Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sergio, dá pra ver cada uma de perto neste link: 

 

http://oscar.go.com/photos/themed-galleries/special/oscars-best-pictures-tribute/media/1_45-copy

 

Aquela raquete de The Apartment sempre me faz rir...

 

 

A de 2001 tem a ver com a esquizofrenia do Nash, não? A de Crash acho que é a estátua negra. :wacko:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Genial os Oscars personalizados com os filmes. Como seria a estatueta do Argo? A do Lincoln seria óbvia! 

2) Riva se torna uma ameaça, o que transforma melhor atriz em mais uma imprevisível categoria. Mas, lembremos que Riva não foi indicada ao premio do Sindicato, o que lhe tira quase que absolutamente a chance de vencer. A última vez aconteceu com Gay Harden, em 2001. Logo, aposto em Lawrence ainda, afinal, além do fato de o Oscar gostar de premiar jovens atrizes 

3) Ator C. está um mistério. Waltz venceu o BAFTA, mas não foi indicado ao sindicato de atores (mesmo cenário da Riva), logo, o favorito se torna aquele que levou o sindicato de atores: Lee Jones. Mas é uma categoria absolutamente aberta. TODOS tem reais chances de vitória.

4)Interessante esse comentário de que estamos sem parâmetro para melhor diretor, afinal, Affleck levou tudo. Acho uma categoria um tanto aberta tb, mas o favorito seguro é Spielberg, com possibilidade de Lee ou até Haneke.

 

5)Consigo ver o cenário de Lincoln levando só melhor ator também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu, Stradi!

 

Se fosse d` "O homem que não estava lá" seria perfeito.

 

  :)

 

Hehe... Por mim podia ser até o Oscar travestido de um Tenenbaum que já seria bem melhor...

E em 2005, um cowboy.  :(

 

 

Agora que já se passou algum tempo que vi Lincoln, posso dizer com mais propriedade que realmente não me impressionou. Sim, existem sequências geniais, dignas do maestro que o Spielberg é, mas elas estão perdidas em um índice de lipídios alto demais para um organismo saudável. Sou daqueles que consideram as "lipases"  um dos melhores artifícios que um diretor pode utilizar, vide um Fritz Lang da vida que em uma pequena sequência de cenas conseguia contar tudo o que era necessário ao espectador. Já o Spielberg não só sucumbiu ao "overdidatismo", mas também pecou nos clímaxes, como a farofa na cena de votação da Emenda. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sò para esclarecer, não acho que precise ser americano para gostar de Lincoln. Só acho que se você for americano, se identificará melhor com a história.

 

Assim como, mal comparando, brasileiros se identificam mais com Lula-O filho do Brasil, 2 filhos de francisco e Olga.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Patético mesmo a cara do O.Russel,mas mais patético ainda é ficar metendo o pau no cara por causa disso (não que alguém daqui esteja fazendo isso...)

Tiago eu não to metendo o pau no cara só não concordo com a atitude dele, em nenhum momento falei que isso era coisa de mau carater ou algo do genero, apenas não concordo com a atitude. Acho ele um ótimo diretor e por isso mesmo ele não precisa disso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Algoritmo pra saber se Argo vai ganhar o Oscar.

 

1-verifique se Argo levou roteiro e montagem. Se sim, vá para 2, caso contrário vá para 3.

2-verifique se Argo levou algum Oscar além desses dois, antes de melhor filme. Se sim, vá para 5, caso contrário vá para 4.

3-verifique se Argo levou Ator Coadjuvante e Roteiro, ou ao menos 3 Oscars. Se sim vá para 4, caso contrário vá para 6.

4-Verifique se Lincoln levou Ator e Diretor. Se sim, vá para 7, caso contrário, vá para 5.

5-Argo vai ganhar o Oscar de melhor filme. fim.

6-Argo não vai ganhar o Oscar de melhor filme. fim.

