Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fina Estampa (Novela Global das 9)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Que novelinha sem graça... Nada chama muito atenção. Personagens xoxos e trama idem. Arghuinaldo Silva se superando.

 

Mas quero ver essa cena na próxima terça:

 

Do UOL Televisão:

 

 

Griselda vai até a mansão dos Velmonts para mais um conserto, no dia do noivado de Antenor (Caio Castro) e Patrícia (Adriana Birolli), e descobre a armação do filho. Ela interrompe o jantar no momento em que Tereza Cristina propõe um brinde à felicidade dos noivos. "Isso mesmo! Um brinde ao ordinário do Antenor, que está aí apresentando uma vigarista como se fosse a mãe dele, quando na verdade a mãe dele sou eu", diz Griselda, enquanto bate no filho. A cena deve ir ao ar na terça-feira (6/9/11)

 

Jailcante2011-09-11 12:05:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Após comparações, Globo manda tirar abertura de novela da internet

02/09/2011 - 11h55 | do BOL

Do F5

A Globo mandou tirar a abertura de "Fina Estampa" do blog de Artur Xexéo, no site de "O Globo".

A retirada veio após comparações na internet entre a abertura da nova novela e a de "Brilhante" (Globo), de 1981.

Procurada, a Globo diz que a retirada não tem a ver com comparações, e sim com o sistema que caça vídeos fora da Globo.com.

No entanto, a emissora não soube explicar por que o sistema não tirou do ar o mesmo vídeo no YouTube.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (2). A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

 

(A abertura da novela no youtube também já retiraram12)

 

Aposto que isso é frescura do Sr. Aguinaldo Silva, autor da novela...

 

A Globo poderia sair pela tangente falando que não é cópia e sim homenagem, já que a abertura de Brilhante completa 30 anos. Seria uma ótima desculpa, mas preferem pagar mico tentando proibir o povo de falar o óbvio, houve um "auto-plágio".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ela é ótima mesmo, mas vai ter que tirar muito leite de pedra, já que a personagem não ajuda muito. As que ela fez pro Manoel Carlos (Páginas da Vida e Viver a Vida) eram bem melhores.

 

E uma coisa boa que eu tô achando dessa novela que ela é soft. Depois das anteriores terem sido pesadas demais e essa tá indo por um caminho oposto, tá bem light e acho isso bom. Pelo menos você não se aborrece ou não se irrita vendo essa novela.

 

Mas não sei se o Aguinaldo tá segurando os temas mais polêmicos pra frente. Espero que não. Ela poderia continuar light mesmo.

 

E dois personagens que deveriam sumir no momento:

 

- Baltazar. O motorista da Christiane Torloni. A novela no momento tá num tom light e ele tá meio pesado, batendo na mulher e na filha. Se a novela continuar light, ele vai ter que sumir.

 

- Nem sei o nome do garoto, mas é o filho da mulher que faz empadas no bar. Já tem na novela um filho que rejeita a mãe por ser pobre, aí o Aguinaldo coloca outro? Dois na mesma novela não dá.
Jailcante2011-09-04 16:41:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi pouca coisa dessa daí e normalmente me interesso pela 1ª semana de novela. A Lilia Cabral é uma estupenda atriz, mas que papelzinho sem-vergonha que deram pra ela e olha que é a personagem central. Espero que melhore a partir do momento que ela se tornar milionária. E convenhamos que um triângulo amoroso entre ela, o Dalton Vigh e a Cristiane Torloni não cola ainda com esta última errando o tom desde o início, exageradamente escandolosa.

 

Gostei do casal vivido pelo Dan Stulbach e a Julia Lemertz, dois atores muito carismáticos, mas seus personagens ainda não mostraram pro que vieram.

 

No mais, uma traminha copiada do filho com vergonha da mãe pobre e não me lembro de mais nada do pouco que vi...
Thiago Lucio2011-09-04 19:20:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

11/09/2011 - 01h20

ZAPPING

DE SÃO PAULO

Com três semanas no ar e índices de audiência nas alturas, "Fina Estampa", da Globo, tem dado literalmente um banho de sensualidade. Griselda (Lília Cabral), Rafael (Marcos Pigossi), Guaracy (Paulo Rocha) e Dagmar (Cris Vianna) foram alguns dos personagens que já apareceram em longas "chuveiradas". Mais ousada, Dagmar dispensou o banheiro e se refrescou com uma mangueira em seu quintal, por duas vezes. "É uma maneira de dar leveza e sensualidade a uma novela que oferece ao público carga máxima de emoção", disse o autor Aguinaldo Silva à coluna. "Chamo de pausa para respiração". Novos banhos estão previstos, com a chegada de Wallace (Dudu Azevedo), Teodora (Carolina Dieckman) e Beatriz (Monique Alfradique). Quinzé (Malvino Salvador) vai além do banheiro e nadará pelado no mar. Haja toalha!

