Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

Duvido que o júri vá lembrar desse filme.

Só coloquei como possibilidade do Grand Prix pela temática política extremamente atual - e Moretti, politizado como é, pode querer prestigiá-lo.

As coisas já mudam nas categorias de atuação. Posso tá muito enganado, mas tenho reparado nos últimos anos que o júri sempre opta por atores em filmes bastante cotados para a Palma.

Vai que resolvem premiar Holy Motors, a sensação da edição, na categoria? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o México segue dominando em Cannes.

 

Depois da vitória na Semana da Crítica de Aqui y Alla, de Antonio Mendez Esparza, Después de Lucia, de Michel Franco, triunfa na Mostra Um Certo Olhar. Carlos Reygadas irá garantir um clean sweep mexicano com a Palma de Ouro?


OS VENCEDORES DA MOSTRA UM CERTO OLHAR<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Melhor filme: "Después de Lucia", de Michel Franco
Melhor atriz: Emilie Dequenne ("À Perdre La Raison")
Melhor atriz: Suzanne Clément ("Laurence Anyways")
Prêmio especial do júri: "La Grand Soir", de Gustave Kervern e Benoît Delépine
Menção honrosa: "Djeca", de Aida Begic[/quote']


 

Segundo a imprensa internacional, o Presidente do Júri, Tim Roth, havia decidido antecipadamente não conceder empates em nenhuma categoria. Impressionados com as atuações de duas atrizes, o júri resolveu extinguir a categoria de Melhor Ator. A ironia é que havia uma grande expectativa pela atuação de Melvil Poupaud, praticamente esquecido nas críticas que exaltam sua colega Suzanne Clément em Laurence Anyways.
Ronny2012-05-26 16:54:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
(Edith Scob fechando minha lista é tapa-buraco total).

 

Acho que Margarethe Tiesel caberia melhor nesta quinta vaga. O filme do qual é protagonista, Paradise: Love, não agradou aos críticos, mas sua performance foi muito elogiada.

 

Minhas previsões são as seguintes:

 

Palma de Ouro: Holy Motors (Leos Carax)

Grande Prêmio do Júri: Love (Michael Haneke)

Prêmio de Direção: Beyond the Hills (Cristian Mungiu)

Prêmio do Júri: In the Fog (Sergei Loznitsa) e Moonrise Kingdom (Wes Anderson)

Prêmio de Interpretação Masculina: Mads Mikkelsen, The Hunt

Prêmio de Interpretação Feminina: Marion Cotillard, Rust and Bone

Prêmio de Roteiro: Reality (Matteo Garrone)

Prêmio Especial: You Ain't Seen Nothin' Yet (Alain Resnais)
Oberon2012-05-26 22:16:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thico concordo quanto ao filem do Mungiu, mas o Resnais já recebeu o prêmio especial de carreira em 2010, com Ervas Daninhas em competição... Talvez um empate, como no ano passado...

 

 

 

Já o prêmio do juri foi um chute, muito influenciado por Polisse, que no ano passado venceu mesmo com a recepção mista.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, mais ou menos...

 

 

 

Article 8

 

FEATURES in COMPETITION

 

 

 

The Jury for the feature films in competition is obliged to award:

 

The Palme d'Or;

 

The Grand Prix;

 

The award for the Best Director;

 

The Jury Prize;

 

The award for the Best Screenplay;

 

The award for the Best Actress;

 

The award for the Best Actor.

 

 

 

The prize list must not contain more than one joint award. The Palme d'Or can never be awarded jointly. No film can receive more than one award. However, the award for the Best Screenplay and the Jury Prize can be combined with a Best Performance award, on special dispensation of the Festival's President.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Credo, que estranho... Os dois empates na década de 90 devem ter chateado   .

 

 

 

Agora pra quem ainda não viu Footnote (melhor roteiro de cannes, ano passado, além de ter sido indicado pra filme estrangeiro no Oscar), e mora em uma capital, olha uma boa notícia:

 

http://www.culturajudaica.org.br/754/footnote

 

 

 

Diz que vai ser a pré-estreia nacional! Mas como ainda não consta no calendário de futuras estreias, nunca se sabe...

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As regras foram reformuladas pra esta edição.

Até ano passado, por exemplo, um filme podia levar a Palma de Ouro e Direção + outro premio. Agora não pode mais.

 

Mas acho que é isso mesmo: Não pode haver mais empate nas categorias tidas como principais, Palma e Direção. O resto ainda pode.

 

_______

 

Segundo o jornalista frances Michel Reilhac, ainda permanecem em Cannes para a premiação (que ocorre em duas horas):

Matteo Garrone (REALITY)

As atrizes de Christian Mungiu (BEYOND THE HILLS)

Margarete Tiesel (protagonista de PARADISE: LIEBE)

Carlos Reygadas (POST TENEBRAS LUX)

 

Plus:

- Há fortes rumores de que Nanni Moretti D-E-T-E-S-T-O-U HOLY MOTORS e não irá conceder nenhum prêmio ao filme

- Michael Haneke e Christian Mungiu deixaram Cannes ontem.

- Marion Cotillard, que estava em NY, foi chamada de volta à Croisette. Mas todos duvidam que ela seja premiada. "Segundo fontes seguras, ela sequer foi considerada pelo júri", afirmou o jornalista Jon Frosch. Ronny2012-05-27 16:39:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeira pessoa a pisar no tarpete vermelho, já concedendo entrevista: Matteo Garrone.

 

 

 

Obs: "Quem pisa no red carpet, não sai sem prêmios. Essa é a máxima", afirmou Marcelo Miranda em seu twitter.