7-Disputa pau a pau Argo vs Lincoln. Emoção total!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sync, eu entendo perfeitamente o que você está defendendo. O roteiro tem diálogos cravejado de informações históricas que um não americano jamais chegou perto. Vários nomes de parlamentares, de precedentes judiciais, de lugares de batalha.... Que brasileiro está familiarizado com isso? Nem da Batalha do Itororó nós estamos. É quase truísmo dizer que um americano se identificará mais. 

 

Eu não gosto de "Lincoln", Stradivarius, por outros motivos. Acho-o muito solene, formal até, mas principalmente santificante. O Presidente fala: todo mundo faz silêncio e balança a cabeça positivamente. Todos riem da sua verve. Há sempre uma luz especial por detrás do DDL. Um verdadeiro "Mensalão" correndo solto e a entourage  o trata como Jesus encarnado (parece até coisa de partido brasileiro).... E a cena do quarto?  Quase o descenso da cruz. Não dá pra mim.

 

Quem tem contato com política sabe muito bem que o que mais existe é fogo-amigo. Assessor que fala mal. Assessor que planta intriga. O injustiçado "The Ides of March" mostra isso à perfeição. Os personagens que confrontam intelectualmente o décimo sexto presidente, para mim, foram os mais reais do filme, aqueles defendidos com garbo por Hal Holbrook e Sally Field.

 

Gostei do Tommy Lee Jones também, mas perto da atuação do Waltz e, principalmente, do genial Philip Seymour Hoffman...Não merece Oscar nenhum. 

 

Acho muito plausível que o filme acabe só levando Ator.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que tem me preocupado mais é: quem ganha Melhor Diretor?

 

  • Tirando Zeitlin, acredito que todos tenham uma chance razoável.
  • Creio que o filme de O. Russell não tenha forças suficientes para abocanhar essa categoria. Seria estranho um filme ganhar o Oscar de Melhor diretor apenas, ou com mais outra categoria (até porquê, não é favorito a Melhor Filme). Ficaria como? Melhor Diretor e Melhor Atriz? Ou ator coadjuvante? Estranho, mas não impossível.
  • Haneke? Pode surpreender, mas não creio que muita gente tenha visto o filme.
  • Ang Lee. As Aventuras de Pi parecem ter perdido muito fôlego. Provavelmente vencerá apenas nas categorias técnicas (incluindo a fotografia CGI, que tenho vontade de vomitar cada vez que vejo a indicação).
  • Steven Spielberg. Querido, extremamente competente e de volta à boa forma (na opinião geral, não a minha). Ainda acho que seja o provável vencedor. Mas premiá-lo por um filme que, relativamente, empalidece diante de sua filmografia? Ou apenas uma última oportunidade de coroá-lo permanentemente? Se vencer, apesar da força de Argo na categoria principal, não descartem a força do próprio Lincoln. O filme me cheira a um "sleeper agent", esperando a hora certa para dar o bote.

Sim, Apollo 13 2: A Missão. Nesse raciocínio, aposto ainda no Oscar de montagem para Argo, além do provável roteiro adaptado (apesar de as palavras de Kushner terem uma qualidade indiscutível, e não descataria sua vitória). Ainda sobre o roteiro, pode servir de consolação para Silver Linings Playbook (alguém me explica esse título?).

 

Em resumo, Lincoln (com direito a entrada direta no panteão dos esquecidos com Out of Africa e Shakespeare Apaixonado).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se a Academia funcionasse como uma massa "política", o melhor jeito de sair ileso de críticas e tiroteios seria dando o Oscar ao Haneke. Pensem bem, o prêmio já seria no final da cerimônia, ninguém do ramo falaria que foi injusto, e outros prêmios provavelmente vão "recompensar" a audiência (que provavelmente será grande, justamente porque tem este mistério no ar).

Isso provavelmente significaria também a derrota da Riva pra JLaw, mas já não seria uma surpresa, afinal todos os realistas apostam nisso.

