Jump to content
Forum Cinema em Cena

M. Night Shyamalan


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de M. Night Shyamalan?  

76 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de M. Night Shyamalan?

    • O Sexto Sentido
      73
    • Corpo Fechado
      40
    • Sinais
      21
    • A Vila
      59
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

Por que O Sexto Sentido é formulaico' date=' na sua opinião? [/quote']

A estrutura narrativa dele é idêntica a de Psicose... O mcguffin, as pistas para o final surpresa, enfim... Nada em O Sexto Sentido é original. A simplicidade com que Shyamalan conduz a coisa é que caiu no gosto do público. Felizmente ele amadureceu seu toque e tivemos o ápice disso em A Vila...

O Sexto Sentido é fantástico, mas é a receita de bolo que Hitchcock já havia nos ensinado há 40 anos... Quando o revemos, sobra somente aquela impressão 'uau, como não percebi que o final era esse?' Não existem mais leituras, sejam de ordem temática (como em Sinais ou A Vila), seja de linguagem cinematográfica... Pistas claras por todo o filme, coisa que Shyamalan evitou repetir nos filmes seguintes... Quando Willis leva o tiro no início do filme é como quando os monstros aparecem no início de A Vila: vc sabe que aquilo será retomado novamente em algum ponto. A diferença é que em O Sexto Sentido isso é o cerne, já em A Vila, não...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Por que O Sexto Sentido é formulaico' date=' na sua opinião? [/quote']

A estrutura narrativa dele é idêntica a de Psicose... O mcguffin, as pistas para o final surpresa, enfim... Nada em O Sexto Sentido é original. A simplicidade com que Shyamalan conduz a coisa é que caiu no gosto do público. Felizmente ele amadureceu seu toque e tivemos o ápice disso em A Vila...

O Sexto Sentido é fantástico, mas é a receita de bolo que Hitchcock já havia nos ensinado há 40 anos... Quando o revemos, sobra somente aquela impressão 'uau, como não percebi que o final era esse?' Não existem mais leituras, sejam de ordem temática (como em Sinais ou A Vila), seja de linguagem cinematográfica... Pistas claras por todo o filme, coisa que Shyamalan evitou repetir nos filmes seguintes... Quando Willis leva o tiro no início do filme é como quando os monstros aparecem no início de A Vila: vc sabe que aquilo será retomado novamente em algum ponto. A diferença é que em O Sexto Sentido isso é o cerne, já em A Vila, não...

 

 

Obrigado por partilhar seu ponto de vista.

 

De certo modo, até concordo. Se observado mais atentamente, de fato não é exatamente um poço de arroubos inovadores (quem tem maior histórico de filmes vistos provavelmente terá menos chances de se surpreeender). Entretanto, acho que tudo isso não anula a maestria com que o filme foi concebido, e seu impacto permanece forte e suas qualidades, resistentes - o que denota o sucesso de Shyamalan ao juntar todos esses elementos cinematográficos já preexistentes. Olho para O6S, e o que vejo? Atuações esplêndidas de todo o elenco, dando vida a uma história simples e eficaz - mesmo que montada em cima de um truque, de qualquer maneira marcante - contada por meio de uma narrativa absorvente ilustrada por um estilo visual igualmente atraente. Para mim, são ingredientes perfeitos para uma grande obra.

 

Não que as produções seguintes dele se ressintam desses elementos de uma ou outra maneira, mas acho que elas têm as mesmas qualidades, talvez em um grau não tão alto. Em suma: o caráter mais tradicionalista da estrutura de O6S, enriquecida por todos os prós listados acima, me marcou mais como admirador de cinema mais do que a riqueza de temáticas subjacentes testemunhadas em Corpo Fechado ou Sinais. Não que seja algo que tenha maior valor...

 

Bem, para justificar essa opinião muito pessoal teria de analisar uma a uma, e aí já é outra história (embora tenha tentado fazer isso aqui).

Agora basta esperar e ver como A Dama vai se encaixar na filmografia do menino.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A dama na agua eh que nao eh.... Jah vi o filme e adorei certas coisas nele, outras nem tanto!

