Jump to content
Forum Cinema em Cena

Superman - O Homem de Aço 2 (20??)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

independência pra fazer o filme

 

Com um bom 

diálogo prévio, claro, pra não gerar novos problemas.

O problema é que tenho sérias dúvidas sobre a sagacidade de quem dialoga com os diretores na parte criativa da Warner. Há muitas boas escolhas, sim, mas...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas, a partir do filme da Liga da Justiça isso não cola mais...é necessário que o personagem seja aquilo que conhecemos: um herói convicto de suas responsabilidades e poderes, que inspira confiança e esperança e que sabe o valor da vida.

 

Creio que o diretor que entrar, já vai entrar nesse ritmo. Não vejo nem espaço pra ficarem enrolando ainda mais no preparo do Superman.

 

O Super já tem que estar ali e pronto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com um bom 

diálogo prévio, claro, pra não gerar novos problemas.

O problema é que tenho sérias dúvidas sobre a sagacidade de quem dialoga com os diretores na parte criativa da Warner. Há muitas boas escolhas, sim, mas...

 

Acho que o Matt Reeves no Batman vai ter independência (ou certa independência), espero que aqui também role (se contratarem um diretor decente).

 

Warner não tem planejamento da Marvel, então precisa de gente que pense bem nos filmes que estão fazendo, nem que a cronologia fique bagunçada que nem os mutantes da Fox. hehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

nem que a cronologia fique bagunçada que nem os mutantes da Fox

 

Nem brinca  :D

Mas seria efeito colateral possível, apesar de improvável. Digo isso, pois, apesar de

passar a impressão de planejamento aquém na produção executiva, a Warner deve estar bem atenta à cronologia, e erros graves nesse sentido não devem passar. Não podemos confundir o sentido de liberdade neste caso.

Trata-se de universo único, com planos que vão muito além de uma obra. A isenção que Matt Reeves teria cobrado é para evitar intromissões principalmente após as definições. Porém, se não elaborado assim, o roteiro é avaliado em conjunto e precisa estar de acordo com os planos para o DC Films. Do contrário, é um abraço ao Matt, e boa sorte na vida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nem brinca  :D

Mas seria efeito colateral possível, apesar de improvável. Digo isso, pois, apesar de

passar a impressão de planejamento aquém na produção executiva, a Warner deve estar bem atenta à cronologia, e erros graves nesse sentido não devem passar. Não podemos confundir o sentido de liberdade neste caso.

Trata-se de universo único, com planos que vão muito além de uma obra. A isenção que Matt Reeves teria cobrado é para evitar intromissões principalmente após as definições. Porém, se não elaborado assim, o roteiro é avaliado em conjunto e precisa estar de acordo com os planos para o DC Films. Do contrário, é um abraço ao Matt, e boa sorte na vida.

 

fOIwE.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu gosto muito de FIRST CLASS (Melhor filme da nova trilogia mutante disparado) e KINGSMAN. Vaughn está longe de ter o senso estético do Snyder ou mesmo da Jenkins, mas sabe construir bem a narrativa e mergulhar fundo nos universos que se propõe a explorar. Então, acho que seria uma escolha interessante (embora o supersticioso em mim tem trauma com diretores vindo da franquia "X men" mexendo como Super :D )

 

 Quanto ao retorno do "verdadeiro Superman" que a galera pede, eu não me preocuparia quanto a isso, tendo em vista o rumo que MULHER MARAVILHA parece estar tomando, ou seja a "DC mais otimista e esperançosa" que Geoff Johns prometeu parece estar a caminho. Embora, devo acrescentar, não tenho nada contra a versão mais sombria e problematizada que o Snyder apresentou (inclusive, gosto de MOS) pois isso também é Superman, (mesmo o assassinato de Zod aconteceu nas Hqs em circunstâncias bem mais frias) mas não é o Superman que o grande publico e a maioria dos fãs quer ver, creio eu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu problema com Vaugh é que ele tem "aquela coisa". O filme mais "normal" dele é o First Class - que gosto mas não tanto. Vários filmes dá sua carreira tem aquela qualidade modernista quase-Deadpool. Kingsman e Kick-Ass são ótimos por que oferecem esse conceito que faz caricatura do herói pro Vaugh trabalhar, e ele funciona muito bem nisso. Até seu conto de fadas, Stardust, parece ter elementos disso. Aquela visão que não chega a ser totalmente desarmante como Deadpool, mas também não leva a sério próprias convenções.

