Jump to content
Forum Cinema em Cena

David Cronenberg


Mr. Ibanez
 Share

Melhor filme:  

26 members have voted

  1. 1. Melhor filme:

    • M. Butterfly
      0
    • The Dead zone
      2
    • Camera
      0
    • Videodrome
      6
    • A mosca
      12
    • Mistérios e paixões
      2
    • Marcas da violência
      14
    • Scanners
      5
    • Spider - Desafie sua mente
      2
    • eXistenZ
      0
    • Crash - Estranhos prazeres
      2
    • Outro (cite)
      3


Recommended Posts

  • Members
perai rubyson isso ai ta na ordem? porque uma posiçao embaixo para marcas?

 

tá na ordem sim. não se deixe enganar pela posição baixa pra marcas' date=' eu adoro esse filme [aliás, vc assistiu aos outros filmes que estavam na frente? vai saber']. o único dele que eu não achei fenomenal foi o videodrome. nesse intervalo eu acabei assistindo o provavelmente meu preferido do cronenberg, naked lunch. é - disparado - a coisa mais bizarra que eu já vi, e basicamente, o cronenberg deitando e rolando, surtando na versão mais escrota que eu já vi pra bloqueio mental, drogas, e coisas do gênero. quem puder, compra o dvd, tá a menos de dérreal.

 

1. naked lunch

2. gêmeos

3. spider

4. mosca

5. marcas

6. videodrome
Link to comment
Share on other sites

  • Members
perai rubyson isso ai ta na ordem? porque uma posiçao embaixo para marcas?

 

 [aliás' date= vc assistiu aos outros filmes que estavam na frente? vai saber].
senti uma brutalidadezinha ai.... !06

 

tsk tsk. 06

 

mas ué, vc disse lá em cima que só viu esse.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tô devendo:

1. Crash - Isto é Cronenberg. Prazer por acidentes, muito sexo e desvirtuamento total de conceitos estéticos. WTF é aquela reconstrução do acidente de James Dean?

2. A History of Violence - O final não me desceu da primeira vez, tive a sensação de que o Cronenberg não foi capaz de expotencializar a neurose e o suspense, como eu esperava e ele fizera em Crash.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

2. A History of Violence - O final não me desceu da primeira vez' date=' tive a sensação de que o Cronenberg não foi capaz de expotencializar a neurose e o suspense, como eu esperava e ele fizera em Crash.[/quote']

 

De todas as coisas boas em Marcas da Violência, se eu pudesse citar apenas uma, certamente seria o final. Não menos que PERFEITO.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu só não gostei do exagero com que Cronenberg retrata a união da família Stall. De resto' date=' como você disse, PERFEITO!! E a cena final, incluso, aquele olhar de Mortensen e de Bello, excelente!!!! 16.gif16.gif [/quote']

 

Mas a intenção era ser unida/Doris Day/Maria Bello cheerleader/whatever.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na maior parte dessas famílias felizes e "ideais", eu acredito que todos ficariam preocupados com a menina mesmo. E se o problema é exagero, o filme é beeeem exagerado, basta reparar nas cenas de porrada.

 

O mesmo problema que o Pablo vê.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas as cenas de porrada não me incomodaram, simplesmente por mostrarem realmente a real postura (na falta de uma palavra melhor) de Joey/Tom. Já as cenas com a família inteira reunida, é como se Cronenberg perdesse a confiança em si mesmo e praticamente mastigasse o "vejam como eles são unidos e felizes".

 

 

 

P.S.: E você dizendo que não lê críticas hã? 06.gif E não, não estou seguindo o Pablo, até porque não leio constantemente suas críticas e nem tinha conhecimento da deste filme. Isso só me incomodou um pouco, só (se tivesse me incomodado bastante não teria dado a nota que dei).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No caso, o que eu citei foi no seguinte sentido: Cronenberg exagera na porrada. Cronenberg exagera nas cenas de família. O filme é over, e de forma proposital.

