaptado (1)

Lembrando que cada filme acertado equivaleria a 3 pontos, cada ator 2 pontos e assim por diante...

Tens alguma solução mais prática, Guiljb ?

---

ps ; comecei a receber apostas já.

Beckin2012-01-19 11:51:42

E teremos mesmo 10 palpites que valerão em cheio? Em gostei da tese de todos apostarmos 10 e se forem 5 indicados só...vale apenas as 5 primeiras apostas.

E acho legal Beckin ir pondo quem já mandou aqui, pq isso anima o povo.

Eu pretendo mandar a minha amanhã talvez.

Coloquem 10 indicados sim. Agora, não faz diferença a ordem que for pois como a gente não tem idéia de quantos filmes serão realmente nomeados não tem como estabelecer um número, portanto serão creditados o mesmo número de pontos pra cada acerto.

Como ficou muito em cima e muita gente já enviou as apostas, que sejam dez os indicados a melhor filme e se considere cada acerto como três pontos mesmo. Claro que acertar a "não-indicação" de dois filmes é importante, mas acho que, para um primeiro momento em que procuramos ter menos confusão, o mais importante é ter as regras mais simples.

Para a segunda fase trabalhamos melhor no método das porcentagens, a fim de evitar eventuais empates. Desde já, fica a discussão: a segunda fase valerá a mesma coisa que a primeira? E quais serão os pesos, já que incluiremos as categorias técnicas? Para mim, a segunda fase deve valer um pouco mais, logo faríamos assim:

FILME - 5 pontos

ATOR/ATRIZ/DIRETOR - 4 pontos

COADJUVANTES/ROTEIROS - 3 pontos

EDIÇÃO/ESTRANGEIRO/ANIMAÇÃO - 2 pontos

O RESTO - 1 ponto

Daí, dentro de cada categoria, os concorrentes poderiam colocar uma porcentagem para cada um dos indicados, totalizando 100%. Ou melhor: esta regra da pontuação seria válida apenas para filme, podendo usar no máximo três filmes - novamente, com a intenção de simplificar (também a correção, coitado do Beckin).

O problema é que eu não lembro da gente ter entrado em um consenso com relação a como a pontuação deveria ser feita... alguns sugeriram porcentagem pra segunda etapa (o que não me oponho) mas nao sei então como vai ficar a disparidade entre a pontuação da primeira e da segunda etapa caso isso ocorra. Aliás' date=' várias coisas foram sugeridas mas não houve nenhum avanço nas discussões com relação a isso, infelizmente.Por enquanto pretendo contar a primeira etapa na forma como foi feita nos anos anteriores, no caso:Na

primeira  etapa as apostas terão os  respectivos

pesos: Filme (3), Diretor (2), Ator (2), Atriz (2), Ator Coadjuvante

(1), Atriz Coadjuvante (1), Roteiro Original (1) e Roteiro Adaptado (1) Lembrando que cada filme acertado equivaleria a 3 pontos, cada ator 2 pontos e assim por diante...Tens alguma solução mais prática, Guiljb ?---ps ; comecei a receber apostas já.

[/quote']

Quanto a disparidade das pontuações a solução é bem simples, calcula a pontuação máxima de cada um e multiplica o menor por um valor que equilibre as pontuações.

Exemplo: se a pontuação máxima da primeira etapa é 200 e da segunda 500, multiplica a primeira etapa por 2,5.guilbj2012-01-20 07:26:01

As apostas devem ser envidas por MP?

Como será resolvido o problema de número variável de indicados?

Sugestão: 10 ou 5 pontos de bônus pra quem acertar o número de indicados a melhor filme.

pô, tinha q dar uma pontuação maior quem acertasse na bucha, isto é, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 indicados

pq a gente não faz da seguinte forma, cada 1 diz os 10 filmes q acha q será indicado + a qtd de filmes q acha q será indicado, tipo 7

se a pessoa diz 7 e forem 7, ela ganha um bônus, mas se ela diz 7 e forem 6 ou 8, ou qq outro valor q não 7, ela deixa de ganhar esse bônus

acho q seria uma forma de premiar a precisão de indicados da pessoa

sei q está em cima da hora ... tem q votar até qd? 06

Coloquem 10 indicados sim. Agora' date=' não faz diferença a ordem que for pois como a gente não tem idéia de quantos filmes serão realmente nomeados não tem como estabelecer um número, portanto serão creditados o mesmo número de pontos pra cada acerto.

[/quote']

Não concordo com isso.

Provavelmente vai ser 6 ou 7 indicados e se isso acontecer, todo mundo vai acertar todos os indicados por existirem 10 opções.

Então podia fazer assim:

Coloca dez indicados em ordem de possibilidade.

Aí se for 7 indicados só considera os 7 primeiros, se for 8 indicados só considera os 8 primeiros, e assim por diante. Simples!

E também a pessoa destaca quantos indicados acha que vão ser, ganhando um bônus de 5 pontos por acertar o número de indicados.

Não é uma má idéia, mas o problema é eu retornar a aqueles que ja me enviaram mp. (sim, é pra me enviar via mp, assim como se faz todos os anos).

Olha, façam assim. Me mandem 10 indicados em ordem de possibilidade e destaquem então o número de filmes que acham que vão receber nomeação. Caso os que ja me mandaram consigam me retornar a tempo nesse mesmo padrão eu faço a contagem dessa maneira, senão vou deixar na forma anterior, pra não prejudicar os outros.

Pra confirmar então, novamente:

BOLÃO OSCAR 2012 - PRIMEIRA FASE

Mandar apostas nas seguintes categorias:

Melhor Filme - relacionem 10 indicados, em ordem de possibilidade (do mais certo ao mais duvidoso), considerando que este ano não há um número fixo de filmes a ser indicado, ou seja, podem ser 5,7 ou até mesmo 10. Sendo assim, além de colocarem 10 filmes nessa ordem de possibilidade também coloquem o número de indicados que vocês imaginam que serão realmente indicados no final.

Exemplo:

1 - x-men first class (o + provavel de entrar)

2 - super 8

3 - harry potter

4 - thor

5 - lanterna verde

6 - transformers

7 - capitão américa

8 - cowboys and aliens

9 - os smurfs o filme

10 - os muppets (o - provavel de entrar)

- Serão 9 indicados (escolham um número de 5 a 10, aquele que vcs acham que vai ser no final)

Melhor diretor

Melhor ator

Melhor atriz

Melhor ator coadjuvante

Melhor Atriz coadjuvante

Melhor roteiro adaptado

Melhor roteiro Original

- Nas demais categorias (listadas acima) mandar 5 indicados

Mandar as apostas por mp para Beckin até as 23 hrs 59 de amanha (domingo, dia 22). (aceito até meia hora de atraso, que é o tempo que devo demorar pra postar as apostas de cada um aqui no tópico)

*Sobre a pontuação: Para as duas fases terem um valor não discrepante, será multiplicado o número de pontos da menor para que as duas fiquem num mesmo nível, conforme sugestão do Guilbj.

Atualizei o inicio do tópico e mandei mps pros que ja tinham me mandado.

Beckin2012-01-21 19:42:36