 

Estava animado para ver ele fazendo Flash Gordon, acho que isso é material perfeito pro Vaughn, uma caricatura de sci-fi? Casamento arranjado! Mas Superman? O clássico do clássico de herói? Você pode desconstrui-lo de forma séria até certo ponto, mas aproxima-lo de uma caricatura já não entra na minha cabeça com facilidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse é um ponto interessante MOZTS. O Vaughn tem mesmo essa tendência a frisar os signos dos gêneros em que trabalha. Mesmo FIRST CLASS tem um pouco disso, ao inserir os clichês dos filmes de espião sessentistas ( Kevin Bacon poderia perfeitamente ter saído de um filme Bond do Sean Connery)

 

Ao mesmo tempo, KINGSMAN e KICK ASS eram filmes muito conscientes dos gêneros onde estavam inseridos. Essa valorização dos signos era claramente proposital

 

Já em FIRST CLASS ele conseguiu trabalhar bem a dinâmica da equipe de um jeito humano que nenhum dos outros filmes dos X Men conseguiu, isso de maneira leve e divertida. Ele ainda paga tributo ao genero super herói ao inserir os uniformes amarelo e azul, mas não caricaturiza os mutantes.

 

Acho que a Warner não tem intenção de desconstruir o Superman. Snyder já fez isso. A galera quer o otimismo. Talvez um cara como o Vaughn, que tem os domínios sob os signos seja o cara certo pra trazer essa leveza do Superman clássico que a galera quer, mas sem fazer com que o filme seja sobre isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não caricaturiza

 

Tenho convicção da ausência de preconceito ao Vaughn quando digo: a caricatura bate forte pra mim em muita cena dele, e, nesse ponto, apenas, suspeito ser fruto mesmo de inabilidade do cara (ou "noção questionável", sei lá...). Enfim, o Kevin Bacon ali, por exemplo, soa pra mim solto, uma peça quase hermética, seja estética ou dramaticamente. E a origem do "problema" pode ser a mesma que deu à luz uns lances mais visuais tipo aquilo lá que ele chamou de Fera.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

inabilidade do cara (ou "noção questionável", sei lá...). Enfim, o Kevin Bacon ali, por exemplo, soa pra mim solto, uma peça quase hermética, seja estética ou dramaticamente. 

 

 Discordo totalmente, PRIMO. Acho que o vilão do filme está extremamente integrado a proposta. De fato, existe um trabalho de signos em torno do personagem do Kevin Bacon. Mas não acredito que tenha nada de inabilidade não. Foi uma decisão totalmente consciente do diretor. Todo o filme é cheio de referências aos anos 60, e aos filmes de espião da época. O Sebastian Shaw do Bacon poderia perfeitamente ter saído de um filme do James Bond estrelado pelo Sean Connery. Está tudo lá, a boate com passagens secretas, a base localizada em um grande submarino, o plano de provocar uma Guerra mundial. Não é por acaso. Ai é mais questão de gosto, mas acho que casou bem com o filme, que mergulhava bastante no clima de Guerra Fria dos Anos 60, mas de uma forma mais lúdica. Da trilogia de época dos X Men, acho que foi o filme que fez o uso mais inteligente da época em que estava inserido.

 

 

deu à luz uns lances mais visuais tipo aquilo lá que ele chamou de Fera.

 

 

 Outra coisa que não me incomodou. De fato, não vejo problema entre o Fera retratado aqui e nos outros filmes em termo de maquiagem. Pelo menos, nada que tenha me chamado a atenção. Embora não entendi a conexão que você fez entre os dois (não :D ) problemas.

 

PRIMO é só com FIRST CLASS ou também tem problemas com outros filmes do cara?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

decisão totalmente consciente do diretor

 

Sim, o cara acha que o 

conceito é bom (eis o "problema") e aplica. Por isso mesmo é que citei isto:

 

(ou "noção questionável", sei lá...)

 

E foi também pra deixar claro que não sei qual processo no Vaughn gera o resultado que me causa estranheza. Veja... pra mim, o diretor pode incluir o Bacon na receita tranquilamente - gosto muito, inclusive :D  -, mas tem que ser bom cozinheiro. Dos pratos que eu provei do cara, a sensação de caricatura está presente com certa frequência. Um meio termo entre o que considero ideal e o cenário lúdico onde uma criança brinca no chão com bonecos. Vaughn é a criança; e personagens como Fera e Shaw, os bonecos. Exagerei, mas foi pra usar o exemplo heheh O lance é que não creio que o modus operandi do cara se encaixe com o Superman. O personagem requer, sim, a substituição dos ingredientes nessa versão, mas o Vaughn precisaria de um rato que saiba puxar cabelos. 