 

 

Tinha notado isso. O povo anda tomando banho demais na novela06. A Cris Vianna já tomou duas vezes (mas nada contra, pelo contrário...).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aguinaldo Silva volta a atacar o colega Walcyr Carrasco

13/09/2011 - 10h09 | do BOL Folhapress

Aguinaldo Silva voltou a atacar o colega Walcyr Carrasco na internet. Em seu site, o autor enaltece Griselda (Lília Cabral) em "Fina Estampa" (Globo) e diz que falou sobre ela aos amigos em um jantar, em janeiro de 2010. Aguinaldo postou uma foto do evento em que Walcyr Carrasco aparece à mesa.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta terça-feira (13). A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

A mensagem, segundo a coluna, é um recado a Carrasco, que tem uma personagem com uma sina parecida em "Morde & Assopra" (Globo): Dulce (Cássia Kis Magro), que roubou a cena na trama.

 

Sério: o Aguinaldo tem que parar de usar twitter. A Globo tem que proibir, pelo menos na época que ele tá escrevendo novelas.

 

Nem sei quem plagiou quem, mas o Aguinaldo gosta de azucrinar os outros. Só que agora já foi. Quem teria que tomar uma providência seria a Globo, que tendo as duas sinopses em mãos poderia ter dedectado o problema e feito algo pra evitar. Como isso não rolou, agora não adianta chorar o leite derramado.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

27/09/2011

Aguinaldo Silva compra brigas feias dentro da Globo

Aguinaldo Silva é conhecido não apenas pelas boas novelas que já escreveu, mas por não esconder o que pensa. Suas entrevistas sempre renderam boas frases. Desde que passou a ter blog e conta no Twitter, utiliza a rede para provocar adversários, comprar brigas e destilar venenos.

Desde a estreia de “Fina Estampa”, Aguinaldo se desdobra como publicitário de si mesmo, advogado e pugilista. Vive apregoando os bons resultados da novela no Ibope, antecipa cenas que serão vistas, defende-se das críticas e ataca, quase sempre com violência, jornalistas que o desagradam.

De todas as brigas recentes, as mais surpreendentes ocorreram com adversários dentro das próprias Organizações Globo. A primeira foi com Walcyr Carrasco, a quem acusou de ter ouvido uma ideia sua, a história de Griselda e seu filho estudante de medicina, e a copiado em “Morde & Assopra”.

A segunda foi com Patrícia Kogut, colunista do jornal “O Globo”. A confusão começou no final de agosto, quando ela deu “nota zero” para uma cena da novela (a professora Letícia atendeu o celular em plena sala de aula) e, em resposta, foi chamada de “crítica improvisada” pelo autor.

kogutblog1.jpg

 

Mais recentemente, Kogut deu “nota zero” para outra cena, o banho pelado do personagem Quinzé, exibido no último dia 19. “Patrícia Kogut foi a única senhora das minhas relações a achar Malvino Salvador de bundinha de fora um horror. Nota zero pra ela!”, escreveu Aguinaldo, que aproveitou para criticar a coluna. “Aliás, essas notas dez e zero estão ficando tão triviais, que em breve quem ganha é o ferro de engomar da terceira camareira de Cordel Encantado”.

A discussão evoluiu quando Jorge Bastos Moreno, colunista político do “Globo”, chamou Aguinaldo para briga. “Autor de novela deve ter compostura! Pode até não aceitar críticas, se achar uma prima-dona, mas a falta de modos compromete o trabalho.” E prosseguiu:

O que se esperar de uma novela cujo autor se apresenta vulgar e desrespeitoso, achando que pode dizer o que bem entende e sobre todos. Ninguém gosta se ser criticado, mas responsabilidade da atividade profissional exige um mínimo de compostura. Não é no grito da vulgaridade que vão calar a crítica! É uma ameaça estúpida, inútil e imbecil! É de gente sem limites, que se acha poderoso. O mundo mudou e esse tipo de gente quer viver dos métodos antigos. Acha que mete medo em jornalista. Em mim, mete: tenho medo da mediocridade.

morenotwitter2.jpg

 

Aguinaldo Silva não respondeu abertamente a Moreno, mas quatro dias depois o colunista político de “O Globo” voltou a questionar o autor de “Fina Estampa”: “Quem critica Aguinaldo Silva é logo chamado de ‘viado’ por ele. Quem revidar vira homofóbico. Usar opção sexual como imunidade é covardia!”

Um primeiro desdobramento destas duas brigas pode ser lido na edição de hoje da “Folha”, que informa sobre o interesse de Walcyr Carrasco de deixar a Globo, por julgar que a emissora se omitiu diante das acusações feitas pelo autor de “Fina Estampa”.

