Jump to content
Forum Cinema em Cena
joao_spider

Superman - O Homem de Aço 2 (20??)

Recommended Posts

Não concordo com nada que o Questão disse, tanto que nem acredito que foi ele que disse isso. :wacko:

Execução é tudo. Não só em filmes, mas em livros, TV, teatro, HQ, videogames e etc.

"Analisar conceitos" pode ser interessante pra quem estuda ou quem faz o produto, mas pro povão que assiste, não. Se não tiver execução boa ou que agrade o gosto, não tem como funcionar.

Eu também não concordo. Podem até ser analisados separadamente, mas um conceito sem uma boa execução, torna o conceito somente "teorizável".

Serei crucificado, mas opinião é opinião...o conceito usado em relação às mães dos heróis (de ambas terem o nome de Martha), em Batman v Superman, PRA MIM, é muito bom. Era algo que eu não tinha me dado conta e que poderia ser muito bem explorado. Mas, a execução não foi boa. O momento psicológico dos personagens na cena não era o ideal ou foi mal preparado, gerando um anti-climáx para muitas pessoas.

Já pensou se, numa cena da Liga, próximo do fim, está o Bruce na fazenda com o Clark comendo uma torta de maçã feita pela Martha e daí, faz o Bruce lembrar de sua mãe (que também se chama Martha) e cria uma conexão a mais entre os dois personagens? Correriam rios de lágrimas nos cinemas...

Galera, acho que fui muito  mal interpretado aqui. Eu não quis colocar conceito vs execução em disputa, ainda mais em detrimento da execução. Se dei a entender isso, dei a entender errado. Concordo com todo mundo quando dizem que a execução é MUITO mais importante que o conceito. Nem tem comparação. É como a velha questão direção vs roteiro, em que a direção é infinitamente superior ao conceito. Concordo que execução ruim ferra conceito bom, e vice versa. Concordo com tudo isso

Mas acho que o publico  esta pré disposto a gostar de determinados conceitos e de outros não. A morte do Zod, por exemplo. Não vejo que o Snyder errou na execução daquela cena em especial ali. Quem não gosta do fato do Superman matar no filme, não gosta que o Superman mate no filme (ou pelo menos quem eu ouço falar disso). Não é pelo jeito que o Snyder filma ou pela montagem da cena, é o Superman matar. E isso é conceito. Pessoalmente, eu acho que no filme funciona, mas muita gente não gostou.

Ou vamos olhar esse tópico mesmo. A maioria (eu incluso) pede sim um diretor que execute melhor o que propõe para a sequência de MOS. Mas também pedem um Superman que traga a "esperança e otimismo de volta", que traga "as cores de volta", e isso não é execução melhor. Isso é conceito.

Mas repetindo, EM MOMENTO NENHUM estou defendendo aqui que o conceito fica acima da execução. Tenho plena consciência que a execução é infinitamente mais importante. Mas dizer que o conceito não interfere na recepção ou construção de expectativa, eu acho um pouco equivocado.

On 03/10/2017 at 3:16 PM, Jailcante said:

O que pesa pra mim, é que cada herói necessita do seu próprio filme. Mesmo sendo universo compartilhado, os filmes são de cada um ali, e assim tem que ter seu próprio tom. 

Os do Super funcionariam melhor num outro tom do que o Snyder impôs, mas isso só minha opinião mesmo. E o Snyder pode ser um idealizador eficiente, e tudo que ele pôs no papel poderia funcionar, mas como realizador, ele capenga muito, aí não se tem muito ideia do se poderia funcionar ali ou não.

Mas graças a Patty Jenkins a DC vai fazer filmes com sua próprias histórias e não um filme ligado a algo maior que nunca acontece. 