 

 

 

___

 

 

 

Trintignant, Riva, Haneke, Lavant, Carax, Cotillard. Nenhum presente para a premiação. Moretti, não faça merda!!Ronny2012-05-27 13:08:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CANNES

 

 

Palme d’Or:
AMOUR (LOVE) – Michael HANEKE

Grand Prix:
REALITY – Matteo GARRONE

Prix de la Mise en Scene (best director):
Director: POST TENEBRAS LUX by Carlos Reygadas

Prix d’interpretation feminine (best actress):
Cristina Flutur & Cosmina Stratan DUPÃ DEALURI (AU-DELA DES COLLINES/BEYOND THE HILLS)

Prix d’interpretation masculine (best actor):
Mads Mikkelsen JAGTEN (LA CHASSE/THE HUNT) (- Thomas VINTERBERG)

Prix du Scenario (best screenplay):
Cristian Mungiu – DUPÃ DEALURI (AU-DELA DES COLLINES/BEYOND THE HILLS)

Camera d’Or (best first feature):
BEASTS OF THE SOUTHERN WILD by Benh Zeitlin

Prix du Jury (jury prize):
Ken Loach for THE ANGELS’ SHARE

Palme d’Or (short film):
SESSIZ-BE DENG (SILENCIEUX/SILENT) – L.Rezan YESILBAS

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sergei Loznitsa, David Cronenberg, Leos Carax, Jacques Audiard. Diretores que chacoalharam o Festival de Cannes este ano. Mexeram com ânimos e aguçaram percepções. Todos sairam com absolutamente NADA de prêmio.

 

Eu espero sinceramente que isto não reflita o engessamento do júri. Eu tenho essa visão de Cannes como um veiculo impulsionador de filmes desafiadores e de alguma forma "quentes". E por achismo e feeling, o júri deste ano parece ter tomado vias fáceis. Não que Haneke não seja louvável, não que ele não tenha exaltado público e crítica. Mas seu cinema já foi premiado há 3 anos. AMOUR é tão absoluto assim?

Uma coisa é certa: Haneke sai da Croisette direto para o Oscar. E isso vai ser lindo de fato.

 

E dois prêmios pra BEYOND THE HILLS? Pq diabos não premiar Cotillard ou Nicole? AI AI AI

A imprensa francesa tá em polvorosa com o júri, criticando a falta de ousadia de Moretti ao esnobar os grandes agitadores desta edição. (Não reclamam especificamente da vitória de Haneke, mas sim todas as outras categorias)

 

ENFIM!!

 

Obs: Novamente Audiard leva na cara por Haneke. 06
Ronny2012-05-27 16:17:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nem me arrisco a questionar um juri sem ter visto, então tá bom. O que eu observo é:

 

 

 

-Carlos Reygadas vai ganhar a Palma de Ouro no próximo filme, do jeito que as coisas vão;

 

 

 

-Gong Li ainda é linda!

 

 

 

-Tô doido pra ver o filme que ganhou a Camera D'or, que no final das contas foi o filme mais premiado de Cannes;

 

 

 

-Haneke batendo Audiard, pelo menos por três anos atrás, tá bom, ainda que não goste de nenhum dos dois filmes campeões de 2009.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como de praxe, o Júri concedeu uma coletiva após a cerimônia. Das declarações e impressões dos jornalistas:

 

1. Moretti declarou que nenhum prêmio foi concedido por unanimidade. É consenso dos jornalistas a forte impressão de que Moretti presidiu o júri com mão de ferro. Não havia sinais claros de desarmonia, mas o clima definitivamente não estava tão gentil como nas últimas edições, presididas por Robert De Niro e Tim Burton (considerado por todos melhor presidente que Moretti). Nada que se comparasse, no entanto, à clara tirania com que Isabelle Huppert presidiu o júri em 2009.

 

 

2. Verborrágico e sem papas na língua, Moretti criticou "vários" cineastas da competição mais preocupados com estilo do que com construção de personagem.

 

 

3. Segundo o presidente do júri, três filmes despertaram amor e ódio nos membros, o que gerou forte debate: HOLY MOTORS, PARADISE: LIEBE e POST TENEBRAS LUX. O racha, portanto, anulou a possibilidade de prêmio para os dois primeiros filmes, já que a segunda opção de todos foi mais consensual.

 

 

4. Carlos Reygadas deve o prêmio de direçao a Andrea Arnold e Raoul Peck. Moretti declarou que os dois jurados defenderam o prêmio para o mexicano com unhas e dentes, enquanto "os demais acharam seu filme impenetrável".

 

 

5. AMOUR não foi o filme preferido de Moretti, que só concordou em lhe conceder a Palma pelo trabalho de Trintignant e Riva, como deixou especificado em seu discurso na premiação, e porque todo o restante do júri tinha o filme em alta consideração.

 

 

6. RUMOR MALDOSO: Diane Kruger no passado foi casada com Guillaume Canet. Pouco depois de deixá-la, o astro francês engatou um relacionamento com Marion Cotillard, que dura até hoje. Enough said. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahahahaha. Momentos Caras. hahahahahaha

 

 

 

Sobre os filmes "ame ou odeie", fica meio claro que se os dois primeiros citados não conseguiram a consideração, muito deve se dever por conta do Moretti, que pela fofoca anterior não curtiu o Leos Carax.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

06

 

Moretti com certeza deve ter estado no time anti-Carax - e o fato do filme ter saído sem nada mostra sua força. E sua crítica "diretores que se preocupam com estilo e negligenciam o personagem" pareceu bastante direta ao realizador francês. (mais rumores, anyway)
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...