 

Não insinuei que seria algo "livremente inspirado" na opinião do Pablo, foi apenas um comentário a nível de comparação. Marcas da Violência foi lançado em Outubro de 2005, quase dois anos atrás. Nessa época, eu lia. Hoje em dia praticamente não leio mesmo (só olho as estrelinhas do KMF, manchetes  de uma linha do Ebert sobre filmes que ainda não foram lançados aqui e alguns textos do Krivochein, mas mais porque eles são espirituosos... mas nem sempre, também).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Marcas da Violência é ótimo, mas nem de longe é o melhor de Cronenberg. É a sua produção mais contida, metida a "normal".

O auge de sua assinatura está certamente em Videodrome e Naked Lunch 16

Porém meus favoritos são seus primeiros trabalhos, os vicerais Calafrios (shivers) e Enraivecida na fúria do Sexo (rabid).
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

1. Marcas da Violência - 10

2. Senhores do Crime - 10

3. Gêmeos - 10

4. A Mosca - 9

5. Crash - 9

6. eXistenZ - 9

7. Spider - 9

8. Videodrome - 8

 

Esse chapado já virou um dos meus diretores preferidos. E apesar de adorar todos os filmes dele que já vi, e achar fantástica essa bizarrice fetichenta escatológica (?) que já virou uma marca registrada, os meus dois preferidos são justamente os mais "comuns" dele, e os mais recentes também. Mas o cara é foda demais, tudo ótimo e algumas OPs.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 

1. Marcas da Violência - 10

2. Senhores do Crime - 10

3. Gêmeos - 10

4. A Mosca - 9

5. Crash - 9

6. Spider - 9

7. eXistenZ - 9

8. Videodrome - 8

9. Shivers - 7

 

É bem interessante pra quem é fã do cara assistir esse Shivers. É basicamente uma introdução de tudo o que ele iria usar em seus outros filmes, até tem uma cena onde certo personagem fala que o erotismo está em tudo, na morte, na carne, no sangue, no lixo, etc..  Coisa que e o Cronenba segue como filosofia durante toda filmografia, já que por mais parodoxal que seja, seus filmes sempre são extremamente eróticos e nojentos ao mesmo tempo. Ou as vezes ele consegue transformar nojentisses em erotismo, e as vezes não. Mas enfim, bom filme, e tem alguns momentos que ficam entre os melhores da filmografia do cara, pena que o filme seja tão irregular.

Tensor2008-05-24 21:16:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Gênio. Depois de Abel Ferrara e Brian De Palma o maior da atualidade.

 

01. Spider

02. Crash

03. Gêmeos

04. A Mosca

05. Videodrome

06. Marcas da Violência

07. Senhores do Crime

08. Scanners

09. Calafrios

10. Mistérios e Paixões

11. Na Hora da Zona Morta

 

Quem não gosta não merece lugar no mundo.

DanielSan2008-05-29 21:28:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom o Cronenberg não e tão conhecido do grande público mas tem seus seguidores fiéis e já faz uma boa data que ele não trabalha com os estúdios badalados e os seus filmes recente tem sido financiados de forma independente oque me chama atenção e que academia tem prestado mais atenção nele, infelizmente não dá forma merecida mais colocaram como diz o próprio ele no radar. Eu tenho uma entrevista dele com Set a respeito de Marcas de Violência vou postar algumas declarações memoravéis do gênio do podre e do bizarro

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ENTERVISTA DE CRONENBERG A SET EM 2005 PROMEVENDO O MARCAS DA VIOLÊNCIA

" Meu maior medo e chegar à escola para buscar meus filhos e eles não estarem lá"

 

O Senhor acha que e um comportamento violento pode ser geneticamente herdado, e não socialmente adquirido ?

E uma questão interessante sob esse ponto de vista específico que voce colocou. E uma herença como vemos os animais que tem que matar para sobrevivência, e nós ainda a temos.Porém, também descobrimos como controlo-lá como moda-lá.Agora, se sua pergunta for específica em relação aos personagens de Marcas da Violência, bem alguns cientistas já sugeriam a existência de um "gene da violência", e que algumas pessoas são mais propensas à violência por causa disso.Mas não existe nada conclusivo.No filme por outro lado, não creio que seja genético... pode ser uma herança cultural: de muitas formas,temos capacidade de transmitir muitas coisa em sociedade, incluindo a violência. Se alguém vive em uma sociedade que aprova a violência, terá menos dificuldade - ou culpa - em expressá-la

 

Oque atraiu em primeiro lugar o senhor para Marcas da Violência, o roteiro ou Graphic Novel na qual ele foi baseado?