Outros capítulos certamente ainda virão. Especialmente por causa desta briga com jornalistas da “casa”.

 

Arghnaldo Silva. 07
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Como não sabia onde postar isso, vai aqui mesmo. Depois de Fina Estampa, vem a nova do João Emanuel Carneiro, e logo depois, a sempre insuperável Glória Perez. 06.gif Vejam só:

 

 

 

 

 

Glória Perez fica encantada com a Turquia e confirma que sua próxima novela se passará no país

 

 

 

Turquia será o destino da próxima novela de Glória Perez. A autora confirmou a informação em seu site oficial na manhã desta sexta-feira. Glória esteve no país recentemente e contou o quanto ficou admirada com o lugar. “Pois é, a próxima vai se passar na Turquia: Estou voltando de lá, encantada com a beleza do país e com a hospitalidade e gentileza do povo. Aqui no Blog, vou começar a publicar a pesquisa, como fiz em Caminho das Índias”, escreveu a autora, que já criou história nos EUA, Marrocos e Índia.

 

 

 

 

 

Mal posso esperar por esse mergulho na cultura turca, e vocês? 3d07.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

04/11/2011 - 06h30

"Senhora do Destino" se repete como farsa em "Fina Estampa"

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL

Nazaré%20Tedesco%20de%20Senhora%20do%20Destino%20retribui%20homenagem%20de%20Tereza%20Cristina 

Nazaré Tedesco de "Senhora do Destino" retribui homenagem de Tereza Cristina

“Como você aprendeu a agir de forma tão violenta?”, pergunta tia Íris (Eva Wilma) à sobrinha, Tereza Cristina (Christiane Torloni), uma das protagonistas de “Fina Estampa”, a novela das 9 da Globo. “Foi numa novela. Tinha uma personagem que fazia isso quase todo dia”, responde a perua, momentos depois de empurrar escada abaixo um mafioso que a chantageava.  

O diálogo ocorre como um reforço didático, para deixar ainda mais explícita a referência a “Senhora do Destino” (2004), verbalizada por Tereza Cristina no instante anterior, quando cometeu o crime: “Obrigada, Nazaré Tedesco”, ela diz, ao ver o corpo do mafioso estatelado no chão.

Como devem se recordar os espectadores daquela novela, a cruel vilã interpretada por Renata Sorrah foi capaz de assassinar o próprio marido, empurrando-o da escada, depois que ele descobriu um terrível segredo sobre ela e decidiu revelá-lo a todos, inclusive à polícia. “Você não vai fazer isso comigo”, diz Nazaré antes de empurrar José Carlos.

Há três questões a se observar na cena exibida na segunda-feira (24/10). Primeiro, que o interesse em torno dela ajudou “Fina Estampa”, mais uma vez, a obter ótimos índices de audiência. Segundo, que o autor da novela, Aguinaldo Silva, é o mesmo de “Senhora do Destino”. E terceiro, que ele recriou em tom de farsa uma cena que na novela anterior teve alto teor dramático.

abre_aspas.gifEnquanto Aguinaldo Silva for capaz de rir se si mesmo, ele mostra uma qualidade importante, que costuma faltar aos autores de novela.fecha_aspas.gif

Mauricio Stycer, sobre auto-referências do autor em "Fina Estampa"

Silva tem sido muito hábil em promover “Fina Estampa” tanto com surpresas na trama quanto indo a público defender a novela. Ele parece ter compreendido que o papel de um novelista nos dia de hoje vai além de entregar os capítulos para gravação, incluindo o de relações públicas da própria obra.

A auto-referência não é novidade e expõe, mais uma vez, como os autores de novelas da Globo se têm em alta conta. Para citar apenas dois entre muitos casos recentes, Gilberto Braga entupiu “Insensato Coração” (2010) de menções a “Vale Tudo” (1988) e Silvio de Abreu “ressuscitou” o personagem Jamanta, vivido por Cacá Carvalho em “Torre de Babel” (1998), em “Belíssima” (2005).

O que me agrada nesta “homenagem” de Aguinaldo Silva a si mesmo é o tom de farsa que adotou, como que rindo da própria canastrice de Nazaré Tedesco e da obstinação da heroína Maria do Carmo (Susana Vieira), um espelho para a atual Griselda (Lilia Cabral).

A heroína de “Fina Estampa” é meio que disputada pelo dono do botequim, um português desajeitado, e pelo proprietário do restaurante, um chef fino. O que lembra muito o triângulo vivido por Maria do Carmo, cortejada pelo jornalista sofisticado e o bicheiro sem modos em “Senhora do Destino”.