Partilho de uma adoracaum por A vila porque eh um drama muito bom!

O sexto sentido soh vi uma vez, mas eh um filme inesquecivel. Acho que qnd reve-lo vou gostar mais ainda....

Corpo tb soh vi uma vez... Jah Sinais, a segunda vez foi decadente para mim, tinha ateh gostado no cinema, mas em termos de suspense nao eh mais a mesma coisa depois...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De certo modo' date=' até concordo. Se observado mais atentamente, de fato não é exatamente um poço de arroubos inovadores (quem tem maior histórico de filmes vistos provavelmente terá menos chances de se surpreeender).[/quote']

Esta é a parte que o torna formulaico...

Entretanto' date=' acho que tudo isso não anula a maestria com que o filme foi concebido, e seu impacto permanece forte e suas qualidades, resistentes - o que denota o sucesso de Shyamalan ao juntar todos esses elementos cinematográficos já preexistentes. Olho para O6S, e o que vejo? Atuações esplêndidas de todo o elenco, dando vida a uma história simples e eficaz - mesmo que montada em cima de um truque, de qualquer maneira marcante - contada por meio de uma narrativa absorvente ilustrada por um estilo visual igualmente atraente. Para mim, são ingredientes perfeitos para uma grande obra.
[/quote']

Não o anula de forma alguma, mas o deixa em desvantagem se comparado aos filmes que Shy fez depois... Em todos os outros filmes de Shy temos atuações explêndidas, uma narrativa interessante, um visual atraente... O que muda? Nos filmes seguintes, Shy além de se utilizar desses expedientes quis te passar alguma coisa ao contrário de O Sexto Sentido em que temos apenas uma estrutura narrativa que nos manipula e que nos empurra pra fora do cinema dizendo 'uau'... É fantástico, mas se comparado aos outros, sai perdendo. Por que? Pq nos outros vc sai do cinema DISCUTINDO o filme, PENSANDO o filme, REFLETINDO sobre aquilo que o cineasta quis passar e não sobre o final surpresa que surpreendeu todo mundo.

Esses dias conversando com um amigo do trabalho, ele comentou que viu Sinais pela primeira vez há pouco tempo. Disse que o filme mexeu com ele de tal forma que virou uma experiência única e o cara que até então babava por Sexto Sentido nem quer mais saber do filme do menino que vê gente morta.

Desde 2000 venho acompanhando essas ocorrências e fico pensando: pq O Sexto Sentido está conquistando cada vez menos espaço entre os viewers que GOSTAM de cinema (e não aqueles que vão ao cinema no sabadão para um programa básico)? E foi aí que comecei a rever O Sexto Sentido diversas vezes e cheguei a uma conclusão: o primeiro sucesso de Night é excepcional, mas falta-lhe o conteúdo pessoal que tem abundantemente em seus outros filmes. Ele funciona extremamente bem, mas se comparado aos outros, ele fica apagado.

Ainda ontem, no tópico de A Vila, discutindo com o Deadman, apontei a ele uma situação em O Sexto Sentido que caracteriza uma postura de auto-indulgência de Shyamalan ao conduzir sua história, coisa que o Deadman estava criticando existir em A Vila. A resposta? O Deadman não se lembrava de tal situação exposta por mim, mesmo já tendo visto o filme cinco vezes...

Trata-se de deixar as paixões de lado. Amo Psicose, foi o primeiro Hitch que assisti e marcou minha vida de cinéfilo... Mas Vertigo é um filme MUITO, MUITO, MUITÍSSIMO melhor e muito mais difícil de se gostar. Se deixarmos o fãzóidismo de lado, poderemos perceber coisas inimagináveis... Basta querer.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É incrível a diferença entre "O sexto sentido" para o resto dos filme deles...

Quer dizer,parece que ele "aprendeu com o erro dele" e descobriu que o filme dele é aquele filme que se vê no máximo 2 vezes,uma para ver mesmo e outra para ver as pistas....nada além disso.....