 

Sei lá, se realmente é voto a voto, acho difícil dar Haneke, mas seria o resultado mais coeso com a situação que temos na frente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tiago eu não to metendo o pau no cara só não concordo com a atitude dele, em nenhum momento falei que isso era coisa de mau carater ou algo do genero, apenas não concordo com a atitude. Acho ele um ótimo diretor e por isso mesmo ele não precisa disso.

Concordo com você,é que vi muita gente por ai (não nesse fórum),xingando o cara e todo seu trabalho por causa de uma careta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Awards Circuit também divulgou como 6 membros da Academia vão votar:

 

http://www.awardscircuit.com/2013/02/13/oscar-predictions-state-of-the-race-and-peaking-at-oscar-ballots/#more-44174

 

Com mais os votos dos 3 membros divulgados no link acima do Stradivarius, temos um total dos votos de 9 membros nas categorias principais. Lógico, ainda é um número pequeno no total da academia, mas já dá pra fazermos uma projeção de como as coisas se encaminham.... E a grande surpresa é "O Lado Bom da Vida". 

 

Filme:

Lado Bom da Vida - 4 votos

Argo - 1 voto

As Aventuras de Pi - 1 voto

Django Livre - 1 voto

A Hora Mais Escura - 1 voto

Comentário: Será que na noite do Oscar, SLP vai surpreender e bater o Argo? E Lincoln? (não foi citado por ninguém)

 

Direção:

David O. Russell - 5 votos

Ang Lee - 1 voto

Steven Spielberg - 1 voto

Benh Zeitlin - 1 voto

Michael Haneke - 1 voto

Comentário: ao que tudo indica, Spielberg não tá com essa bola toda não; David O. Russelll pode surpreender

 

Ator:

Daniel Day-Lewis - 4 votos

Bradley Cooper - 4 votos

Joaquin Phoenix -1 voto

Comentário: O Daniel Day-Lewis não é tão certo assim não como todos pensávamos. E se alguém pode tirar esse Oscar dele é o Cooper.

 

Atriz:

Jennifer Lawrence - 7 votos

Emmanuelle Riva - 1 voto

Jessica Chastain - 1 voto

Comentário: A JL já pode ir preparando um lugar na estante pro Oscar

 

Ator coadjuvante:

Robert DeNiro - 5 votos

Christopher Waltz - 2 votos

Philip Seymour Hoffman - 1 voto

Alan Arkin - 1 voto

Comentário: Cadê o Tommy Lee Jones? RDN vem com toda força

 

Atriz coadjuvante

Jackie Weaver - 4 votos

Anne Hathaway - 2 votos

Sally Field - 2 votos

Amy Adams - 1 voto

Comentário: Para quem achava que a Anne Hathaway ganhava fácil.

 

Roteiro original

Django Livre - 3 votos

Amor - 2 votos

Moorise Kingdom - 2 votos

A Hora Mais Escura - 1 voto

O Vôo - 1 voto

Comentário: possivelmente a categoria mais concorrida da noite. Qualquer um pode levar

 

Roteiro adaptado

O Lado Bom da Vida - 6 votos

Argo - 1 voto

Lincoln - 1 voto

Indomável Sonhadora - 1 voto

Comentário: alguém ainda duvida da força de SLP???

 

Ou seja, SLP vem com tudo e pode ganhar tudo: filme, direção, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e roteiro adaptado. E ainda podendo levar ator. Preparem-se para uma virada histórica... Esse tal Harvey Weinstein entende mesmo do jogo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só acredito vendo. 9 pessoas é uma amostra muito pequena, e é de pessoas que por preferirem SLP estão votando no filme em muitas categorias.

 

Isso confirma minha teoria que as pessoas que votam em um filme como melhor filme, votam nele em muitas categorias. Por isso acho que Argo leva edição de som, pois não tem um concorrente forte como Os Miseráveis em Mixagem de Som e As Aventuras de Pi em Trilha Sonora.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...