Eu não lia graphic novel até que o desnvolvimento do filme já estivesse do filme já estivisse bastante avançado.A primeira coisa que li no roteiro de Josh Oslon, e ele não citava em nehnum momento a sua origem, e ninguém se deu trabalho de mencionar isso para mim, oque foi bastante estranho, para ser sincero. Trabalhamos com o roteiro, o elenco estava sendo escolhidoe foi só aí que alguém mencionou essa história em quadrinhos, por acidente. Ninguém estava escondendo, foi algo que fugiu do controle, e eu disse,"Bom, eu acho então que devo ler, concordam?''

Aí li e percebi que já estavamos tão avançados desenvolvendo o roteiro, e ele seguia uma direção tão diferente de sua fonte que qualquer alteração

me pareceu irrevelante.Então basicamente, eu a deixei de lado.Portanto não posso mesmo dizer que dirigi a adaptação de uma HQ

 

A violência do texto, seja o roteiro, seja a graphic novel, lhe pareceu alguma vez chocante ?

Eu não diria chocante.O script usa a violência como ferramenta de narrativa, mas não se compara com que e mostrado nos quadrinhos-que trazia um texto mais preoucupado com a máfia, com as ações de mafiosos,

não era uma história que eu queria contar, do drama de uma família, sua dinâmica, e sobre as coisas que mundam.Outro ponto que me incomodou na série original era a personagem da mulher de Tom Stall, que não tinha nenhuma profundidade, e que perdia sua função  antes da metade da história

 

O senhor criou imagens pertubadoras ao longo das últimas décadas, como em Scarnners ou A Mosca. De onde vem esse fascínio pela violência?

(Risos) Eu não acho que seja de maneira alguma fascinado pela a  violência.Creio que todo artista se interessa por extremos. Eu não gostaria de fazer um filme sobre uma família no qual tudo e bonito e feliz, e ponto final. Isso não me intressante.Gosto de mostrar os dois lados da mesma equação, que todos nós temos esse aspecto sombrio- e tudo isso e revelado em situações extremas, de pressão física e psicológica.Oque tentei destacar em Marcas da Violência e somente um conflito possível, um aspecto que revela outras camadas de quem somos. Mas eu não acho que este filme seja definido por sua violência, não mais do que sua sexualidade, e não mais do que em outros trabalhos que já fiz. Fazer um filme que só explore a violência não me atrai.Talvez filme como esse mostre as pessoas, na mesma medida, a atração e também a repulsa a violência. E que talvez elas queriam saber mais sobre isso quando a sessão acabar

 

Um dos personagens de Marcas da Violência é atormentado por um valentão na escola, e responde de duas maneiras distintas. Houve algum vislumbre de uma experiência pessoal neste aspecto?

Não, acho que tive os mesmos problemas com valentões que todo mundo teve. Eu era o " aluno intelectual", mas não vivia apanhando dos atletas,nada que tenha deixado cicatrizes emocionais. Mas preciso dizer que os Estados Unidos têm uma verdadeira obssessão pelo colegial.Às vezes me parece que a maior parte dos adultos neste país ainda vive no colégio- pelo menos com a mesma mentalidade.São valentões de um lado,os nerds de outro .....

Eu me lembro de ter visto um documentário sobre as filamgens de Apocalypse Now, com o Coppola em total desespero, achando que mo filme não seria feito e ele dizia " Eu não vou receber nem uma nota 7 por isso.Vou tirar no máximo um 5 (Risos).E aquilo me chocou de verdade.

 

O senhor acha que as pessoas não amaduceram nos EUA?

É mais do que isso, elas estão presas neste momento de suas vidas, como se um par de anos fosse determinar a sua vida inteira.É por isso que eu achei a cena da líder de torcida maravilhosa, é perfeita, porque na América os momentos mais sexy da vida de todo o mundo se concentra no colegial- a rainha do baile, o capitão do time de futebol. A personagem de Maria Bello diz a Viggo, ou Tom, nunca tiveram uma adolescência juntos, já qu ele chegou á cidade já adulto.Então é como se eles estivessem fabricando um passado juntos.