12 hours ago, Questão said:

Galera, acho que fui muito  mal interpretado aqui. Eu não quis colocar conceito vs execução em disputa, ainda mais em detrimento da execução. Se dei a entender isso, dei a entender errado. Concordo com todo mundo quando dizem que a execução é MUITO mais importante que o conceito. Nem tem comparação. É como a velha questão direção vs roteiro, em que a direção é infinitamente superior ao conceito. Concordo que execução ruim ferra conceito bom, e vice versa. Concordo com tudo isso

Mas acho que o publico  esta pré disposto a gostar de determinados conceitos e de outros não. A morte do Zod, por exemplo. Não vejo que o Snyder errou na execução daquela cena em especial ali. Quem não gosta do fato do Superman matar no filme, não gosta que o Superman mate no filme (ou pelo menos quem eu ouço falar disso). Não é pelo jeito que o Snyder filma ou pela montagem da cena, é o Superman matar. E isso é conceito. Pessoalmente, eu acho que no filme funciona, mas muita gente não gostou.

Ou vamos olhar esse tópico mesmo. A maioria (eu incluso) pede sim um diretor que execute melhor o que propõe para a sequência de MOS. Mas também pedem um Superman que traga a "esperança e otimismo de volta", que traga "as cores de volta", e isso não é execução melhor. Isso é conceito.

Mas repetindo, EM MOMENTO NENHUM estou defendendo aqui que o conceito fica acima da execução. Tenho plena consciência que a execução é infinitamente mais importante. Mas dizer que o conceito não interfere na recepção ou construção de expectativa, eu acho um pouco equivocado.

Eu concordo em partes com você QUESTÃO.

Concordo que há a relação do espectador sobre um determinado conceito, mas, mesmo assim, a execução pode amenizar isso ou ajudar o espectador a comprar a idéia.

Seguindo o exemplo do "Superman mata", mesmo esse conceito poderia ter sido trabalhado de outra forma, porque, o conceito que o Snyder quis passar não era o de que o Superman mata. Esse não era o conceito, a meu ver. O conceito era de que, mesmo um herói visto como um Deus, como um ser à parte de nosso mundo (a abordagem tentar mostrar o lado alienigena do personagem), também possui falhas e características humanas de ter que aprender a lidar com problemas extremos e sofrer as consequências disso (visto em BvS).

Então, se as pessoas compraram um conceito que dizia "Superman mata", ou compraram errado (baseado no que elas quiseram interpretar) ou a execução não possibilitou apresentar o conceito de forma clara.

Pega um exemplo: Na série Smallville, todo episodio terminava praticamente com a morte de um vilão. Mas, a execução era de feita de uma forma que você não atribuía ao Clark o peso da morte do vilão e sim pra suas ações. Daria pra dizer que indiretamente o Clark matava? Sim, daria. Nesse caso, poderia dizer que ele matou antes mesmo de se tornar o Superman?

Resumindo, conceito pra ser concreto precisa de execução, senão é apenas uma teoria a ser debatida infinitamente.

11 hours ago, Big One said:

Mas graças a Patty Jenkins a DC vai fazer filmes com sua próprias histórias e não um filme ligado a algo maior que nunca acontece. 

Essa ligação com um mundo maior pode ser feito numa cena pós-créditos, ou numa cena (pequena) ou uma fala aqui ou ali. O importante é o filme/personagem co-existir no seu próprio universo.

34 minutes ago, Cir-El said:

Seguindo o exemplo do "Superman mata", mesmo esse conceito poderia ter sido trabalhado de outra forma

Se bem que ali é muito mais Superman matou do que Superman mata. Mas concordo aqui e vou arriscar ir além: outro pontos de um filme, aparentemente não relacionáveis ao conceito em pauta, contribuem para a percepção do espectador e consequentes absorção e aceitação, até mesmo em uma avaliação que passa do limite diegético. Nesse caso, até mesmo o respaldo que o diretor ganha no decorrer do próprio filme.

Exemplo: quando David Ayer mostrou inabilidade em pontos básicos de "Suicide squad", minha recepção a outros conceitos já era maculada. Não muito, mas na soma de muitos elementos, o repasse da mensagem é comprometido. O mesmo ocorre com a fotografia de um longa etc. Não estou resumindo o assunto e minha opinião a esses pontos, mas jogo holofote aqui à abrangência do tema, que inclui minúcias que tornam relativo o impacto do conceito por si só.