 

Já o Magneto dele eu curti. Talvez pela dedicação maior do roteiro e por ter sido interpretado muito bem. Ele soou muito mais atrelado ao cenário, na maior parte do tempo em que estava em cena. Em resumo: acho o diretor com uma pegada meio lúdica demais, e por conta disso, alguns personagens e abordagens de cena me parecem ocos, apesar de trazerem temas grandiosos em termo de intenção. First class, por exemplo, ganha mais pontos comigo pela proposta do que pela condução. Kingsman, vi metade. Kick ass é intencionalmente bobo, e ali o cara funciona melhor, o que não me surpreende. Mas, enfim... diga o que conseguiu pescar do que eu escrevi e tal, que em seguida tento explicar melhor a minha opinião sobre ele.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 o cenário lúdico onde uma criança brinca no chão com bonecos. 

 

 Mas as vezes isso é muito bom. Ai é questão de gosto, mas acho que funcionou muito bem em FIRST CLASS esse ar lúdico por exemplo deu a FIRST CLASS uma leveza que foi muito bem vinda para a franquia mutante (que vem a ser seu filme mais sóbrio). Acho que ele lida bem com a "brincadeira de bonecos" e os trechos que exigem uma intensidade maior. Mas sei que você não concorda :D

 

 

 

 

 Em resumo: acho o diretor com uma pegada meio lúdica demais,

 

 Isso é verdade. O MOZTS comentou também. Vou dizer que o Vaughn nem é minha opção favorita (questão de superstição. Todos nos lembramos da ultima que um ex diretor da franquia mutante assumiu o Super :D ) e de fato, os seus temores e os do MOZTS não são infundados. Afinal, o Super é cheio de elementos lúdicos que se exagerados podem ficar negativamente cartunescos (pois nem sempre o cartunesco é ruim, vale frisar. Acho que super funciona nos filmes do Vaughn, FIRST CLASS incluso). Por outro lado, essa consciência tão grande que o Vaughn tem dos signos do gênero com que trabalha, e a sua tendência por narrativas leves podem ser justamente o que o Super precisa. Um filme mais "brincadeira de garotos" e menos "épico de subtexto religioso" como é a leitura clássica do Donner, e em um espectro diferente a visão do Snyder.

 

 Na minha opinião, o próximo filme do Super deveria ser algo mais contido e menos grandiloquente, no estilo do que Paul Dini fez com o personagem em "Superman The Animated Series". Foca em Metropolis, e deixemos as ameaças mundiais de lado por um tempo. Pega a esperança localizada ali, naquele "cantinho" do mundo. Trabalhar mais o lado "Clark Kent" do personagem. Bota a galera pra ir beber no bar do Bibbo. Enfim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Na minha opinião, o próximo filme do Super deveria ser algo mais contido e menos grandiloquente, no estilo do que Paul Dini fez com o personagem em "Superman The Animated Series". Foca em Metropolis, e deixemos as ameaças mundiais de lado por um tempo. Pega a esperança localizada ali, naquele "cantinho" do mundo. Trabalhar mais o lado "Clark Kent" do personagem. Bota a galera pra ir beber no bar do Bibbo. Enfim.

 

Em esmagadora maioria dos casos sou a favor disso, "puxar o filme para baixo", salvar o amigo e cidade, ao invés do mundo que na esmagadora maioria dos casos é entorpecente. Poderia fazer uma lista de filmes que seriam "maiores" se fossem "menores", paradoxalmente.

 

Ainda sim, pro Superman, acho necessário agora um senso de reverencia. Heroísmo clássico, sem firulas modernistas que Snyder e Vaughn costumam fazer.

 

Gostaria se o Ron Howard estivesse na conversa.

 

E por que não a Patty Jenkins? O respeito dela pela imagem do Superman é óbvio, e se Wonder Woman for metade do que os trailers indicam, ela pode ser a melhor candidata assim que Wonder Woman sair.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto do estilo dele, que lembra a pegada de MoS mas o "vacilo" com o mais recente gera aquele receio, a confiança ficou abalada. Sobre mulheres e hollywood.. Essas coisas estão mudando. Acho que rolaria, sim

 

O estilo do Snyder é bom, apesar dos problemas de execução. Tem q manter a linha, mas evoluir com o personagem

Link to comment
Share on other sites

  • Big One locked and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...