A surra que Griselda deu em Tereza Cristina também faz lembrar da surra que Maria do Carmo aplicou em Nazaré, assim como, tudo indica, a heroína desta novela vai imitar a anterior e mandar o marido que havia sumido desaparecer mais uma vez da sua frente.

Falta de criatividade? Talvez. Excesso de vaidade? Também. Mas enquanto Aguinaldo Silva for capaz de rir se si mesmo, ele mostra uma qualidade importante, que costuma faltar aos autores de novela.

 

E outro dia vi os personagens dentro da novela se esbaldando falando "vamos ver a novela das 9 que tá bombando" e etc. Isso numa duas ou três cenas do mesmo capítulo.

 

Nem acho ruim essas referências, o problema é que o Aguinaldo as usa pra jogar champagne em si mesmo, já que de ibope a novela dele tá indo bem. Mas como o Aguinaldo tem uma persona orgulhosa demais, eu fico com a sensação que ele só faz isso pra esfregar o sucesso dele na cara dos outros (leia-se outros autores globais - já que se desentendo com alguns deles).

 

*O pior é que vi essa cena da escada e não sabia o que a personagem da Christiane tinha falado (me perguntei "quem era essa Nazaré"? É a mãe dela?"), mas é que não vi muito Senhora do Destino, e o pouco que vi esqueci, então blé pra essas referências.
Jailcante2011-11-05 00:49:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Como não sabia onde postar isso' date=' vai aqui mesmo. Depois de Fina Estampa, vem a nova do João Emanuel Carneiro, e logo depois, a sempre insuperável Glória Perez. 06.gif Vejam só:


Glória Perez fica encantada com a Turquia e confirma que sua próxima novela se passará no país

Turquia será o destino da próxima novela de Glória Perez. A autora confirmou a informação em seu site oficial na manhã desta sexta-feira. Glória esteve no país recentemente e contou o quanto ficou admirada com o lugar. “Pois é, a próxima vai se passar na Turquia: Estou voltando de lá, encantada com a beleza do país e com a hospitalidade e gentileza do povo. Aqui no Blog, vou começar a publicar a pesquisa, como fiz em Caminho das Índias”, escreveu a autora, que já criou história nos EUA, Marrocos e Índia.


Mal posso esperar por esse mergulho na cultura turca, e vocês? 3d07.gif [/quote']

 

Será que na Turquia também tem o fato dos pais também escolherem com quem os filhos vão casar?17

 

Porque aí já dá pra saber porque ela escolheu esse país como tema.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ontem, eu ri da biba desmaiando. O Marcelo Serrado tá ótimo.

 

É que foi algo tão inesperado. A pessoa fala "a patrícia tá grávida" aí ele solta um grito e cai que nem pedra no chão. Tudo junto de uma vez só. Levei um susto, e ri depois. E ele ainda derrama um suco no vestido da patroa pra completar o pacote.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como não sabia onde postar isso' date=' vai aqui mesmo. Depois de Fina Estampa, vem a nova do João Emanuel Carneiro, e logo depois, a sempre insuperável Glória Perez. 06.gif Vejam só:

 

 

 

 

 

Glória Perez fica encantada com a Turquia e confirma que sua próxima novela se passará no país

 

 

 

Turquia será o destino da próxima novela de Glória Perez. A autora confirmou a informação em seu site oficial na manhã desta sexta-feira. Glória esteve no país recentemente e contou o quanto ficou admirada com o lugar. “Pois é, a próxima vai se passar na Turquia: Estou voltando de lá, encantada com a beleza do país e com a hospitalidade e gentileza do povo. Aqui no Blog, vou começar a publicar a pesquisa, como fiz em Caminho das Índias”, escreveu a autora, que já criou história nos EUA, Marrocos e Índia.

 

 

 

 

 

Mal posso esperar por esse mergulho na cultura turca, e vocês? 3d07.gif [/quote']

 
Certamente, mal posso esperar para ver os mesmos atores, com mesmo sotaque, fingindo saber alguma coisa da cultura deste país, usando o figurino correto, claro. è bom fazer as pessoas acreditarem nisto, assim dá mais audiência. 06
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Cabô! \o/

 

Novela que começou até bem, mas ficou patética demais, com o Aguinaldo se auto plagindo a todo momento com a desculpa de ser referências, mas no fundo ele só refilmou "A Senhora do Destino" (seu maior sucesso), sem ir muito longe disso.

 

Nem sei qual foi pior agora, essa ou a anterior Insentado Coração. Esse era mais assistível, pelo menos, mas o texto do Gilberto Braga tá a quilômetros de distância do Aguinaldo Silva (os textos dessa Fina Estampa até um guri de 5 anos fazia, pelomor). Enfim, sei lá. Nenhuma das duas vai deixar saudades.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...