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Algum usuário chamou a atenção para várias cenas no novo filme do Shyamalan, "A Dama na Água", que continham reflexos, esta semana revi o filme "Corpo Fechado", e nos extras é dito também sobre o uso de reflexos.

 

No filme "Corpo Fechado", há o reflexo do personagem do ator "Samuel L. Jackson", quando criança, numa televisão desligada, no filme "Sinais", também há uma cena no final do filme, onde o personagem do "Mel Gibson" percebe o alienigena na sua sala, atravéz da reflexo de uma televisão desligada, já no filme "A Vila", aparece o reflexo do próprio Shyamalan no final do filme, no vidro da porta onde eram guardados os suprimentos médicos. No filme "Sexto-Sentido" eu não me lembro se há, mas achei curiosa esta observação e notei mais tarde que na maioria dos filmes dele há este recurso.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Shyamalan é um dos meus diretores favoritos na atualidade...gostei de todos os filmes que dele que eu assisti...

Sexto Sentido - Ótimo filme, surpriendente. Talvez nenhum de seus filmes alcance o sucesso que este fez... muita gente deve achar que ele é diretor de um único filme bom.

Corpo Fechado - Bom filme. Com um toque mais pessoal dele. Gosto de histórias em quadrinhos e acho a história ótima.

Sinais - Gosto muito desse filme. Acho ele ótimo.... me marcou muito na época que eu vi ele... gosto muito da forma que a história é contada. Meu preferido.

A Vila - A direção dele está muito mais madura.... apesar de ser detestado pela maioria do grande público, eu adorei o filme e sempre o defendo.

Olhos Abertos - Legal esse filme. Uma comédia com toques dramáticos muito bacana.

Agora é só esperar para ver A Dama Na Água.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dentre os fracassos, nenhum supera A Dama na Água, que estreou em terceiro semana passada e caiu para sétimo agora, com parcos US$ 33 milhões, debaixo da pancadaria da crítica americana (no fim de semana, foram apenas US$ 7 milhões). O filme complica a carreira de M. Night Shyamalan, diretor, roteirista e produtor, que vem de outro fracasso, A Vila, e de uma briga comprada com a Disney (mudou-se ruidosamente para a Warner). Analistas acreditam que ele vá ter problemas para conseguir financiamento para seus próximos filmes e terá de voltar ao esquema dos estúdios como empregado.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Dentre os fracassos' date=' nenhum supera A Dama na Água, que estreou em terceiro semana passada e caiu para sétimo agora, com parcos US$ 33 milhões, debaixo da pancadaria da crítica americana (no fim de semana, foram apenas US$ 7 milhões). O filme complica a carreira de M. Night Shyamalan, diretor, roteirista e produtor, que vem de outro fracasso, A Vila, e de uma briga comprada com a Disney (mudou-se ruidosamente para a Warner). Analistas acreditam que ele vá ter problemas para conseguir financiamento para seus próximos filmes e terá de voltar ao esquema dos estúdios como empregado.

[/quote']

 

Assisti A Dama na Água e é um filme extremamente difícil de acompanhar, não é pro grande público de jeito nenhum. Achar que faria muitos milhões de dólares e ficar observando a bilheteria não deveria sequer uma idéia, uma vez que esse é sem dúvida (em minha opinião) o filme mais complexo de sua carreira.

 

Lady in the Water é muito diferente em alguns aspectos dos seus trabalhos anteriores...nos outros havia elementos que atraíram a vários públicos (inclusive os errados, muitas vezes...eram filmes que possuíam alguns elementos populares para quem não queria ficar refletindo muito e outros de caráter mais sutis para o pessoal mais exigente).

 

É possível assistir qualquer um dos filmes anteriores sem se aprofundar muito na estória se você não quiser. Em Dama na Água esse mesmo público não entenderá quase nada. O esqueleto da estória é muito simples, mas ele não representa quase nada para a compreensão do filme como um todo. A estória é repleta de simbologias, metáforas, "metalinguagem" (você identificará várias cenas que "pertencem" a outros filmes dele), etc. Enfim, um filme riquíssimo...com certeza, em alguns minutos o espectador que não estiver preparado para isso se perderá completamente e odiará o filme.