 

Já que o senhor mencionou essa sequência é interessante notar que todas as cenas de sexo são com um casal , adulto, juntos há vinte anos, e com dois filhos .....

Exatamente! Minha impressão é de que os filmes americanos não tem menor interesse em sexo dentro do matimônio, nem de longe. Sexo entre adolescentes é interessante, entre casal, não. Eu particularmente, acho o contrário, já que estou casado há mais de 30 anos ...(risos) Mas isso é parte da adolescência perpétua que reina neste país .Talvez seja por isso que eu não viva aqui.

 

O senhor já teve a chance de observar a reação de uma platéia americana a esse filme?

Bom, obviamente os jornais já assitiramao ao filme, a me julgar pelas ótimas críticas (risos).Na verdade houve uma sessão aberta, em Pasadena, aqui na Califórnia, e foi perfeita. Na cena de sexo na escada da casa, uma mulher começou a rir histericamente, e não conseguia parar- então a platéia inteira começou a rir dela.Oque arruinou a cena inteira por sinal.Durante o Festival de Toronto, era possível ouvir uma agulha cair no chão nesta mesma cena.Em Cannes foi a mesma coisa.Isso diz muito sobre as pessoas dos EUA, que não consegue lidar com sexo, e algo vergonhoso, motivo de chacota.Essa mulher, eu não faço idéia de qual era a dela.... Talvez ela tenha trasando na escada e não foi muito bom (risos).

 

O senhor ainda gosta de atuar?

Eu não tenho feito muitos trabalhos como de ator ultimamente, mas e algo que gosto de fazer quando tenho mais e tempo, é relaxante

 

E como o senhor foi parar em Jason X ?

(Risos) O diretor, Jim Isaac, foi meu supervisor de efeitos especiais em A Mosca, em eXistenZ. Somos amigos há anos.Jason foi seu primeiro filme como diretor, ele estava rodando em Toronto e me pediu para participar.Fui como um espécie de pedra da sorte, de rede de segurança, algo assim (risos)

 

A quantas anda o projeto London Fields ?

E uma situação complicada. O roteiro está pronto e é muito bom, mas não sei se ele será ou não meu próximo filme.Os produtores  ainda estão levantando o financiamento, de maneira indepedente, vendendo o projeto em cada país, um território de cada vez. Isso pode levar um bom tempo.

 

Qual é a vantagem desse tipo de financiamento ?

Liberdade criativa.Claro, seria muito mais fácil consegir o budget de uma vez só co algum estúdio, mas nada se compensa peder o direito de escolher a versão final de seu filme.Isso não significa que as pessoas não dêem sua opinião, mas os detalhes são discutidos, e não impostos.

 

O senhor assitiu a alguma das continuações de seus longas, como Scanners ou A Mosca ?

Não, Eu nunca tive o menor interesse. E nem de fazer tais filmes. Não consigo enxergar bons motivos para isso.Na verdade, eu ouvi algo sobre uma refilmagem de Viodeodrame. Mas , sinceramente , quem se importa ?

 

Alguns críticos chegarm a dizer que este é seu filme mais comercial.É assim que o senhor enxerga Marcas da Violência?

Bom, vamos descobrir em algumas semanas!(risos).Esse rotulo só funciona quando vem junto um relatório do resultado das bilheterias.A diferença, para mim, é que meu agente já tem recebido mais roteiros para " minha consideração", como eles colocam. Na verdade, Marcas da Violência nem precisa ser um sucesso de público, pois o reconhecimento da crítica, principalmente depois dá ótima recepção em Cannes e em Toronto, já foi o suficiente para me colocar "no radar". É muito estranho como certas coisas funcionam nessa indústria.

 

Palavras de que entedem de cinema sr.David Cronenberg a qual tive o prazer de adquirir o dvd Marcas da Violência me falta assistir o Senhores do Crime a qual tenho certeza que e excelente

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...