 

Ainda estou tentando digerir o que vi e sem dúvida não é filme pra se ver uma única vez.

Mr. Scofield2006-8-6 12:14:25

Link to comment
Share on other sites

 

Será que Shyamalan superou A Vila?

Que merda' date=' e a data de lançamento que não chega nunca.

[/quote']

 

Ouvi falar em algum lugar de dia 01 de setembro, mas não sei...The Descent por exemplo, deveria ter estreiado no dia 24 último e acabou não pintando pelas telas de BH...

Agora, quanto ao filme ser superior a A Vila não sei...ser mais complexo não significa que o filme seja melhor. Como eu não gosto muito de A Vila não sirvo de parâmetro, Nonô... smiley1.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será que Shyamalan superou A Vila?

Que merda' date=' e a data de lançamento que não chega nunca.

[/quote']

Ouvi falar em algum lugar de dia 01 de setembro, mas não sei...The Descent por exemplo, deveria ter estreiado no dia 24 último e acabou não pintando pelas telas de BH...
Agora, quanto ao filme ser superior a A Vila não sei...ser mais complexo não significa que o filme seja melhor. Como eu não gosto muito de A Vila não sirvo de parâmetro, Nonô... smiley1.gif

É em setembro sim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será que Shyamalan superou A Vila?

Depois que o Mr. Scofield, um cara que corre à margem de nossa babação por A Vila, disse que A Dama é um filme complexo até o talo, começo a dissipar dúvidas: A Dama na Água é OP límpida e cristalina...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

interessante:

 

 

Shyamalan quase tirou seu nome de A dama na água

Por

Marcelo Hessel

 

9/8/2006

 

litw_poster2p.jpgO cineasta M.

Night Shyamalan

esteve em uma coletiva de imprensa

em Londres para divulgar A dama na água (Lady in the Water),

seu novo trabalho. Disse que teme tanto ser enquadrado que pensou em não assinar

o filme.

"O Sexto

Sentido foi o primeiro filme meu que todo mundo foi assistir, e era

um filme assustador. Quando Corpo

fechado saiu, senti que as pessoas pensavam que era um engano, mas o

filme não foi feito necessariamente para criar sustos. Eu não percebia que já

estava sendo classificado dentro daquele gênero", diz.

"Se eu me preocupasse demais com isso, não conseguiria

escrever. Eu gostaria muito que as pessoas vissem Dama na água como

uma parábola lírica, mas haverá pessoas que não o entenderão por já chegarem

com idéias fixas na cabeça. Então, pensei seriamente em tirar meu nome do filme.

Pensei nisso quando estava cogitando fazer A vida de Pi. Fiquei preocupado

em pôr meu nome no projeto. É um livro fantástico com uma reviravolta no final,

mas se eu colocar meu nome, imediatamente o filme perderá o equilíbrio do livro.

Isso é algo contra o qual eu luto", completa.

Quando Shyamalan resolveu reinvestir nos sustos, saiu

Sinais

(2002). Quando conseguiu se emancipar da sina e se desvincular de gêneros, criou

a obra-prima A

vila (2004). Tomara, portanto, que siga pelo caminho libertário novamente

- assinando os filmes ou não.

Na trama de A dama na água, o zelador Cleveland

Heep (Paul Giamatti) resgata uma misteriosa jovem (Bryce Dallas Howard)

da piscina do prédio e descobre que ela é, na verdade, uma criatura dos contos

de fadas tentando voltar pra casa. Conforme o tempo passa - e Heep se apaixona

- os moradores do prédio começam a perceber que eles também são parte daquela

história, já que outros seres das fábulas espreitam e estão determinados a impedir

que a moça retorne.

Jeffrey Wright, Bob Balaban, Freddy

Rodriguez, Sarita Choudhury, Jared Harris e Bill Irwin

completam o elenco. O filme estréia no Brasil em 1º de setembro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...